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Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 144 - 7 de Fevereiro de 2010

VINÍCIUS LOUSADA
vlousada@hotmail.com
Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil)
 
 

As obras de Allan Kardec na perspectiva da História Cultural


Recentemente os pesquisadores Larissa Carvalho (PPGEDU-UFRGS) e Vinícius Lousada (PPGEDU-UFRGS) fizeram duas comunicações acadêmicas sobre a produção de Allan Kardec a partir da perspectiva metodológica da História Cultural. 

A primeira delas ocorreu em outubro de 2009, no 15º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação em Caxias do Sul-RS, promovido pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e o Centro de Filosofia e Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Nesse evento, o trabalho apresentado foi intitulado A Revue Spirite (1858-1869) e as Comunidades de Leitores das Obras de Allan Kardec.

Esse trabalho propôs-se discutir especificamente, na História do Livro e das Práticas de Leituras, as obras de Allan Kardec a partir da publicação do primeiro volume da Revue Spirite, na França, no ano de 1858. A partir do fac-símile digital da coleção do primeiro ano da revista foi possível perceber o processo de independência financeira e consequentemente de liberdade de expressão do autor, bem como indícios do propósito da publicação e das práticas de leituras realizadas por comunidades de leitores fomentadas por esse jornal de estudos psicológicos. 

No mês de novembro seguinte, o casal participou do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, apresentando o trabalho Uma História do Livro e de todos os livros: Catálogo Racional – obras para se fundar uma biblioteca espírita (1869).

Esse trabalho pretendeu realizar uma análise da obra enquanto um documento que inventaria livros sobre a temática Espiritismo e que orienta a construção de uma biblioteca espírita. Os catálogos de livros constituíam-se num dos instrumentos na tentativa de organizar o conturbado mundo das letras em período de crise do livro no séc. XIX.

 


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