WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 135 – 29 de Novembro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Fernanda N. (Londres, Inglaterra)
Domingo, 22 de novembro de 2009 às 18:01:34

Olá! Moro em Londres, e quero saber onde posso encontrar centros espíritas.
Obrigada

Fernanda
 

Resposta do Editor: 

Já explicamos à leitora que, para saber nomes e endereços de Centros Espíritas na Inglaterra, o ideal é entrar em contato com a BUSS, instituição que coordena o movimento espírita britânico. Eis os endereços da entidade: British Union of Spiritist Societies – BUSS, 59, Wandsworth High Street - London SW 18 2PT ENGLAND – UK - bussevents@gmail.com, chair@bussorg.co.uk e www.bussorg.co.uk.

 

De: Mara Chirpatris (Montbazon, França)
Terça-feira, 17 de novembro às 20:24:46

Irmão querido.
Paz e alegria para teu ser. Nossa gratidão por toda ajuda que nos tens trazido.
Estamos avançando graças a vocês; logo que tenhamos recebido os livros tu serás  o primeiro a receber a notícia. Hoje tudo que podemos oferecer-te são nossas preces e nossos sentimentos de amor em favor de todos aí da revista e do centro em que tu estejas participando.
Não sei explicar, mas quando recebo o teu e-mail vejo a imagem de Chico Xavier de maneira muito expressiva. Difícil de colocar em palavras, mas é como se a doce e meiga presença desse ser iluminado estivesse de alguma forma caminhando contigo.
Deus te abençoe e que possas seguir semeando as palavras do nosso amado Mestre Jesus em toda parte onde fores convidado.
Carinhosamente,
Mara

 

De: Maria Ruiz Fernandes (Sorocaba, SP)
Domingo, 22 de novembro de 2009 às 20:52:45
Não é um comentário, mas sim uma pergunta: Que mensagem o livro Obreiros da Vida Eterna nos passa?
Maria Ruiz
 

Resposta do Editor: 

A obra em foco, que surgiu em 1946, desvenda o processo da desencarnação, substituindo o medo da morte pela compreensão desse fenômeno como algo natural e pelo qual todos os viventes têm de passar. Conforme o livro, André Luiz, em companhia do instrutor Jerônimo, da enfermeira Luciana e do padre Hipólito, desce à Crosta terrena com a missão de atender, nos próximos trinta dias, cinco dedicados colaboradores de "Nosso Lar" prestes a desencarnar. Em direção a esse objetivo, o grupo socorrista detém-se na Casa Transitória, comandada pela irmã Zenóbia, e a partir daí diversas ocorrências se verificam, não se restringindo o livro a tratar apenas dos cinco casos que constituem o objetivo central do trabalho.

No prefácio que abre o livro, Emmanuel diz que o homem moderno, embora estivesse devassando os segredos da estratosfera e do subsolo, ainda esbarrava, ante os pórticos do sepulcro, com a mesma aflição dos egípcios, dos gregos e dos romanos de épocas recuadas. Os séculos que varreram civilizações e refundiram povos não transformaram a misteriosa fisionomia da sepultura. A morte continuava ferindo sentimentos e torturando inteligências. E foi o Espiritismo que, segundo Emmanuel, deu início ao inapreciável trabalho de positivar a continuação da vida além da morte, fenômeno natural no caminho da ascensão.

O livro Obreiros da Vida Eterna faz parte desse esforço de elucidação da problemática da morte, ao mostrar-nos que esferas múltiplas de atividade espiritual interpenetram-se nos diversos setores da existência e que a morte não extingue a colaboração amiga, o amparo mútuo, a intercessão confortadora, o serviço evolutivo. Tal como acontece aos que chegam à Crosta, os que dela saem encontram igualmente sociedades e instituições, templos e lares, onde o progresso continua para o Alto, a indicar-nos que a morte é campo de sequência, sem ser fonte milagreira, e que, aqui ou além, o homem é fruto de si mesmo e as leis divinas são eternas organizações de justiça e ordem, equilíbrio e evolução.

Essa é, ao que nos parece, a principal mensagem do livro Obreiros da Vida Eterna. 

 

De: Iglecia Jacielle Hehr (Domingos Martins, ES)
Quinta-feira, 19 de novembro de 2009 às 09:03:12

Olá, tenho um amigo que está sofrendo uma obsessão. Já se constatou que não é físico, pois já procurou psiquiatras, psicanalistas e nada, porém receitaram fortes medicamentos controlados, pois ele se sente perturbado e ouve pássaros cantando em sua cabeça. Procurei ajuda no centro espírita que frequento e lá me disseram que ele deve frequentar as palestras e receber passes. Gostaria de saber se não há outra opção de tratamento espiritual para ele, ou se fazendo isso já pode ajudá-lo a se curar.
Iglecia

Resposta do Editor:

A orientação recebida está correta, mas seria bom que o interessado lesse também as recomendações feitas por Kardec no cap. 28, item 81 e seguintes, d´O Evangelho segundo o Espiritismo.

Em artigo publicado na Revista Espírita de 1862 (Edicel, pp. 355 a 363), Kardec escreve também sobre o assunto e ensina que no tratamento das obsessões é preciso esforçar-se por adquirir a maior soma possível de superioridade pela vontade, pela energia e pelas qualidades morais. Antes, porém, de pretender dominar o mau Espírito, é preciso dominar-se a si mesmo. De todos os meios para adquirir a força de o conseguir, o mais eficaz é a vontade, secundada pela prece. É necessário pedir ao anjo da guarda e aos bons Espíritos que nos assistam na luta. Mas não é suficiente pedir que expulsem o mau Espírito. Lembrando a máxima: Ajuda-te, e o céu te ajudará, devemos pedir-lhes, sobretudo, a força que nos falta para vencer as nossas más inclinações, porque são elas que atraem os maus Espíritos, como a carniça atrai as aves de rapina. O Codificador recomenda ainda que oremos pelo Espírito obsessor. Com perseverança acaba-se, na maioria dos casos, por conduzi-lo a melhores sentimentos, transformando-o de obsessor em reconhecido. Em resumo - diz Kardec - a prece fervorosa e os esforços sérios por se melhorar são os únicos meios de afastar os maus Espíritos, que reconhecem como senhores aqueles que praticam o bem, mas riem ante determinadas fórmulas.

Sugerimos também a leitura de um artigo de Jorge Hessen publicado nesta revista, que pode ser acessado a partir deste link:  http://www.oconsolador.com.br/ano2/96/especial.html

 

De: Vera Lúcia (Campo Grande, MS)
Terça-feira, 17 de novembro de 2009 às 18:45:52

Tenho a percepção de algo estranho à altura dos olhos, de cor turva, mas não consigo identificar. Aguardo resposta. Ajude-me, por favor.

Grata.
Vera Lúcia

Resposta do Editor:

Todas as sensações tidas como anormais que sentimos devemos primeiro levar ao conhecimento de um médico ou de um terapeuta especializado no assunto. Só depois é que, nada sendo diagnosticado pelos profissionais da área da saúde, deveremos buscar o recurso espiritual. Nesse caso, sugerimos à leitora que busque orientação num Centro Espírita de sua cidade, no qual receberá, com certeza, a orientação adequada.

 

De: Sinval Rosa (Catalão, GO)
Segunda-feira, 16 de novembro de 2009 às 11:56:02
Gostaria de assinar esta revista. Quando fui presidente de uma casa eu estudava sempre, porém me mudei e estou sem esta revista. Por favor, entre em contato para assinar e me forneça também os preços.
Aguardo.
Sinval

Resposta do Editor:

Já explicamos ao leitor que nossa revista não trabalha com o sistema de assinatura, não tem formato impresso, não exige inscrição nem o uso de senha. Para lê-la basta acessar nosso site. O acesso é gratuito. Para facilitar esse acesso, o leitor pode incluí-la na relação de seus "Favoritos". A revista tem periodicidade semanal, mas é possível, a qualquer momento, ler todas as edições, desde o número inicial, as quais permanecem sempre on-line.

 

De: Cláudio Fajardo (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 16 de novembro de 2009 às 16:00:03

Queridos amigos

Temos divulgado a importância do estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita. Para que tal se dê é importante estarmos em dia com os estudos dos princípios básicos da DE. Sendo assim, iremos fazer na medida do possível estudos destes princípios básicos no Blog Espiritismo e Evangelho. O primeiro texto, sobre Deus, já está  no ar.
Visite-nos: http://espiritismoeevangelho.blogspot.com/ e www.itapuaeditora.com.br/blog.

Confira. Dê sua opinião, comente... Seus comentários são sempre importantes para aperfeiçoarmos os estudos.

Abraços,
Cláudio Fajardo

 

De: Gilberto Silva (Olinda, PE)
Segunda-feira, 16 de novembro de 2009 às 22:05:39

Quero saber por que sinto arroto quando estou na sala de desobsessão. Estava dando passe e quando o paciente se colocava na cadeira eu já sentia os sintomas de arroto.

Gilberto
 

Resposta do Editor: 

Sugerimos ao leitor que busque uma orientação sobre o caso no próprio grupo de desobsessão de que faz parte. Tudo está a indicar que o leitor esteja com a sensibilidade bastante apurada e chega a perceber, como determinados sensitivos, as sensações transmitidas pelos desencarnados.

 

De: Francisco Lopes Guerreiro (Duque de Caxias, RJ)
Terça-feira, 17 de novembro de 2009 às 10:27:40

Bom dia!
Meu nome é Francisco e estou procurando um Centro na Região de Rio das Ostras. Minha irmã está morando lá e gostaria de continuar frequentando o centro, mas no momento não conhece nenhum. Caso tenha algum por lá, vocês poderiam me passar o endereço? Ela está precisando muito de tratamento pois acabou de ter um aneurisma e graças a Deus não ficou com problemas físicos mas  não tem se sentido muito bem; então, além do tratamento alopata ela precisa também de um tratamento espiritual.
Fique com Deus.
Aguardo contato.
Francisco

Resposta do Editor:

Já informamos o leitor de que há dois Centros Espíritas em Rio das Ostras: Agremiação Espírita Suave Caminho, situada no Jardim Mariléia, na Rua Miracema, 185, e o Lar Espírita Cristão À Luz do Evangelho, situado no bairro Âncora, na Avenida das Flores, s/nº (esquina c/Alameda dos Cedros).

 

De: Guirlete Aparecida da Silva (São José do Rio Preto, SP)
Sexta-feira, 20 de novembro de 2009 às 21:51:23

Gostaria de receber informações sobre o atendimento do Centro Espírita Francisco de Assis em São José do Rio Preto, no bairro Romano Kalil.

Obrigada.
Guirlete
 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora que entre em contato com a própria instituição, objeto de uma entrevista publicada na edição 132 desta revista, na qual consta o endereço eletrônico da entidade para um possível contato. A entrevista pode ser acessada a partir deste link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/132/entrevista.html

 

De: Arthur Bernardes de Oliveira (Guarani, MG)
Sábado, 21 de novembro de 2009 às 10:36:01

Assunto: Especial 134 Esquecimento do Passado
Excelente o especial de José Passini. Plenitude de lógica e bom senso.

Arthur

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita