WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 145 - 14 de Fevereiro de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Eugénio Baptista (Covilhã, Portugal)
Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 às 08:10:35

Caros confrades:
Um (a) médium que trabalhe num Centro Espírita pode exercer a atividade mediúnica remunerada, mesmo que disso dependa a sua subsistência? Na minha opinião, e de acordo com a Doutrina Espírita, não poderá fazê-lo mesmo nestas circunstâncias.
Solicito a vossa opinião sobre o assunto.
Votos de muita paz.

Eugénio

Resposta do Editor: 

Kardec tratou do assunto em suas obras. Segundo o Codificador do Espiritismo, o médium tem de exercer suas faculdades mediúnicas nas horas vagas, gratuitamente, certo de que ele é apenas um intermediário de uma outra pessoa, a entidade desencarnada, que, essa sim, realiza o trabalho -- seja na atividade do passe, na cura, na escrita, na comunicação oral etc. Os recursos para sua subsistência deve ele obter em outra atividade e noutro horário, a exemplo de Paulo de Tarso, que se mantinha à custa do seu trabalho como tecelão e não dos dízimos arrecadados pelas igrejas que fundou em inúmeras cidades.

 

De: Saulo Salgado Wanderley (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 23 de janeiro de 2010 às 22:14:28

Assunto: Edição 142 - Joias da poesia contemporânea

Oi, gente!

A personalidade chamou-se João da Cruz e Sousa; foi classificado um dos três maiores poetas simbolistas da humanidade; se me não engano, os outros dois da tríade eram Stephan George e Mallarmé.

Saulo
 

Nota do Editor: 

O leitor refere-se ao poeta Cruz e Souza, autor do soneto Céu, publicado na edição 142 de nossa revista. Catarinense, Cruz e Souza nasceu em 1861 e desencarnou em 1898, no Estado de Minas. Funcionário público e poeta de emotividade delicada, soube, mercê de um simbolismo inconfundível, marcar sua individualidade literária. Sua vida foi toda dores. O soneto publicado integra o livro Parnaso de Além-Túmulo, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.

 

De: Rosany da Silva Sudario (Belém, PA)
Sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 às 22:00:36

Como faço pra marcar uma cirurgia espiritual?

Rosany

Resposta do Editor: 

Há várias instituições que se dedicam ao atendimento espiritual a distância. Eis duas delas: Templo Espírita Tupyara, localizado na Rua Luiz Bezerra, 116, Bairro Engenho Novo, Rio de Janeiro (RJ), RJ. CEP 20710-160, Telefones: (21) 2581-3399 / (21) 2581-3499; e Fraternidade Francisco de Assis, localizada no Irajá (RJ), na Rua Major Medeiros, n. 50, site http://www.franciscodeassis.org.br/informacoes/quemSomos.do

 

De: Claudice Antoia de J. Matos (São Paulo, SP)
Domingo, 31 de janeiro de 2010 às 17:48:40

Olá amigos! Moro aqui em São Paulo. Sei que há muitos centros por aqui, mas confesso que tenho medo de frequentar, porque vejo muitos absurdos por parte de alguns espíritas que me deixam com receio, tais como brigas por poder, divergências de opiniões, coisas que me deixaram desiludidas por parte de companheiros dentro da casa espírita onde eu frequentava, que não condizem com os ensinamentos da doutrina. É um centro muito antigo e que ajudou muitas pessoas, mas entrou uma nova diretoria que fez um rebuliço, pelo que vários médiuns trabalhadores da casa se afastaram.
Amigos, estou muito triste com a situação e nem sei como voltar a frequentar, porque fiquei um pouco insegura. Estou afastada por problemas de saúde, mas quando eu quis retornar para fazer um tratamento espiritual, eu tive uma intuição (ouvi claramente uma voz no inconsciente). A voz disse o seguinte: “Filha, não vá agora, pois você pode se desequilibrar e não será bom pra você, pelo fatos que estão se passando lá!” Então eu fiquei preocupada, pois a gente acha que é coisa da nossa cabeça. Por isso pedi ao plano espiritual que me desse uma prova da comunicação. Aliás, nós médiuns sempre duvidamos da nossa mediunidade. Dois dias depois recebi um telefonema de uma amiga trabalhadora da casa me relatando o que estava acontecendo na casa. Aí se confirmou a mensagem: realmente se eu fosse ao centro iria ficar muito triste pelos fatos que ali estavam acontecendo.
Hoje estou me tratando com médicos da matéria e com uma equipe que trabalha com o Dr. Bezerra (não é centro). Estou me sentindo bem melhor, mas sinto falta do centro, mas não tenho mais segurança. Por favor me orientem. Sempre que decido procurar uma casa pra ir, não tenho ânimo.
Grande abraço.

Claudice

Resposta do Editor: 

O Centro Espírita reflete a qualidade das pessoas que nele atuam. Lembremos o que Kardec escreveu em O Livro dos Médiuns, itens 330 e 331, acerca das reuniões espíritas. Segundo o Codificador do Espiritismo, todo aquele que entra numa reunião traz consigo Espíritos que lhe são simpáticos. Conforme o número e a natureza deles, podem esses acólitos exercer sobre a assembleia e sobre as comunicações uma influência boa ou má. Perfeita seria a reunião em que todos os assistentes, possuídos de igual amor ao bem, consigo só trouxessem bons Espíritos. Em falta da perfeição, a melhor será aquela em que o bem suplante o mal. Uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são a resultante das de seus membros e formam como que um feixe. Ora, este feixe tanto mais força terá, quanto mais homogêneo for.

Recordamos estas lições, primeiro para lamentar a ocorrência dos fatos descritos, que realmente não condizem com os objetivos e os ideais do Espiritismo. Em segundo lugar, para dizer que a homogeneidade de pensamentos e sentimentos é que torna forte um grupo. Se não sentimos nele essa qualidade, o melhor é procurar outra Casa Espírita, em que possamos cumprir a parte que nos cabe na obra do Criador.

Nossa adesão à tarefa espírita não deve ser motivada porque ali esteja essa ou aquela pessoa. Nosso compromisso é com Jesus e com nosso Pai, a quem devemos servir em todas as circunstâncias e em todos os momentos de nossa vida.

 

De: R.M.C.S. (Lapa, PR)
Domingo, 31 de janeiro de 2010 às 19:14:50

Olá. Há mais ou menos um mês atrás comecei a ler livros espíritas da Zibia Gasparetto e me interessei muito. Sou católica e meu marido acha esquisito o jeito com que oro a Deus. Não sei o porquê, mas eu não gosto de ficar muito na frente das imagens rezando. Prefiro rezar a qualquer ora, do meu jeito; eu gosto de conversar com Deus, abrir o meu coração de forma diferente. Na minha opinião não precisa ninguém saber que estou orando a Deus; basta eu saber e ponto. Já passei por muitas dificuldades na minha vida, principalmente de ordem familiar, com brigas, traições e muitas mágoas. Resolvi que era a família que eu queria, mas uma família unida. Então fiz de tudo para trazer a paz de volta para o meu lar e acho que foi através das minhas orações, nas horas de solidão e de tristeza, que consegui. Lógico, falta muito ainda, mas o primeiro passo já consegui, que foi afastar o álcool da minha casa e de nossas vidas. Confesso não sei se o que sinto por meu marido é amor ou é companheirismo, amizade... um amor diferente, pois nos conhecemos desde os meus 11 anos e ele com treze. Hoje estou com 32 e ele 34. Estou grávida, estou com medo porque estamos ainda num processo de recuperação. Eu o perdoei, mas no fundo ainda sinto muita mágoa. Não sei se estamos prontos para sermos pais novamente. Eu não quero ter a sensação de abandono, de ser trocada por outro alguém e não quero que meus filhos cresçam vendo brigas. Meu sonho é um dia ter em minha casa uma mesa bem grande com dois bancos em cada lado, onde caibam nossos filhos, nossos netos e quem sabe os bisnetos, mas não consigo imaginar isso sem a companhia do meu esposo. Sei que também errei muito e através das leituras dos livros espíritas percebi muito dos nossos erros, mas só que fiquei impressionada chegando a ponto primeiro de sonhar que eu ia ter um filho homem (tenho 3 meninas), e depois sonhei que este menino era filho do coisa ruim. Confesso que fiquei com muito medo, mas tenho a certeza que foi só um sonho.
Gostaria de saber se é verdade que muito dos nossos sonhos acontecem de verdade. Sonhei também com minha cunhada Léo, que já faleceu. Ela estava num quintal que parecia um jardim de rosas cor-de-rosa, e a menina mais nova dela estava no sonho. Tive o pressentimento que ela queria que eu ajudasse essa menina. Gostaria de receber orações e mensagens. Vou ver se consigo comprar uns livros para eu ter guardado comigo e quais vocês me indicam para esclarecer minhas dúvidas. Paz, saúde, amor, felicidade e união, é isto que eu peço em minhas orações e desejo a todas as pessoas do mundo.
R.M.C.S.
 

Resposta do Editor: 

Coisa-ruim, expressão que nos veio da África, é um dos nomes com que o diabo é popularmente designado. Mas diabo, demônio, Satanás não têm existência real. Há no mundo, sem dúvida, pessoas encarnadas e desencarnadas muito más, mas todas são suscetíveis de progredir moralmente.

Os sonhos nem sempre têm o significado que imaginamos, porque se compõem muitas vezes de trechos soltos de passagens ou conversações diversas. Durante o sono, nos desprendemos do corpo e mantemos relações com outras pessoas, encarnadas ou desencarnadas. Nesses contatos falamos às vezes do passado, comentamos lances do presente e podemos até mesmo fazer alusão a projetos para o futuro. Essas conversas, contudo, nem sempre se conservam quando acordamos e o sonho parece, então, não ter sentido algum, justamente porque falta a ele a noção de conjunto. Para melhor entender o assunto sugerimos ler as questões 343, 400 a 421 d´O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, a primeira e principal obra da Doutrina Espírita.

Para conhecer o Espiritismo a leitura inicial deve abarcar as obras de Kardec, começando pelo livro citado.

Clique neste link: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/principal.html e terá acesso à Biblioteca virtual de nosso site, no qual as principais obras espíritas podem ser lidas, copiadas e baixadas.

 

De: Marlene C. Takakura (Ponta Grossa, PR)
Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 às 09:04:07

Bom dia. Eu me chamo Marlene, e faz umas três semanas que venho tendo muita dor no estômago, mas o que mais está me preocupando são dois pesadelos que tive na mesma semana. No primeiro, estava com muito vômito e era somente sangue líquido e bolas e no segundo eu estava trocando um bebê que, além das fezes, tinha muito sangue na parte abaixo do umbigo e na virilha e isto me deixou agoniada e apreensiva. Ficarei muito grata em receber oração e orientação.

Atenciosamente, fiquem com Deus.
Marlene Takakura
 

Resposta do Editor: 

Já dissemos à leitora que o passe, a água fluidificada e a palestra numa Casa Espírita far-lhe-ão um grande bem. Será interessante também pedir no Centro Espírita que anotem seu nome e endereço para vibrações a distância. Outra providência útil é implantar em sua casa o Culto do Evangelho no Lar e não esquecer jamais o conselho que nos veio da pessoa mais importante que já pisou neste mundo: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação”.

 

De: Geovani Oliveira (Mutuípe, BA)
Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 às 19:25:35

Vou ser pai pela primeira vez no mês de março deste ano. Gostaria de saber que livro ou livros vocês me indicariam para que eu possa dar-lhe uma educação voltada aos preceitos espíritas? Frequento Reuniões Doutrinarias, mas aqui na minha cidade não existe nenhum trabalho nos Centros espíritas voltado para as crianças. Obrigado!! Que Deus pague a caridade!!
Geovani
 

Resposta do Editor: 

Já explicamos ao leitor que livros próprios para a criança ler existem poucos. Um livro indicado, que pode ser usado para transmitir à criança noções espíritas, é Espiritismo para crianças, de Cairbar Schutel, publicado pela Editora O Clarim. Mais tarde, quando ela própria estiver lendo, essa leitura será muito útil para que a criança mesma o faça.

Seria interessante também baixar e arquivar as lições que Célia Xavier de Camargo publica semanalmente em nossa revista, na seção intitulada Espiritismo para crianças. Cada edição apresenta uma pequena história com fundo moral excelente. Essas histórias poderiam ser usadas no culto do Evangelho no lar, narrando para os pequenos o que elas trazem e suas consequências. Claro que para isso é preciso que a criança já entenda mais ou menos as coisas.

O melhor livro, no entanto, para que o Lar se estruture e se mantenha em clima elevado é O Evangelho segundo o Espiritismo, de Kardec, subsidiado pela série que Emmanuel escreveu sobre os textos evangélicos: Pão Nosso, Vinha de Luz, Fonte Viva e Caminho, Verdade e Vida.  

 

De: Maria F. Ruiz (Sorocaba, SP)
Sábado, 6 de fevereiro de 2010 às 21:29:22

Queridos amigos, venho pedir a ajuda de vocês, mais uma vez. Gostaria de encontrar fotografias relacionadas à obra de André Luiz E a vida continua, pois estou fazendo um seminário e gostaria de colocar algumas fotos bem bonitas. Vocês podem me ajudar? Desde já, meu muito obrigado pela atenção.

Maria
 

Resposta do Editor: 

Bem que gostaríamos de ajudar, mas não possuímos fotografias que ilustrem o livro mencionado.

 

De: Daniela Baeza (Santo André, SP)
Domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 18:48:04

Onde posso achar fontes sobre a Fundação da Igreja Cristã?
Obrigada.
Com amor.
Dani
 

Resposta do Editor: 

Alguns livros são indispensáveis à compreensão daquilo que a leitora nos solicita: 1. Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, livro que integra o Novo Testamento; 2. Paulo e Estêvão, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier; 3. Cristianismo e Espiritismo, de Léon Denis; 4. A Esquina de Pedra, de Wallace Leal Rodrigues, livro publicado pela Editora O Clarim.

Há também, no seio da Igreja, obras que podem ajudar com relação ao tema em foco, mas faltam-nos informações a respeito do assunto.

 

De: Martha Macedo (Ituverava, SP)
Domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 21:05:16

Meu marido teve um AVC de tronco e está completamente paralisado. Nós nos comunicamos pelo olhar, é um resgate... dele e meu, só que gostaria de saber se eu protegê-lo ele será prejudicado quando chegar sua partida.

Obrigado. Não sei se vocês me entenderam. Deus os abençoe.
Estamos sofrendo muito.
Martha
 

Resposta do Editor: 

Fazer o bem às pessoas, especialmente àquelas que amamos, jamais causará prejuízo, em momento algum. É em situações assim, pelas quais o marido está passando, que avulta a importância do afeto, do carinho, do amor, da solidariedade, sentimentos esses que amenizam, sem dúvida, o sofrimento causado pelo acidente vascular cerebral. O importante é que lembremos sempre que não existe acaso na Obra de Deus e que vivemos em um mundo ainda inferior, cujos habitantes, infelizmente, precisam enfrentar provas ou expiações. Encará-las sem revolta, com resignação e na esperança de dias melhores, eis a melhor conduta que podemos recomendar a todos os que amamos. Ao casal enviamos daqui o nosso abraço e votos de que Deus os proteja e os ampare sempre. 

 

De: Dalva Regina Damasceno (São Bernardo do Campo, SP)
Domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 21:49:17 -0200

Querido amigo.
Recebi seu e-mail, fiquei muito feliz em vê-lo publicado e, aproveitando a empreitada, pergunto: Tem como eu assinar e receber esta revista?
Muita paz.
Obrigada.

Dalva
 

Resposta do Editor: 

Já explicamos à leitora que nossa revista não adota o sistema de assinatura, porque o acesso ao nosso site é livre, gratuito e não requer inscrição nem o uso de senhas. Para lê-la é preciso, apenas, acessar o site www.oconsolador.com, sem ônus algum.

 

De: Dulcelina Aparecida Silveira de Oliveira (Londrina, PR)
Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 às 20:42:00

Assunto: Especial 142 - Mudanças Climáticas
Muito boa matéria. Sou uma apaixonada pelo tema. Achei coerentes as informações. Vejo que devemos começar praticando pelas pequenas ações, desde evitar levar produtos de fabricantes irresponsáveis. E ações como despermeabilizar o solo, plantar árvores, colher água da chuva para lavar calçada, banheiro, roupa etc., bem como não levar sacola pra casa, não andar de carro à toa, influenciar com propostas para as decisões de políticas públicas etc., etc. Isso acontecerá se, ao invés de ter, passarmos a ser e a amar, como foi dito no texto, procurando sentir o amor que Jesus realmente quis nos ensinar.

Dulcelina

 

De: Roberto Sinício (Viçosa, MG)
Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 às 17:15:23

Prezados Senhores:
Tenho um texto em meu blog, que ensina como fazer um projeto de vida, escrito na forma de história em quadrinhos, dirigido principalmente aos adolescentes. A base filosófica do texto é espírita.
Os desenhos são simples, porém conseguem atrair a atenção de jovens e adolescentes, facilitando transmitir importantes informações sobre como fazer um planejamento consciente da vida. A técnica do PDCA (plan, do, check, action), aplicada em gerenciamento empresarial, é utilizada na elaboração do projeto de vida.
O site do blog é: http://amigodejornada.blogspot.com/
Favor divulgá-lo se achar conveniente.
Atenciosamente,
Roberto

Nota do Editor:  

O leitor comunica que os interessados em receber cópia da história em quadrinhos no formato de documento (word ou pdf), basta entrar em contato. 

 

De: Luiz Ernesto (Ananindeua, PA)
Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 às 13:11:01

Mais uma vez a equipe do Consolador está de parabéns!
Muito bem lembrado o desencarne da Sra. Aparecida, de Minas Gerais, fundadora do Hospital de Pênfigo. Conhecida de norte a sul deste imenso país pelo seu incomparável trabalho de caridade muito bem retratado no livro da editora Fonte Viva: "Uma Vida de Amor e Caridade", onde está a história dessa verdadeira apóstola da caridade bem como diversas psicografias recebidas por nosso saudoso Chico Xavier. Que Jesus abençoe nossa abnegada irmã e também a equipe do Consolador pelo seu trabalho.
Abraço fraterno a todos.
Luiz Ernesto

 

De: Nilo Sergio Emerenciano (Natal, RN)
Domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 13:24:12 +0000
Senhor redator de O Consolador:

Participo aos companheiros que o novo site da FERN já está funcionando no endereço www.fern.org.br. Tem um visual novo, novas seções, e, como sempre, está a serviço da comunidade espírita do Rio Grande do Norte.
Solicito fraternalmente seja incluída a página da FERN no material que vocês produzem com tanta competência. 
Grato e sempre ao dispor.
Nilo Emerenciano

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita