WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 120 – 16 de Agosto de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Pedro B.  (Brasília, DF)
Terça-feira, 4 de agosto de 2009, às 11:11:18

Oi! Gosto muito da Revista Eletrônica "O Consolador". Gostaria de SUGERIR ao webmaster que elencasse os artigos por temas ou ainda por nomes dos autores para que pudéssemos ler. Tenho três amigos que colaboram com a revista, mas é difícil buscá-los na revista quando deixo de acessar por um período. Pelo NOME seria mais interessante com os artigos que já foram publicados por cada autor. Enfim. É só uma sugestão.
Pedro
 

Resposta do Editor: 

A sugestão foi anotada. Mas lembramos ao leitor que há uma ferramenta de busca na página inicial da revista. Basta digitar ali o nome do autor ou o assunto pesquisado e, segundos depois, a informação estará na tela do seu computador, permitindo assim ler todas as matérias de determinado autor, que é o propósito da sugestão acima.

 

De: Osires Branco (Balsa Nova, PR)
Quinta-feira, 6 de agosto de 2009, às 09:37:34

Eu li em um livro espírita confiável um texto que dizia o seguinte: dormimos na pedra, sonhamos no vegetal, agitamo-nos no animal e acordamos no Homem.

Pergunto: Isso acontece enquanto matéria ou espírito?
Osires
 

Resposta do Editor: 

A frase que trata do tema cogitado pelo leitor é esta: "Na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente; a partir daí, o progresso, de alguma sorte fatal nas formas inferiores da Natureza, só se pode realizar pelo acordo da vontade humana com as leis Eternas" (Léon Denis, em O Problema do Ser, do Destino e da Dor, FEB, 1989, p. 123). É evidente que o autor se refere nesse trecho ao princípio inteligente ou espiritual, em uma belíssima alusão à chamada evolução anímica, visto que o referido princípio só chega à condição de Espírito depois de passar pelos reinos inferiores da Criação, em que ele se elabora e se individualiza. 

 

De: Andréia Melo (São Paulo, SP)
Domingo, 9 de agosto de 2009, às 19:59:28

Boa noite. Gostaria de saber se vocês tem palestras e tratamentos espirituais durante a semana e quais são os horários.
Grata,
Andréia 

Resposta do Editor:

Em São Paulo, conforme já explicamos à leitora, é importante manter contato com a USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que coordena o movimento espírita no Estado. O site da USE é  http://usespbr.ning.com/.

 

De: Lena Chinelato (Maceió, AL)
Domingo, 9 de agosto de 2009, às 22:22:13

Gostaria que me enviassem mensagens espíritas.

Obrigada.
Lena

Resposta do Editor:

A revista não tem por hábito enviar matérias ou mensagens aos seus leitores. Mas em nosso site, tanto na parte permanente como nas edições semanais, há uma profusão de estudos e mensagens espíritas que a leitora poderá utilizar, imprimindo livremente aquelas que julgar importante divulgar em sua localidade.

 

De: Cyro Barbosa Lima (Barra Mansa, RJ)
Sexta-feira, 7 de agosto de 2009, às 17:06:04

Apreciamos muito o trabalho desenvolvido pelos correligionários em excelente exemplo de caridade para com a Doutrina.  Na oportunidade, solicito-lhes a gentileza de, se possível, informarem-nos, se for do seu conhecimento, da existência de grupo espírita na Escócia, particularmente na região de Aberdeenshire.
Saudações fraternais, com nossos cumprimentos e agradecimento pela atenção.

Em expectativa,

Cyro B. Lima

Resposta do Editor: 

Já informamos o leitor de que existe, sim, um Grupo Espírita formado há anos na cidade de Edimburgo.  

 

De: José Ferreira (São Félix do Coribe, BA)
Quinta-feira, 6 de agosto de 2009, às 23:50:26

Olá, companheiros do Consolador. Eu gostaria de receber todas as informações possíveis que puderem e, em especial, sobre o livro de Sebastião Camargo, do átomo ao anjo. Tenho muito interesse em saber quando será lançado.

José
 

Resposta do Editor:

Não temos informação sobre a publicação da obra mencionada, assunto que o leitor poderá acompanhar lendo a seção Livros – Lançamentos, que integra as edições semanais desta revista. 

 

De: Rita Pires (Cabedelo, PB)
Quarta-feira, 5 de agosto de 2009, às 17:20:53

Boa tarde. Por duas vezes meu tio falecido há mais de dez anos me disse que se encontra no plano espiritual número 20.810. Quando perguntei o que significava, ele disse que eu não entenderia.

Gostaria de saber se existe um plano espiritual com o número 20.810.
Obrigada.

Rita

Resposta do Editor:

Já dissemos à leitora que ignoramos por completo o assunto mencionado. As colônias espirituais conhecidas são geralmente designadas por nomes, não por números, como, por exemplo, Alvorada Nova e Nosso Lar. 

 

De: lio Alberto Cardoso (Viçosa, MG)
Quarta-feira, 5 de agosto de 2009.
Sou dirigente da ACEAK e gostaria de poder contar com o auxílio de vocês enviando temas para palestra bem como fontes de consulta.

Obrigado
Júlio

Resposta do Editor:

No site desta revista, tanto na parte fixa como nas edições semanais, há uma profusão de estudos, artigos, mensagens e entrevistas que podem constituir perfeitamente fontes de consulta para palestras, como muitos Centros já vêm adotando. A revista não tem por hábito enviar matérias por e-mail aos seus leitores. Estes é que, acessando nosso site, têm acesso ao seu conteúdo, sem nenhum custo. 

 

De: lio Venâncio Filho (Três Marias, MG)
Terça-feira, 4 de agosto de 2009, às 21:46:29

Gostaria de assinar O Consolador e recebê-lo em casa. Como faço?

Célio

Resposta do Editor:

Esta revista não trabalha com o sistema de assinaturas, porque ela circula apenas na internet e não tem versão impressa. Para vê-la é suficiente acessar nosso site, sem custo algum, sem inscrição nem senha.

 

De: Maria Aparecida Dionisio (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 3 de agosto de 2009, às 21:37:04

Gostaria de ser uma representante desta revista. Gostaria também de enviar artigo para análise. Sou estudante do curso de Expositores da FEESP e estudiosa da Doutrina.

Atenciosamente.
Maria Aparecida
 

Resposta do Editor:

Toda colaboração é sempre bem-vinda. Os artigos doutrinários a serem publicados podem ser enviados diretamente ao Diretor de Redação – aoofilho@gmail.com - e, se enquadrados na proposta da revista, serão evidentemente publicados.

 

De: Salomão Jacob Benchaya (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 3 de agosto de 2009, às 16:02:45

Caros amigos, envio-lhes, com a sugestão de inclusão, em "Outros Links de Sites Espíritas", o da CEPA-Confederação Espírita Pan-Americana -www.cepanet.org - e o do CCEPA-Centro Cultural Espírita de Porto Alegre - http://ccepa.blogspot.com/ .
Um abraço,
Salomão Jacob Benchaya, vice-presidente do CCEPA 

 

 De: Emmanuel Aragão (Birigui, SP)
Sexta-feira, 7 de agosto de 2009, às 22:41:07

Queridos amigos, a nossa tarefa é de trabalharmos cada vez mais. A hora se aproxima, e a Terra precisará muito de nós. Mantenham-se em suas confianças inabaláveis que Jesus está atento.
Obrigado por tudo. Sob a bênção de Deus, deixamos nosso abraço carinhoso.
Emmanuel Aragão

 

De: Ismênia de Souza Nunes (Florianópolis, SC)
Domingo, 9 de agosto de 2009, às 02:02:11
Parabéns pela revista “O Consolador”. Tive a oportunidade de ouvir as Mensagens na Voz de Chico Xavier através desta revista. Não consegui copiar para o computador, parece que só libera para gravar em CD. Envio-lhes meu texto "Vida", que pode ser encontrado no Recanto das Letras digitando meu nome no Google.
Ismênia
 

Nota do Editor:

Com a carta eletrônica, a leitora enviou o texto abaixo, de sua autoria:

VIDA

Sim, é verdade, embora todos digam ao contrário, eu estou viva!

Não morri, somente mudei de endereço, mas continuo vivendo...

Sorriam, sim, sorriam, porque é assim que gostaria de lembrar-me de vocês nesta despedida para minha viagem; sim, minha viagem; irei viajar para muito longe, mas tenham certeza: – Não morri! Somente meu espírito estará em outra dimensão. Mas meu amor, meu carinho e meu sorriso permanecerão! Lembrarei de cada pessoa, de cada amigo; estarão sempre em meus pensamentos. Mas quero que acreditem que não existe a morte, apenas mudamos de endereço, existem muitas viagens que são inesperadas, porém necessárias; preciso ir...

Preciso ir para outra vida... A vida verdadeira... A vida do Espírito que é imortal... Sim, para a vida... Estarei sempre com vocês, cada vez que pensarem em mim, dêem um sorriso, lembrem-se somente das coisas boas e digam mentalmente: Sinto sua presença em meu coração, tenho saudades, fique com Deus!

Quem sabe você queira me enviar um beijo; faça-o, eu o receberei onde estiver. Beije as pontas de seus dedos e assopre-os com um brilho no olhar, para que esse brilho ilumine a trajetória que este beijo atravessará e chegará até mim...

Não se importe se deixar cair uma lágrima de seus olhos... Lembre-se de mim sempre com alegria, nunca com tristeza ou sentimentos de perda, você deverá continuar seu trabalho, seus estudos, suas amizades, sua vida aí. E eu continuarei meus estudos, trabalho e minha vida aqui, em novo endereço. Jamais tenha sentimentos de revolta, de dúvida, sorria sempre e lembre-se que a semente tem que “morrer” para florescer em árvores exuberantes, assim também é cada um de nós; nosso corpo tomba para que nosso espírito possa alçar vôos para o mais alto.

Lembre-se de que a chamada morte é que é a vida; nós é que confundimos as coisas; quando estamos aqui, estamos presos a este corpo, estamos com muitas de nossas faculdades polidas, mas quando deixamos esse corpo, aí sim, estaremos entrando na vida verdadeira e com nossas faculdades afloradas, estaremos brilhando mais alto.

Por isso, lembre-se sempre de sorrir para que eu daqui possa sentir seu sorriso refletido em meu coração!

O abraço que gostarias de me dar, dê a alguém que estiver ao seu lado, lembrando sempre que o amor, o carinho que sentimos continuará vivo em nossos corações, como eu! (Ismênia Nunes.)

 

De: Rogério Coelho (Muriaé, MG)
Sábado, 8 de agosto de 2009, às 20:43:07

Referência: Especial “Discernimento e bom senso”, de Orson Peter Carrara.

Excelente e muito oportuno o artigo do Orson Peter Carrara, uma vez que os falsos profetas de ambos os planos da vida pululam entre nós. São Luís chega mesmo a recomendar que nunca devemos nos cansar de tomar esses cuidados, passando todas as informações pelo tamis do bom senso, mesmo em se tratando do Mentor da Casa Espírita.
Rogério

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita