WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 123 – 6 de Setembro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Kátia Maria Martins Nogueira (Rondonópolis, MT)
Domingo, 30 de agosto de 2009 às 04:38:27
É possível, ao fazermos uma evocação, que o Espírito já tenha reencarnado e mesmo assim, dependendo da necessidade ou da situação, compareça e esclareça sua situação de reencarnado? Essa dúvida surgiu em um estudo que estávamos fazendo, em nossa casa espírita, do Livro dos Médiuns, com relação à evocação de Espíritos encarnados.

Kátia 

Resposta do Editor: 

É possível evocar Espíritos que estejam encarnados. A Revista Espírita traz pelo menos um desses casos, o do menino Carlos, uma criança que hoje seria classificada como especial. Em face disso, é, sim, possível que se dê a hipótese mencionada pela leitora, mas não nos lembramos de nenhum caso que mostre que tal fato já tenha ocorrido. 

 

De: Simone Craveiro (Taboão da Serra, SP)
Sábado, 29 de agosto de 2009 às 09:40:43
Bom dia, equipe da revista O Consolador. Em primeiro lugar quero demonstrar minha gratidão e admiração pelo trabalho realizado por vocês, levando ao conhecimento de todos a doutrina consoladora e os ensinamentos do Mestre Jesus. Mas, hoje venho deixar a vocês uma mensagem muito mais que especial. Meu nome é Simone, tenho 36 anos, sou dona de casa, mãe de três filhas e voluntária da Casa de Apoio a Crianças Carentes com Câncer "Cândida Bermejo Camargo", que  abriga 34 crianças de outros Estados, acompanhadas pelo pai ou mãe, que estão aqui em São Paulo em busca do grande objetivo: vencer o câncer. Esta casa oferece a estas famílias carentes gratuitamente hospedagem, alimentação, medicamentos, transporte, próteses, apoio psicológico, odontológico, fono, amor e dedicação, enfim tudo que é necessário para que essas crianças possam usufruir de conforto e bem-estar durante os tratamentos. A casa sobrevive de doações voluntárias, bazares beneficentes, trabalho voluntário.

Hoje a casa enfrenta inúmeras dificuldades, pois precisa de doadores de pãezinhos, leite, alimentos, medicamentos, roupas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, enfim de tudo um pouco. Sei que não podemos resolver os problemas do mundo, mas no trabalho como o das formiguinhas, poderemos em uma só corrente de amor fazer algo por esses pequeninos. Peço que visitem a casa, conheçam esse trabalho de perto. Caso não seja possível, por favor, divulguem este trabalho para seus leitores, amigos, familiares e tenho certeza de que o Mestre irá abençoar de forma que estaremos a caminho de nossa meta: que um dia essas crianças possam retornar ao seus lares curadas e saudáveis.
Muito obrigada pela atenção de vocês e que Deus possa abençoar e fazer prosperar o trabalho de todos vocês!!

Eis os dados e endereço da instituição:

www.centrocbc.org.br

e-mail: centrocbc@ig.com.br
Rua: Miguel Gonçalves Correia, 157 - Campo Limpo - São Paulo
Fone: (11) 3416.1018 / 5842.8575
Simone
 

 

De: Edaci Giacomin (Porto Alegre, RS)
Sexta-feira, 28 de agosto de 2009 às 21:15:52

Onde encontro material para leitura sobre encarnação (criação) de novos Espíritos na Terra?
Ainda encarnam Espíritos novos na Terra ou só reencarnam Espíritos que já estiveram antes encarnados? 

Edaci
 

Resposta do Editor: 

Sendo a Terra um mundo de provas e expiações, é provável que aqui não encarnem Espíritos novos. Para isso existem os mundos primitivos, que a Terra foi um dia. Em face disso, entendemos que todos os que encarnam em nosso mundo já passaram pela experiência na carne pelo menos uma vez.

 

De: Regina Coeli Gomes de Souza (Juiz de Fora, MG)
Sexta-feira, 28 de agosto de 2009 às 14:56:23

Poderia me ser enviado e-mail informando a data da publicação semanal da revista O Consolador?
Atenciosamente,

Regina Coeli


Resposta do Editor:
 

Já explicamos à leitora que as edições semanais desta revista, embora datadas de domingo, entram no sábado à tarde na rede mundial de computadores.

 
 

De: Paulo César Lopes Bonaldi (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 26 de agosto de 2009 às 23:03:02

Que a paz do Senhor esteja convosco; estava procurando em Biografias em seu site sobre André Luiz, e não encontrei sua biografia. Poderiam informar-me onde a consigo?

Grato.
Paz e Luz,
Paulo César
 

Resposta do Editor: 

Não existe biografia alguma de André Luiz, cuja identidade real não está ainda comprovada. Durante algum tempo pensava-se que ele fosse Osvaldo Cruz; hoje há quem diga que ele é Carlos Chagas, mas os dados divulgados em seus livros nada têm que ver com os referentes aos dois grandes médicos mencionados.

Francisco Cândido Xavier declarou que desde fins de 1941 passou a ver ao lado de Emmanuel um “cavalheiro espiritual” que depois se revelou como André Luiz. Após algum tempo ele se familiarizou com o novo amigo, que participava de suas preces e lhe contava histórias interessantes, muitas delas relacionadas com o Segundo Império. Naquela oportunidade, Emmanuel explicou ao médium que André estava treinando para se desincumbir de uma tarefa importante, que teria início com o livro “Nosso Lar” em 1943, ano em que se concluiu a psicografia da obra. O prefácio, assinado por Emmanuel, é de 3 de outubro de 1943, embora a primeira edição tenha circulado somente em 1944.

Segundo palavras do próprio André, ele não fora na última existência vinculado a nenhuma denominação religiosa e seu objetivo na vida foi a obtenção de uma situação estável e de tranquilidade econômica, fato que, aliás, é típico da sociedade materialista em que vivemos. Sem o necessário autodomínio no trato com as pessoas e excedendo-se nas bebidas e na alimentação, foi isso que, acrescido de suas leviandades na área do comportamento sexual, o levou a desencarnar mais cedo. Na vida espiritual descobriu que a mãe habitava esferas mais altas, enquanto o pai, Laerte, se encontrava no Umbral, onde também estavam as irmãs Priscila e Clara, tal como se dera com ele próprio. Apenas Luísa, desencarnada quando André era pequeno, e sua mãe reuniam condições de auxiliar os familiares.  

 

De: Joice Martins (Porto Alegre, RS)
Terça-feira, 25 de agosto de 2009 às 22:03:40

algumas semanas fiz uma cirurgia espiritual a distância. Fui operada pelo doutor Fernando Lins. Gostaria de conhecer alguma informação sobre este médico.

Desde já agradeço a atenção.
Joice
 

Resposta do Editor: 

Não temos informação alguma sobre o médico citado. 

 

De: José Marcilio (Currais Novos, RN)
Terça-feira, 25 de agosto de 2009 às 14:53:36

Boa tarde, senhores.
Gostaria de saber por que vocês não colocam no link Filmes os filmes brasileiros, como Os Órfãos, Bezerra de Menezes, entre outros.
Abraços e muita paz em Jesus.
José Marcilio
 

Resposta do Editor: 

As sugestões foram anotadas e é isso que se espera de nossos leitores e colaboradores, para que as informações contidas em nosso site possam ser permanentemente atualizadas.

 

De: Henrique Zittlau (Cuiabá, MT)
Terça-feira, 25 de agosto de 2009 às 11:18:37
Olá! Meu nome é Henrique Zittlau, e estou entrando em contato para tentar sanar uma questão que me deixou com uma pulga atrás da orelha...
Um amigo, trabalhando no centro espirita, teve uma 'discussão' com uma aluna sua, com relação à possibilidade de a espiritualidade inferior programar reencarnações. Ele dizia que não, que era impossível, mas não se 'baseava' em nada para fazer tal afirmativa. Ela, contudo, dizia que sim, que a espiritualidade inferior nas zonas abissais poderiam sim programar reencarnações e até missões a Espíritos de baixa vibração, 'digamos inferiores'. Ela se 'baseava' num livro que ela não sabia dizer qual, mas sabia que era de Divaldo, autoria de Manoel Philomeno de Miranda...
E aí? No que acredito!? É possível!? Como!? Aguardo respostas.
Gostaria de deixar aqui minhas felicitações pelas ricas informações e pela existência do site, que se mostra muito útil para mim e muitos dos frequentadores do centro espírita aqui de Cuiabá.
Abraços!
Henrique
 

Resposta do Editor: 

Não temos conhecimento da informação que a aluna citada transmitiu ao seu grupo, e até a estranhamos, visto que, em entrevista feita com o confrade Divaldo Franco, foi-lhe perguntado: “Para haver gravidez, independentemente do desejo dos pais e do reencarnante, existe necessidade de autorização das autoridades espirituais?” E o estimado confrade assim respondeu: “Certamente que sim, porquanto no mapa da reencarnação dos futuros pais já se encontram delineados os filhos que devem, que podem ou que queiram ter. Graças a isso, ocorrem as facilidades na concepção ou os grandes impedimentos que vêm sendo vencidos pela ciência, através dos tempos, facultando a ocorrência sempre sob supervisão espiritual”.

A entrevista a que nos referimos foi publicada na edição 51 desta revista e pode ser acessada por meio deste link: http://www.oconsolador.com.br/51/entrevista.html.

 

De: Irani Filgueira Sousa (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 25 de agosto de 2009 às 02:39:01

Gostaria de saber o endereço do centro kardecista O Consolador em Copacabana, Rio de Janeiro.

Grata.
Irani
 

Resposta do Editor:

Não existe centro espírita com o nome desta revista na cidade do Rio de Janeiro, mas é possível saber os nomes e os endereços de todos os Centros espíritas situados naquela cidade e nos demais Estados brasileiros, acessando o site http://www.enderecocasaespirita.org.br/.

 

De: Mário Fonseca de Campos (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009 às 17:20

Por acaso encontrei seu e-mail ao navegar pela internet. Desde criança tenho convivido com a humilhação. Às vezes tenho vontade de me tornar um bandido, um agressor. Mas sei que isso só vai piorar as coisas, mas ao mesmo tempo vai fazer com que tenham medo de mim. Se eu me tornar um ser violento e cruel, sei que vou inspirar medo e assim serei menos humilhado. Estou escrevendo isso num momento de revolta. Me perdoe, talvez você nem tenha tempo pra ler. É só uma forma de tentar me desafogar. Pelos livros espíritas, foi-me ensinado que existem vidas passadas. Talvez eu já tenha humilhado muito, por isso estou agora pagando pelo que, talvez, já tenha feito. Mas acho que já fui humilhado o bastante. Até quando pagar? Se é que existem dívidas a serem pagas.
Gostaria muito de encontrar alguém que me ajudasse a conviver com isso sem revolta.
Edson 

Resposta do Editor: 

O planeta em que vivemos é chamado de mundo de provas e expiações porque realmente nós necessitamos passar por certas experiências indispensáveis ao nosso progresso. As provas fazem parte da vida, mas elas não existem para nos abater, e sim para serem vencidas. Que fazer diante da dor, do sofrimento, das experiências amargas? Serenidade, resignação, confiança em Deus, convicção de que existe um plano para nós e que vale a pena agir como Jesus recomendou, sem revolta, sem mágoa, perdoando e amando até mesmo aos nossos inimigos.

A prece, uma boa leitura, o estudo da doutrina, ao lado dos passes espíritas, podem ajudar muito nessa caminhada, que é difícil, mas com certeza lhe será frutífera. Busque uma Casa Espírita séria, comece a frequentá-la, participe das palestras e dos estudos e reserve um tempo para ajudar as pessoas que enfrentam privações de toda ordem. Agindo assim, em breve tempo verá que os sentimentos hoje de revolta estarão modificados para melhor.

 

De: Lina Lessa (Salvador, BA)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009 às 17:19:16

Gostaria do endereço de um centro espírita em Madri, na Espanha, pois tenho uma tia que mora lá e está precisando ir, só não sabe aonde
Lina

Resposta do editor: 

Já explicamos à leitora que as informações sobre instituições espíritas na Espanha podem ser obtidas com a Federación Espírita Española, Calle Dr. Sirvent, 36 A - 03160 Alhoradí – Alicante - tel. (34) 626311881, info@espiritismo.cc  e www.espiritismo.cc.

 

De: Márcia Monteiro (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009 às 15:04:36

Gostaria de receber mensagem de minha mãe, que desencarnou o ano passado, mas não consegui ir ao seu enterro, por não ter condições financeiras. Sinto a sua falta e gostaria de saber se ela está bem e dizer-lhe que eu a amo muito.

Márcia

Resposta do editor: 

As comunicações dos nossos entes queridos vêm quando menos esperamos. Busque frequentar uma Casa espírita em sua cidade. Ajude as pessoas, participe das tarefas da instituição e, logo que seja possível, terá o que tanto busca. É bom, contudo, saber que não é preciso valer-se de um médium para termos notícias dos entes queridos que desencarnaram. Podemos contactá-los perfeitamente durante os momentos do sono e, mediante a sintonia, nos momentos de prece e meditação. Os mortos não nos abandonam. Eles lembram com saudade os que aqui ficaram e podem visitá-los. É preciso, contudo, que tenhamos para isso o merecimento, que advém do trabalho, da renovação dos hábitos, da prática do bem e da caridade. 

 

De: Valdes Alexandre dos Santos (Recife, PE)
Terça-feira, 1 de setembro de 2009 às 18:23:08

Referência: Especial da edição 122 “O acaso não existe; a vida é causal, não casual”.

Explicação belíssima sobre causalidade e casualidade!

Valdes

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita