WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Internacional
Ano 3 - N° 114 – 5 de Julho de 2009

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 

Um sucesso o II Congresso Espírita da Alemanha

Mannheim foi o palco do evento que teve por tema central a frase “Somos seres imortais” e reuniu espiritistas de vários grupos espíritas da Alemanha e de diversos países da Europa
 

A aconchegante cidade de Mannheim foi a escolhida para sediar o II Congresso Espírita da Alemanha, ocorrido no último fim de semana, dias 27 e 28 de junho (fotos).

Mannheim é uma cidade da Alemanha situada no estado de Baden-Württemberg, na confluência dos rios Reno e Neckar. Durante a 2ª Guerra Mundial sofreu 150 ataques de bombardeios e uma grande parte da arquitetura antiga foi destruída, sendo reconstruída após a guerra. O local do Congresso é uma relíquia do passado, pois foi um dos poucos prédios não destruídos pela guerra. Chama-se Trafohaus, que significa “Casa de Transformador de Energias”. Pensamos que este local foi escolhido a dedo pela Espiritualidade superior, pois retrata o nosso objetivo intimo, ou seja, transformar nossas energias e direcioná-las para o bem.

Como sempre acontece, no dia anterior ao evento o movimento da comissão organizadora é grande com os preparativos para que tudo saia perfeito e a recepção dos conferencistas. E desta vez não foi diferente. Lá estavam os trabalhadores dedicados, empenhados em preparar tudo com muito carinho e eficiência. Recepção, livraria, acomodações, som e imagem, tudo sendo organizado pelos respectivos responsáveis, sob a coordenação de Maria Gekeler, presidente da União Espírita Alemã (UEA).

O trabalho avançava e também os primeiros conferencistas começavam a chegar vindos de diversas partes de Europa. A alegria aumentava e a ansiedade também, pois todos estavam preocupados em atender, da melhor maneira possível, os participantes do evento, como os recepcionistas, os tradutores, os apresentadores e os conferencistas.

À medida que a noite chegava, o local se transformava em uma grande festa, sendo palco de abraços saudosos, sorrisos entusiasmados, conversas edificantes e trocas de experiências. E para coroar esse dia de trabalhos intensos, nada melhor do que uma deliciosa sopa preparada com muito carinho pela comissão organizadora, seguida de uma boa noite de sono.

O sábado amanheceu com uma energia diferente e contagiante, convidando a todos ao trabalho com Jesus. Estavam presentes em torno de 110 pessoas, entre brasileiros e alemães, dentre os quais representantes de diversos grupos espíritas da Alemanha e confrades procedentes de Portugal, Áustria, Suíça, França e Espanha. 

Hênia Seifert, desencarnada em junho,
foi lembrada por todos

A pianista Marileia Conde, Suíça, por meio da sua bela música e seu sorriso contagiante, inundava a atmosfera com vibrações balsâmicas.

A abertura oficial ficou a cargo de Maria Gekeler, presidente da UEA, que, emocionada, agradeceu a presença de todos e convidou-nos para fazer um minuto de silêncio em homenagem a Hênia Seifert, antiga e dedicada trabalhadora do movimento espírita alemão, desencarnada no dia 25 de junho último. Hênia foi a primeira presidente da União Espírita Alemã e organizadora do I Congresso Espírita da Alemanha.

Após a prece inicial, deu-se início às conferências do primeiro dia de atividades, conforme o programa seguinte:

1) Fernanda Marinho Göbel – Alemanha, enfermeira cirúrgica, fundadora da Associação Grupo de Estudos e Trabalhos Allan Kardec – ALKASTAR, Alemanha. Tema: Tratado de Metapsíquica. Idioma: Alemão, com tradução ao português pela própria conferencista.

2) Humberto Werdine – Espanha, engenheiro eletro-nuclear, membro fundador da Associação de Estudos Espíritas John Huss, Viena. Tema: A Reencarnação como Oportunidade de Crescimento do Ser Humano. Idioma: Português, com tradução ao alemão por Ozanan Rocha.

3) Edith Burkhard – Suíça, secretária e tradutora, 2ª. Presidente do CEEAK, Winterthur. Tema: A Vitória da Vida Depois da Morte. Idioma: Alemão, com tradução ao alemão pela própria conferencista.

Ao término das três conferências, deu-se um momento de perguntas e respostas, que foi muito concorrido e demonstrou o grande interesse do público pelos assuntos tratados. Encerrada a primeira etapa dos trabalhos, fomos brindados com um delicioso almoço, que constitui sempre um ponto alto na confraternização  e  troca de

Conferencistas

Momento de perguntas e respostas

Vista parcial do público

Vista parcial do público

Teatro

Livraria

Almoço de confraternização

Claudia Bonmartin (França) e
Claudia Werdine (Espanha)

Maria Gekeler e Elsa Rossi

Maria Gekeler, presidente UEA e
Euda Kummer, diretoria

Local do evento

experiências.

Durante os intervalos e as refeições, o público contava com uma diversificada livraria, onde era possível encontrar obras espíritas em diversos idiomas. Na ocasião foram lançados três livros espíritas traduzidos para o alemão. São eles: Meine Teddy Bear, livro infantil traduzido do original inglês, de autoria de Elsa Rossi, e O Evangelho segundo o Espiritismo, publicados pela Alkastar, e Quem tem medo da morte, de Richard Simonetti, publicado pela editora Perisprit, de Stuttgart.

A visão espírita do suicídio foi um dos
temas das conferências

Dando continuidade aos trabalhos, a tarde reservava-nos mais trabalho, muita aprendizagem e belas surpresas, enquanto Marileia Conde, com sua música envolvente, nos convidava à confraternização e à alegria.

As conferências seguintes foram:

1) Claudia Bonmartin – França, presidente do CEEAK Paris e membro da Union Spirite Française et Francophone, França. Tema: O Suicídio na Visão Espírita. Idioma: Português, com tradução ao alemão por Mirna Gabriel.

2) Claudia Werdine – Espanha, educadora e expositora espírita na área da Evangelização Infanto-Juvenil. Tema: Proposta da Doutrina Espírita para a Educação do Homem. Idioma: Português, com tradução ao alemão por Karina Rogalla.

Mais uma vez o momento para perguntas e respostas foi disputadíssimo, abordando agora os temas acima mencionados.

O fim de tarde chegava aos poucos, deixando no coração de todos uma imensa satisfação e alegria pelo muito que nos foi proporcionado com relação aos assuntos tratados nesse dia. Ressaltamos a beleza das apresentações e a qualidade, profundidade e seriedade com que os temas foram abordados por cada conferencista. Realmente um trabalho brilhante!

Esquecidos do tempo e envolvidos nessa atmosfera de estudos e aprofundamento de conhecimentos, somente o cheirinho do jantar aguçava nossa fome e nos fazia seguir ao restaurante.

Para encerrar os trabalhos desse primeiro dia, retornamos ao salão, em que fomos presenteados com uma belíssima apresentação teatral, abordando o tema central do Congresso, ou seja, Somos Seres Imortais. Somente com música e expressão corporal, o grupo teatral Skarramouche, de Stuttgart, emocionou a todos levando-nos às lágrimas, tamanha era a beleza e sensibilidade do trabalho. Vale ressaltar que este pequeno grupo é composto por alguns integrantes do Grupo S.E.E.L.E – Círculo de Estudos Espíritas Allan Kardec, Stuttgart, Alemanha, cuja dirigente é nossa querida amiga Maria Gekeler.

Ainda inebriados pelas energias salutares decorrentes da encenação teatral, confraternizamos com a música de Marileia e, extravasando nossos sentimentos mais íntimos, cantamos de mãos dadas a bela e significativa música Paz pela Paz, de Nando Cordel, um momento muito marcante e especial que ficará para sempre registrado em nossos corações.

Elsa Rossi falou sobre o papel do CEI na
divulgação do Espiritismo

O domingo fez-se presente e com ele novas emoções, estudos e confraternização. Marileia Conde nos saudou com sua música, convidando-nos a acompanhá-la ao teclado com a canção “Bom Dia”.

Dando continuidade aos trabalhos, Ozanan Rocha, vice-presidente da União Espírita Alemã, agradeceu mais uma vez a presença de todos e fez uma ligeira retrospectiva dos temas abordados na véspera.

Após a prece inicial proferida por Edith Burkhard, foram proferidas as seguintes conferências:

1) Elsa Rossi – Reino Unido, escritora e 2ª Secretária do Conselho Espírita Internacional e secretária da BUSS – British Union of Spiritist Societies. Tema: A Contribuição do Conselho Espírita Internacional na Divulgação do Espiritismo. Idioma: Português, traduzido ao alemão por Mirna Gabriel.

2) Rejane Spiegelberg – Áustria, engenheira eletro-nuclear e 2ª presidente da Associação de Estudos Espíritas Allan Kardec, de Viena. Tema: Superconsciente – Celeiro para o Futuro. Idioma: Português, traduzido ao alemão por Edith Burkhard.

3) Maria Isabel Saraiva – Portugal, bacharelado em Contabilidade e Administração e presidente da Associação Espírita de Leiria, Portugal. Tema: Multiplicidade das Existências. Idioma: Português, traduzido ao alemão por Ozanan Rocha.

4) Christina Renner – Alemanha, secretária e vice-presente do Círculo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Grupo S.E.E.L.E, Stuttgart. Tema: Evidências sobre a Imortalidade da Alma. Idioma: Alemão, traduzido ao português por Ozanan Rocha.

Devido ao grande interesse do público demonstrado nas inúmeras perguntas e o curto espaço de tempo, algumas foram respondidas e as restantes serão encaminhadas por e-mail a cada conferencista, para que a resposta seja dada posteriormente a todos. Para isso, foi distribuída entre os presentes uma lista contendo os e-mails dos participantes.

Para abrilhantar ainda mais o evento, contamos com a visita surpresa de Charles Kempf, 1º Secretário do Conselho Espírita Internacional e Coordenador do CEI Europa, que, apesar de estar de férias com a família, fez questão de dar uma paradinha no evento para transmitir a todos o seu abraço fraterno, suas palavras de encorajamento e apoio.

No final do evento, enorme emoção tomou
conta de todos os corações

A hora do encerramento se encaminhava e a emoção já começava a tomar conta dos corações, pois foi um fim de semana abençoado, em que a fraternidade, o trabalho reconfortante e a aprendizagem salutar imperavam.

Após mais um animado momento musical, no qual Marileia Conde improvisou um alegre e animado coro com a participação de todos os presentes e visando encerrar o II Congresso Espírita da Alemanha, foi convidada a presidente da União Espírita Alemã para proferir as palavras finais em alemão. Maria Gekeler, muito emotiva, agradeceu então a presença de todos os participantes e conferencistas e à equipe de trabalho. Externou também a importância, tanto da visão espiritual quanto física, da realização de encontros e congressos espíritas desta natureza. E, ainda mais emocionada, conclamou os participantes para que todos se engajassem, com coragem e empenho, na divulgação do Espiritismo na Alemanha e na Europa.

Em seguida, Ozanan Rocha traduziu as palavras de Maria Gekeler para o português e proferiu, com muita emoção, a prece de encerramento, momento em que uma enorme emoção tomou conta dos corações em virtude da beleza, da força e do entusiasmo que nasceram e se fortaleceram durante os dois dias do Congresso.

Não poderíamos finalizar esta reportagem sem mencionar a eficiência e competência de duas equipes especiais que muito trabalharam: a equipe de som e imagem composta por nossos companheiros Alberto, Alexandre e sua bela esposa Ludmila, assim como a equipe de tradução, composta por Ozanan, Karina e Mirna.  Parabéns e muito obrigada!

Ah... Não podemos esquecer também a equipe da pequena cantina que nos intervalos nos cativava com o café quentinho e os petiscos saborosos preparados pelos bondosos voluntários e trabalhadores do Movimento Espírita Alemão.

Agradecidos estamos pelo imenso carinho com que fomos recebidos pelos companheiros espíritas da Alemanha. Sentiremos saudades e desde já aguardamos ansiosos o próximo  Congresso.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita