WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Internacional
Ano 3 - N° 152 - 4 de Abril de 2010

NUNO EMANUEL
emmanunno@gmail.com
Lisboa (Portugal)


O Espírito de Chico Xavier “esteve” em Lisboa

Os portugueses associam-se à comemoração do centenário de Chico, confraternizando e aprendendo com a sua vida e obra
 

A União Espírita da Região de Lisboa (UERL), comemorando o centenário do nascimento do médium Francisco Cândido Xavier, organizou o Seminário: Chico Xavier - O Homem e o Médium. O evento ocorreu no dia 21 de março de 2010, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa (fotos).

Os cem anos da reencarnação do nosso querido Chico servem para a comunidade espírita mundial homenagear aquele que foi o instrumento, por excelência, da espiritualidade superior, para a grandiosa tarefa de complementar a obra de Allan Kardec.

Este encontro sob e sobre o Espírito de Chico Xavier foi uma proposta de reflexão sobre a missão extraordinária de um homem que se autodenominou como um “cisco”, bem como uma oportunidade de confraternização da “família espírita”, simpatizantes da doutrina e de Chico Xavier. No seminário inscreveram-se 435 participantes, com pouca adesão de jovens. A sua data foi antecipada porque em abril, também em Lisboa, realizar-se-á o Encontro Nacional de Jovens Espíritas. 

Arnaldo Costeira, presidente da FEP, fez-se presente no evento 

Com a apresentação de Isabel Piscarreta e Nuno Cruz, a cerimônia foi aberta com um momento cultural do Jogral Espírita de Lisboa. Foram declamados 4 poemas da 1ª obra psicografada pelo então jovem mineiro: Senhor Vem de Auta de Souza, Espiritismo de Casimiro Cunha, Fraternidade e Parnaso de Além-Túmulo ambos de João de Deus, o último com o mesmo título do livro.

A mesa de abertura foi constituída por Rui Marta, presidente da UERL e da Comissão organizadora do Seminário, Arnaldo Costeira, presidente da Federação Espírita Portuguesa, Maria Emília Barros e José Luís Ucha.

A prece de abertura foi proferida por Rui Marta, após a qual deu as boas vindas a todos os presentes. Lamentou com tristeza a ausência, por motivos de saúde, de Adelino da Silveira, amigo íntimo de Chico Xavier. Os seus irmãos lusos desejam rápido restabelecimento a um homem que pela sua simplicidade e humildade emociona até às lágrimas quando nos fala do seu amigo Chico.

Arnaldo Costeira saudou o auditório e relembrou o trabalho fundamental de Adriano Barros para a congregação das Uniões Regionais.

Seguiu-se a apresentação de um vídeo: “Francisco Cândido Xavier – Uma Alma Nobre na Penumbra” com texto inspirado de Carmo Almeida. Diz a autora no final: (…com Chico) “podemos recuperar o tempo perdido e as forças gastas, porque…a mão de Chico estende-se pelo Espaço, ultrapassando todas as fronteiras, para segurar a nossa mão. Só uma delas. Porque a outra conserva-se entrelaçada entre os dedos de Jesus!” 

O Homem, o Médium e o Mestre 

O primeiro trabalho da manhã foi “Chico Xavier, um Homem de Bem” apresentado por Rui Marta, presidente do CE Casa do Caminho. Assistimos a um testemunho em vídeo de D. Aparecida Conceição Ferreira, do Lar da Caridade, bem como relatos de Adelino da Silveira, Hernani Guimarães de Andrade, Carlos Baccelli e Regis Moraes.

Maria Emília, diretora do DIJ da Federação Espírita Portuguesa – FEP, falou sobre “Chico Xavier e a Educação”, destacando o seu papel como educador da alma humana. Trouxe-nos instruções de Emmanuel em “O Consolador” sobre o tema e sublinhou algumas das “Lições de Sabedoria” de Chico por Marlene Nobre. Abordou ensinamentos sobre diversos tipos de educação: religiosa, da sexualidade, pela dor e autoeducação. Sublinhou que Chico foi um Mestre na Educação do Amor.

Em representação da Associação Eurípedes Barsanulfo, José Luís Ucha abordou o tema “Mediunato de Chico Xavier”, falando de vários aspectos da sua missão mediúnica, com destaque para os ensinamentos de Emmanuel, o Espírito-guia da mediunidade de Chico.

Todas as palestras foram enriquecidas com vídeos de testemunhos do próprio Chico e dos seus amigos sobre os assuntos em análise, com imagens de arquivo de programas como: Pinga Fogo, Chico Xavier Inédito - de Pedro Leopoldo a Uberaba,

Cartaz do Seminário de Lisboa

Mesa de abertura com os oradores José Ucha, Maria Emília, Arnaldo Costeira
e Rui Marta

Oradores da tarde: Carlos Alberto, Manuela Vasconcellos e Carmo Almeida

Mesa de encerramento

Livraria

Aspecto do público

Aplausos finais de pé

Coral Espírita de Lisboa

Músicos do coral

Saulo Gomes Entrevista Chico Xavier (1968) Chico Xavier no Programa da Hebe (1985), Chico Xavier no SBT Repórter, entre outros. 

Emmanuel, André Luiz e Consolador 

Após o almoço, constituiu-se a mesa da tarde com Carlos Alberto Ferreira, Carmo Almeida e Manuela Vasconcelos. Carlos Alberto, colaborador do CE Perdão e Caridade, discursou sobre “Chico Xavier e Emmanuel”. Falou da família Xavier, das profissões do Chico, dos 3 períodos da sua vida mediúnica e do contrato sublime de disciplina com Emmanuel. Considerou-o como o 5º Evangelista, realçando os 5 romances históricos desse autor, bem como os 4 principais livros de mensagens evangélicas. Nesse trabalho de pesquisa foram apresentados alguns fatos desconhecidos do grande público.

Carmo Almeida, do departamento cultural da Fraternidade Espírita Cristã, apresentou “Chico Xavier e André Luiz”, iniciando e concluindo com Chico: “Eu gosto de ser médium, gosto dessa palavra… Quero morrer médium. É tudo o que eu sempre quis ser.” Realçou a série “Nosso Lar”, que um dia será estudada pelas universidades. Trouxe alguns “Testemunhos de Chico Xavier” de Suely Caldas Schubert, da correspondência entre Chico e Wantuil de Freitas, então presidente da Federação Espírita Brasileira, contendo comoventes depoimentos sobre a vida e a obra de Chico.

Manuela Vasconcelos, presidente da Comunhão Espírita Cristã, recordou a fase de “Chico Xavier e Mensagens Consoladoras”. Com base em “Por Trás do Véu de Ísis: uma Investigação Sobre a Comunicação entre vivos e mortos”, de Marcel Souto Maior, também autor de “As Vidas de Chico Xavier”, alertou-nos sobre a veracidade de mensagens recebidas por médiuns espíritas. O Chico adverte que “o telefone toca sempre de lá para cá”. Recordaram-se cartas sobretudo de filhos para as mães, pelas mãos consoladoras de Chico, bem como um excerto do filme “Joelma 23º andar”.

No final, o público aplaudiu de pé o saudoso médium 

A mesa de encerramento foi constituída pelos oradores da tarde e por António Mendonça, representante da FEP, e Rui Marta. A FEP reconheceu o esforço e trabalho da UERL e Rui Marta em nome da organização agradeceu a todos os “queridos amigos” presentes, prevendo que só daqui a uns anos teremos consciência da verdadeira dimensão desse Espírito com o qual estivemos encarnados.

Em seguida, o Coral Espírita de Lisboa interpretou 3 temas: Prece, Mediunidade e Ser Médium com Jesus, dedicado a Chico Xavier.

Após um vídeo da canção “Caçador de Corações”, concluiu-se com uma mensagem em vídeo de Chico Xavier que serviu de prece de encerramento. Chico relembrou-nos as palavras de Jesus “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, da importância do Amor sem recompensa, com o esquecimento de si mesmo. No final, o público emocionado aplaudiu de pé o “Homem chamado Amor”. Mas a melhor homenagem que lhe podemos prestar é seguirmos o seu exemplo, contribuindo também para a união do movimento espírita… 

 

Nota: A livraria espírita LIVRESP montada no local, sob a responsabilidade da FEP e UERL, teve à venda diversos livros de Chico Xavier e de Allan Kardec.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita