WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 111 - 14 de Junho de 2009

CLAUDIA SCHMIDT
claudia2704@gmail.com
Santo Ângelo, Rio Grande do Sul (Brasil)
 

A escola mágica


 
Sam não gosta de estudar e nem de ir à escola. Cátia tem dois anos a mais que ele, mas vive com a cara enfiada nos livros, adora ler e estudar! 

Um dia, Cátia se mudou para o mesmo prédio onde Sam mora. Logo o menino observou que ela ficava sentada no pátio lendo por muito tempo, e passou a se perguntar: “O que pode ser tão interessante?” 

Um dia, ele foi chegando de mansinho e descobriu que ela lia um livro chamado Mensagem do Pequeno Morto1. Morto mandando mensagem? – pensou o garoto. Curioso, pediu o livro emprestado e... devorou a leitura! Foi assim que Sam descobriu um novo mundo: o Mundo dos Espíritos. E esse foi apenas o primeiro de muitos livros que a menina passou a emprestar a ele... 

Assim, os dois passaram a se encontrar no pátio do prédio para conversar sobre os livros que liam. Trocaram muitas idéias e Sam aprendeu muitas coisas sobre a Doutrina dos Espíritos com a nova amiga.  

Conversando, Cátia descobriu que Sam não gostava de estudar e de ir à escola. Ela então traçou um plano para ajudá-lo a mudar de idéia. 

– Não concordo! Estudar é muito chato! – reclamava Sam. 

– Eu é que não concordo com você: estudar é dez!  

– Alguma coisa está errada – disse o menino. Nós frequentamos a mesma escola!  

– Mas a minha escola é mágica, a sua não é! 

O menino ficou sem entender... Cátia então mostrou a ele um livro chamado Escola Mágica2, que tinha o desenho de uma escola e algumas crianças na capa.  

– Vou lhe mostrar a sua escola. E a menina folheou o livro de maneira que todas as páginas apareceram em branco. Esta é a sua escola, ela está escondida atrás da sua má vontade em aprender! Se você pensar que aprender e estudar é chato, vai ser mesmo! Tente pensar diferente! Você lembra algo que gostou de aprender?  

O menino ficou algum tempo em silêncio e lembrou as aulas de História. Era legal saber as coisas que já aconteceram através das narrativas divertidas da professora. 

– Viu só! – exclamou Cátia. Sua escola pode ser diferente. Com um pouco de boa vontade e disposição em aprender, é possível você achar que estudar é importante e necessário! Quando você perceber isso, sua escola vai ficar assim: e a menina mostrou o mesmo livro, agora com figuras de uma escola em preto e branco, que não haviam aparecido antes. 

– Como você fez isso? – quis saber Sam. 

– Minha mãe me ensinou que a minha escola é mágica! - riu a menina. Com ela eu também aprendi: não devo estudar porque ela quer ou para agradar os professores... Eu estudo porque gosto de saber as coisas e para ter uma profissão um dia. Assim, minha escola é um local legal, onde eu posso fazer amigos e aprender coisas interessantes. Sabia que eu também vou a outras aulas mágicas: as aulas de evangelização espírita? 

Não deu tempo de Sam responder, porque a menina seguiu dizendo: 

– Se você entender que estudar é legal, então sua escola será assim: e mostrou o mesmo livro, agora com as figuras de antes completamente coloridas e alegres!  Sua escola será mágica! Como a minha é! 

Cátia teve que contar o segredo do livro, e Sam teve que concordar que aprender pode ser divertido... Aos poucos ele compreendeu que a escola é apenas uma parte do aprendizado desta vida. E que, se prestarmos atenção, todos os dias estamos aprendendo coisas novas, em diferentes locais além da escola, afinal, reencarnamos para aprender e evoluir!  

Os dois amigos continuaram a se encontrar nos corredores do prédio, mas agora também se encontram na biblioteca da escola e vão juntos às aulas de evangelização espírita. Sam ainda não sabe, mas terá, mais tarde, a oportunidade de se tornar professor de uma escola que ele ajudará a ser mágica...

 

Referências:

(1) Livro psicografado por Chico Xavier, ditado pelo Espírito Neio Lúcio. Editora FEB.

(2) Livro de autoria de Donaldo Buchweitz e James Misse. Editora Ciranda Cultural.
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita