WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 122 – 30 de Agosto de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Horacio Dinalo (Mountain View, Califórnia, EUA)
Terça-feira, 18 de agosto de 2009, às 02:25:29

Bons amigos,
Faço parte de um grupo de estudo e tenho algumas dúvidas que estou tendo dificuldades de encontrar respostas:
1 - Qual a diferença entre o Princípio Vital e o Fluido Vital?
2 - Com a morte através do suicídio, pode acontecer de o principio vital voltar imediatamente para o todo e o fluido vital ficar impregnado no corpo?
3 - Se o fluido vital ainda fica no corpo, qual a influência deste no corpo perispiritual?
4 - O suicida fica preso pelo tempo que deveria viver se não tivesse cometido o suicídio?
Muito obrigado e que os bons espíritos estejam com vocês. 
Horacio Dinalo 
 

Resposta do Editor: 

Conforme as questões 60 a 67 d´O Livro dos Espíritos, o princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos, comum a todos os seres vivos, desde as plantas até os homens. Esse princípio reside no fluido universal. É dele que o Espírito extrai o envoltório semimaterial que constitui seu perispírito e é por meio desse fluido que atua sobre a matéria. Sua união com a matéria causa a animalização, ou seja, é ele que dá vida à matéria e tem por fonte o fluido vital. Quando os seres orgânicos morrem, sua matéria se decompõe indo formar outros organismos, mas o princípio vital retorna à massa de onde saiu. 

Na Introdução e nas questões 68 a 70 da mesma obra, lemos que o fluido vital é o mesmo que fluido elétrico animalizado, fluido magnético ou fluido nervoso. A quantidade de fluido vital não é fator absoluto para todos os seres orgânicos, pois varia segundo as espécies, e também não é fator constante, seja no mesmo indivíduo, seja nos indivíduos da mesma espécie. Existem alguns que são, por assim dizer, saturados, enquanto outros dispõem apenas de uma quantidade suficiente; daí para alguns a vida ser mais ativa, mais vibrante e, de certo modo, superabundante. A quantidade de fluido vital se esgota e pode vir a ser insuficiente para manter a vida, se não for renovado pela absorção e assimilação das substâncias que o contêm. O fluido vital se transmite de um indivíduo para o outro. Aquele que tem o bastante pode dá-lo àquele que tem pouco e, em certos casos, restabelecer a vida prestes a se apagar. 

Sobre o que ocorre com o fluido vital em decorrência da morte de uma pessoa, sugerimos ao leitor que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 59 desta revista, que pode ser acessado por meio deste link:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/59/oespiritismoresponde.html

Com relação ao suicídio, a questão 957 d´O Livro dos Espíritos esclarece que suas consequências são muito diversas: não há penas fixadas e, em todos os casos, são sempre relativas às causas que o provocaram. Mas uma consequência à qual o suicida não pode fugir é o desapontamento. A observação mostra que há algumas consequências que são comuns a todos os casos de morte violenta. Primeiro, a persistência mais prolongada e mais tenaz do laço que une o Espírito ao corpo. Segundo, a prolongação da perturbação espírita, seguida da ilusão que, durante um tempo mais ou menos longo, faz o Espírito crer que ainda está entre o número dos vivos. A afinidade que persiste entre o Espírito e o corpo produz em alguns suicidas uma espécie de repercussão do estado do corpo sobre o Espírito, que sente assim os efeitos da decomposição e experimenta uma sensação plena de angústias e de horror – e esse estado pode persistir tanto tempo quanto deveria durar a vida que interromperam. Mas esse efeito não é geral. 

 

De: Eleandro Severgnini (Ijuí, RS)
Terça-feira, 18 de agosto de 2009, às 09:42:46

Não consigo dormir de noite, mas ouço pancadas. Estou estudando o Livro dos Médiuns.

Tenho dúvidas.
Eleandro

Resposta do Editor:

O sono não é, como alguns pensam, uma perda de tempo. Necessário ao refazimento das forças físicas, ele atende também a uma finalidade importante e pode até tornar-se produtivo. É importante, pois, preservar esse período que dedicamos ao repouso corpóreo. É bom lembrar que a alma não dorme, somente o corpo físico é que repousa; por isso, os distúrbios do sono, quando não produzidos por enfermidades, podem ser prevenidos com um bom preparo antes de nos deitarmos. Uma boa leitura, uma prece feita minutos antes e o pedido ao protetor espiritual que nos leve à participação em atividades nobres ajudarão muito nesse propósito.

 

De: Claudia Leal (Ribeirão Preto, SP)
Terça-feira, 18 de agosto de 2009, às 13:11:16

Gostaria de receber dicas de leitura específica sobre zoantropia. Estou estudando o capítulo 23 de "Nos Domínios da Mediunidade".
Onde mais posso encontrar informações sobre esse assunto?

Obrigada!

Claudia
 

Resposta do Editor: 

Define-se zoantropia [do latim zo(o)- + antrop(o) + -ia] como sendo uma perturbação mental em que o enfermo se acredita convertido num animal, sendo também aplicável o termo à metamorfose perispirítica, através de processo de indução hipnótica, em que o Espírito desencarnado, ainda inferiorizado, ganha a forma animalesca. Licantropia [do grego lykanthropía] é uma das formas de zoantropia, na qual o enfermo se julga transformado em lobo ou a metamorfose perispirítica levou-o a essa forma animal.

O assunto é tratado nas seguintes obras espíritas: Nos Domínios da Mediunidade, cap. 23, e Libertação, cap. V, ambas de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier; Nos Bastidores da Obsessão, cap. 3 e 6; Nas Fronteiras da Loucura, cap. 27 e 28; Painéis da Obsessão, cap. 18, e Loucura e Obsessão, cap. 8, todas estas de Manoel Philomeno de Miranda, psicografadas por Divaldo Franco.  

Sobre o assunto sugerimos à leitora que leia o texto publicado na edição 89 desta revista, que pode ser acessado por meio do seguinte link:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/89/esde.html
.

 

De: Rosilene Magalhães Soares (Salvador, BA)
Terça-feira, 18 de agosto de 2009, às 18:57:01

Amo de paixão essa doutrina linda, e é com muito carinho e esmero que digito estas poucas linhas em forma de agradecimento.

Muito obrigada.
Rosilene

 
 

De: Fátima Lopes (Santos, SP)
Quinta-feira, 20 de agosto de 2009, às 23:52:52

Boa noite!! Gostaria de saber os horários das palestras em Santos e se há escola mediúnica na cidade.
Aguardo resposta.

Fátima
 

Resposta do Editor:

Não temos a informação solicitada pela leitora, mas o link abaixo vai ajudá-la a localizar as instituições espíritas situadas em Santos e respectivos endereços:
http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Izonete Pereira (Belo Horizonte, MG)
Sábado, 22 de agosto de 2009, às 11:21:20

Por misericórdia, orem para o meu pai; que seus movimentos motores voltem para que possa mexer o corpo, sentar, levantar, andar, virar na cama e que seu cérebro volte a dar comando ao  corpo.

Obrigada.
Izonete
 

Resposta do Editor: 

Para pedido de preces, assistência e socorro espiritual, sugerimos à leitora que procure uma instituição espírita próxima de sua casa. O link  abaixo vai ajudá-la a encontrar essa instituição: 
http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Antonio Filippo (São Paulo, SP)
Sábado, 22 de agosto de 2009, às 19:00:41

Gostaria de fazer uma pergunta ao nosso irmão Raul Teixeira, se estou transgredindo a lei espiritual no caso de atender em nossa Casa espírita irmãos necessitados, dando-lhes a fortificação mediante a incorporação (psicofonia) individualmente.
Deus o Ilumine. Aguardo orientação.

Grato.
Antonio 

Resposta do Editor: 

As perguntas direcionadas ao confrade Raul Teixeira devem ser encaminhadas diretamente a ele. Eis o site mantido pelo conhecido orador: http://www.raulteixeira.com/. 

 

De: USE Regional de Jaú (Jaú, SP)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009, à 00:18
Caro irmão:
Você procura informação consistente? Informação com dinamismo, beleza e entusiasmo? Pois visite os sites que abaixo relacionamos. Produzidos pelo amigo Rogério Carrera, do Rio de Janeiro-RJ, os sites transmitem notícias e mantém conteúdo para pesquisa. Em constante atualização, ali estão reunidas entrevistas, biografias, artigos, personalidades, entre outros importantes itens. Mas você precisa “navegar” para ir descobrindo o tesouro de informações ali reunido.
O dado marcante dos sites é o carinho que se percebe com a divulgação espírita nas mãos do habilidoso amigo, que a cada dia se supera nos detalhes e no capricho com os sites. Apenas para citar um exemplo, acesse a programação do centenário do Centro Espírita Verdade e Luz, de Jaú. Ou, se preferir, acesse Notícias para verificar o dinamismo da informação, com datas, cidades e eventos. Visite também, por exemplo, o link do Projeto Imagem. Outra surpresa... se você pesquisar na biografia do autor. Tudo direcionado para divulgar o Espiritismo. O avanço da informação virtual permitiu isso e o trabalho feito por Rogério tem surpreendido a todos nós, exatamente pelo carinho dos detalhes. Não deixe de visitar e “navegar” bastante. Você se surpreenderá!
Os sites são:  www.useregionaljau.com.br e www.centroespiritafxs.com.br
USE Regional de Jaú

 

De: Grupo Espírita Seara do Mestre (Santo Ângelo, RS)
Domingo, 23 de agosto de 2009, às 15:48
Queridos irmãos,
Conheçam o CD com Canções Espíritas "Na Busca da Essência". A busca da essência espiritual é necessidade urgente e desafiadora. O projeto "Na Busca da Essência" vem, em forma de música, conduzir o indivíduo na direção proposta pelo ideal espírita. Nascido por iniciativa de Jonas Demeneghi e Liamara Nascimento, o projeto busca, além da essência, a captação de recursos para as obras do Grupo Espírita Seara do Mestre, de Santo Ângelo-RS. A maioria das canções que integram este CD nasceram com a finalidade de complementar e sensibilizar o público nas exposições doutrinárias realizadas por Jonas Demeneghi. Atendendo aos convites para que este trabalho se concretizasse, outras canções surgiram. O resultado está aí... Que ele possa contribuir para a sua Busca da Essência...
Para adquirir o CD clique no link http://www.searadomestre.com.br/essenciavenda.htm
ou envie um e-mail para: searaespirita@searadomestre.com.br./
Abraços fraternos,
Irmãos do G. E. Seara do Mestre

 

De: Celina De F.G. Ferrell (Querência, MT)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009, às 13:30:25

Por gentileza, vocês possuem imagens e/ou slides que mostram o processo desencarnatório?
Celina
 

Resposta do Editor: 

Não. Quem possui imagens sobre o tema é nosso confrade Richard Simonetti, de Bauru (SP). 

 

De: Luiz Ernesto M. A. Leitão (Ananindeua, PA)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009, às 13:36:35
Venho através deste e-mail comunicar a minha surpresa ao ler um livro do médium Carlos A. Baccelli atribuído a Chico Xavier. Gosto muito de ler os livros do espírito Odilon Fernandes que vêm através desse médium, são livros coerentes, que apresentam valores construtivos no labor mediúnico.
Entretanto, ao ler o livro "O Espírito de Chico Xavier" tive um susto. Não acredito que "nossa alma querida" tenha se comunicado através daquela obra. Entretanto, rogo o amparo da providência divina para o médium, que é trabalhador da Seara e deve ajudar a muitos necessitados.
Que Jesus abençoe nossas dificuldades.

Um abraço fraterno,
Luiz

Resposta do editor:

A obra citada foi objeto de análise na edição 47 desta revista, que o leitor pode ler acessando este link: http://www.oconsolador.com.br/47/especial.html. 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita