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Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita  Inglês  Espanhol
Programa VI: Aspecto Religioso

Ano 3 - N° 147 - 28 de Fevereiro de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

Conduta espírita e vivência evangélica
 

Apresentamos nesta edição o tema no 147 do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, com que se encerra o estudo aqui apresentado semanalmente, de acordo com programa elaborado pela Federação Espírita Brasileira, estruturado em seis módulos e 147 temas.

Se o leitor utilizar este programa para estudo em grupo, sugerimos que as questões propostas sejam debatidas livremente antes da leitura do texto que a elas se segue. Se destinado somente a uso por parte do leitor, pedimos que o interessado tente inicialmente responder às questões e só depois leia o texto referido. As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo.

Os textos anteriores permanecem disponíveis e podem ser acessados a partir do link Edições Anteriores, existente no alto à esquerda da página inicial deste site.

Questões para debate

1. Qual é a finalidade imediata e essencial do Espiritismo?

2. Informado e convicto de que a existência na Terra constitui uma experiência evolutiva por meio da qual aprimora os sentimentos, como deve agir o espírita consciente?

3. Você concorda com este pensamento: “Estudar Kardec para conhecer e divulgar o Espiritismo, eis o compromisso de hoje que devemos impor a nós mesmos, encarnados e desencarnados”?

4. Estudiosos entendem que Espiritismo e Cristianismo são, em verdade, termos de uma mesma equação. Nesse sentido, qual é a missão do Espiritismo?

5. Você concorda com a ideia de que, ajudando o homem a entender a finalidade do conhecimento, o Espiritismo nos abre a possibilidade de um mundo melhor? 

Texto para leitura
 

Estudar Kardec é compromisso que devemos impor a nós mesmos

1. O Espiritismo tem por finalidade imediata e essencial a transformação moral do homem para melhor, razão pela qual lhe faculta uma identificação perfeita com os objetivos reais da vida, que não se resumem aos acanhados limites da existência corporal, pois se estendem muito além. 

2. Informado e convicto de que a existência na Terra constitui uma experiência evolutiva por meio da qual aprimora os sentimentos, o homem consciente busca lapidar as arestas morais e ressarcir os gravames decorrentes da invigilância, candidatando-se a futuros renascimentos abençoados através da realização benéfica de um comportamento salutar e correto. 

3. Esse é um dos motivos pelo qual devemos preservar o precioso legado com que Kardec brindou a Humanidade, preparando para todos nós um futuro melhor, ainda que seja preciso para isso o sacrifício de parte dos verdadeiros espíritas. Estudar Kardec para conhecer e divulgar o Espiritismo, eis o compromisso de hoje que devemos impor a nós mesmos, encarnados e desencarnados. 

4. Doutrina Espírita, na visão do Codificador, é compromisso superior para com a vida e requer respeito à vida e uma conduta exemplar e atuante. 

A missão do Espiritismo é a do Consolador prometido por Jesus

5. Espiritismo e Cristianismo são, em verdade, termos de uma mesma equação. A investigação da imortalidade sem a filosofia estruturada na moral cristã não tem sentido. Destituída de ética, a pesquisa do paranormal acaba relegada a plano secundário, como se deu com a ciência metapsíquica, do mesmo modo que a filosofia sem o apoio dos fatos equivale a um corpo sem alma. 

6. Com a chegada de Kardec e o advento do Espiritismo renasceu o Cristianismo primitivo, restabeleceram-se as comunicações espirituais, e a revelação estuou no mundo das letras, da filosofia, da ciência e da fé.  

7. O Espiritismo dispõe de todos os elementos para renovar o Cristianismo e, ao mesmo tempo, avançar com a Ciência e a tecnologia, aliando a fé e a razão, a ciência e a religião, tal como previu Kardec. 

8. A missão do Espiritismo é a do Consolador prometido por Jesus, que permanecerá para sempre entre os homens de sentimento e de razão equilibrados, impulsionando a mentalidade do mundo para uma condição superior.  

Ninguém está excluído da caminhada rumo à perfeição

9. Por intermédio da voz dos seres redimidos, o Consolador espalha as luzes divinas por todos os cantos da Terra, restabelecendo a verdade e levantando o véu que encobre os ensinamentos, a fim de que os homens despertem para a era grandiosa da compreensão espiritual com o Cristo. 

10. Certamente grande contingente de estudiosos espíritas tem pleiteado uma situação especial de evidência para o Espiritismo estritamente científico, pugnando pelo esquecimento dos tesouros evangélicos. Alguns têm chegado ao extremo de condenar a prática da prece. A invocação dos ensinamentos de Jesus provoca-lhes estranheza ao coração. São discípulos que esqueceram suas origens e olvidaram o carinho das mãos dedicadas que lhes guiaram os passos vacilantes do princípio. 

11. Querem eles fenômenos e prosélitos. Evidentemente, ninguém poderá excluir as características científicas no exame transcendente do intercâmbio entre os vivos da Terra e os vivos do Infinito, porquanto toda indagação séria é justa e toda análise conscienciosa produz bons frutos. 

12. A grande questão de todos os tempos não é, porém, conhecer somente, mas entender a finalidade do conhecimento. E nesse sentido o Espiritismo constitui a porta da esperança para um mundo melhor, confirmando o ensinamento bíblico de que somos deuses e que tudo o que Jesus fez poderemos fazer também, o que prova que a lei do progresso é para todos e não exclui ninguém na caminhada rumo à perfeição. 

Respostas às questões propostas

1. Qual é a finalidade imediata e essencial do Espiritismo? 

Sua finalidade imediata e essencial é a transformação moral do homem para melhor. 

2. Informado e convicto de que a existência na Terra constitui uma experiência evolutiva por meio da qual aprimora os sentimentos, como deve agir o espírita consciente? 

Ele deve buscar a lapidação de suas arestas morais e ressarcir os gravames decorrentes da invigilância, candidatando-se a futuros renascimentos abençoados por meio de um comportamento salutar e correto. 

3. Você concorda com este pensamento: “Estudar Kardec para conhecer e divulgar o Espiritismo, eis o compromisso de hoje que devemos impor a nós mesmos, encarnados e desencarnados”?  

Sim. Doutrina Espírita, na visão do Codificador, é compromisso superior para com a vida e requer respeito à vida e uma conduta exemplar e atuante. 

4. Estudiosos entendem que Espiritismo e Cristianismo são, em verdade, termos de uma mesma equação. Nesse sentido, qual é a missão do Espiritismo? 

A missão do Espiritismo é a do Consolador prometido por Jesus, que permanecerá para sempre entre os homens, impulsionando a mentalidade do mundo para uma condição superior.  

5. Você concorda com a ideia de que, ajudando o homem a entender a finalidade do conhecimento, o Espiritismo nos abre a possibilidade de um mundo melhor? 

Sim, porquanto o Consolador espalha as luzes divinas por todos os cantos da Terra, restabelecendo a verdade e levantando o véu que encobre os ensinamentos, a fim de que os homens despertem para a era grandiosa da compreensão espiritual com o Cristo. Agindo assim, o Espiritismo constitui a porta da esperança para um mundo melhor, confirmando o ensinamento bíblico de que somos deuses e que tudo o que Jesus fez poderemos fazer também, o que prova que a lei do progresso é para todos e não exclui ninguém na caminhada rumo à perfeição. 

 

Bibliografia

O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, prefácio e cap. VI, item 5.

Cristianismo e Espiritismo, de Léon Denis, p. 256.

O Consolador, de Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier, questão no 352.

Seara do Bem, por diversos Espíritos, psicografado por Divaldo P. Franco, pp. 90 a 97.

Sementes de Vida Eterna, por diversos Espíritos, psicografado por Divaldo P. Franco, p. 113.

Dicionário da Alma, por Autores diversos, p. 149.

Palavras de Emmanuel, de Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier, p. 84.

Pontos e Contos, de Irmão X, psicografado por Francisco Cândido Xavier, pp. 141 a 144.
 


 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita