WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 133 – 15 de Novembro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Mara Chirpatris (Montbazon, França)
Quarta-feira, 4 de novembro de 2009, às 17:06:56
Prezado irmão,
Paz e alegria para você. Meu nome é Mara Chirpatris, moro na França, na cidade de Montbazon. Aqui fundamos o Centro Espírita Bezerra de Menezes. Escrevo ao irmão para saber se seria possível através de vocês conseguir informações como conseguir enviar livros espíritas em espanhol para o Equador. Estamos fazendo um trabalho no Equador, precisamente em Quito. Estamos fundando um grupo espírita nesta cidade. Nosso maior desafio é conseguir as obras de Allan Kardec e Léon Denis. Não encontramos nenhum Centro Espírita nesta cidade. Nossos irmãos no Equador estão sem livros e somente os que possuem computador estão podendo ter acesso aos livros. Gostaríamos de conseguir um contato seja no Brasil ou em outro país (aquele que for o mais acessível financeiramente e geograficamente) para adquirir os livros da Codificação.
Peço desculpas ao irmão por impor-me desta maneira, faço-o visto a urgência e necessidades para nossos irmãos do Equador.
Fico orando ao Mestre Jesus que possamos estar batendo na porta certa para a solução deste desafio.
Desde já receba caro irmão nossas vibrações de carinho e força para a continuidade desta linda tarefa que vocês estão realizando.
Obrigada e que Jesus os abençoe!
Fraternalmente,
Mara Chirpatris 

Resposta do Editor:

Segundo nossa colaboradora Elsa Rossi, do Conselho Espírita Internacional (CEI), podem-se adquirir livros espíritas em espanhol, por meio da internet, na loja mantida pelo Conselho. Eis o endereço eletrônico: Loja TVCEI <loja@tvcei.com>. 

 

De: Marion Coser (Londres, Inglaterra)
Quarta-feira, 4 de novembro de 2009 às 18:17:48

Por gentileza gostaria de saber se vocês podem me ajudar com sugestões de livros que possam auxiliar efetivamente no desenvolvimento mediúnico?

Obrigada.
Marion

Resposta do Editor:

Há vários livros que tratam do assunto. Sugerimos, porém, começar pelos básicos: O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec; No Invisível, de Léon Denis; Desobsessão, de André Luiz; Obsessão/Desobsessão, de Suely Caldas Schubert; e Diretrizes de Segurança, de Divaldo Franco e J. Raul Teixeira. A coletânea de estudos publicados nesta revista na seção intitulada Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita pode ajudar também os que se interessem pelo assunto, especialmente os estudos constantes das edições 87 a 127 da revista, todos disponíveis neste site. Para ver o primeiro, referente à edição 87, basta clicar em http://www.oconsolador.com.br/ano2/87/esde.html.

 

De: Edson Antonoio de Proença (Villa Joijosa, Espanha)
Domingo, 8 de novembro de 2009 às 11:53:28

Queria saber qual o centro espírita mais perto da minha cidade, e o endereço completo.

Obrigado.
Edson

Resposta do Editor:

Já dissemos ao leitor que há duas maneiras de se obter o endereço de uma Casa Espírita situada na Espanha. A primeira consiste em acessar o site http://www.enderecocasaespirita.org.br, que traz as principais instituições espíritas do Brasil, da Espanha e de diversos países. A segunda é entrar em contato com a Federación Espírita Española. Eis os endereços na internet da Federación: site www.espiritismo.cc e e-mail: info@espiritismo.cc/.

 

De: Jaqueline Bampi (Caxias do Sul, RS)
Domingo, 8 de novembro de 2009 às 22:04:27
Olá! Durante a leitura das Obras Básicas, encontramos a referência ao Espírito da Verdade com certa frequência. Gostaria de conhecer mais sobre este Espírito, quem ele é (ou foi), enfim, entender quem é este Espírito. Sei que a assinatura de uma manifestação não tem valor mediante a importância de sua mensagem, mas gostaria de saber se temos mais informações sobre este Espírito da Verdade.

Solicito sugestões de livros espíritas que abordem a questão do vício da comida. Gostaria também de entender quem são as "inteligências de escol" e os "homens doutos", citados em "O Livro dos Espíritos".
Obrigada,

Jaqueline 

Resposta do Editor:

A leitora trata em sua carta eletrônica de três assuntos. O primeiro, que diz respeito à identidade do Espírito de Verdade, está sendo respondido nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde, que sugerimos que a leitora leia.
Sobre a glutoneria, vocábulo que evoca o chamado vício da comida, não temos conhecimento de muitas obras. Uma delas – Temas da Vida e da Morte, de Manoel Philomeno de Miranda, obra psicografada por Divaldo P. Franco – examina o assunto no capítulo intitulado Comportamento e vida, págs. 46 a 49.

Inteligências de escol e homens doutos, que Kardec menciona na obra citada pela leitora, referem-se às pessoas muito instruídas, cultas, eruditas ou sábias.

 

De: Giovani Roncalli (Belo Horizonte, MG)
Sábado, 7 de novembro de 2009 às 19:58:49

Gostaria que fosse explorado o tema Paciência.
Grato!

Giovani
 

Resposta do Editor:

O tema paciência é focalizado de modo objetivo no cap. IX do livro O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. A mensagem abaixo, intitulada A paciência, é um dos textos que compõem o citado capítulo:
“A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.
Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência.
A vida é difícil, bem o sei. Compõe-se de mil nadas, que são outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores.
O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte. Coragem, amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu ele do que qualquer de vós e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vós tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo.” - Um Espírito amigo. (Havre, 1862.)
 

 

De: Andréa Avlis (São Gonçalo, RJ)
Sábado, 7 de novembro de 2009 às 12:44:48

Assunto: Especial 130 Apometria
Por que essas técnicas estão sendo divulgadas até mesmo em locais considerados espíritas? Apometria e Umbanda são coisas semelhantes?
Andréa

Resposta do Editor:

O pensamento contido no Especial sobre apometria foi muito claro: apometria não é Espiritismo, embora em sua prática sejam utilizados recursos que o Espiritismo também utiliza.
Não se trata, com real eficácia, um processo obsessivo expulsando simplesmente o agente perturbador, que é também uma vítima, um indivíduo enfermo, que precisa de nosso auxílio tanto quanto a pessoa que lhe sofre o assédio. É por isso que entendemos que a apometria casa-se muito bem com a Umbanda, quando num caso e noutro o objetivo não for o amparo a todos os que, encarnados e desencarnados, participam do processo obsessivo.
As práticas exorcistas e a expulsão do agente da obsessão não são recomendadas pela Doutrina Espírita. Os que as adotam estão, pois, praticando algo que não podemos considerar Espiritismo.
Por que essa técnica tem sido divulgada nas Casas Espíritas?
Não o sabemos, mas supomos que seja por falta de um maior conhecimento da própria Doutrina Espírita e do que o Codificador nos propôs na Revista Espírita e no último capítulo do seu livro O Evangelho segundo o Espiritismo, itens 81 e seguintes.

 

De: Diná Bulhões Silva (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 6 de novembro de 2009 às 19:06:35
Boa tarde. Gostaria que me explicasse o que é encarnação completiva? Gostaria de entender.
Obrigada,
Diná

Resposta do Editor:

Baseado no que André Luiz mencionou em sua obra, completista [do latim completu + -ista] designa aqueles que aproveitaram todas as oportunidades construtivas oferecidas pela reencarnação. É um termo que se aplica aos que retornam ao mundo espiritual, finda a existência corpórea, na época certa. Trata-se de algo que não é comum, razão por que os completistas são festejados em seu retorno.
Creio que a dúvida apresentada pela leitora diz respeito ao assunto que ora explanamos
.

 

De: Clair Bianchini (Porto Alegre, RS)
Quinta-feira, 5 de novembro de 2009 às 01:20:58

Gostaria de colocar no meu blog/site Evangelho segundo o Espiritismo com busca aleatória. Como que faço?
www.blogdoevangelizador.blogspot.com

Clair

Resposta do Editor:

Não fazemos restrição alguma à utilização dos textos e instrumentos que esta revista põe à disposição do leitor. No tocante à parte técnica, a direção da revista manterá contato com a leitora.

 

De: Lahyz Souza (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 3 de novembro de 2009 às 10:07:23

Gostaria de saber se vocês vendem mensagens espíritas ou se sabem quem vende.

Obrigado e muita paz.

Lahyz

Resposta do Editor:

Nossa revista não comercializa livros nem mensagens, mas há várias instituições que a isso se dedicam. É possível na internet obter com facilidade endereços das editoras que as imprimem e comercializam. 

 

De: Eulália Faustina Reis de Souza Teixeira (Alagoinhas, BA)
Quarta-feira, 4 de novembro de 2009 às 13:49:04
Faço, semanalmente, estudos numa sala de chat (TVCEI), apresento temas abordados no Evangelho de Jesus como também outros relacionados ao nosso dia-a-dia, mas sempre voltado para o Evangelho de Jesus. Minha última apresentação, me referi sobre a diferença entre Espiritismo e Espiritualismo. Alguns da sala não concordaram com o tema, porque afirmam que todo estudo deve ser somente voltado para os obras básicas de Kardec.

Pergunto: Estou errada em utilizar de outros temas na sala?

Agradeço a participação e o site é ótimo.
Obrigada desde já.
Eulália Teixeira

Resposta do Editor:

Todo tema que contribua para a ampliação dos nossos conhecimentos é bem-vindo à discussão no âmbito espírita, embora, evidentemente, a ênfase nos grupos de estudos deva ser para com as chamadas obras basilares, não só as obras básicas, mas também as de Léon Denis, Delanne, Emmanuel, Joanna de Ângelis, André Luiz e outros autores de importância comprovada.

 

De: Ricardo Fraga (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 7 de novembro de 2009 às 14:54:18

Boa tarde. Sou o novo responsável pelo site do Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora (IDE-JF) e, em uma conversa com uma das diretoras, houve a idéia de se criar uma biblioteca virtual, parecida com a que vocês possuem.
Assim sendo, gostaria de saber se vocês me permitem fazer uma cópia (download) dos mais de 100 livros disponibilizados na biblioteca virtual de vocês para que os mesmos sejam disponibilizados no site do IDE-JF?
Contando com a atenção e compreensão de todos, fico no aguardo de uma resposta.
Atenciosamente,
Ricardo

Resposta do Editor:

Já dissemos ao confrade que nenhuma restrição fazemos à utilização dos textos publicados por esta revista, quando seu objetivo é divulgar de forma lícita os ensinamentos espíritas que tanto bem nos trazem.

 

De: Lúcia Borges (Londrina, PR)
Segunda-feira, 9 de novembro de 2009 às 16:50:01

Assunto: Especial 132 A Tempestade Amainada
Excelente matéria. Esclarece com muita propriedade os fenômenos físicos provocados por Jesus.
Lúcia

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita