WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 138 - 20 de Dezembro de 2009

FELINTO ELÍZIO DUARTE CAMPELO
felintoelizio@gmail.com
Maceió, Alagoas (Brasil)
 

Natal


O Natal do Senhor se reveste de singular importância para nós que cultivamos o salutar hábito de confraternizarmo-nos e de enviar cartões e mensagens de fé e otimismo, no evento natalino, como tais: 

“Natal, a festa dos que buscam a paz”. - A exortação de Jesus, contida no cap. VII do Evangelho de Mateus: “Buscai e achareis”, é um alento para as almas desiludidas, é uma promessa que se cumpre a cada instante. Batamos à porta, busquemos a paz desejada por todos nós, pois o Natal é a festa que sugere a confraternização entre os homens. 

“Brilha no céu uma luz, nasce uma esperança. É Natal”. - O fulgor da estrela natalina inundando o firmamento de luz e beleza, é o foco de esperança, a fonte de amor, o manancial de paz onde as criaturas haurem energias e entram em comunhão com o Senhor. 

“Natal é qualquer dia em que uma pessoa busca outra, para chamá-la de irmão e tratá-la assim”. - A emoção da festa de Natal aproxima as pessoas, sensibiliza os corações, predispõe ao amor, abafa ressentimentos, apaga mágoas. Que esse estado de espírito se conserve em todos os dias de nossas existências e saibamos sempre estender mãos amigas ao próximo. 

“Para quem busca o Cristo sempre é Natal”. - A cada dia, a cada hora, a cada momento Jesus renasce em nós, quando seguimos os seus ensinamentos. Guardemo-Lo em nossos corações.  

“Natal é festa do encontro do céu com a terra”. - Hoje aqui reunidos e unidos em nome do Senhor, façamos por merecer a visita do céu. Ele sempre nos procura, nós é que nos afastamos dele. 

“Natal é Deus iluminando nossa vida”. - Jesus é a luz do mundo enviada por Deus para alumiar nosso caminho. Natal é o lembrete de que a luz existe, basta querermos acendê-la dentro de nós. 

“Há uma nova vida nascendo no mundo. Feliz Natal”. - Uma nova vida nasce dentro de nós mesmos, quando aceitamos a inspiração do Mestre, quando humildes e reverentes nos curvamos à sua vontade, reformulando conceitos, vencendo preconceitos, eliminando do eu o orgulho e a vaidade. 

Como ocorreu há mais de dois mil anos, preciso se faz que Jesus nasça em cada um de nós. 

Nasça como uma criancinha risonha, bela, sadia, que nos comova e encante com seu sorriso inocente, que nos leve a sonhar. 

Uma criança que não estacione no tempo, cresça e se torne adolescente lúcido, pronto para esclarecer e corrigir os vaidosos que se julgam detentores da verdade, tal qual aconteceu no templo em Jerusalém.  

Um adolescente que alcance a juventude, compenetrado dos seus deveres, dotado de nobres predicados, trabalhador, honesto, equilibrado, mensageiro da concórdia.  

Um jovem que atinja a idade adulta, fortalecido na fé, alimentado de amor, aureolado pela luz interior, que faça da caridade a virtude principal da sua vida. 

Cada alma é um mundo onde Jesus - o Cristo Bendito de Deus - deve nascer e crescer. Façamos com que neste Natal Ele renasça em nós e, como carpinteiro que foi, venha esculpir em nosso coração um altar de reverência ao Pai. 

Feliz Natal para todos os que gozam de saúde; para os que desfrutam de uma situação financeira estável; para os que foram premiados com uma família equilibrada. 

Feliz Natal para os que são torturados por enfermidades incuráveis; para os que padecem fome e frio, experimentando privações e extrema pobreza; para os que convivem com familiares problemáticos. Para esses nossos irmãos, que o Natal traga a esperança de uma nova vida livre dos tormentos que hoje lhes martirizam a alma.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita