WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 151 - 28 de Março de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Clovis Ciarlini (La Paz, Bolívia)
Quarta-feira, 17 de março de 2010 às 18:58:50

Prezada Jenai: Estou em missão diplomática em La Paz e gostaria de saber se há um centro kardecista aqui, pois estou tendo dificuldade em encontrar um. Desde já agradeço a ajuda que puder me prestar. Um abraço,

Clóvis
 

Resposta do Editor: 

Já comunicamos ao leitor o endereço da Federación Espírita Boliviana (FEBOL), em que lhe será possível obter a informação desejada. O site da FEBOL é www.febol.org/

 

De: Elaine Versignasi dos Santos (Cotia, SP)
Quarta-feira, 17 de março de 2010 às 17:00:14

Boa tarde! Pretendo divulgar o site para alguns amigos mas estou com receio sobre os direitos autorais. Não há problemas?

Obrigada!

Elaine

Resposta do Editor: 

Não há problema nenhum na divulgação do site desta revista, cujos artigos, estudos e mensagens estão à disposição do internauta, na forma que deseje. Nosso compromisso é com a divulgação do Espiritismo, por todos os meios lícitos e recomendáveis.

 

De: Deila Caixeta (Patrocínio, MG)
Quarta-feira, 17 de março de 2010 às 16:19:36

Queria uma cirurgia a distância e homeopatia a distância.

Deila

Resposta do Editor: 

Há várias instituições que se dedicam ao atendimento espiritual a distância. Eis duas delas: Templo Espírita Tupyara, localizado na Rua Luiz Bezerra, 116, Bairro Engenho Novo, Rio de Janeiro (RJ), RJ. CEP 20710-160, Telefones: (21) 2581-3399 / (21) 2581-3499; e Fraternidade Francisco de Assis, localizada no Irajá (RJ), na Rua Major Medeiros, n. 50, site http://www.franciscodeassis.org.br/informacoes/quemSomos.do 

 

De: Nanci Marque (São Paulo, SP)
Sábado, 20 de março de 2010 às 13:16:14

Indicaram-me a entidade Perseverança , entidade localizada no Bairro Santa Clara/SP, e uma médium chamada D. Guiomar. Poderiam me dizer se V.Sa. é membro desta entidade e se conhece a entidade citada? Preciso de uma pessoa da área da psicologia emocional, porque, desde quando perdi meu noivo, em 23/5/2009, estou profundamente oprimida e sem ânimo para viver. Sinto muitas saudades do meu falecido. Como posso buscar um tratamento que me tire esse tormento que estou vivendo?

Por favor me ajudem, prefiro o atendimento aqui na Capital  de São Paulo, região zona leste.
Fico no aguardo e agradeço pela atenção.

Nanci

Resposta do Editor: 

Já explicamos à leitora que não participamos do Centro Espírita Perseverança, mas o recomendamos a todas as pessoas que queiram, na Capital paulista, frequentar uma Casa Espírita séria e idônea. O mesmo dissemos sobre  D. Guiomar Albanesi. Segundo os dados que temos, eis o endereço do Centro Espírita Perseverança: Rua Pe. Maurício, 334 - Vila Invernada - São Paulo – SP. Tel.: (11) 2671-0022 | 2673-1480 | 2675-0513 | 2671-8057 | 2671-5790.

 

De: Janda  C. (Vassouras, RJ)
Sábado, 20 de março de 2010 às 17:56:50

Gostaria de receber mensagens. Sou espírita.

Janda
 

Resposta do Editor: 

Para ler esta revista e ter acesso às mensagens que ela veicula é indispensável acessar o site www.oconsolador.com/, visto que a revista não tem por norma enviar textos ou mensagens aos seus leitores.

 

De: Vilma Oliveira Silva (Caxias do Sul, RS)
Domingo, 21 de março de 2010 às 23:31:04

Preciso de ajuda: estou sentindo falta de ar, estou com secreção no pulmão e tenho refluxo.

Vilma
 

Resposta do Editor: 

Já orientamos a leitora para que procure um posto de saúde ou o serviço de pronto-socorro de sua cidade, para saber como está seu estado físico e como estão suas condições de saúde. O tratamento médico em casos assim é imprescindível. A ajuda que a Casa Espírita pode oferecer é de natureza complementar e, sempre que possível, devemos buscá-la, sem negligenciar, porém, o tratamento médico aplicável ao caso.

 

De: Appio Rodrigues Santos Junior (Araraquara, SP)
Segunda-feira, 22 de março de 2010 às 00:23:17

Desejo receber, regularmente, a revista.
Grato.

Appio
 

Resposta do Editor: 

Para ler esta revista é indispensável acessar o site www.oconsolador.com/. Não existe outra maneira de vê-la. A revista não tem por norma enviar seus textos ou mensagens quaisquer aos seus leitores.

 

De: Irani Duarte dos Santos (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 22 de março de 2010 às 18:16:33

Quem foi Sacy que é mencionado na introdução do Evangelho segundo o Espiritismo?
Irani
 

Resposta do Editor: 

Na introdução do livro citado, Kardec escreveu: “Para obviar a esses inconvenientes, reunimos, nesta obra, os artigos que podem compor, a bem dizer, um código de moral universal, sem distinção de culto. Nas citações, conservamos o que é útil ao desenvolvimento da ideia, pondo de lado unicamente o que se não prende ao assunto. Além disso, respeitamos escrupulosamente a tradução de Sacy, assim como a divisão em versículos.”

Louis-Isaac Le Maître de Sacy, nascido em Paris em março de 1613, morreu em Castelo Pomponne perto Lagny, em janeiro 1684). Além de padre em Port Royal, foi teólogo, biblista e humanista, mas ficou mais conhecido por sua tradução da Bíblia, a mais difundida no século XVIII, também chamada de Bíblia de Port-Royal.

Para ver mais sobre Sacy clique em http://fr.wikipedia.org/wiki/Louis-Isaac_Lemaistre_de_Sacy. Outro site interessante que alude às diferentes traduções da Bíblia é http://orbita.starmedia.com/hyeros/traducdabiblia041.html.

 

De: Eliane Coutinho (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 23 de março de 2010 às 17:13:59

Gostaria que vocês me respondessem se Deus pune, na visão espírita.

Obrigada.
Eliane
 

Resposta do Editor: 

Segundo os ensinamentos espíritas, podemos afirmar com toda a segurança: Deus não pune. O Criador estabeleceu leis que regem a vida em todo o Universo. Se as infligimos, devemos sofrer-lhes a consequência. Foi isso que levou Jesus dizer a Pedro: “Todo aquele que usa a espada para matar, morrerá sob a espada”.

Eis um exemplo bem característico desse princípio.

Uma pessoa reencarna apresentando um processo de retardamento mental, mas ela não é vítima de um castigo divino, visto que, em muitos casos, ela se encontrava assim na pátria espiritual, muitas vezes por causa de um equívoco, de um ato insano, como um tiro desferido contra a própria cabeça. Nascer com a deficiência não significa, pois, que esteja sendo punida. Digamos que esteja colhendo, tal como Jesus explicara ao dizer que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

 

De: Leila Josefina Ribeiro (Astolfo Dutra, MG)
Segunda-feira, 22 de março de 2010 às 19:33:06

Parabéns pelos estudos disponíveis, pelo irmão Astolfo Olegário. Estou lendo todos...

Leila
 

 

De: Ronney Mendes (Brasília, DF)
Segunda-feira, 22 de março de 2010 às 13:10:32
No programa Fantástico da TV Globo exibido no dia 21 de março, um médico ligado à chamada medicina ortomolecular, disse a uma produtora da TV Globo, que se fez passar por cliente, que ela não deve usar marrom e preto, porque essas são a cor do ocultismo.
É de bom alvitre que os sensores da Doutrina Espírita fiquem de olhos bem abertos pra essas “coisas”, esses modismos de médicos oportunistas... Ah! já sei: eles vão querer uma fatia maior do mercado místico e ocultista e oferecer também runas, tarôs e búzios...
Na mesma oportunidade o médico, dono de quatro clínicas em dois Estados, atribuiu os sintomas da produtora a problemas espirituais. 
Eis o diálogo mostrado pelo Fantástico:

Médico:
 A sua mãe ou a sua avó materna ou seu marido, ou você, frequentaram espiritismo. 
Produtora: O senhor está vendo no meu sangue que eu tive contato com Espiritismo ou a minha família? 
Médico: Isso eu não descobri em livro, não. Isso é uma descoberta minha. 
Produtora: Mas o que o espiritismo tem a ver com meu sangue e com o processo degenerativo? 
Médico: Só dá isso nesses casos. Essas coisas só dão nesse caso. Tem duas cores que você não pode usar: nem marrom nem preto. Você vai dizer: ‘Pô, além de médico, o cara é maluco!’. Mas preto e marrom são a cor do ocultismo. 

A reportagem do Fantástico pode ser vista clicando neste link http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1539131-15605,00-MEDICINA+ORTOMOLECULAR+APRESENTA+FESTIVAL+DE+IRREGULARIDADES.html
Ronney

Nota do Editor:

Trata-se, em verdade, de mais um caso de preconceito gratuito a respeito da Doutrina Espírita. O motivo não se sabe. Mas ainda bem que o médico mostrado na reportagem nada tenha a ver com o Espiritismo e suas práticas, porque seu exemplo mostrado pelas câmeras da TV Globo em nada dignifica a classe médica.

 

De: Luiz Ernesto M. A. Leitão (Ananindeua, PA)
Terça-feira, 23 de março de 2010 às 12:53:45
Assunto: Especial 150 - O Espírito de Chico Xavier

Parabéns ao nosso confrade José Sola e ao comitê editorial da Revista O Consolador.
Devemos estar atentos às possíveis infiltrações em nossa Doutrina, sem, no entanto, perder a doçura com o nosso querido trabalhador Carlos Baccelli, através do qual a Caridade já atuou de diversas formas: atendendo necessitados ou psicografando bons livros como os do espírito Odilon Fernandes.
Um grande abraço a todos e que Jesus nos ampare!
Luiz Ernesto

Resposta do Editor: 

O que lamentamos no caso Baccelli é exatamente o ponto citado pelo leitor. Trata-se de um médium que produziu trabalhos excelentes até determinada época. Foi a partir da desencarnação de Chico Xavier que surgiram os livros atribuídos ao Espírito do Dr. Inácio Ferreira e, com isso, uma série de problemas que a imprensa espírita demorou a comentar. Quanto às federativas, a FEB inclusive, embora disponham de revistas ou jornais próprios, omitiram-se por completo, agindo diferentemente do exemplo dado por Allan Kardec, como mostram os números da Revista Espírita, que o Codificador dirigiu de 1858 a 1869.

 

De: Sidney Muchon (Presidente Venceslau, SP)
Segunda-feira, 22 de março de 2010 às 11:52:48

Assunto: Especial 150 - O Espírito de Chico Xavier
Caro amigo. Tenho acompanhado entristecido esta lamentável discussão levantada pelo Baccelli e por alguns outros "doutores". O Espiritismo não vai bem assim, meu caro. Por aqui esta ave agourenta já pousou, uma vez que as pessoas aceitam tudo que vem dos médiuns como verdade absoluta. Pura falta de conhecimento e estudo, como sabemos. Os postulados doutrinários estão absolutamente esquecidos. O referido médium parece estar cego e o orgulho e o dinheiro parecem movê-lo. Os livros por ele publicados são verdadeira afronta aos princípios do Espiritismo e, nesse sentido, aqueles que não conhecem o Espiritismo e tenham algum senso de discernimento nos acharão um bando de alienados e os frequentadores incautos dos centros espíritas, por uma visão míope dos seus dirigentes que divulgam tais obras, têm tomado os "ensinamentos do Dr. Ignácio" como Espiritismo. 
Como resolver isto? O que mais me tem incomodado é o silêncio absoluto das federações. Nada é dito. Nenhuma providência é tomada. Assim, meu caro, não consigo imaginar onde tudo isto vai dar!
Abraço
Sidney Muchon

Resposta do Editor: 

O leitor tem razão. Compete à imprensa espírita, dada a omissão dos dirigentes das federativas e dos Centros Espíritas, alertar o leitor quanto às impropriedades veiculadas nos livros desse e de outros médiuns que não têm primado pela observância do método kardequiano na análise e na divulgação de seus livros.

 

De: Juliana Thaís de Moraes (Londrina, PR)
Segunda-feira, 22 de março de 2010 às 11:36:57
Assunto: Especial 150 - O Espírito de Chico Xavier

Fiz um estudo sobre as encarnações de Allan Kardec, o qual apresentei no Centro de Preparação Cristã em São Paulo, cidade onde residia na época. Coloco um trecho deste estudo que fala sobre a possibilidade de Chico Xavier ter sido em encarnação pretérita Allan Kardec. Espero estar contribuindo acerca do tema com este artigo.
Juliana

Nota do Editor: 

Anexo à mensagem, a leitora enviou-nos o seguinte texto: 

"Muitas hipóteses existem sobre as encarnações pretéritas assim como as futuras encarnações de Allan Kardec. Uma das mais conhecidas (no Brasil) seria que este já haveria retornado ao plano material reencarnado na figura do médium Francisco Cândido Xavier. Cabe ressaltar que tudo aquilo que é visto apenas por mera curiosidade em nada tem a nos acrescentar moralmente.

Sobre esta hipótese, o artigo escrito por Paulo da Silva Neto Sobrinho publicado no Jornal Espírita de Abril de 2008, nº 392, p. 04, nos elucida. Algumas mensagens de Allan Kardec foram psicografadas após o ano de nascimento de Chico Xavier (1910).

'De fato, em Herculano Pires se confirma isso: Em 1925, quando se reuniu em Paris o Congresso Espiritualista Internacional, o próprio Kardec, através de comunicações mediúnicas, teve de forçar Léon Denis, já velho e cego, a sair de Tours, na província, para defender o Espiritismo dos enxertos que lhe pretendiam fazer os representantes de várias tendências, como a aceitação ingênua de ilustres mas desprevenidos militantes espíritas. [...]". (PIRES, 1978, p. 13-14)'.

No Livro dos Médiuns, Cap. XXV - Das evocações, item 284 - Evocação das pessoas vivas, há as seguintes questões:

'38ª Pode evocar-se o Espírito de uma pessoa viva? - Pode-se, visto que se pode evocar um Espírito encarnado. O Espírito de um vivo também pode, em seus momentos de liberdade, se apresentar sem ser evocado; isto depende da simpatia que tenha pelas pessoas com quem se comunica.

39ª Em que estado se acha o corpo da pessoa cujo Espírito é evocado? - Dorme, ou cochila; é quando o Espírito está livre.'

Ou seja, é bem pouco provável que Allan Kardec teria sido Chico Xavier reencarnado. Na conclusão do artigo Paulo alega: '... Para aceitarmos a tese seria imprescindível levantar todas elas, especificando dia e hora, para ver se Chico, naqueles momentos nos quais Kardec se manifestava, estava dormindo ou numa situação na qual o seu espírito não precisasse comandar seu corpo físico. Fica aí o primeiro desafio para os que advogam essa tese'.

O próprio Chico Xavier não confirmou essa hipótese: 'Por outro lado, na possibilidade disso ter ocorrido, ainda resta um outro desafio a ser vencido, que seria o de desmentir o próprio Chico, pois, nessa hipótese levantada, após emancipar-se do corpo ele teria que, de forma totalmente consciente, como acontece com os desencarnados, ter assumido a personalidade anterior para se manifestar. Ora, isso nos leva à situação de que Chico deveria se lembrar dessa 'mudança'. Então, como explicar que no dia 28 de agosto de 1988, em entrevista ao jornal Diário da Manhã, de Goiânia, respondendo à pergunta se seria Kardec reencarnado, ele disse: 'Consulto a minha via psicológica, as minhas tendências. Tudo aquilo que tenho dentro do meu coração é eu. Não tenho nenhuma semelhança com aquele homem corajoso e forte que, em doze anos, deixou dezoito livros maravilhosos. [...]' (COSTA E SILVA, 2004, p. 115-116)." 

 

De: Paulo Neto (Guanhães, MG)
Domingo, 21 de março de 2010 às 06:40:33

Assunto: Especial 150 - O Espírito de Chico Xavier
Concordo plenamente com o que o foi dito no artigo. Quem advoga essa tese tem que provar que todas as vezes que Kardec se manifestou, quando o Chico estava vivo, esse estava dormindo. É o que defendo: http://www.paulosnetos.net/attachments/051_Kardec_reencarnou-se_como_Chico.pdf
Abraços.

Paulo Neto 

 

De: Mário Sérgio Monteiro dos Reis (Aracaju, SE)
Sábado, 20 de março de 2010 às 23:40:16

Assunto: Especial 150 - O Espírito de Chico Xavier
Caros amigos de ideal espírita, 
Não posso e não devo julgar a idoneidade do médium Carlos Baccelli. Porém, o médium necessita de uma autocrítica sobre os seus trabalhos. Não é possível que um médium com sua experiência não realize uma revisão nas suas obras, fundamentadas no bom senso, na razão, na lucidez, na coerência doutrinária e nas orientações de Kardec, antes de publicá-las. Recentemente, em uma de suas obras ditadas pelo espírito Ignácio Ferreira, o mesmo afirmou sobre a reprodução dos espíritos na erraticidade. Tal afirmação é de uma profunda incoerência, inclusive com a própria história de vida do espírito quando estava encarnado, para não mencionar outros tantos antagonismos na mensagem psicografada pelo suposto "espírito". Sabemos que vários aspectos podem influenciar a comunicação mediúnica, como o nível moral do médium, o personalismo, vaidade, despreparo, fenômeno anímico, e a própria filtragem da mensagem. Todavia, o médium, mais do que qualquer outro, deve zelar com responsabilidade pela suas publicações, para não cair no ridículo e no descrédito. 
Mário Sérgio 

 

De: Francisco H. Checchi (Santo André, SP)
Terça-feira, 23 de março de 2010 às 20:23:20

Assunto: Especial 150 - O Espírito de Chico Xavier
O sr. José Sola dispensa qualquer tipo de comentário, é um iluminado que propaga a doutrina como poucos. Seus textos são objetivos e de clareza impar, tornando fácil o aprendizado a todos nós. 
Francisco

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita