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Raul Teixeira responde
Ano 4 - N° 154 - 18 de Abril de 2010

  
 

– Um fato bem peculiar em grande parte dos Estados Unidos e da Europa é a existência de grupos espíritas fundados e mantidos por brasileiros, cujos trabalhadores e frequentadores são em sua maioria brasileiros. Poucos grupos conseguiram despertar nos nativos a vontade de aprender a Doutrina Espírita. O que é possível fazer para reverter esse quadro?  

Raul Teixeira: Será sempre de muito bom proveito para o exercício da nossa humildade o fato de não atribuirmos aos brasileiros, que vivem no exterior, qualquer missão messiânica. É muito importante não introjetarmos na alma nenhuma vaidade relativamente a nossa postura diante de outros povos ou de outros países, se quisermos ser bem aproveitados pelo Mundo Espiritual Superior em qualquer labor feliz ao que nos queira vincular. Não deveremos perder de vista que nesses países, para onde vão viver muitos brasileiros, existe uma ou mais culturas que lhes são próprias, tanto quanto existe a sua religião predominante. Imaginar que poderemos chegar em algum deles e fazer como fizeram no descobrimento do Brasil os religiosos portugueses, ou seja, montar o nosso altar (nossa mesa) e celebrarmos nossa primeira missa (nosso primeiro culto, sessão etc.), à revelia dos seus filhos naturais, dos seus hábitos ou de suas crenças, tendo todos à nossa volta nos adorando e nos aplaudindo, seria uma ingenuidade, para dizer o mínimo.

É bem real que muitos brasileiros que eram espíritas no Brasil, sentindo falta dos seus ambientes de atividade espírita daqui, tenham criado uma pequena célula de estudos, muitas vezes tendo início em suas residências, numa garagem etc., e mais comum ainda é que acorram outros compatriotas que, seja pelo sentimento de isolamento em que se veem, seja por sua necessidade afetiva ou, de fato, pela sede de voltar a sorver em grupo as bênçãos dos estudos espíritas, desejam estar juntos. A mim me parece que a proposta mais coerente será a de bem vivenciar, onde quer que estejam os brasileiros espíritas, de tal modo os princípios espíritas, que os nativos passem a ver neles, nas relações sociais que mantenham, pessoas com hábitos muito diferentes, com posições muito equilibradas e justas, em meio a uma vida relacional de muito respeito, harmonia e lucidez. Isso, sem dúvida, arrastaria muita gente em virtude da curiosidade em saber em que fontes esses estrangeiros recolhem tanta clareza, tanto bom senso e tanta firmeza de propósitos do bem para viver, mesmo diante das adversidades que são comuns para quem vive num país estranho ao seu.

Vemos, nada obstante, que os grandes problemas de aproximação com os nativos nas células espíritas que se formam começam pelo fato de não haver o domínio da língua do país para um relacionamento equilibrado ou capaz de entretecer os necessários diálogos explicativos; por outro lado, outro impedimento é encontrado na situação documental de incontável número de brasileiros, uma vez que se acham na ilegalidade nesses países. Como conviver com quem poderá tomar contato com essa situação e possivelmente denunciá-los às autoridades? Como tornar-se “missionário” declarado, de fronte erguida e sem temores, quando se está ilegalmente em terras alheias?

Temos, ainda, outros elementos que pesam nessa relação de brasileiros com nacionais de outros países. É que muitos que são espíritas lá fora, não o eram desde o Brasil. Conheceram o Espiritismo no exterior. Assim, para muitos, faltam as habilidades de como administrar uma casa espírita, realizar as sessões, os estudos e as demais atividades, passando a ouvir e copiar as informações de visitantes, nem sempre amadurecidos para dar-lhes a orientação precisa. É assim que encontramos grupos espíritas de brasileiros no exterior que seguem a “linha” de alguém, conhecido seu, do Sul ou do Norte brasileiros; em outros grupamentos, os lidadores seguem a “linha” do Nordeste ou do Sudeste, e muitos mais ainda não seguem somente indicações de federativas brasileiras, mas, o que quase sempre é mais complicado, ligam-se a maneirismos dessa ou daquela instituição do nosso país ou desse ou daquele médium, e os problemas se vão avolumando como se pode ver.

Assim, não se trata de reverter o quadro da ausência de nativos de outras nações em células espíritas de brasileiros em seus países, trata-se de os próprios brasileiros terem a clareza indispensável a respeito do que é o Espiritismo, da seriedade dos seus princípios e evitarem a “colagem” dos modos de fazer trabalhos espíritas no nosso país, e passem a prestar mais atenção na cultura do país onde estão, procurando melhor entendimento da mesma, a fim de melhor se aproximar dos seus nacionais.

É comum encontrarmos no exterior as células espíritas fundadas por brasileiros com nomes dos Guias conhecidos no Brasil que, por mais respeitados ou amados por nós, aqui, nada informam ou significam para o povo do país. Nenhum cuidado de identificar os vultos espíritas do país onde estão, a fim de que, a partir do nome – caso desejem dar nomes de pessoas –  possam instigar a simpatia de quem dessas instituições queira se aproximar. Quantos nobres espíritas, espiritualistas importantes ou pesquisadores destacados conhecemos na Espanha, na França, na Bélgica, na Itália, na Inglaterra, na Alemanha ou nos Estados Unidos? Nomes espanhóis como os de Amália Domingo y Soler, José Fernandez Colavida (conhecido como o Kardec espanhol), Francisco Ballester Galés, Angel Aguarod; franceses como os de Léon Denis, Gabriel Delanne, Alexandre Delanne, Albert De Rochas, Paul Leymarie, Camille Flammarion, Jean Meyer; italianos como os de Eusápia Paladino, Ernesto Bozzano, César Lombroso; ingleses como os de Arthur Conan Doyle, Alfred Russel Wallace, Stainton Moses, William Crookes, Florence Cook; alemães como os de Johann Fredrich Zöllner, Gustav Fechner, Wilhelm Weber; americanos como os de Henry Slade, Cora Scott Hatch, Edgard Cayce, Harriet Beecher Stowe (médium que psicografou o famoso livro ‘A Cabana do Pai Thomas’), Abraham Lincoln, Horace Hambling, Frank Carpenter, Charles Schockle, Joseph Banks Rhine, dentre incontáveis outros nomes, mais ou menos famosos, médiuns, pesquisadores, escritores, trabalhadores diversos que em seus países estenderam luminosa ponte entre o território do materialismo e dos problemas humanos aos campos do Espírito imortal, donde procedem as inspiradas soluções para os problemas planetários.

Dessa forma, creio que o amadurecimento das comunidades brasileiras, que vão aprendendo a viver nos países dos outros, procurando acurar os estudos das línguas bem como um maior e melhor conhecimento das culturas desses países, sem o anseio perturbador e sem sentido de construir onde estejam uma “minirrepública brasileira”, em sinal de respeito a quem lhes abriu as portas ou que os suporta, mesmo sob a incômoda lona da ilegalidade, alcançarão, com o tempo, a simpatia e a aproximação de muitos corações que passarão a interessar-se pelo Espiritismo. Por agora, e durante um bom tempo, precisarão os espíritas brasileiros no exterior levar a sério não apenas o Espiritismo, mas, e fundamentalmente, a realidade de que estão em alheias terras diante do dever de estudar, de trabalhar, de servir e, como propôs a nobre pensadora italiana, Chiara Lubich, aprender a florir onde Deus os plantou...

Extraído de entrevista publicada pelo jornal O Imortal  em março de 2009. 


 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita