WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Esperanto em destaque
Ano 3 - N° 128 - 11 de Outubro de 2009
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

Paulo Carvalho fala na Associação Esperantista do Rio de Janeiro

Realizou-se ontem, dia 10 de outubro, mais uma palestra na sede da Associação Esperantista do Rio de Janeiro. O tema foi A Tabela dos Correlativos em Esperanto. O professor Paulo Carvalho foi o palestrante. A Associação Esperantista do Rio de Janeiro está situada na Rua Teófilo Otoni, 135 – sala 302, no Centro da Capital Fluminense.

Desencarnou a esperantista Zilda Ferreira

 

Faleceu, na madrugada de 30 de setembro, a esperantista carioca Zilda Ferreira. O passamento deu-se por volta das 4h, em decorrência de complicações cardíacas. O velório aconteceu na capela C (Santa Isabel), no Cemitério de Inhaúma. O sepultamento ocorreu nessa mesma necrópole horas depois, às 16h. Zilda Ferreira era membro atuante da Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

Zilda Ferreira, no centro do grupo

Costumava viajar pelo mundo com seu marido, Almir Ferreira, utilizando o esperanto. Em 2003, o casal adquiriu um apartamento em um condomínio em construção, no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O imóvel foi destinado a hospedar esperantistas em visita ao Brasil. Mais tarde, por iniciativa da família, o condomínio foi batizado com o nome Esperanto. Era comum Zilda Ferreira ser vista em manifestações públicas em favor da língua internacional neutra.


Atividades na KKE no mês de outubro

A partir da próxima quarta-feira, eis a programação das atividades em outubro da KKE -Cooperativa Cultural dos Esperantistas, situada na Av. 13 de Maio, 47, sala 208, Rio de Janeiro:

Data

Tipo do Evento

Descrição do Evento

Apresentador / Coordenador

14, quarta

Clube de Conversação

Bate-papo em esperanto

Jair Salles

16, sexta

Palestra em esperanto

ĜENERALAJ TRAJTOJ DE LA LINGVO POLA

Célio Freitas Martins

17, sábado

Conheça o Rio a pé

PRAÇA AFONSO VISEŬ E FLORESTA DA TIJUCA

LAURA PEREIRA DE ALCÂNTARA

19, segunda

Roda Literária

Literatura brasileira em esperanto

Aloísio Sartorato

21, quarta

Clube de Conversação

Bate-papo em esperanto

Jair Salles

23, sexta

Palestra em esperanto

MIA AMIKO SYLLA CHAVES

Alfredo Aragón

26, segunda

Roda Literária

O Estilo Zamenhof

Aloísio Sartorato

28, quarta

Clube de Conversação

Bate-papo em esperanto

Jair Salles

30, sexta

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS

Participação especial de:

Nilson da Costa(dançarino) e Dirce Sales(cantora, que lançará seu mais novo CD)


 

Parlamentares aprovam verba para o movimento esperantista

 

A assembléia legislativa do cantão suíço de Neuchâtel solicitou ao executivo local estudos sobre a viabilidade da concessão de apoio financeiro às atividades esperantistas da região. A notícia foi dada na última semana pela Rádio RTN. O projeto, protocolado pelo parlamentar Alain Bringolf, do Partido Trabalhista, foi aceito em plenário, recebendo 60 votos a favor e 41 contra. Entre as instituições beneficiadas estão o Centro Cultural Esperantista, localizado em Chaux-de-Fonds, e o Centro de Documentação e Pesquisas da Língua Internacional.

 

Mais uma biblioteca recebe livros de esperanto

 

Mais um pacote de livros de esperanto foi doado a uma instituição pública. Conforme nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, a contemplada da vez foi a Biblioteca Popular Municipal Manuel Ignácio da Silva Alvarenga. A entidade está situada na Praça Thelmo Gonçalves Maia, s/n, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Remeteram-se, ao todo, dez obras didáticas e literárias. A iniciativa faz parte da campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, foram doados mais de mil livros a 84 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.

 

Turismo esperantista em alta temporada

 

Encerrou-se ontem, dia 10 de outubro, a XVII Semana Internacional de Cultura e Turismo, que se iniciou em 3 de outubro. As atividades realizaram-se no município de Piñeda de Mar, próximo a Barcelona. Houve palestras, cursos, passeios e apresentações artísticas. No mesmo período, estava marcada a Semana de Outono a realizar-se na Romênia, na qual os participantes iriam desfrutar de quatro dias de excursões ao delta do Rio Danúbio, além de tomar parte na reunião anual de ferroviários esperantistas.

 

III Encontro do Grupo de Estudos Francisco Valdomiro Lorenz

 

Realizou-se no domingo passado, dia 4 de outubro, o III Encontro do Grupo de Estudos Francisco Valdomiro Lorenz. O evento ocorreu na sede do Bosque da Freguesia, situada na Avenida Tenente-coronel Muniz de Aragão, s/n, em Jacarepaguá.

 

Leitor contesta nota divulgada nesta seção

 

O leitor Gersi Bays, de Santa Catarina, comenta a nota Encontro de esperanto sobre trilhos causa furor, publicada nesta seção na edição passada. Segundo ele, a informação prestada pelos organizadores do Congresso de Esperanto da Ásia de 2010 é incorreta, ao afirmar que se trata da primeira vez que um evento esperantista ocorrerá em movimento, sobre trilhos. Bays alega que a mesma viagem aconteceu em 2007, por ocasião do 92º Congresso Universal de Esperanto, em Yohohama, no Japão. A crônica da travessia foi registrada no livro Vojaĝimpresoj el Siberio kaj Japanio, de autoria de Gerrit Berveling, publicado pela editora Fonto.




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita