WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 149 - 14 de Março de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Sara Rute Nunes Ramos (Covilhã, Portugal)
Quinta-feira, 4 de março de 2010 às 14:33:22
Olá, boa tarde! Eu gostaria de saber se pessoas que trabalham em centros espíritas podem, por fora, trabalhar por dinheiro, além de trabalharem nos centros? Gostaria que me tirassem essa dúvida.

Obrigada, agradeço uma resposta.
Com muitos comprimentos,
Sara
 

Resposta do Editor: 

Sim. O ideal é que o trabalhador espírita viva do seu próprio trabalho profissional e reserve as horas de lazer para a atividade espírita, que jamais deverá ser remunerada. Chico Xavier trabalhou durante a vida inteira, para ganhar o seu sustento, dedicando as horas livres, à noite e nos finais de semana, à atividade espírita. Com Divaldo Franco ocorreu o mesmo, mas o exemplo nos vem de longe, vem de Paulo de Tarso, que se mantinha com o próprio trabalho, sem depender dos recursos da igreja a que servia.

 

De: Maria de Lourdes Fernandes (Sorocaba, SP)
Sexta-feira, 5 de março de 2010 às 11:30:56

Prezado amigo,estou lendo a obra E a vida continua, de André Luiz, e gostaria que o amigo me ajudasse a encontrar os paralelos entre o mundo espiritual e a Terra. Nessa obra que ainda estamos vivenciando, o que se passa lá continuamos vivendo aqui.

Obrigado pela atenção.
Maria de Lourdes
 

Resposta do Editor: 

É difícil num espaço tão reduzido como este mostrar as semelhanças que existem entre as chamadas cidades espirituais e as nossas cidades. As cidades terrenas são cópias mais ou menos bem feitas das cidades espirituais. André Luiz fala do uso da televisão no mundo espiritual em uma época em que aqui nem se sonhava com TV. As notícias sobre as cidades espirituais são, contudo, bem anteriores à obra de André, como a leitora pode ver pelos apontamentos seguintes que extraímos do livro “A Vida no Outro Mundo”, de Cairbar Schutel:

Os diversos planos do Mundo Espiritual – Há no Outro Mundo diversos planos de existência, e não poderia ser de outro modo, porque os Espíritos, revestidos de seu corpo espiritual, não podem viver num meio que não esteja de acordo com sua vestimenta espiritual, que vibra sempre ao ritmo da elevação de cada um, em sabedoria e moralidade. Uma região isenta de oxigênio seria hostil a Espíritos ainda necessitados de oxigênio. Os círculos que envolvem a Terra se diferenciam pela fluidez da matéria que os compõe. (A Vida no Outro Mundo, pp. 82, 83, 85 e 107.)

Semelhanças entre o nosso plano e o plano espiritual – O primeiro plano do Mundo Espiritual é bem parecido com o plano terráqueo. Pode-se dizer que o nosso plano aqui na Terra é uma cópia materializada desse plano, o que explica a existência ali de habitações semelhantes às nossas. (Obra citada, pp. 87 a 89.)

As obras e os estudiosos que tratam do assunto – Mais de um livro ou autor fala sobre a existência de cidades, casas, hospitais, templos e palácios no Outro Mundo. Conan Doyle menciona em seu livro “História do Espiritismo” vários casos, a exemplo de sir Oliver Lodge, Carl du Prel, Swedenborg, Winifred Moyes e Lilian Walbrook. (Obra citada, pp. 54, 56, 57, 78, 92, 95, 96, 97, 102 e 103.)

Os alimentos no plano espiritual – Nas mensagens transcritas por Conan Doyle, além da referência à existência de casas lindas e flores, um dos comunicantes fala do alimento utilizado no plano em que vivia, o qual não se parece com o nosso porque é muito mais agradável e delicado. (Obra citada, pp. 95 a 97.)

O que Swedenborg revelou – Nas obras do grande vidente sueco faz-se menção a casas, templos, salões, palácios. As crianças são bem recebidas no Outro Mundo, sejam ou não batizadas, e ali elas crescem cuidadas por mulheres jovens, até que lhes apareçam suas mães verdadeiras. (Obra citada, pp. 98 a 100.)

Como é o trabalho no plano espiritual – Extraída do livro “O Caso de Lester Coltman”, de Lilian Walbrook, eis parte da mensagem dada por Coltman: “Meu trabalho continua aqui como se iniciou na Terra, ou seja, no terreno científico. Para progredir em meus estudos, visito frequentemente um laboratório, onde encontro facilidades tão completas como extraordinárias para a realização de experiências. Tenho casa própria, verdadeiramente bela, com uma grande biblioteca, na qual existe toda a classe de livros de consulta: históricos, científicos, de Medicina, e de todos os gêneros da Literatura. Para nós, estes livros são tão interessantes como para vós, os da Terra. Tenho uma sala de música com toda a sorte de instrumentos. Tenho quadros de rara beleza e móveis de gosto apurado.” Na sequência, Lester Coltman refere-se a uma paisagem extraordinariamente bela que ele podia descortinar de suas janelas e diz haver ali magníficas escolas para instrução dos Espíritos de crianças. (Obra citada, pp. 93 a 95.)

 

De: Carlos Goes (Alagoinhas, BA)
Sexta-feira, 5 de março de 2010 às 21:33:41

Gostaria de receber via e-mail as novidades do movimento espírita do Brasil. Como também, ser orientado a respeito de como divulgar as nossas ações desenvolvidas em nossa casa de oração  neste canal de informação.
Muita paz!

Carlos
 

Resposta do Editor: 

As notícias sobre o movimento espírita devem ser enviadas diretamente à editora Mariângela Cazetta, de Votuporanga (SP), e-mail: marcazetta@hotmail.com. Esta revista não envia notícias por e-mail a nenhuma pessoa. Para ler suas edições é preciso que o leitor acesse o site www.oconsolador.com/. As edições semanais entram na rede mundial de computadores no sábado à tarde, mas todas as edições da revista permanecem on-line e podem ser lidas a qualquer tempo. Basta clicar no link Edições Anteriores.

 

De: Fernanda Brehm Gonçalves Vieira (Biguaçu, SC)
Quinta-feira, 4 de março de 2010 às 15:41:39
Sempre sonho com pessoas que dizem que morreram e precisam de ajuda. Tenho sensibilidade?
Fernanda
 

Resposta do Editor: 

O fato de sonhar com alguém falecido não indica que a pessoa tenha faculdade mediúnica, embora todos, segundo Kardec, sejamos mais ou menos médiuns. A explicação é que durante o sono todos nós, independentemente de faculdades mediúnicas, podemos ver os chamados mortos e com eles conversar. O contato espiritual via sonho é muito frequente e a Bíblia fala dele em diversos momentos, como se deu com José, pai de Jesus. Leia sobre os sonhos de José o texto seguinte disponível em http://www.oconsolador.com.br/ano3/148/esnt.html. 

 

De: Célia Regina Dias de Souza (Mendes, RJ)
Terça-feira, 2 de março de 2010 às 16:13:11

Fiquei muito contente em conhecer o site de vocês, excelente. Não sei se vocês terão condição de me ajudar. Preciso de um estudo do Livro dos Médiuns e estudos direcionados para famílias assistidas pela casa espírita.
Agradeço a atenção.

Célia
 

Resposta do Editor: 

Sobre “O Livro dos Médiuns”, de Kardec, esta revista oferece ao leitor dois estudos: o primeiro, na seção intitulada Estudos Espíritas, que pode ser acessada clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html. Com respeito ao tema assistência social, recomendamos a leitura do estudo intitulado “Visão espírita da assistência social”, que pode ser lido também clicando-se no mesmo link.

O outro estudo sobre “O Livro dos Médiuns”, redigido inteiramente na forma de questões objetivas, pode ser visto nas edições n. 1 a 22 desta revista. Para acessá-las, basta clicar em Edições Anteriores, um link que aparece no alto à esquerda de nossa página inicial. Veja o texto inicial desse estudo, constante da edição n. 1, clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/1/estudandoasobrasdekardec.html.

 

De: Tatiane Soares (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 4 de março de 2010 às 12:26:47

Olá amigos. Tenho vontade de estudar e desenvolver, como vocês dizem, minha mediunidade; assim, claro, viverei de bem com ela, mas nem sei por onde começar.
Moro em São Paulo Capital - Zona Leste. Se for possível me indicar um Centro Espírita que ofereça esse tipo de trabalho fico agradecida.
Obrigado pela atenção. Aguardo resposta.

Tatiane
 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora entrar em contato com a USE – União das Sociedades Espíritas de São Paulo, que é quem dirige o movimento espírita naquele Estado. O site da USE é http://usespbr.ning.com/.

 

De: Edileuza dos Santos Lourenço (São Vicente, SP)
Quinta-feira, 4 de março de 2010 às 20:44:28
Percebo que tenho defeitos a corrigir, sei que tenho muito pra estudar, mas às vezes me pego tendo atitudes pesadas, como às vezes dou uns tapas no meu filho, depois me arrependo, mas não é sempre. Estudei a doutrina tanto tempo, parece que não aprendi nada. Hoje, depois dos filhos, reparei como o tempo passou. Já faz 7 anos que estou fora da doutrina... Tenho que começar tudo de novo?
Edileuza
 

Resposta do Editor: 

É muito importante ter e praticar uma religião. No caso dos espíritas, a participação nos estudos e nos trabalhos que a Casa Espírita oferece é fundamental para o nosso crescimento interior. Afinal, viemos ao mundo para nos melhorarmos e participar, com nossa quota pessoal, da obra do Criador. Kardec dizia que se reconhece o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz por vencer suas inclinações inferiores. Esse deve ser, pois, o objetivo de todos nós, e a Casa espírita é, sem dúvida, uma ferramenta importante à realização desse propósito.

 

De: Renata Soltanovitch (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 4 de março de 2010 às 23:42:22

Estou fazendo um trabalho de pós-graduação em Direito Autoral sobre plágio na obra psicografada e, se possível, gostaria de receber material de vocês.

Renata
 

Resposta do Editor: 

Não temos sobre o assunto nenhuma informação que possa auxiliar a leitura na tarefa mencionada.

 

De: Marly Barbosa (Feira de Santana, BA)
Sábado, 6 de março de 2010 às 06:31:14

Não consigo mais colocar o ESE como pagina inicial. Que acontece? 
Meu abraço.

Marly
 

Resposta do Editor: 

No alto da revista, à esquerda, há um link com estes dizeres: Defina como sua página inicial. A partir daí, ao acessar a internet, a leitora terá O Consolador no seu vídeo. Basta então clicar no ícone O Evangelho com busca aleatória e terá a leitura desejada, sem complicação alguma. 

 

De: Ana Carolina (Campinas, SP)
Domingo, 7 de março de 2010 às 11:34:01

Gostaria de informações sobre a colônia espiritual São Francisco de Assis.

Ana Carolina
 

Resposta do Editor: 

Não temos notícia alguma sobre a colônia espiritual citada, razão pela qual não podemos atender à solicitação da leitora.

 

De: Hunoel Santos Gonçalves (Ibiporã, PR)
Sábado, 6 de março de 2010 às 06:34:34

Gostaria de parabenizá-los pelo grandioso trabalho na divulgação da Doutrina Espírita, o Consolador prometido por Jesus, através da qual nos orienta, nos alerta e acima de tudo nos conforta. Mas gostaria de ressaltar um Espírito que foi fundamental na divulgação do Espiritismo no Brasil. Conhecido por muitos, mas desconhecidos por alguns: CAIRBAR DE SOUZA SCHUTEL, considerado o Bandeirante do Espiritismo. Segundo Hugo Gonçalves, de Cambé (o último discípulo encarnado de Cairbar), Schutel dizia que a "maior caridade que se pode fazer é a divulgação da doutrina espirita". Por isso, muito obrigado e parabéns. 

Hunoel

 

De: George Soriano de Sá (Campina Grande, PB)
Sexta-feira, 5 de março de 2010 às 21:43:23

Cara equipe.
Como devo proceder para enviar crônicas e artigos para o Consolador?
Fraternalmente
George Soriano de Sá
 

Resposta do Editor: 

Pode enviá-los diretamente ao Diretor de Redação, e-mail: aoofilho@gmail.com

 

De: Carlos Roberto Monteoliva Monteoliva (Jacareí, SP)
Terça-feira, 2 de março de 2010 às 13:08

Caros irmãos de ideal espírita, quero dizer que aqui em Jacareí também estaremos homenageando Chico Xavier. No dia 2 de abril inauguraremos a Praça CHICO XAVIER e em junho teremos o 7º Encontro de Espiritismo em Jacareí, cujo tema central será Chico Xavier 100 anos de luz.
Um forte abraço. Paz e luz!
Carlos Monteoliva

 

De: Itapuã Editora (Contagem, MG)
Sexta-feira, 5 de março de 2010, às 10:57:39
O programa "Globo Repórter" da Rede Globo no dia 19 de março será sobre Chico Xavier e contará com a participação do Dr. Núbor Facure (médico e escritor espírita). O canal Globo News o reprisará nos dias seguintes (sábado às 9:05h e domingo às 13:05h),conforme a revista de programação. 
Itapuã Editora

 

De: Sônia Marli (Curitiba, PR)
Terça-feira, 2 de março de 2010 às 10:22:12
Amigos. Gostaria muito que conhecessem o trabalho do amigo Nilton Salvador de Curitiba-PR. Salvador é um pai dedicado que sob o impulso do amor saiu em busca de respostas para compreender e ajudar o filho amado. A ciência médica ainda é muito limitada, mas para o amor não há barreiras e os resultados foi a surpreendente recuperação do filho e como gratidão e desejo de compartilhar, surgiram as obras que estão disponíveis para os profissionais da saúde, pais e educadores, oradores espíritas e não espíritas.
Conheçam o blog do amigo e acompanhem, tenho certeza que haverá um acréscimo intelecto e moral, mais ainda espiritual, tendo como exemplo a superação dos desafios que se apresentaram em sua trajetória atual.

http://vivenciasautisticas.blogspot.com
Com carinho da amiga de sempre
Sônia

 

De: Eliana Fantinati (Londrina, PR)
Domingo, 7 de março de 2010 às 18:15:46

Quero convidar todos vocês para nossa viagem em comemoração ao centenário de
Chico Xavier! Vamos para Araxá-Sacramento-Uberaba.
Visite o nosso blog para verificar o roteiro, preços, hospedagem e locais que vamos visitar.
Faça sua reserva! Avise seus familiares e amigos, vamos todos juntos.
http://caravanachicoxavier.blogspot.com/
É um evento promovido pela Casa Espírita Anita Borela de oliveira, sita na rua Aurélio Buarque de Holanda,202 Parigot de Souza III- Londrina, PR.
Caso possam fazê-lo gostaria de pedir para divulgar.
Obrigada,
Eliana

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita