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Cartas
Ano 3 - N° 113 – 28 de Junho de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Jorge da Silva Lima (Vila Nova de Gaia, Portugal)
Sexta-feira, 19 de junho de 2009 às 15:30:40

Numa sessão mediúnica, o médium "sente" e reflecte o estado em que o Espírito sofredor se encontra no momento da "incorporação". A minha pergunta é: em algum momento dessa sessão, seja logo na aproximação ao médium, durante, ou quando o Espírito se retira no fim, o médium "vê" o Espírito ou algo relacionado com o Espírito que está a ser doutrinado?

Agradeço a resposta.
Um abraço fraternal.

Jorge

Resposta do Editor:

Com base em nossa experiência de 30 anos dirigindo sessões mediúnicas, podemos afirmar com toda a certeza que há médiuns que veem, sim, o Espírito comunicante, às vezes antes mesmo da comunicação e ao final dela, quando ele se afasta, mas há também os que nada veem e tão-somente sentem a presença do Espírito. O fato indica que tais variações estão relacionadas diretamente com a faculdade mediúnica do sensitivo.

 

De: Marcos José de Souza (Carapicuíba, SP)
Terça-feira, 16 de junho de 2009 às 13:24:52

Segundo informação em curso mediúnico, diz-se que na ressurreição de Lázaro este estava em estado de letargia, que Jesus lhe aplicou um passe e ele retornou a viver. Pergunto o que teria acontecido com o corpo de Jesus? não era matéria!

Resposta do Editor:

Lemos em A Gênese, de Kardec, cap. XV, itens 64 a 66, que Jesus teve, como todo homem, um corpo carnal e um corpo fluídico, o que é atestado pelos fenômenos materiais e pelos fenômenos psíquicos que lhe assinalaram a existência. Quanto à ressurreição de Lázaro, sugerimos ao leitor que leia o cap. XV, itens 37 a 40, da mesma obra.

 

De: Mel Cunha (Timóteo, MG)
Terça-feira, 16 de junho de 2009 às 23:53:38

Gostaria de saber sobre o livro" Maria de Nazaré". Vocês me recomendam?
Vocês podem me dizer se Jesus esteve com os Efésios? Podem me enviar algo sobre o Sermão da Montanha?
Gostaria de assinar esta revista. Como faço?

Obrigada. Muita Paz!
Mel

Resposta do Editor:

Não conhecemos o livro “Maria de Nazaré” e não sabemos se Jesus esteve ou não com os Efésios. O Sermão da Montanha está contido nos cap. 5, 6 e 7 do Evangelho de Mateus, que é o único evangelista que o transcreveu integralmente. Nada melhor para conhecê-lo do que ler esses capítulos. Com relação à assinatura desta revista, explicamos que não procedemos dessa forma. Não é preciso, para lê-la, inscrição, senha ou pagamento de qualquer espécie. Basta acessar o site www.oconsolador.com/.

 

De: Rúbio Sergio (Trindade, Goiás)
Quarta-feira, 17 de junho de 2009 às 13:30:10

Gostaria de ter alguma orientação a respeito dos cursos e materiais utilizados, que constam do menu “Estudos Espíritas”.
Por exemplo, as Obras Básicas: qual a carga horária, duração do curso, didática utilizada, etc.
Pretendo iniciar um estudo em nosso Centro e gostaria de ter a autorização para a utilização deste material bem como um direcionamento a respeito da programação, metodologia, etc.
Desde já agradeço a atenção.
Rúbio

Resposta do Editor:

Todos os estudos publicados nesta revista, seja na parte fixa, seja nas edições semanais, podem ser livremente copiados, impressos e utilizados pelas Casas Espíritas. Quanto à metodologia e à duração, nada há predeterminado. Isso dependerá da experiência dos que orientam os estudos na Casa. Pessoalmente, apreciamos os estudos em grupo, debatendo as questões apresentadas e lendo depois os textos, que são, como o leitor pode comprovar, uma espécie de condensação dos livros em foco. Nessas leituras, é interessante que todos do grupo participem. A duração dos cursos depende também da velocidade que se queira imprimir ao estudo. Nossa experiência, com relação às obras de maior peso doutrinário, indica que não devemos ter pressa nos estudos. A pressa pode reduzir a qualidade da compreensão e a retenção das matérias. 

 

De: Janaina Falcão (Fortaleza, CE)
Sexta-feira, 19 de junho de 2009 às 08:03:11

Olá amigos, estudando o Livro dos Espíritos em grupo, nos deparamos com a questão 26, e não compreendemos bem a resposta:
“26 - Pode-se conceber o Espírito sem a matéria e a matéria sem o Espírito? - Pode-se, sem dúvida, pelo pensamento.”
Será que poderiam nos ajudar a esclarecer essa dúvida?
Obrigada.
atenciosamente,
Janaina

Resposta do Editor:

A compreensão dessa questão implica o entendimento do que foi dito na questão 22 d´O Livro dos Espíritos, em que os imortais ensinam que a matéria é o liame que prende o Espírito, é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação. Desse ponto de vista, explica Kardec, pode dizer-se que a matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual atua o Espírito. Eles estão, dessa forma, umbilicalmente ligados e só pelo pensamento poderemos concebê-los isoladamente.

 

De: Ana Paula  (Tangará da Serra, MT)
Sexta-feira, 19 de junho de 2009 às 12:51:15
Quero saber onde encontro um dicionário espírita completo. E o que significa prestidigitação?

Ana Paula

Resposta do Editor:

Não sabemos se existe um dicionário espírita completo, mas há, com respeito ao assunto, o excelente Dicionário de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo, de João Teixeira de Paula, publicado em 3 volumes pelo Banco Cultural Brasileiro Editora Ltda., de São Paulo. No site desta revista temos o Vocabulário Espírita, que o leitor pode consultar, bastando para isso clicar no link pertinente.

Prestidigitação significa arte e técnica de prestidigitador; ilusionismo, passe-passe, arte mágica. Prestidigitador diz-se do artista que, pela ligeireza dos movimentos das mãos, faz deslocar ou desaparecer objetos, iludindo a vigilância do espectador de maneira que parece inexplicável.

 
 

De: Eurípedes Barbosa (Taguatinga, DF)
Sábado, 20 de junho de 2009 às 17:49:51
Como devo proceder para enviar artigo para análise do conselho editorial e posterior publicação ou não? Fico no aguardo.
Eurípedes.

Resposta do Editor:

Toda colaboração será bem-vinda. Se o artigo se enquadrar na proposta editorial desta revista, ele será aceito e publicado. A remessa dos artigos pode ser feita diretamente ao Diretor de Redação da revista, valendo-se do endereço divulgado em nosso site.

 
 

De: Fred Teles (Recife, PE)
Sábado, 20 de junho de 2009 às 18:23:33
Como faço para fazer uma assinatura?
Fred

Resposta do Editor:

Não trabalhamos com o sistema de assinatura. O acesso a esta revista é livre para qualquer pessoa. Não é preciso, pois, para lê-la, inscrição, senha ou pagamento de qualquer espécie. Basta acessar o site www.oconsolador.com/.

 
 

De: Tacaraci Fernandes Vieira (Taubaté, SP)
Domingo, 21 de junho de 2009 às 11:19:04

Sendo espírita, podemos frequentar uma casa espírita onde a prática se desvia muito da codificação e pende mais para o lado esotérico? 
Tacaraci 

Resposta do Editor: 

Se o leitor é espírita, o ideal será procurar frequentar uma instituição genuinamente espírita, ou seja, que siga as orientações contidas na Codificação Kardequiana, o que não é difícil encontrar em sua cidade. Se necessário, acesse o site da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, onde obterá informação sobre o movimento espírita em Taubaté. Eis o site: http://usespbr.ning.com/. 

 

De: Simone da S. Craveiro da Silva (Taboão da Serra, SP)
Domingo, 21 de junho de 2009 às 15:26:23
Quero somente agradecer por ter a oportunidade de poder pesquisar e estudar através deste site de O Consolador, que é maravilhoso desde as mensagens até o próprio consolo e esperança que recebemos através deste site.
Muito obrigada!!
Simone

 

De: Débora de Souza (Portugal)
Domingo, 21 de junho de 2009 às 19:03:30
Gostaria de saber onde encontro Centro Espírita Allan Kardec aqui, pois gostaria de desenvolver-me. Agradeceria se me pudessem contactar.
Débora

Resposta do Editor:

Sugerimos à leitora que entre em contato com a Federação Espírita Portuguesa. Eis as informações para esse contato: telefone 00 351 214 975 754, geral@feportuguesa.pt, feportugal@sapo.pt e www.feportuguesa.pt.

 

De: Ana Marlete Rocha (Barra dos Garças, MT)
Sexta-feira, 19 de junho de 2009 às 10:19:59
Participo de um pequeno centro espírita e estou precisando de ajuda. Estamos dando o curso de conhecimento iniciando com noções básicas de Espiritismo e estamos precisando do Corrente Magnética. Pode ser livro usado ou com conteúdo on-line.
Por favor, me ajude a conseguir esse material.
Desde já agradeço
Ana Marlete

 

De: Lena... (Manaus, AM)
Quinta-feira, 18 de junho de 2009 às 16:10:14
Eu soube superficialmente que o Dr. Bezerra de Menezes teria sido um dos Espíritos reportados no livro Ave Cristo, de Emanuel; que o médico teria sido naquela época um oficial romano. Gostaria de saber se vocês têm conhecimento disso e qual era o personagem para eu poder identificá-lo no livro.
Muito obrigada pela atenção.
Lena

Resposta do Editor:

Segundo informações correntes no meio espírita, Dr. Bezerra teria sido Ápio Corvino, pregador de Lião, que foi contemporâneo de Átalo de Pérgamo, admirável herói entre os mártires gauleses. Corvino, então com mais de setenta anos, é citado nos capítulos II e III do romance Ave, Cristo, de Emmanuel.

 

De: Jaqueline Bampi (Caxias do Sul, RS)
Sexta-feira, 19 de junho de 2009 às 21:42:37

Gostaria de saber a história de Ismael, citado seguidamente nas mensagens de Bezerra e também citado em texto que discorre sobre a Abolição da Escravatura.
Jaqueline

Resposta do Editor:

Segundo Humberto de Campos, em texto psicografado por Francisco Cândido Xavier, a entidade espiritual de nome Ismael citada em vários livros espíritas é, de fato, o mesmo Ismael, filho de Abraão, cujas referências bíblicas podemos encontrar nos cap. 16, 17, 21 e 25 do Gênesis, primeiro livro do Antigo Testamento.

De forma resumida, eis o que o Gênesis fala sobre Ismael:

Sara, mulher de Abraão, era estéril, e por isso pediu-lhe que tomasse sua escrava Agar por mulher. A escrava, que era natural do Egito, ficou grávida e gerou a Ismael. Antes disso, porém, logo que ficou grávida, ela passou a desprezar Sara, que revidou com maus tratos sua hostilidade, levando-a a fugir de casa. Um anjo interveio e fez com que Agar retornasse ao lar, porque ela iria parir um filho, a quem deveria pôr o nome de Ismael. Treze anos depois do nascimento de Ismael, o Senhor apareceu a Abraão e lhe propôs um pacto, que Abraão e seus descendentes deveriam observar: todos os machos deveriam ser circuncidados, a começar do grande patriarca. Os meninos deveriam ser circuncidados até oito dias, fosse filho ou escravo. Abraão e Ismael, que contava treze anos, foram circuncidados no mesmo dia.

Algum tempo depois, nasceu outro filho de Abraão, dessa vez com Sara, em quem Abraão pôs o nome de Isaac, circuncidando-o no oitavo dia, conforme a ordem que recebera de Deus. O menino cresceu e foi desmamado. Nesse dia deu Abraão um grande banquete. Sara, porém, vendo Ismael, filho de Agar, brincando com Isaac, pediu a Abraão que a expulsasse de casa, porque o filho da escrava não poderia dele ser herdeiro juntamente com Isaac. Abraão achou isso duro, por causa de seu filho Ismael, mas o Senhor disse que atendesse ao pedido de Sara, porque de Isaac é que sairia a estirpe que lhe herdaria o nome e prometeu-lhe também fazer de Ismael pai de um grande povo, por ter o seu sangue. Abraão obedeceu de pronto: de manhã tomou pão e um odre de água e pô-los às costas de Agar, despedindo-a juntamente com seu filho. A escrava, sem saber aonde ir, tornou-se errante pelo deserto de Bersabé. Logo que acabou a água do odre, Agar deixou seu filho deitado debaixo de uma árvore e se afastou para bem longe, dizendo que não iria ver morrer o menino. E pôs-se a chorar. O Senhor, porém, ouviu a voz de Ismael e um anjo chamou Agar, dizendo-lhe: “Que fazes, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino. Levanta-te, toma o menino e tem-no pela mão, porque eu o farei pai de um grande povo”. Nesse instante, o Senhor lhe abriu os olhos e Agar viu um grande poço de água, encheu o odre e deu de beber a Ismael, que, assistido pelo Senhor, cresceu e ficou vivendo no deserto de Faran, tornando-se um mancebo flecheiro. Depois, sua mãe o casou com uma mulher do Egito. Os filhos de Ismael foram Nabajoth, Cedar, Adbeel, Mabsam, Masma, Duma, Massa, Hadar, Thema, Jethur, Naphis e Cedma, doze filhos, doze príncipes em suas respectivas tribos. Ismael habitou desde Hévila até Sur e viveu 137 anos. 

 

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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita