WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 127 – 4 de Outubro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Lara Mendes (Brasília, DF)
Terça-feira, 22 de setembro de 2009 às 09:16:54

Temos várias auras? Vi essa pergunta em uma apostila e a resposta era que existe. Não consegui encontrar nada falando a respeito da existência de mais de uma aura do indivíduo encarnado. Onde posso encontrar essa resposta na literatura?

Obrigada!

Lara

Resposta do Editor:

Em Obras Póstumas, Allan Kardec ensina que "cada ser tem seu fluido próprio que o envolve, como a atmosfera envolve cada planeta". André Luiz trata do assunto nos cap. XI e XVII da 1ª Parte de seu livro Evolução em dois mundos, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.  Segundo esse autor, todos os seres vivos, dos mais rudimentares aos mais complexos, se revestem de um “halo energético” que lhes corresponde à natureza. No homem, porém, semelhante projeção surge profundamente enriquecida e modificada pelos fatores do pensamento contínuo que, em se ajustando às emanações do campo celular, lhe modelam, em derredor da personalidade, o conhecido corpo vital ou duplo etéreo de algumas escolas espiritualistas, duplicata mais ou menos radiante da criatura. Nas reentrâncias e ligações sutis dessa túnica eletromagnética de que o homem se entraja, circula o pensamento, colorindo-a com as vibrações e imagens de que se constitui, aí exibindo, em primeira mão, as solicitações e os quadros que improvisa, antes de irradiá-los no rumo dos objetos e das metas que demanda. Temos aí, nessa conjugação de forças físico-químicas e mentais, a aura humana, peculiar a cada indivíduo, interpenetrando-o, ao mesmo tempo que parece emergir dele (EDM, cap. XVII, pp. 129 e 130).

Alguns pesquisadores dizem fotografar a aura por um processo chamado fotografia kirlian ou kirliangrafia, conceituando a aura como o campo energético que envolve o nosso corpo físico. A aura propiciaria, segundo esses pesquisadores, toda a leitura emocional do nosso corpo físico, nossos medos, nossas angústias, nossas raivas, enfim, todo o emocional. A aura de um indivíduo seria uma só, mas teria 7 faixas, cada faixa com uma cor e cada cor relacionada com a cor dos nossos chacras. Quando a pessoa está de bem com a vida, com um estado de espírito muito bom, as cores de sua aura seriam bem vivas e bem fortes. Registre-se, no entanto,  que a existência da aura não foi, ainda, provada cientificamente.

 

De: Jorge da Silva Lima (S. Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia, Portugal)
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 às 09:05:09

Muita Paz. Ao ler o nº.121 do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Sonambulismo, êxtase e dupla vista, surgiu-me uma dúvida: Entendo perfeitamente os pontos 2 e 3. A minha dúvida surge no ponto 7 quando se diz "Se no sonho e no sonambulismo o Espírito anda em giro pelos mundos que nos rodeiam..." No sonho compreende-se, mas no sonambulismo, tendo em conta os pontos 2 e 3 já não compreendo lá muito bem, a não ser que o corpo do sonâmbulo "fique" como no sonho. Sendo assim o Espírito emancipado do sonâmbulo por vezes utiliza o corpo,  pontos 2 e 3, outras não, ponto 7.Será assim?

No Livro dos Médiuns, em "Médiuns sonâmbulos", só se refere à faculdade mediúnica em si, não fala do corpo.
Agradeceria a resposta para a minha dúvida, muito obrigado e muita paz.
 
Jorge

Resposta do Editor:

No sonambulismo, a alma emancipa-se do seu corpo material e pode usá-lo ou não nas tarefas a que se propõe. Em muitos casos, certamente na maioria deles, o corpo permanece imóvel, enquanto a alma percorre regiões diversas, agindo como se estivesse desencarnada. Ao voltar à vigília, nada recordará, porque essa é a característica principal do sonambulismo.

 

De: Marcos Rufino de Oliveira (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 22 de setembro de 2009 às 18:45:25

Gostaria de saber o que a doutrina kardecista diz sobre a reencarnação dentro da Bíblia? Além disso, quero saber a doutrina diante do texto bíblico (Hebreus 9:27.
Abraços e fiquem com Jesus!
Marcos

Resposta do Editor:

Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, dedica ao assunto o cap. IV de seu livro O Evangelho segundo o Espiritismo, no qual apresenta vários textos do Novo e do Antigo Testamento que, segundo ele, fazem referência direta ou indireta ao tema reencarnação. Sugerimos ao leitor que leia o capítulo referido e, em caso de dúvida, teremos prazer em procurar esclarecê-las.

 

De: Nara Bell (Canoas, RS)
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 às 10:22:23

Olá amigos, gostaria de saber onde encontro DVDs de exposições da Drª Maria da Graça Simões de Ender?

Obrigada.
Nara

Resposta do Editor:

A Dra. María da Graça Simões de Ender, médica e oradora espírita, reside no Panamá desde dezembro de 1973. Seria interessante, assim, que a leitora acessasse o site http://www.fedac.org.pa/fedac.html, que divulga as notícias do movimento espírita daquele país, no qual poderá, certamente, obter resposta à pergunta que nos foi formulada.

 

De: Rose Carvalho (Maceió, AL)
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 às 15:55:17

Gostaria de saber como faço para me cadastrar nesse site.
Rose
 

Resposta do Editor: 

Para ler esta revista não é preciso cadastrar-se. O acesso ao nosso site é livre e gratuito, e não depende de senha ou inscrição. É preciso, porém, acessá-lo, porque essa é a única forma de ler a revista.

 

De: Grasiele Leite Sales (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 às 15:59:42

Preciso de um Centro Espírita em Campos dos Goitacazes, pois tenho uma prima que vive lá que precisa muito de ajuda.

Muito obrigada.

Grasiele

Resposta do Editor:

No site http://www.enderecocasaespirita.org.br/ a leitora encontrará os endereços de todos os Centros Espíritas situados no Estado do Rio e nos demais Estados brasileiros.

 

De: Jones Elias de Oliveira (Tubarão, SC)
Quinta-feira, 24 de setembro de 2009 às 13:37:37
Allan Kardec, quando da publicação de O Livro dos Médiuns, apresenta 3 graus de obsessões: obsessão simples, fascinação e subjugação, descartando a hipótese de possessão.
 
Ocorre que, no livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, cap. XIV, o Codificador volta ao assunto, agora utilizando o termo possessão não somente para a atuação malfazeja, mas também podendo se dar quando um bom Espírito queira se comunicar. Diante disso pergunto: Há possessão? Como interpretar os dois textos (Livros dos Médiuns x A Gênese)? No caso de um bom Espírito, poderíamos dizer que se trata da chamada incorporação mencionada por Léon Denis na obra No Invisível?

Um abraço fraterno.
Jones


Resposta do Editor:

A pergunta formulada pelo leitor está sendo respondida nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde, cuja leitura recomendamos ao interessado.

 

De: Camila Guimarães Santos (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 24 de setembro de 2009 às 15:55:41
Venho através deste e-mail pedir por intercessões em nome do meu irmão Leonardo. No dia 16/8/2009 meu irmão foi baleado saindo de uma festa a fantasia. Ele hoje está internado no CTI, com a bala alojada entre a C2 e C3; 80% da traqueia dele foi afetada e por este motivo foi feito uma traqueotomia, hoje ele depende 100% do respirador. Ele esta com infecção urinária e com pneumonia, ambas causadas por uma mesma bactéria. O quadro hoje é de tetraplegia;

a alimentação está sendo via sonda, hoje.

Bom, estamos com muita fé que todo este quadro será revertido. Desde o começo é nítido quanto Deus tem intercedido na vida do Leo. Ele foi socorrido muito rápido, pois tinha uma patrulha de PM próxima ao local. Ele ficou quase 30 minutos sem respirar, ou seja, sem oxigênio no cérebro e não teve nenhuma sequela neurológica. No pronto socorro ele teve uma parada cardiorrespiratória, na transferência para o atual hospital ele teve a segunda parada cardiorrespiratória. Fora todas as pessoas que Deus tem enviado para nos ajudar nesta batalha, os médicos do pronto socorro, a namorada dele que tem nos ajudado com todos os conhecimentos, vizinhos, pessoas desconhecidas, todos têm ajudado. Na televisão, um pastor fez uma oração voltada para o Leo, colocamos um CD de música, em que no final tem uma oração feita pra ele. O padre pede por tudo que o Leo precisa: aceleração dos batimentos cardíacos,  regularização do intestino, das dores de ouvido, pede pra tirar os traumas de infância, comenta que essa pessoa já começou sofrendo, pois ele nasceu de um parto muito difícil. É como se ele narrasse a vida do Leo.
Deus tem agido a cada instante. Desta forma fica nítido que devíamos passar por tudo isso, e que existe um propósito, ele quer nos mostrar algo com tudo isso.
No dia 13/09 foi feita uma operação espiritual onde o mentor foi o Alex Carrel. Durante três quartas feiras, às 23 horas, serão feitos os curativos.
Muitos fatos sobrenaturais vêm acontecendo. Eu já tinha sonhado com o dia do incidente três meses antes. Sabemos que temos uma missão e Leo foi o escolhido, desde o momento que ele nasceu minha mãe sempre soube que ele iria sofrer muito.O Leo sempre foi uma pessoa muito boa, ajudou a todos no que podia e no que não podia. Ele é um menino de luz, estamos confiantes que é só uma questão de tempo. Porém, estamos precisando de muitas orações.
Nome completo: Leonardo Guimarães Santos. Endereço: Hospital e Clinica São Gonçalo - Alameda Pio XII, 138 - Centro - São Gonçalo. 3° Andar - CTI II - Leito 8.
Caso queiram entrar em contato meu nome é Camila (21 - 98948504) e minha Mãe (21 - 9860-9362).

Endereço da residência: Rua Jaime Figueiredo, 1295 - Mangueira - São Gonçalo. Nome do pai: Gamaliel Santos. Mãe: Jelvan Santos.

Camila

Resposta do Editor:

Seria interessante procurar uma instituição espírita próxima de sua residência, onde a assistência espiritual poderá ser prestada diretamente à família e ao irmão hospitalizado. No site http://www.enderecocasaespirita.org.br/ a leitora encontrará os endereços de todos os Centros Espíritas situados no Rio de Janeiro e nos demais Estados brasileiros.

 

De: Leonardo Leite Medeiros (Braço do Norte, SC)
Sábado, 26 de setembro de 2009 às 10:33:40
Primeiramente quero agradecer pela resposta quanto à pergunta anterior que fiz. Ao ler o texto indicado por vocês, sobre a regeneração de nosso planeta, surgiu uma dúvida: - Outros planetas hoje já são regenerados? Espíritos que estavam em nosso planeta encarnados, estão encarnando neste ou nesses planetas regenerados?Leonardo

Resposta do Editor:

Há, evidentemente, muitos planetas que já chegaram à condição de mundo de regeneração. Muitos Espíritos que viveram na Terra podem estar, sim, reencarnados em alguns deles. O que determina a encarnação de um Espírito num ou noutro planeta é seu nível evolutivo, que deve estar de acordo com o nível evolutivo do mundo em que irá reencarnar.

 

De: Janete Cleusa M. Pereira (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 25 de setembro de 2009 às 11:11:55
Olá, amigos! Fazendo pesquisa, encontrei esta revista, que muito me agradou e quis logo fazer uma assinatura, quando li a informação que ela é veiculada eletronicamente. Aí, me surgiu a dúvida : Como é que isso se processa? Eu a coloco nos "favoritos" e acesso semanalmente? Ou há algum tipo de "inscrição" para que me seja enviada eletronicamente? Por favor, me esclareçam, pois sou "novata na rede".
Desde, já muito grata.
Fraternalmente,
Janete

Resposta do Editor:

Já explicamos à leitora que para ler esta revista não é preciso cadastrar-se. O acesso ao nosso site é livre e gratuito, e não depende de senha ou inscrição. É preciso, porém, acessá-lo, porque essa é a única forma de ler as edições semanais da revista.

 

De: Ronney Mendes (Brasília, DF)
Sábado, 26 de setembro de 2009 às 17:34:56

Parabéns a todos os envolvidos na manutenção deste site pelo rico e variado acervo disponibilizado a todos os sedentos de informação, educação e conhecimento; meu sincero agradecimento, seguido de um grande e fraterno abraço!
Ronney

 

De: Arlindo Arantes (Laguna, SC)
Sábado, 26 de setembro de 2009 às 21:37:07
Para saber se se trata de uma prova ou expiação, entendo que seja necessário conhecer o histórico do Espírito? Certo? Caso contrario será difícil afirmar-se se trata de prova ou expiação. ou há alguma característica que pode identificá-la, só em uma análise superficial. 
Arlindo
 

Resposta do Editor:

Kardec também ensina que não há como saber se uma pessoa está enfrentando uma prova ou uma expiação. Não existe um meio infalível para determiná-lo. Obviamente, nossos mentores espirituais, tendo em mãos o nosso histórico, poderão saber do que se trata. Nós, encarnados, não temos essa informação.

 

De: Anísio Izidoro (Betim, MG)
Domingo, 27 de setembro de 2009 às 19:40:22
Venho por meio deste convidar Vossa Senhoria, para conhecer a nossa comunidade e nos ajudar com doações em materiais de construção, para que possamos dar continuidade nas obras construção de ambulatórios médicos, para atendimentos as mulheres vitimas de violência e as crianças e adolescentes, vitimas de câncer, aids e portadoras de necessidades especiais.
 
Temos também como prioridade amparar e acolher vitimas da Hanseníase (doença popularmente conhecida por LEPRA), que só causa isolamento, preconceito e descriminação social, pois os portadores possuem seqüelas graves, nos membros, mãos e rosto e mulheres vitimas de violência, "estupros, espancamentos, maus-tratos, constrangimentos, descriminação".

Nossa meta é construir quatro ambulatórios médicos, com dois banheiros inclusive com acesso para cadeirante, sendo que três ambulatórios serão destinados para atendimentos e acolhimentos das pessoas enfermas e uma será destinada para sala de curativos.
 
Nossa meta é criar um Centro de Apoio as mulheres que necessitam de tratamentos especiais, com psicólogos, assessoria jurídica, nutricionista, palestra para enfrentarem o tratamento contra o câncer, aids, com orientações e encaminhamentos, para tratamentos.
Serão oferecidas gratuitamente atividades artísticas e culturais tais como: alfabetização para jovens e adultos, artesanato, pintura, leitura e brinquedoteca, para ajudar na recuperação dos pacientes e para melhorar a qualidade de vida.
Estamos construindo também um espaço Comunitário par atender jovens e adolescentes em risco social. Queremos mudar a realidade da nossa região, que sofre com os altos índices de: preconceito, analfabetismo, prostituição infantil, desigualdade social, por causa do intenso trafico de drogas, principais causadores da violência.
 
A construção desse espaço comunitário, será um investimento social inovador e da maior importância, causará um impacto social, pois a nossa região não existe um projeto com essa finalidade.
 
Para darmos continuidade nas obras de construção, estamos solicitando doações em materiais de construção e não em dinheiro, em qualquer quantidade. (pisos, portas, janelas, sanitários, conexões).
Local da construção: Para conhecer e fazer doações: Rua Padre Damião, numero 254, ao lado da Igreja Presbiteriana, no Sanatório da Colônia Santa Izabel.
Anísio Izidoro

Contato: (031) 3530.7228 - 9744 60 59

 

De: Maria Goretti de Macedo (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 27 de setembro de 2009 às 21:45:31

Boa noite!
Gostaria de informação sobre a casa de repouso LAR MÃE DE RITINHA. Abriga senhores idosos (sexo masculino)? Há vaga disponível? Como visitar ou manter contato? Caso negativo, poderia dar alguma sugestão?
Obrigada pela atenção.
Maria Goretti

Resposta do Editor:

O Lar de Mãe Ritinha fica na Rua Caiobi, 107 – Irajá. O telefone é 3351-6825. A instituição possui 19 leitos e atende apenas mulheres entre 68 e 80 anos de idade. O regime é fechado; o idoso não tem liberdade para entrar e sair da instituição, salvo com autorização da família. Pessoa para contato: Luiza de Neves Medeiros (presidente do centro espírita) e Gloria Maria Saldanha (diretora do lar).

 

De: Lúcia Borges (Londrina, PR)
Domingo, 27 de setembro de 2009 às 17:27:22

Assunto: Especial 126 -  Como se dá a influência espiritual. 

A matéria é ótima, especialmente porque esclarece que muitos tidos como loucos são apenas obsidiados e a doutrina espírita vem nos trazer os meios de combater e tratar essas influências malsãs. Parabéns ao Marcelo.
Lúcia

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita