WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 4 - N° 154 - 18 de Abril de 2010

MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

 
A homenagem de Pedro Leopoldo a Chico Xavier
 

No dia do Centenário de seu nascimento, o saudoso médium recebe expressiva homenagem do Centro Espírita Luiz Gonzaga, por ele fundado em sua cidade natal
 

O Centenário de nascimento de Chico Xavier foi marcado em sua cidade natal por uma comemoração fraterna, instrutiva e tocante no Centro Espírita Luiz Gonzaga, instituição fundada pelo médium e edificada no mesmo local em que se localizava a casa onde nasceu Francisco Cândido Xavier (fotos).

As festividades promovidas pelo Centro Espírita Luiz Gonzaga, com apoio da Federação Espírita Brasileira, da União Espírita Mineira e da Aliança Municipal Espírita, obedeceram ao seguinte programa:

Sexta-feira, dia 2:

18h, inauguração e visitação do Memorial, anexo ao Centro Espírita;

18h30, apresentação do Coral Maria Nunes, de Belo Horizonte;

19h, palestra de Antonio Cesar Perri de Carvalho sobre o tema “Os reflexos da obra de Chico Xavier no Brasil e no Mundo”.

Sábado, dia 3:

11h, almoço festivo para as famílias assistidas no Centro Espírita Luiz Gonzaga;

19h, palestra de Therezinha Oliveira sobre o tema “O Evangelho e a obra mediúnica de Chico Xavier”.

Domingo, dia 4:

10h, palestra de Haroldo Dias Dutra sobre o tema “Análise dos fundamentos históricos nos romances de Emmanuel”;

19h, lançamento do livro “Sementeira de Paz”, por Wanda Amorim Joviano.

A cerimônia de inauguração do Memorial foi iniciada com uma revoada de pombos defronte ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, como uma homenagem e simbolizando a libertação das almas iluminadas pelo Evangelho à luz do Espiritismo.

Cidália Xavier, irmã de Chico Xavier, também esteve presente na homenagem ao médium

Como lembrança da inauguração da sede definitiva do referido Centro, 60 anos atrás – quando Rômulo Joviano plantou uma árvore -, o ex-diretor Jaques Albano da Costa fez o plantio de uma árvore em frente do Centro. A apresentação do Coral Maria Nunes, de Belo Horizonte, ocorreu em seguida.

Ato contínuo, usou da palavra a dirigente do Centro, Célia Diniz, que entregou placas de agradecimento a Oceano Vieira de Melo, curador do Memorial, e a Antonio Cesar Perri de Carvalho, diretor da Federação Espírita Brasileira, e palestrante convidado especialmente para o momento. Ambos fizeram saudações. Na sequência, o diretor da FEB descerrou, na fachada, o nome do Memorial e a Sra. Marta Xavier, sobrinha de Chico Xavier e colaboradora do Centro, descerrou uma placa de gratidão pelo apoio da FEB.

Revoada de pombas em frente ao
Centro Espírita Luiz Gonzaga

Mesa da palestra comemorativa

Cidália Xavier, irmã de Chico Xavier,
ao lado  de Cesar Perri

Palestra de Cesar Perri

Célia Diniz entrega a placa a Oceano

Assistidas durante o evento

Almoço para os assistidos do centro

Em seguida, iniciou-se a visitação ao Memorial, que contém belas telas sobre a vida e o trabalho de Chico Xavier. Seguiu-se a palestra sobre o tema “Os reflexos da obra de Chico Xavier no Brasil e no Mundo”, proferida pelo confrade Antonio Cesar Perri de Carvalho.

Compuseram a mesa, além do palestrante, Cidália Xavier, irmã de Chico Xavier, representante do Prefeito Municipal, o ex-dirigente do Centro Jaques Albano da Costa, Arnaldo Rocha, amigo e colaborador de Chico Xavier, Wagner Gomes da Paixão, Oceano Vieira de Melo e o vice-presidente da União Espírita Mineira, Henrique Kemper Borges Júnior.

Ao final, ocorreram manifestações psicográficas e psicofônica por intermédio de Wagner Gomes da Paixão. Compareceram diversos familiares de Chico Xavier e um grande público da cidade e da região, lotando as dependências do Centro, que contou com projeção simultânea em telões.

A imprensa de Belo Horizonte e da região se fez presente e uma reportagem alusiva ao evento foi publicada na edição do dia 3 de abril do jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte.

Na manhã do dia 3 de abril, Therezinha Oliveira, de Campinas-SP, proferiu singela palestra dirigida às famílias assistidas pelo Centro, seguindo-se o almoço destinado às mesmas famílias, após o que todos puderam deliciar-se com um pedaço de bolo alusivo ao Centenário de Chico Xavier.

A programação prosseguiu com palestras públicas, na noite do dia 3, por Terezinha de Oliveira, e na manhã do dia 4, por Haroldo Dutra, conforme assinalado no preâmbulo desta reportagem.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita