WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 131 - 1o de Novembro de 2009

GERSON SIMÕES MONTEIRO 
gerson@radioriodejaneiro.am.br
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

Como se prevenir da
ideia do suicídio

 
No entendimento dos técnicos do Ministério da Saúde, o suicídio já é considerado um problema de saúde pública, e tem como principal causa a depressão. Esta doença, segundo a Organização Mundial de Saúde, atinge pelo menos 8% da população mundial, o que constitui, em termos do nosso país, aproximadamente 15 milhões de brasileiros em estado depressivo. 

Os pensamentos sobre suicídio não devem ser considerados sem importância ou vistos com indiferença. É falso o conceito de que a pessoa que fala sobre suicídio não tenta nem tentará suicidar-se. Esse é o momento de ajudá-la, procurando estar mais perto dela. Fazê-la sentir-se amada é fundamental para levantar a sua autoestima. É bom saber que a pessoa com baixa autoestima, e sem objetivos na vida, entra num processo depressivo de funestas consequências. 

Existe o pensamento comum de que um suicídio incentiva outro quando divulgado pelos meios de comunicação. Contudo, é preciso lembrar que a mídia pode também desempenhar um papel relevante na redução do estigma associado aos comportamentos suicidas e distúrbios mentais. E quando se fala em prevenção, merece destaque o trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), através do atendimento pelos telefones 141 (gratuito) ou 2233-9191. 

A depressão, como vimos, é uma das causas de muitos jovens darem fim à vida física. Outra razão pode ser a influência de Espíritos obsessores, movidos pelo desejo de vingarem o mal que sofreram em outras encarnações. Sobre isso, apresentamos no livro de nossa autoria, “Suicídio e suas Consequências”, o depoimento de Hilda, Espírito de uma jovem suicida que, além da sua rebeldia em não aceitar a vida com suas naturais dificuldades, foi também obsidiada. (1) 

E se você passa por momentos difíceis, abra o seu coração para Deus em uma oração, dizendo: “Meu Pai! Ajuda-me nesta hora difícil, porque sei que o Senhor nunca está pobre de misericórdia!” Porém, se você perdeu parentes, amigos, colegas de trabalho, pelo suicídio, conte com o apoio psicológico do Projeto Comviver, através do e-mail: projetocomviver@terra.com.br.

 

(1) O livro citado pode ser adquirido na Rua dos Inválidos, 182 – tel.: 2224-1244 – e-mail: distribuidora@ceerj.org.br.
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita