WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 116 – 19 de Julho de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Suelene Mesquita (Sydney, Austrália)
Sábado, 11 de julho de 2009 às 00:00:29

Estou precisando muito fazer parte de um centro espírita aqui.

Preciso saber onde fica e sua programação.
Obrigada.
Suelene

Resposta do Editor:

As notícias sobre o movimento espírita na Austrália são divulgadas semanalmente nesta revista, na seção “Espiritismo na América e nos demais continentes”. Em Sydney encontramos a Fundação Joana de Cusa e sua coirmã Casa Espírita Franciscanos, com uma programação semanal intensa. Mais informações sobre essas instituições podem ser obtidas no site www.joanadecusa.org.au, ou pelo tel. (02) 9597 6585 e, ainda, por intermédio deste e-mail: gloriacollaroy@optusnet.com.au

 

De: Maria da Graça Furtado (Pinheiro Machado, RS)
Quinta-feira, 9 de julho de 2009 às 10:48:07

Qual a missão de Kardec, como ela começou?

Maria da Graça
 

Resposta do Editor: 

A missão de Kardec e o trabalho por ele realizado podem ser vistos na biografia do Codificador, que é reproduzida no setor de Biografias deste site. Para lê-la, basta acessar o link abaixo: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/allankardec.html

 

De: Maria Cristina Rabello Soares (San Carlos, Califórnia, EUA)
Quarta-feira, 8 de julho de 2009, às 10:00:26
Faço parte do grupo de estudos mediúnicos do "Joanna de Angelis
Spiritist Society" na cidade de San Carlos na Califórnia, pertinho de São Francisco.

Na apostila do estudo da mediunidade da FEB está' escrito que todo

obsidiado é um médium em desequilíbrio (roteiro 6 - modulo 3 - apostila
1). Podemos concluir desta afirmação que só os médiuns estão sujeitos a
um processo obsessivo? Ou seja, uma pessoa que não possua mediunidade
ostensiva não pode de modo algum sofrer uma obsessão? Ou devo entender
"médium" neste contexto no sentido mais amplo: de que todos nos somos
médiuns?
Atenciosamente,
Maria
 

Resposta do Editor: 

A apostila da FEB está correta, porque vários estudiosos assim o entendem, como André Luiz, Abel Gomes, Suely Caldas Schubert e muitos outros. Se o indivíduo não for dotado de faculdade mediúnica – algo que é bastante raro –, o fenômeno apresentar-se-á de forma diferente. É a doença misteriosa que nenhum médico consegue diagnosticar e tantos outros estados mórbidos que jamais nos fariam lembrar dos processos obsessivos tradicionais.

 

De: Jaqueline Bampi (Caxias do Sul, RS)
Terça-feira, 7 de julho de 2009 às 16:17:38

Olá! É muito comum grandes eventos para homenagear pessoas famosas, quando desencarnam. Eu sou mais a favor de homenagens enquanto a pessoa está encarnada, para que viva junto tal emoção. O ser humano tem dificuldade de valorizar algo ou alguém antes de perder.
Como o Espiritismo enxerga estas homenagens? Elas são igualmente importantes e emocionalmente sentidas pelo Espírito, independente se encarnado ou não?

Obrigada e parabéns pelo veículo de divulgação!
Jaqueline Bampi

Resposta do Editor:

Segundo o que lemos nas questões 320 e seguintes de “O Livro dos Espíritos”, os Espíritos se sensibilizam, sim, com a lembrança que nós temos deles e, nesse sentido, as homenagens aos homens justos, encarnados ou desencarnados, não podem ser por nós censuradas. É claro que em tudo o meio termo é o mais correto e é também fácil entender que os gastos supérfluos e as pompas excessivas em tais homenagens não agradam aos indivíduos de maior envergadura espiritual, que certamente apreciariam que os recursos nisso despendidos tivessem uma aplicação melhor, como por exemplo na minoração das dificuldades enfrentadas pelos mais carentes.

 
 

De: Adriano Grassi (Kissimmee, Flórida, EUA)
Terça-feira, 7 de julho de 2009 às 13:27:18
Temos que aceitar o que diz Kardec sobre o fato de ele ter perguntado as perguntas a muitos médiuns e recebidos respostas idênticas? Há provas sobre isso, cartas da época, enfim alguma prova de que as coisas aconteceram como ele disse nos livros? Sou espírita há muitos anos, mas essa questão me perturba um pouco, pois ainda não achei uma boa resposta.

Muito Obrigado.
Adriano

Respostas do Editor:

Já respondemos ao leitor dizendo que os fatos e as obras de Delanne, Denis, Bozzano, Carlos Imbassahy, Herculano Pires, Emmanuel, André Luiz, Joanna de Ângelis e tantos outros comprovaram a realidade das obras de Kardec. Seria interessante, no entanto, que ele lesse com atenção os volumes que compõem a Revista Espírita, quando então perceberá como a doutrina se formou ao longo dos anos com a participação de grupos espíritas dos mais diferentes lugares. As sessões de doutrinação de Espíritos, por exemplo, nasceram graças à experiência de um pequeno grupo radicado na cidade de Marmande, no interior da França.

 

De: Emerson Leite (Divinópolis, MG)
Segunda-feira, 6 de julho de 2009 às 16:42:06

Que tal fazermos uma campanha no meio espírita visando à doação do corpo humano, com fins de doação de órgãos e estudos científicos, tão logo haja o desencarne!!!

A
cho que, partindo do princípio de que o corpo após o desencarne não nos tem mais serventia e que voltará para o pó, a ideia de usá-lo para novos estudos e engrandecer nossos conhecimentos é aceitável e lógica, além de ajudar a resolver alguns problemas como os adiante relacionados:
1. é grande a fila  de espera para transplantes e pouquíssimos os doadores.
2. nas faculdades, que têm cursos voltados para o entendimento do funcionamento do corpo humano seria de grande valia ter corpos para os mais diversos tipos de pesquisas, o que daria fim ao um tipo de crime que vem crescendo a cada dia, que é a violação de túmulos para a retirada de ossos, com fins de estudos acadêmicos.
3. está cada vez mais difícil fazer a manutenção dos cemitérios, pois a cada dia aumenta o número de pessoas desencarnadas e o espaço para os sepultamentos em certos locais já é quase inexistente.
4. há pessoas que, devido a questões financeiras, não têm sequer condições de fazer o sepultamento digno de seus familiares, passando até mesmo pelo desconforto ridículo de pedir ajuda a terceiros para tal.
Acho, à vista disso, que nosso Pai nos dará apoio, pois ele mesmo quer que evoluamos e isto é, a meu ver, evolução.
Não sei se estou me precipitando, mas se estiver me avisem e, por favor, me digam o que acham da ideia.
Tenham um bom dia e que Deus os abençoe sempre!
Emerson

Resposta do Editor:

A ideia é magnífica e tem todo o nosso apoio, sobretudo quando o objetivo da doação for o transplante de órgãos. Sugerimos ao leitor que envie folhetos e mensagens alusivos à campanha a todos os órgãos de imprensa espírita, para depois estendê-la a todas as pessoas, independentemente de crenças, etnias e condição social.

 

De: Fabiane de Oliveira Santos (Porto Alegre, RS)
Quarta-feira, 8 de julho de 2009 às 00:21:57

Boa noite. Sou fotógrafa iniciante, e fiz umas fotos de flores e paisagens que ao meu ver estão muito bonitas, adicionei umas mensagens do nosso Chico e estou divulgando aos meus amigos. Eu queria lhes oferecer essas imagens para que deixassem em uma galeria para quem quiser salvar e enviar aos seus ou colocar de papel de parede no PC. Estou tentando fazer minha pequena parte, como diz o Chico não com estas exatas palavras: toda árvore grande começou numa sementinha. 
Aguardo contato.
Grata
Fabiane

 
 

De: Rosana Maria Cuoghi (São José do Rio Preto, SP)
Quarta-feira, 8 de julho de 2009 às 13:25:02

Gostaria de saber como faço para assinar a revista O Consolador.

Obrigada.
Rosana


Resposta do Editor:

Nossa revista não trabalha com o sistema de assinatura, porque o acesso a ela é inteiramente gratuito e livre de inscrição e senhas. Basta acessar nosso site para poder lê-la, copiá-la ou baixá-la, sem custo algum.

 
 

De: Denize S. (Jaú, SP)
Quinta-feira, 9 de julho de 2009 às 16:55:28

Preciso muito de ajuda espiritual.

Denize

Resposta do Editor:

Para pedido de preces, assistência e socorro espiritual, recomendamos aos leitores que procurem uma instituição espírita próxima de sua casa, onde poderão obter orientação e o auxílio espiritual de que porventura necessitem. O site seguinte traz os endereços de todos os Centros Espíritas situados no Brasil e em alguns países estrangeiros: http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Michelle Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 9 de julho de 2009 às 11:59:13

Caros amigos, sou frequentadora das palestras e no momento gostaria de uma ajuda de vocês. Acabo de ter um bebê e necessito de uma secretária de lar, mas prefiro oferecer esta vaga de emprego a quem segue a doutrina. Vocês podem divulgar essa vaga nas palestras ou nas obras sociais?

Michelle

 

De: Evamar Lopes Caetano (Belo Horizonte, MG)
Sexta-feira, 10 de julho de 2009 às 21:12:18

Estimaria humildemente que nosso trabalho na divulgação do Consolador Prometido por Jesus fizesse parte do "rol" de links indicados por esse maravilhoso site, ao tempo que sugerimos também singelamente que este site digitalizasse a obra "Chico Xavier: Mandato de Amor". Parece que os direitos desta obra pertencem à União Espirita Mineira. Ah, sim! Em tempo: o site para o qual estamos pedindo divulgação é www.evamar.com.br.

Muito grato.
Cordialmente e fraternalmente,
Evamar

 

De: Dercio Conceição (Campinas, SP)
Data: Terça-feira, 7 de julho de 2009 às 18:16:21

Senhores, estou garimpando na Internet (e em outros meios também - Rádio, CD, DVD) tudo o que encontro em termos de "vídeo" a respeito da Divina Doutrina para colocar em um único "profile" no Youtube. Observei que há bastante coisa espalhada por todos os cantos da rede - minha idéia é tentar ajuntar em um único lugar a maior quantidade possível de títulos. A Internet, como se sabe, é um muito grande lixão de coisas sem valor (no Youtube então, nem se fala), porém nela podemos encontrar sim pérolas muito preciosas, como é o caso, por exemplo, desses vídeos a que me refiro.

Nesse sentido solicito considerar, por favor, a oportunidade e a conveniência de colocar no site de vocês um link para esses vídeos que estão alocados no site do Youtube, algo parecido com aquilo que o Ricardo Noblat (http://oglobo.globo.com/pais/noblat) e tantos outros sites, espíritas inclusive, fazem. Em vez de fazer um "upload" do vídeo no site (haja espaço para armazenamento), coloca apenas uma "máscara" ou link para o endereço do Youtube onde está o arquivo original. Para ver a relação do vídeos que já postei no Youtube, digitar DERCIOC (repetindo DERCIOC) na área de "Procura" ou "Pesquisa" do site, e serão listados todos os títulos, que já são mais de 200 e ainda tenho uma enorme quantidade para postar. Apenas para dar um exemplo, consegui encontrar e postar praticamente todos os "especiais" que as principais emissoras de TVs do país fizeram sobre o Chico Xavier. Observem que não me limitei a simplesmente postar o vídeo, como, de resto, é o que quase todo mundo faz no Youtube. Fiz questão de colocar na área de "Mais Informações" a maior quantidade possível de esclarecimentos e detalhes sobre o conteúdo do vídeo, pois colocar vídeo no Youtube é bem simples, mas pesquisar detalhes e informações confiáveis e seguras para enriquecer a matéria, ah, isso é uma outra conversa.

Os vídeos que mais gosto de recomendar:

ANDRE LUIZ RUIZ - A FORCA DA PALAVRA

http://www.youtube.com/watch?v=4A7bbAF3hXc
PARTIDA E CHEGADA - IMORTALIDADE DA ALMA
http://www.youtube.com/watch?v=dMjsZWFKJmo
CHICO XAVIER - ORACAO NOSSA
http://www.youtube.com/watch?v=78LplbvaO-s
CHICO XAVIER - REPORTAGEM DO FANTASTICO - OS SEGREDOS DE CHICO
http://www.youtube.com/watch?v=qC4nvG-a3kg
DIVALDO FRANCO - ORACAO DA GRATIDAO
http://www.youtube.com/watch?v=lc6k8FPfAJg
DIVALDO FRANCO - EMBAIXADOR DA PAZ, APOSTOLO DO ESPIRITISMO
http://www.youtube.com/watch?v=ehLewmYsg6o
CAIRBAR SCHUTEL, O BANDEIRANTE DO ESPIRITISMO
http://www.youtube.com/watch?v=0ZVUCdCPVnI
Se for o caso, posso mandar-lhes por e-mail a lista de todos os títulos que já postei.
Dércio R. Conceição

 

De: Cláudio Luis Mota da Silva (Florianópolis, SC)
Segunda-feira, 6 de julho de 2009 às 17:58:06
Caros irmãos e irmãs, que Jesus nos abençoe.
Quero antes de tudo parabenizá-los por esta revista eletrônica, que é muito atrativa, esclarecedora e rica em conteúdo. Parabéns a toda equipe.
 
Lendo a entrevista com o Sr. Paulo Fernando de Oliveira, edição nº 114, fiquei muito surpreso e entristecido, ao vê-lo deixar registrado que não é um leitor assíduo das obras espíritas. No meu entendimento, este é fato lamentável, pois, este irmão que concedeu a entrevista é um presidente de uma instituição espírita. Lembremos o que nos diz o Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo VI O Cristo Consolador item 5 quando O Espírito de Verdade assevera que "Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo." Se o irmão afirma que não lê obras espíritas de forma assídua, ou seja, com regularidade, das duas uma: ou não estuda, não se instrui de forma sistemática e regular conforme orientou Allan Kardec, ou então já sabe tudo, o que é muito pouco provável. Não consigo imaginar que seja possível estudar a Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto - científico, religioso e filosófico - sem estudar as obras reconhecidamente espíritas. Na revista Reformador, publicação da Federação Espírita Brasileira de Outubro de 2007 Divaldo Franco assevera que "....estudar, portanto, o Espiritismo, para vivê-lo integralmente, consciente da finalidade existencial, é o compromisso que firmamos no Grande Lar antes do retorno ao corpo físico."

Estudar o Espiritismo é fundamental, é essencial para todos os que se dizem espíritas, muito particularmente, os médiuns e dirigentes espíritas. 

Ainda na mesma entrevista, o entrevistado utiliza o termo "kardecista". Pois bem, partindo do conhecimento, da compreensão que Allan Kardec codificou a Doutrina Espírita, o termo Kardecista ou Kardecismo se torna totalmente incorreto, pois Kardec não fundou a Doutrina Espírita, ela não é concepção sua, a Doutrina é dos Espíritos, por essa razão o primeiro livro lançado foi intitulado de O Livro dos Espíritos, e não O Livro de Allan Kardec. Analisemos a seguinte situação: se eu afirmo sou Espírita-kardecista, pode-se perguntar, existe espírita não-kardecista? E por aí vai. Essa é uma confusão que precisamos sanar urgentemente ou ainda ouviremos os temos: linhas espíritas, espiritismo de mesa branca, espiritismo "a", espiritismo "b", etc. Para aceitar a palavra Kardecismo, teríamos que entender e aceitar que a Doutrina Espírita foi criação de Kardec, aí então, seria aplicável o termo Kardecismo ou kardecista. Como acontece, por exemplo, na psicologia, com a teoria freudiana, chamada justamente de freudiana por ter sido elaborada, concebida por Sigmund Freud.
 
Para finalizar lembro-me de uma palestra que assisti do Divaldo Franco em que ele narra um fato ocorrido com ele próprio. Narra Divaldo, que em certa situação ele fez um questionamento a Joanna de Angelis sua mentora espiritual, e esta lhe disse que a resposta à sua pergunta estava no Livro dos Espíritos. Diante da resposta da mentora, Divaldo disse que já havia estudado o livro 10 vezes e não tinha encontrado que procurava. Eis que Joanna lhe diz "então você precisa estudar pela décima primeira vez." E Divaldo Franco foi estudar...
Abraços, e meus votos de muita paz.
Cláudio Luis
 

 

De: Rita Maria de Macedo Alves (Presidente Prudente, SP)
Domingo, 12 de julho de 2009 às 18:45:25

Referência: Análise do livro “Legião”.

Até que enfim tem-se a coragem de desmascarar essas pseudo-obras espíritas. O pior é que nas livrarias espíritas há coisas assim e até pior, o que chega a nos desencorajar de frequentarmos as casas espíritas, tamanho o despreparo de seus dirigentes que tudo aceitam sem análise e bom senso. Continuem por favor.
Rita

 

De: Lúcia Borges (Campos do Goytacazes, RJ)
Domingo, 12 de julho de 2009 às 15:02:16

Referência: Análise do livro “Legião”.

A respeito dessa matéria posso dizer que, graças a Deus, há espíritas como o confrade José Passini que se propõem a analisar obras como esta, aliás absurda, como tantas outras, para que essas falsas informações não atinjam os mais desinformados ou iniciantes de uma doutrina que tanto nos coloca a par das verdades eternas e que médiuns fascinados e equivocados tentam desvirtuar com tantas bobagens e inverdades.

Parabéns, Jose Passini.

Lúcia

 

De: Bruna Buzzo (São Paulo, SP)
Domingo, 12 de julho de 2009 às 14:26:11

Referência: Análise do livro “Legião”.

Antes de mais nada, felicito o comentarista desta matéria, pelo seu modo equilibrado e pelo bom senso que se vê nas entrelinhas quanto à fraternidade de não ferir a suscetibilidade do "médium" Robson Pinheiro. É assim. Como se não bastassem os inimigos comuns de fora, a Doutrina Espírita os tem entre os de dentro, quer dizer, entre aqueles que estão em nosso meio, que se apresentam no Movimento Espírita como um de nós, mas que em realidade estão longe de sê-lo. Acredito que a Entidade Pai João seja um Espírito bondoso, que queira acertar como qualquer um que reconheça o Evangelho de Jesus. Creio que ele, sendo amigo de Jesus, nunca se submeteria a ditar tamanhas patacoadas e termos bizarros, estranhos à nomenclatura espírita, passando-se por adepto da Doutrina. É de se esperar. Existem muitos médiuns desequilibrados, sob a égide de certos dirigentes de casas espíritas, cujas comunicações não passam de puro animismo, psicografias de péssima qualidade estilístico-gramatical, além de, sobretudo, de péssima qualidade doutrinária, passando-se por mensagens de cunho espírita, e ainda mencionando nomes respeitáveis como o de Francisco Cândido Xavier. Ainda bem que Chico deixou uma senha para que poucos, os mais próximos, soubessem que era ele mesmo, ao se dizer que alguém recebeu uma mensagem do querido e incomparável médium, esse sim um exemplo a ser imitado! Afora as supostas psicografias de certos romances, existem "médiuns pictográficos", de pintura mediúnica, que teimam em arremedar o Gasparetto, que nunca foi espírita, nem ele, tampouco a mãe, expondo pinturas ridículas sem nenhuma qualidade artística, nada que lembre o estilo, a palheta dos grandes vultos da pintura. É lamentável. Para encerrar, o que mais me causa espécie é o Sr. Jeter Jacomini, da Rádio Boa Nova AM, de São Paulo, permitir que o referido "médium" tenha um programa semanal nessa conceituada emissora.
Bruna

 

De: Érika Dias Costa (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 12 de julho de 2009 às 09:59:17

Referência: Análise do livro “Legião”.

O fascínio de estar fascinado. Toda vez que leio um livro novo, uma mensagem nova ou ouço uma comunicação mediúnica tento me convencer de que o médium está envolvido por bons Espíritos que o guiaram pelo caminho reto. Porém, nem sempre é isto que ocorre, e no livro que leio o médium desatento inventa sistemas inexistentes,
 mensagens que impõem regras que nada condizem com o que a Doutrina nos propõe e comunicações que levam mais à exaltação do próprio médium que a do Espiritismo. Aí, eu penso: o que há de errado? Lembro-me do livro que é condutor dos médiuns, O Livro dos Médiuns, e nele se diz que "A fascinação tem consequências muito mais graves. É uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações”. "O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ver o embuste e de compreender o absurdo do que escreve, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente. A ilusão pode mesmo ir até ao ponto de o fazer achar sublime a linguagem mais ridícula..."
Assim, amigos, continuo a me perguntar: o que está acontecendo? Será falta de estudo ou de senso crítico? Estas questões voam e revoam em meus pensamentos como se quisessem sair, eclodir em um grande grito de alerta para os médiuns, bem como para aqueles que vivenciam a tarefa ao seu lado. 
Por que desperdiçar capacidades de auxílio em coisas improdutivas, onde só há um beneficiado? As recordações que não me deixam, voltam com mais um aprendizado, deste livro que norteia as nossas almas, O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI: Não se pode servir a Deus e a Mamon. Um dos dois será menosprezado, ou a retidão no que diz a Doutrina ou a nossa própria vaidade. 

Érika

 

De: Aureci F. Martins (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 13 de julho de 2009 às 20:06:40

Referência: Análise do livro “Legião”.

Mistificações como estas semeiam confusões nas mentes ingênuas afeitas às superstições.
Daí ter Kardec adotado a dúvida sistemática como indispensável à construção de uma fé raciocinante, inabalável.
Parabéns ao articulista.

Aureci

 

De: Valter Roberto Calefi (Londrina, PR)
Segunda-feira, 13 de julho de 2009 às 23:15:44

Referência: Análise do livro “Legião”.

Eu acho que os centros espíritas deveriam indicar os livros das obras básicas e as obras de André Luiz e Manoel Philomeno de Miranda e principalmente o E.S.D.E, para que quando se deparar uma obra como essa, o leitor não iria nem dar atenção,  porque a doutrina espírita tem tantas obras boas que a gente nem deve perder tempo lendo livros como esse, a não ser para fazer uma análise
como o José Passini fez. Eu particularmente não li e não tenho vontade de ler, visto que, pelo que muitos comentam, é uma obra fantasiosa.

Valter
 

 

De: Maria Inez Moreno (Porto Velho, RO)
Terça-feira, 14 de julho de 2009 às 03:11:37

Referência: Análise do livro “Legião”.

Gostei, irmãos, da análise. Deveriam todos os que leram este livro e ainda não têm base sólida apreciar esta análise. Não terminei de lê-lo, pois não me identifiquei com o conteúdo.
Parabéns, e fiquemos alertas para o método inovador das trevas contra a Doutrina Espírita.
Abraços fraternos.
Maria Inez
 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita