WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 132 – 8 de Novembro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: José Duarte (Guimarães, Portugal)
Quinta-feira, 29 de outubro de 2009 às 09:49:57

Assunto: Especial 130 Apometria
O artigo do Astolfo O. de Oliveira Filho, para mim que só agora - perto dos 70 anos de idade - estou a iniciar-me na leitura de Kardec (através da Net), é repousante. Extremamente bom, porque há mundos muito complexos em toda a temática espiritista, e eu, católico desanimado mas cristão de raiz, não vou em conflitos com o além-túmulo: os que já partiram são almas regeneradas pela misericórdia do Deus-Pai, toda a maldade desaparece com o corpo habitáculo não só de puro sangue - também de todas as impurezas. Evidentemente que o mundo fabricou o monstro Hitler (por exemplo), todavia, lembro que o menino que foi naturalmente se apaixonou com as maravilhas da sua aldeia, ou cidade, com as cores do arco-íris, ou a saída matinal do padeiro para a distribuição do pão. Ora, a ternura do homem que foi criança pode ter regressado no último sopro de vida deste mundo e aligeirado o caminho em direcção à Verdade.

José Duarte
 

Resposta do Editor:

Um único reparo fazemos à mensagem acima, para reafirmar que o Espírito, ao retornar ao mundo espiritual, mantém as virtudes e os defeitos morais que o distinguiam quando encarnado. Evidentemente, ele poderá, ao longo dos anos, progredir muito e chegar à meta para a qual fomos criados, que é a perfeição. Ensina o Espiritismo que ninguém ficará para trás e que todos nós um dia chegaremos a esse objetivo, o que reforça ainda mais a crítica publicada nesta revista com relação à apometria. Os obsessores podem ser criaturas muito atrasadas e endurecidas, mas são, como nós, seres perfectíveis a quem nos cabe ajudar de todas as formas, certos de que a lei do progresso não marginaliza ninguém.

 

De: Magno César M. Dias (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 2 de novembro de 2009 às 14:31:18

Lendo o artigo do Sr. Leonardo Marmo Moreira sob o título "Jesus teria sido um agênere?!", eu me pergunto e pergunto aos confrades responsáveis por esse site tão especial e dedicado a promover a doutrina espírita: Onde vamos chegar com assunto tão pretensioso visto a passagem a seguir dada pelo autor (grifos meus): "Admitindo-se essa hipótese do corpo fluídico de Jesus, o Mestre teria realmente agido de maneira a fingir que o seu corpo era de carne como o de qualquer pessoa. Jesus teria realmente evitado que as pessoas se dessem conta da sua verdadeira realidade física na Terra através de uma atitude no mínimo curiosa. De fato, Ele teria chegado ao cúmulo de se fingir de morto por várias horas, sem poder abrir os olhos, sendo retirado de um local, transportado para outro lugar, buscando como um grande ator, dar ao corpo físico as propriedades mecânicas que são observadas nos cadáveres comuns".

Que importância e contribuição isso dará à doutrina dos espíritos? Confrades, se isso realmente fosse de suma importância, será que já não teriam nos revelado os Espíritos?
Lamentável e infeliz o artigo que, ao invés de esclarecer, confunde aqueles que procuram o ensinamento dos Espíritos e alimenta a fantasia daqueles que nos rejeitam. Lamentável.

Magno

Resposta do Editor: 

A argumentação usada pelo confrade Leonardo Marmo Moreira é a mesma que Kardec utilizou em sua obra A Gênese. Só esse fato mostra que o assunto não é desimportante. Claro que existe um grupo de espíritas que não o toleram: os adeptos do roustainguismo, que ficam extremamente chocados toda vez que são mostradas as incongruências da obra publicada por J. B. Roustaing, assunto já tratado nesta revista na seção O Espiritismo responde da edição 51, disponível em http://www.oconsolador.com.br/51/oespiritismoresponde.html

 

De: Maria José Machado (Itapuí, SP)
Segunda-feira, 2 de novembro de 2009 às 13:57:51

Olá! Gostaria de poder receber uma carta do pai das minhas filhas que faleceu dia 24 de agosto deste ano, pois estou sofrendo muito a sua falta e a minha filha mais velha está muito deprimida, pois só chora. Gostaria que vocês pudessem nos ajudar a ter notícias dele e se ele tem algo para nos dizer, pois participamos de sua despedida no hospital e foi muito triste pra nós.

Por favor, nos ajude a ter notícias dele. Sei que tem que ter a permissão de Deus pra estes contatos. Nunca participei de uma reunião espírita, mas gosto muito do Espiritismo pois vejo a vida diferente com esta religião.
Obrigada por tudo.
Que Deus abençoe vocês. O nome dele é Edson Nobre.
Maria José

Resposta do Editor:

Infelizmente nossa revista não é vinculada a Centro Espírita e, portanto, o que podemos fazer é recomendar que a leitora busque apoio espiritual numa Casa Espírita próxima de sua residência. O contato com nossos entes queridos parte geralmente deles mesmos, no momento e no local devidos. A família pode, no entanto, estabelecer relações com o amigo que partiu, na esfera do sonho, visto que o sono libera a alma e lhe permite manter contato com os que já se encontram na vida espiritual. A prece é também um recurso importante que não deve ser desprezado. Orar por aqueles que partiram é um modo de estabelecer com eles contato pelas vias poderosas do pensamento.

 

De: Inês Faria de Carvalho (Londrina, PR)
Domingo, 1º de novembro de 2009 às 19:38:44

Assunto: Especial 131 Desenho Animado
Muito oportuna a abordagem. É necessário, no meio espírita, pensadores que façam a ponte entre a doutrina, as transformações do mundo globalizado e outras culturas, caso contrário estaremos negando Kardec.

Inês

 

De: Cleide de Alcântara Alves (Natal, RN)
Sexta-feira, 30 de outubro de 2009 às 17:22:07

Sou leitora assídua, e enquanto terminava de ler essa edição tive uma ideia. Não sei se vocês irão concordar, mas mesmo assim resolvi escrever. É o seguinte: eu não sou escritora, mas tenho várias mensagens e gostaria muito de passá-las para os leitores. Tem uma que se chama “O memorando de Deus”; essa é um pouco grande e teria que ser dividida em capítulos.

Aguardo resposta.
Muita paz.
Cleide 

Resposta do Editor:

Nossa revista está aberta, como já dissemos, a todos os colaboradores, cujos artigos, desde que se enquadrem nos objetivos deste periódico, serão publicados no devido tempo. A leitora pode enviar, então, diretamente à Redação as mensagens a que se referiu.

 

De: Joselaine Willaker (Santa Maria, RS)
Terça-feira, 27 de outubro de 2009 às 17:07:50

Gostaria de receber mensagens espíritas com fundo de músicas.

Obrigada!

Joselaine
 

Resposta do Editor:

Nossa revista não tem por hábito enviar mensagens ou e-mails aos leitores. Para ler nossas edições, e ter acesso às mensagens de voz constantes de nosso site, é preciso que o internauta o acesse.

 

De: Fernanda F. (São Paulo, SP)
Terça-feira, 27 de outubro de 2009 às 14:13:01

Olá, no curso que frequento escuto dizer que Bezerra de Menezes está em outra dimensão, que administra tudo que compete a ele do lugar onde está, que não vem participar "pessoalmente" dos trabalhos e que não reencarna mais.
Gostaria de saber a opinião de vocês, porque eu penso que para ele ter esta atitude me dá a ideia de falta de humildade. E ficar em uma sala cheia de equipamentos, só controlando à distância, parece com estes políticos que preferem permanecer distantes da realidade.
Obrigada.
À sua disposição,

Fernanda

Resposta do Editor: 

Não temos conhecimento do que foi dito na mensagem acima. Pelo que sabemos, Dr. Bezerra de Menezes continua em plena atividade, atuando de modo pessoal e direto nas tarefas que o tornaram conhecido dos leitores de obras espíritas, sobretudo as psicografadas por Yvonne A. Pereira e Divaldo P. Franco.

 

De: Robson de Souza Morais (Itapeva, SP)
Segunda-feira, 26 de outubro de 2009 às 15:44:18

Gostei muito deste site. É muito informativo e instrutivo.

Desejo receber e-mails explicando o Evangelho.
Robson
 

Resposta do Editor:

Nossa revista não tem por hábito enviar e-mails aos leitores. Para ler nossas edições é preciso que o internauta acesse nosso site: www.oconsolador.com

 

De: Ezio Henrique Alves da Silva (Batatais, SP)
Segunda-feira, 26 de outubro de 2009 às 14:39:41

Quero associar-nos.
Ezio. Fraternidade Espírita Jesus 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não faz assinaturas nem exige inscrição ou cadastro. O acesso ao nosso site é livre e gratuito. Não requer preenchimento de nenhuma formalidade nem o uso de senha. Para ler a revista é preciso, contudo, que o internauta acesse o site www.oconsolador.com

 

De: Gertrud Ladwig (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 26 de outubro de 2009 às 01:09:24

Gostaria de sugerir mais dois filmes sobre temas espiritualistas e que poderiam constar da vossa relação: "O Fenômeno" com John Travolta e "Powder (Talco)" do qual, infelizmente, não me recordo os nomes dos atores.

Gertrud

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita