WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 128 – 11 de Outubro de 2009

WELLINGTON BALBO
wellington_plasvipel@terra.com.br
Bauru, São Paulo (Brasil)


 

A USE e sua tarefa

 


A sigla USE significa: União das Sociedades Espíritas. A própria definição diz que o papel principal da USE em relação aos centros espíritas é servir de elo para o intercâmbio entre eles e o consequente fortalecimento e união do movimento espírita.

 

São apenas três letras que, se bem compreendidas, significam a sementeira da união e do trabalho em conjunto no cenário espírita.

 

E justamente a intenção da USE é ser mediadora das experiências que todos enfrentamos em nossas participações nas atividades desenvolvidas nos centros espíritas. Interessante, pois vai justamente ao encontro do que pede o mundo contemporâneo: trabalhar em grupo. E para trabalhar em grupo é necessário saber ouvir, respeitar e dividir experiências.

 

Experiências que, aliás, enriquecem a jornada humana e merecem ser partilhadas. Experiências e ideias, quando são divididas, agregam enorme valor, porquanto a dúvida de um pode ser respondida pela vivência do outro, ou a solução para um desafio que enfrenta determinada instituição pode ter resposta nos conhecimentos de outra Casa. Eis a dinâmica da vida: dividir para enriquecer! Porque é também trocando experiências e vivências que conseguiremos galgar degraus na escalada evolutiva.

 

Portanto, engana-se quem pensa ser a USE entidade fiscalizadora das atividades desenvolvidas pelas Casas Espíritas. Ela – USE –  é fruto do esforço e empenho do movimento espírita e tem caráter democrático, jamais ditador. Seu objetivo é servir, porque o Mestre assim recomendou. Mas para que cumpra fielmente seu objetivo é necessário que se faça entendida e compreendida pelos centros espíritas e suas lideranças. Daí a relevância do presente editorial, pois afirma que a USE está disposta a atuar servindo, colaborando, auxiliando e, sobretudo, interagindo.

 

Aliás, como instituição fiel aos princípios  trazidos pela espiritualidade e tão bem codificados pelo notável pedagogo francês, a USE respeita a liberdade de ação dos centros espíritas, orientando-os sempre a caminhar ao lado de Jesus e Kardec.

 

Entende-se também que a atuação da referida instituição está vinculada  à postura dos dirigentes espíritas. Quanto mais empenhados em cumprir as dignas tarefas propostas pelo Espiritismo, mais forte a USE e, consequentemente, mais ativo o movimento espírita da região onde estão inseridos.

 

Portanto, está explícito que  UNIÃO e TRABALHO são palavras de ordem, porque somente trabalhando unidos alcançaremos o objetivo de divulgar com fidelidade a Doutrina Espírita.

 

Eis aqui duas magníficas forças à disposição de todos para a construção de um movimento espírita forte: União e trabalho. União que significa nossa interação com os membros de outras Casas Espíritas. Trabalho que significa o empenho em disponibilizar nossas habilidades para a realização de tarefas na seara espírita.

 

A USE, pois, pretende servir às Casas Espíritas divulgando a importância da união e do trabalho, porquanto assim cumprirá com excelência o seu papel de conectar os centros espíritas na gratificante missão de levar ao mundo a clara mensagem deixada pelo Cristo e tão bem explicada por Allan Kardec.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita