WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Internacional
Ano 4 - N° 156 – 2 de Maio de 2010

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha) 


Mais uma estrela brilha nos céus de Viena

Uma breve história de como nasceu e funciona na capital da Áustria a Associação de Estudos Espíritas John Huss
 

Foi no dia 31 de agosto de 2009 que se tornou devidamente legalizada, perante as leis da Áustria, a Associação de Estudos Espíritas John Huss (fotos).

Tudo começou um ano antes, no dia 30 de agosto de 2008, na residência de Humberto e Claudia Werdine, onde um grupo de 16 amigos se reuniram para estudar com dedicação os ensinamentos trazidos pelos Espíritos superiores e codificados por Allan Kardec.

O objetivo inicial era somente criar um grupo onde as pessoas pudessem estudar em conjunto, trocar experiências e aprofundar conhecimentos.

Com o tempo, a cada dia mais interessado e dedicado, o grupo começou a pensar com carinho na ideia de se criar uma associação maior, capaz de oferecer a mais pessoas a mesma possibilidade de estudar a Doutrina Espírita.

Como o espaço físico limitava o número de participantes nos estudos e a Espiritualidade superior os convidava incessantemente ao compromisso de nossas responsabilidades, ficou decidido que se faria uma busca, embora sem pressa, com o propósito de se alugar um espaço adequado aos novos objetivos.

Nesse ínterim um fato importante contribuiu para que se agilizasse a procura do novo espaço: a confirmação da transferência do casal Werdine para Madri, Espanha. Realizou-se, então, a primeira reunião de caráter administrativo, na qual se decidiu a fundação oficial do grupo e seprocedeu à escolha do nome que lhe seria dado.

Alguns participantes do grupo de Viena

Claudia Werdine e Terezinha Costa

Sandra Regina e Raquel Santos

Ana Margarete e Anita Salmazo


Ninguém tinha um nome em mente. Assim, depois de muito orarem e refletirem, aos participantes da reunião surgiu a intuição de que o nome deveria ser John Huss, em homenagem ao sacerdote católico  e educador que nasceu em Husinec, atual República Tcheca,  e morreu na fogueira após ter sido excomungado pela Igreja Católica em 1415.

As pesquisas dizem que John Huss e Allan Kardec foram reencarnações de um mesmo Espírito

Ao pesquisar a vida desse ilustre personagem, o grupo deparou com a grandeza de um grande Espírito, que viveu num período considerado negro para a Igreja Católica, no qual  existiram até três Papas comandando a Igreja. Opositor ferrenho da venda de indulgências (uma taxa que se pagava para eliminar os pecados) e da comercialização dos postos eclesiásticos, John Huss dizia que a salvação era conseguida individualmente pelos atos de cada um em sua vida, não havendo necessidade de intervenção da Igreja para a salvação de alma nenhuma.

Hoje em dia sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, maior cidade e também capital da República Tcheca.

As pesquisas permitiram saber posteriormente que John Huss (Jan Hus em tcheco) fora uma das reencarnações de Allan Kardec. Vários autores espíritas, especialmente Canuto de Abreu, atestam essa informação, que teria sido revelada pela médium Ermance Dufaux – uma das meninas médiuns que trabalharam no recebimento das comunicações que deram origem à Doutrina Espírita.

O grupo compreendeu, assim, o alcance da sugestão da Espiritualidade Superior em homenagear, ao mesmo tempo, um importante sacerdote da Europa Central e o notável Codificador do Espiritismo.  

As reuniões da Associação de Estudos Espíritas John Huss ocorrem aos sábados, das 18h às 19h30

A seguir, em reuniões distintas, dando continuidade à criação da Associação de Estudos Espíritas John Huss, foi aprovado o Estatuto, definida a cota mensal de contribuição dos seus membros e, por fim, eleita a Diretoria, que ficou assim constituída:

Presidente: Maria Terezinha Costa Linhart

Vice-Presidente: Maria Raquel dos Santos Rosa 

1º Secretário: Maria Cristina da Silva Rosa                                         

2º Secretário: Ana Margarete Pinto Dulling

1º Tesoureiro: Roberto Lacerda de Orio

2º Tesoureiro: Isabela Figueiredo Coutinho.

O tempo passava e a angústia de todos aumentava, pois todos os espaços até então encontrados apresentavam um aluguel muito alto, fora das possibilidades financeiras do grupo. Enquanto isso, os estudos continuavam e renovava-se o pedido de socorro aos Benfeitores Espirituais, pois era necessário o endereço para a legalização da associação.

Como tudo acontece na hora devida, de repente, Ana Margarete descobre uma sala aconchegante, com mobiliário novo, cercada pela natureza, próxima dos meios de transportes, algo feito sob medida para as reuniões do grupo. Terezinha entrou de imediato em ação para fechar o contrato de aluguel e, pronto, a sala passou a ser do grupo!

A Associação de Estudos Espíritas John Huss está localizada na Hablehnweg n°35, Distrito 22, 1220 Viena, onde os estudos prosseguem com reuniões aos sábados, das 18h às 19h30, as quais são franqueadas a todos os que quiserem conhecer a Doutrina Espírita.
 

Para contato com o grupo o leitor pode valer-se deste e-mail: JohnHuss.vienna@gmail.com
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita