WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Internacional
Ano 3 - N° 138 - 20 de Dezembro de 2009

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha) 


Um público numeroso prestigia o XVII Congresso Espírita
da Espanha

 O evento, que contou com a participação de 410 inscritos, transcorreu no Hotel Diamante Beach, em Calpe, Alicante, onde a maioria dos participantes estava hospedada
 

Dezembro é sempre um mês muito especial para o Movimento Espírita Espanhol, pois é quando se realiza o esperado Congresso espírita nacional, em que, além de nos dedicarmos ao aprofundamento de nossos conhecimentos, reencontramos velhos amigos e conquistamos outros novos.

Este ano o evento ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de dezembro e contou com a participação de 410 congressistas, oriundos de diversas cidades espanholas, como também do Brasil, de Portugal, França, Bélgica, Suécia e Reino Unido (fotos). O tema central foi “Vida antes y después de la vida.”

O belo município de Calpe, situado na Província de Alicante, foi novamente escolhido para sediar o evento e com alegria estávamos de volta ao Hotel Diamante Beach, onde o conforto,  a hospitalidade e o atendimento são marcantes.

Num lindo e ensolarado dia, com o mar calmo e brilhante, a movimentação festiva tomava conta da recepção do Hotel, local onde os congressistas depositavam suas malas, carrinhos de bebês, caixas de livros, esperanças, ansiedades, alegrias, enquanto aguardavam a liberação de seus quartos.

Quanto mais o tempo passava, mais congressistas chegavam e, com isso, mais alegria e confraternização.

Após um delicioso jantar, com o imenso restaurante lotado, fomos dormir com o coração ansioso para que logo amanhecesse o novo dia.

O domingo chegou radiante, apesar de já estarmos às vésperas do inverno.

Desde muito cedo uma grande movimentação no salão principal, onde os primeiros congressistas guardavam seus lugares e os técnicos testavam o som e as imagens, sem falar no trabalho incessante dos responsáveis pela livraria, os quais, desde a noite anterior, trabalharam na arrumação primorosa dos livros que estariam à venda.

O relógio marcava 10 horas quando o mestre de cerimônias Juan Miguel, dirigente da Asociación de Estudios Espíritas de Madrid, abriu oficialmente o XVII Congresso Espírita Nacional convidando Victor Feira para fazer a prece inicial.

A conferência inicial foi proferida por Divaldo Franco

A seguir, Salvador Martin, presidente de Federação Espírita Espanhola, proferiu as palavras iniciais, dando as boas vindas aos presentes e fazendo uma breve explanação sobre o tema do Congresso.

Dando continuidade à programação, Juan Miguel relembrou a criação do Conselho Espírita Internacional (CEI), organismo resultante da união, em âmbito mundial, das Associações Representativas dos Movimentos Espíritas Nacionais e convidou o Sr. Nestor Masotti, Secretário Geral do CEI, para uma breve apresentação, já que, simultânea ao Congresso, estaria acontecendo uma reunião da Comissão Executiva do CEI com vistas aos preparativos para o 6º Congresso Espírita Mundial que ocorrerá em 2010 na cidade de Valência. Elsa Rossi (Reino Unido), Charles Kempf (França), Jean Paul Evrard (Bélgica), Antonio César Perri de Carvalho (Brasil) eram alguns membros da Comissão Executiva do CEI que estavam presentes.

Cabe ressaltar aqui a alegria de Célia (esposa de Cesar Perri) e Gisele (esposa de Jean Paul) que participaram ativamente das atividades, tendo sempre um sorriso cordial e amoroso para com todos.

A conferência inaugural foi proferida por Divaldo Franco que, com uma narrativa emocionante, deixou-nos extasiados pelos novos conhecimentos que adquirimos.

As conferências seguintes foram:

  •  Psicología en el más allá: Alfredo Alonso

Público

Salvador Martin

Nestor Masotti

Divaldo Pereira Franco

II Encontro Criança

Livraria do evento

Humberto e Claudia Werdine

Divaldo Franco com as crianças

Claudia Werdine com Juan Miguel
e sua adorável esposa

Elsa Rossi e Claudia Werdine

·         Mundos transitorios y colonias espirituales: Ernest Cortês- Ana L.Norena

·         Morir … y después?: Alfredo Tabuena

·         Planeamiento reencarnatorio: Santiago Gené

·         Ley de causa y efecto: David Estany

·         Creación del Espiritu inmortal: José Garcia Abadillo.

Os horários das refeições eram disputadíssimos, não só pelo festival gastronômico, como também pela visita à livraria, o passeio na areia da praia e as conversas intermináveis sobre as conferências apresentadas.

Exaustos, porém felizes, nos recolhíamos para dormir já ansiosos pelas novas oportunidades que nos aguardavam na manhã seguinte.

O segundo dia de atividades iniciou-se com um belo café da manhã, onde os brilhantes raios do sol teimavam em entrar pela vidraça do restaurante, lembrando a todos da presença do Criador em todos os momentos de nossas vidas.

Os jovens espíritas apresentaram pequena dramatização

As seguintes conferências foram proferidas nesse dia:

·         Psicotrastornos laborales, un antes y un después: Dunia Durán

·         El origen emocional de las enfermedades: Vicent Guillem

·         Experiencias cercanas a la muerte: Féliz Reyes

·         Obrejos y mensajeros de la Vida Eterna: Genoveva Mallo

·         Gestación y aborto, una visión espiritual: Jordi Martí

·         Hechos que prueban: Juan Miguel Fernandéz

·         Un reportero del más allá: Aurora Vaz Caballero.

Ao cair da tarde, um momento de alegria e diversão ficou por conta da pequena dramatização apresentada pelos jovens espíritas que neste ano enfocaram o tema “Respeito e União na Família”.

Nos dois primeiros dias do Congresso, após o jantar, os congressistas ainda podiam participar de um colóquio aberto onde perguntas eram formuladas pelos participantes e respondidas pelos conferencistas do dia. Para aqueles que ainda queriam estudar e aprofundar ainda mais seus conhecimentos, às 23h ocorriam as Mesas Redondas com moderador, em que vários temas eram debatidos.

Já com o coração repleto de saudades, nos encaminhamos para o último dia de atividades, no qual Divaldo Franco, mais uma vez com entusiasmo e brilhantismo, ministrou um seminário de quase 3 horas, abordando o tema “La Inmortalidad es el triunfo de la vida”.

Ao encerrar tão elucidativo seminário, Divaldo emocionou a todos ao proferir o conhecido Poema de Gratidão, de Amélia Rodrigues, que nos convida a um agradecimento íntimo e profundo ao Pai por todas as bênçãos recebidas em nossas vidas.

Na sequência dos momentos finais do Congresso, foram convidados os representantes dos Centros Espíritas presentes para uma breve saudação. Em seguida, Antonio Cesar Perri de Carvalho proferiu uma saudação lembrando o centenário de Chico Xavier, assim como a realização dos Congressos brasileiro e mundial, programados para 2010.

Simultaneamente ao XVII Congresso Espírita Nacional, tivemos a oportunidade de realizar o II Encontro da Criança Espírita, onde recebemos com muita alegria a participação de 17 crianças com idades entre 6 e 12 anos.

Cerca de 30% dos inscritos participaram do evento pela primeira vez

Nossa equipe foi formada por Yolanda Duran – coordenadora do DIJ da Federação Espírita Espanhola, Claudia Werdine, Elaine Lettiere e Blanca Guillén, bem como o trabalho voluntário dos jovens Félix Gonzáles e Alice Werdine.

Durante três dias foram realizadas diversas atividades – dinâmicas, jogos, dança, recorte e colagem e música – nas quais abordamos os seguintes temas:

·         Conhecimento de si mesmo

·         Racismo

·         Agressividade

·         Família

·         Caridade

·         Natal.

Para nossa alegria, as crianças demonstraram muito entusiasmo e interesse em todas as atividades apresentadas, principalmente nas atividades que envolveram instrumentos musicais, nas dinâmicas em relação à caridade e na narrativa proferida por Humberto Werdine sobre o nascimento de Jesus.

Este ano nos surpreendemos com a maturidade das crianças, mesmo as mais novinhas que, em todos os temas, apresentavam conceitos e exemplos excelentes, o que se tornou uma grande troca de aprendizagem, onde nós aprendemos muito com as crianças.

Vale ressaltar que, devido a generosidade de Divaldo Franco e Fernando Quaglio (EDICEI), todas as crianças receberam de presente livros espíritas infantis traduzidos para o espanhol. Em agradecimento, as crianças escreveram dedicatórias carinhosas em dois belos livros de mensagens que foram entregues por elas mesmas ao Divaldo e ao Fernando.

O Congresso chegava ao fim e nossas tarefas com as crianças também.

Com emoção nos despedimos com abraços apertados e a certeza de que foi um fim de semana de muito trabalho, grandes realizações e excelente aprendizagem, como o leitor pode aferir lendo estas palavras que nos foram ditas, ao final do evento, pelo confrade Salvador Martin, presidente da Federação Espírita Espanhola:

“Un acontecimiento crucial en este Congreso fue la numerosa asistencia de personas que se acercan por primera vez al movimiento espírita y así se contó con más de un 30% de personas nuevas. Si bien todas las conferencias tienen su parte instructiva y destacable, siempre en los congresos me gusta esa parte de intercambio y de conversación con otros espíritas, como es especialmente en el espacio de las mesas redondas.”

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita