WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Brasil
Ano 3 - N° 142 - 24 de Janeiro de 2010

PAULO SÉRGIO M. PEIXOTO 
paulosergio@internit.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)


A homenagem prestada aos esperantistas em Salvador
e Niterói
 

O “Troféu Você e a Paz” foi entregue pessoalmente por Divaldo Franco ao presidente da Associação Esperantista do Rio de Janeiro e a outras personalidades que trabalham pela cultura da paz
 

A Mansão do Caminho, de Salvador (BA), por intermédio de Divaldo Pereira Franco, homenageou com o “Troféu Você e a Paz” diversas instituições e personalidades que trabalham pela cultura de Paz, entre elas a Associação Esperantista do Rio de Janeiro, na pessoa de seu presidente Walter Fontes, e o jornalista André Trigueiro, representado pela Srta. Renata Cazé, ambos do Estado do Rio de Janeiro.

O fato ocorreu durante o 12º Movimento Você e a Paz, realizado em 16 de dezembro de 2009, e contou com a presença de representantes do movimento espírita do Brasil e do mundo tais como André Luiz Peixinho, presidente da Federação Espírita da Bahia; Elsa Rossi, do Conselho Espírita Internacional (CEI), da Inglaterra; Sara Schlum, da Suíça; João Rabello, da FEB, de Brasília; Jorge Schol, do MAP – Movimento Amor ao Próximo, do Rio de Janeiro; Suely Caldas Schubert, de Juiz de Fora, entre outros.

Participaram também do evento o cantor Nando Cordel, de Pernambuco, o Sr. Milcíades Lezcano, presidente da Federação Espírita do Paraguai, liderando um coral de mais de 20 pessoas desse país e, fazendo uso da palavra, entre outros, Divaldo Franco, Deputado Federal Luiz Bassuma, e o representante da arquidiocese de Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc.

Em Niterói foram homenageados com Moções de Congratulações pela Câmara Municipal de Niterói, por iniciativa do Vereador Felipe Peixoto, entregues no XVI Encontro Espírita-esperantista do E.R.J., os órgãos espíritas-esperantistas: Departamento de Esperanto da Federação Espírita Brasileira, Serviço de Esperanto do CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, Associação Editora Espírita Francisco V. Lorenz, Serviço de Esperanto do IEBM - Instituto Espírita Bezerra de Menezes e a Associação Brasileira de Espíritas Esperantistas; pela divulgação do Esperanto e do Espiritismo através do Esperanto ao longo dos últimos 100 anos, e também em comemoração dos 100 anos de apoio FEB – Federação Espírita Brasileira ao Esperanto e aos 150 anos de nascimento de Zamenhof. 

O evento contou com momentos de arte e uma emocionante palestra de Affonso Soares

O XVI Encontro Espírita Esperantista ocorrido em 6 de dezembro foi promovido pelo Serviço de Esperanto do CEERJ – Conselho Espírita do E.R.J., dirigido por Givanildo Ramos Costa com o apoio do 38º Conselho Espírita de Unificação de Niterói (CEUNIT) e do Serviço de Esperanto do Instituto Espírita Bezerra de Menezes – IEBM, que sediou o encontro.

O evento contou com momentos de arte, grupo de estudos e de uma emocionante palestra proferida por Affonso Borges Gallego Soares, Diretor do Departamento de Esperanto da FEB - Federação Espírita Brasileira e teve como tema: “Dr. March, Dr. Bezerra e Dr. Zamenhof: Médicos dos Pobres”.

Divaldo Franco, na entrega do Troféu
Você e a Paz

Esperantistas de Salvador, Suely,
Paulo, Walter e Divaldo

Monsenhor Gaspar Sadoc, da
Arquidiocese de Salvador

Presidente da Federação Espírita da Suécia,
Elsa do CEI, João da FEB, Paulo do CEUNIT
e Walter Fontes

Público presente na entrega do troféu

Participantes do evento

Walter Fontes e a palavra paz em esperanto

Ao final da palestra foi feita uma apresentação da Marcha Mundial pela Paz por representantes do Comitê da Marcha em Niterói, após o que os Srs. Givanildo e Affonso aderiram, pessoalmente, à Marcha. O Clube de Esperanto de Niterói, pelo seu presidente, Walter Fontes já havia aderido à Marcha Mundial no dia 21/9/2009, na Celebração do Dia Internacional da Paz, promovido pela Rede Paz - Niterói. A parte da manhã do encontro foi transmitida, pela internet, ao vivo, pela www.tvcei.com. 

Sobre a homenagem prestada à Associação Esperantista do Rio de Janeiro (AERJ), agraciada com o Troféu “Você e a Paz”, instituído pela Mansão do Caminho, projeto monumental de obras sociais da parte de Divaldo Pereira Franco em parceria com a UNESCO, de que Divaldo é embaixador, o presidente da AERJ, Walter Fontes, deu-nos o seguinte depoimento: 

“Gostaríamos de dividir com todos vocês esses inesquecíveis momentos. Saímos do Rio no dia 16 de dezembro, logo após as homenagens ao iniciador do Esperanto, L. L. Zamenhof.

O Movimento Você e a Paz foi um enorme sucesso

Chegando a Salvador, encontramos a calorosa recepção do casal Elísia e José Saraiva, esperantistas e dirigentes da Casa do Esperanto, sede da Associação Baiana de Esperanto, que nos levaram a vários pontos turísticos. Falamos de Esperanto, sobre Esperanto e em Esperanto; visitamos a sede da BEA, conhecemos seus trabalhos e projetos.

Além desse tão simpático casal, conhecemos uma parte do Grupo de Ação Cultural da Bahia, GAC-BA, numa tarde-noite de muita boa arte, música, e poesia, sentindo-nos honrados por esse convívio.

No dia 17, aderimos à Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência, ocasião em que pudemos falar a centenas de pessoas que acompanhavam a caminhada. O Movimento Você e a Paz foi um enorme sucesso. Recebemos das mãos do médium Divaldo Pereira Franco troféu e diploma à Associação Esperantista do Rio de Janeiro, entidade que representa a todos nós esperantistas que trabalhamos para um Mundo Melhor - Por Pli Bona Mondo.

Dedicamos os lauréis a vocês. E mostramos, na oportunidade, aqueles milhares de pessoas reunidas naquela praça, nossa bandeira verde, a que fora de nossa saudosa samideana Zilda, com a palavra ESPERANTO escrita embaixo. Falamos de, sobre e em Esperanto.

No palco encontravam-se pessoas de vários países, entre elas Elsa Rossi, que, vendo a bandeirinha na nossa lapela, passou a usar a língua da fraternidade, dizendo-nos utilizar esse precioso instrumento na comunicação diária com pessoas dos mais variados países do mundo. E ela falava em Esperanto com uma simplicidade e naturalidade admiráveis! Emocionada, ela nos disse que era da Inglaterra e representava ali o Conselho Espírita Internacional.

Conversamos ainda com o cantor e compositor  Nando Cordel, autor da música tema do evento,  “A Paz do Mundo”, e que se dispôs a gravá-la em versão esperantista, o que já estamos providenciando. Foram momentos inesquecíveis!”   


Colaborou nesta reportagem Marcia Braga de Oliveira, do Rio de Janeiro (RJ).
 
 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita