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Internacional
Ano 3 - N° 130 - 25 de Outubro de 2009

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha) 

 

Copenhague recebe com entusiasmo a ideia da evangelização infantil

O seminário, que contou com a presença da presidente da União Espírita Sueca, foi promovido pela Life Spiritist Society,
fundada em março de 2007
 

No dia 17 de outubro, a Life Spiritist Society (Sociedade Espírita Vida), situada em Copenhague, Dinamarca, promoveu um seminário sobre “Evangelização Infanto-Juvenil – Proposta da Doutrina Espírita para a Educação”, que coube a nós ministrar (fotos).

Foi um fim de semana de muita alegria, confraternização e trabalho.

Para nós em especial, a viagem tinha dois motivos importantes que justificavam a euforia e o entusiasmo. O primeiro, pela oportunidade de apresentar a Evangelização Infanto-Juvenil aos companheiros da Dinamarca e da Suécia; o segundo, pelo fato de ter sido em Copenhague que o Brasil conquistou, no dia 2 de outubro, o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016!

Copenhague é a capital e a maior cidade da Dinamarca. Situa-se na costa do mar Báltico em frente da Suécia. É uma cidade muito bonita, com belos monumentos e museus, sendo que um dos mais conhecidos símbolos da cidade é a estátua da Pequena Sereia, uma homenagem a Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês que escreveu diversas e famosas histórias infantis, como, por exemplo, O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e a Pequena Sereia.

Ao chegar ao aeroporto da cidade, fomos recebida carinhosamente por Rubens Casotto, dirigente da Life Spiritist Society, e nos dirigimos à casa de Malu Martins, onde um delicioso jantar foi servido com a presença de todos os membros do Grupo, um momento de muita descontração e alegria, demonstrando que a amizade e a união são os pontos fundamentais como base do relacionamento dos trabalhadores da Life.

Aliás, para nós foi uma grande alegria presenciar o trabalho de um grupo que, acima de toda a responsabilidade com que conduz as atividades, cultiva o respeito, o amor e a amizade entre todos os seus membros.
 

Grupo de participantes

Membros do Life Spiritist Society

Jantar de confraternização

Claudia Werdine e Flávia

Claudia Werdine e Yan

O sábado (dia 17) amanheceu radiante, apesar do imenso frio e de um constante vento que teimava em se fazer presente. O sol brilhante e o céu infinitamente azul nos convidavam a manter a mesma alegria e entusiasmo da noite de confraternização. 

Uma atmosfera suave, agradável e salutar reinava em todo o ambiente e saudava a todos 

Após algumas horas de caminhadas, passeios e longas conversações, nos encaminhamos ao local do evento, um Centro de Meditação onde a Life aluga, uma vez por semana, uma sala para a realização de suas atividades. Como não poderia deixar de ser, o local também é especial, compatível com os trabalhadores da Life. Uma atmosfera suave, agradável, salutar  reinava em todo o ambiente e saudava os participantes do seminário.

A abertura do evento ficou a cargo de Flavia Christina Ladwig Robles, colaboradora da Life Spiritist Society, que gentilmente agradeceu a presença de todos e fez um breve histórico sobre a Life e suas atividades, assim como a prece inicial.

Um público muito atento e vibrante esteve presente e gostaríamos de ressaltar a presença de Eliane Dahre, presidente da UES – União Espírita Sueca, que nos trouxe um importante depoimento pessoal acerca da importância e abrangência da Evangelização Espírita em sua própria vida. Também nos proporcionou imensa alegria a presença de Yan Phelipe, um jovem de apenas 15 anos que, com muito interesse e dedicação, participa junto dos adultos dos estudos da Life.

Visando a um melhor entendimento por parte dos participantes a respeito da finalidade e da importância da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, resolvemos que na primeira parte do seminário seria feita a abordagem dos seguintes tópicos:

1. Educação: conceito, fundamentos, finalidades...

(...) A Educação convenientemente entendida constitui a chave do progresso moral. (Allan Kardec)

2. Educação X Instrução

Embora na linguagem escrita e falada se confundam, usando-se comumente o primeiro termo pelo segundo, eles se diferenciam em seus significados e Allan Kardec sabia disso ao afirmar que: (...) É pela Educação, mais do que pela Instrução, que se transformará a Humanidade.(...) 

A criança é um Espírito criado por Deus, ora vivendo no plano espiritual, ora num corpo material 

3. Educação Integral

(...) Acreditou-se por muito tempo ter feito o bastante, difundindo a instrução, mas a instrução sem o ensino moral é impotente e estéril. É preciso, antes de tudo, fazer da criança um homem – um homem que compreenda os seus deveres e reconheça os seus direitos. (Léon Denis)

4. Espiritismo e Educação

Doutrina eminentemente racional, o Espiritismo dispõe de vigorosos recursos para iluminar a educação com uma filosofia que transpõe todos os imediatismos, que transcende a todos os limites, que descortina os mais amplos horizontes, que atende aos mais nobres interesses e que possui um ideal capaz de impulsionar o verdadeiro progresso. (...)

Encerrada a primeira parte do seminário, os minutos de intervalo foram utilizados para abraçar os velhos amigos, apresentar os novatos, trocar telefones, experiências, enfim, um momento fraterno que envolveu a todos.

Dando continuidade aos trabalhos, iniciou-se a segunda parte, quando foram abordados os tópicos seguintes:

1. Evangelização Espírita Infanto-Juvenil: finalidade, objetivos

(...) “Evangelização espírita é Sol nas almas, clareando o mundo inteiro sob as constelações das estrelas dos Céus, que são os Bem-aventurados do Senhor empenhados em Seu nome, pela transformação urgente da Terra, em mundo de regeneração e paz.” (Amélia Rodrigues)      

2. Elementos Fundamentais:

Criança: A criança é um Espírito criado por Deus, ora vivendo no plano espiritual, ora respirando num corpo material, como um Espírito reencarnado, uma alma que recomeça uma nova existência na carne. (...) A principal finalidade de o Espírito retornar em um corpo infantil é ser educado novamente.(...)

Família: É na família que podemos e devemos em primeiro lugar conquistar e exercitar virtudes fundamentais, como altruísmo, paciência, amor ao próximo e ao mesmo tempo o empenho de contribuirmos para o progresso do outro. (...)

A Evangelização da criança e do jovem é a melhor maneira do Centro Espírita realizar sua principal finalidade 

(...) Enquanto na classe cabe aos evangelizadores a exposição teórica e exemplificação dos ensinamentos evangélico-doutrinários, ministrados metódica e sistematicamente, em suas gradações pedagógicas, no Lar cabe aos pais a demonstração prática, a vivência diurna e real das lições, pelos exemplos que lhes cumpre dar, hora a hora, dia a dia, nos domínios da convivência.(...)

Evangelizador: A figura do evangelizador é de importância fundamental na Evangelização. Ele é o polo de energia emuladora que criará o ambiente ideal para o trabalho.(...) Para a execução desta tarefa de tão grande responsabilidade, os evangelizadores espíritas, cada vez mais conscientizados da importância do seu trabalho, estudam a Doutrina Espírita, aprofundando conhecimentos doutrinários, e se aperfeiçoam ou se preparam em técnicas de ensino, para melhor atenderem às exigências do processo ensino-aprendizagem.(...)

Centro Espírita: A Evangelização da criança e do jovem é a melhor maneira do Centro Espírita realizar a maior das finalidades do Espiritismo: transformar a todos em homens de bem, visto que a Evangelização Infanto-Juvenil é uma das primeiras atividades como base para a construção moral do Mundo Novo. (...)

Metodologia e Currículo: O currículo de ensino adotado para as aulas de evangelização tem seu conteúdo programático calcado nas Obras da Codificação e constitui um curso de Espiritismo, que se desenvolve durante todo o processo de Evangelização.(...) As aulas devem prever ainda situações de aprendizagem em que o aluno é convocado a opinar quanto à pratica dos ensinamentos evangélico-doutrinários que, segundo Kardec, determinarão uma grande melhora no progresso moral da Humanidade.(...)

Ao encerrarmos o seminário e antes de abrirmos espaço para perguntas e respostas, apresentamos aos participantes a seguinte mensagem para uma reflexão interior:

“Unamo-nos, que a tarefa é de todos nós. Somente a união nos proporciona forças para o cumprimento de nossos serviços, trazendo a fraternidade por lema e a humildade por garantia de êxito.” (Bezerra de Menezes)   

Segundo Rubens Casotto, todos os livros do Pentateuco Kardequiano existem na língua dinamarquesa 

Ainda embalados numa atmosfera de entusiasmo pelas informações recebidas e boa vontade para realizarmos a parte que a cada um de nós cabe realizar, Flavia mais uma vez agradeceu a valiosa presença de todos e nos convidou para a prece de encerramento.

A seguir, um delicioso coquetel foi servido, para nossa alegria, pois isso significava que ainda ficaríamos juntos um pouco mais, debatendo o assunto, trocando experiências, contatos, confraternizando... No decorrer desse coquetel tivemos a oportunidade de sortear alguns livros sobre o tema abordado no seminário. Foi um momento de muita descontração e diversão.

O Espiritismo não é novidade para os dinamarqueses, já que ele esteve presente na Dinamarca em torno de 1850, mas somente em 1880 é que grupos de estudos foram formados e livros sobre o assunto publicados. O ano de 1920 foi o pico do Espiritismo, com 23 grupos em Copenhague e 38 nas províncias. Mas na década de 30 muitos médiuns foram processados sob a acusação de fraudes e, com isso, o Movimento Espírita diminuiu rapidamente.

Segundo Rubens Casotto, todos os livros do Pentateuco Kardequiano existem na língua dinamarquesa e a data da edição é aproximadamente a mesma data em que foram escritos por Kardec. Por exemplo, com relação ao Livro dos Espíritos, a tradução em dinamarquês ocorreu há mais ou menos 151 anos. Mas ela encontra-se na língua dinamarquesa arcaica, razão pela qual está sendo elaborado um trabalho em conjunto entre o GEEAK e a Life para retraduzir para o dinamarquês atual.

Existem atualmente 2 Grupos Espíritas em Copenhague, o Life Spiritist Society e o GEEAK – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec, que gentilmente cedeu os aparelhos eletrônicos para a realização do seminário. O GEEAK é dirigido por Vivianne Guillaumon Thomsen e mantém na internet o site www.geeak.dk    

A Life Spiritist Society foi fundada em março de 2007 pelos companheiros Rubens Casotto, Malu Martins e Danielly Manso. Para a nossa alegria, hoje são 10 membros efetivos que compõem o quadro de membros.  Mais informações sobre a instituição podem ser encontradas no site www.lifevida.webs.com 
 

Informações a respeito da História do Espiritismo na Dinamarca podem ser obtidas no site http://veredasespiritas.files.wordpress.com/2009/08/87.pdf
 




 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita