WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Esperanto em destaque
Ano 3 - N° 108 – 24 de Maio de 2009
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)


Pedras de todo o mundo compõem monumentos esperantistas

O empresário esperantista francês Michel Basso mandará erguer dois monumentos em homenagem à língua internacional neutra. O local das construções será a cidade de Herzberg am Harz, na região central da Alemanha. A inauguração está prevista para ocorrer no mês de junho. Uma obra será intitulada Esperança; a outra, Esperanto. O idealizador da iniciativa solicita aos esperantistas de todo o mundo que enviem pequenas pedras, a fim de que os monumentos sejam formados por elementos de todos os países. O material deve ser enviado para o Centro Intercultural  de  Herzberg.  Muitas

pedras já chegaram, dentre elas partes de vitrais e pedras da famosa Esperantoplatsen, em Göteborg, na Suécia. Em apoio à iniciativa de Basso, a BEJO convida seus membros e toda a comunidade esperantista e simpatizante a colaborar. As pedras não precisam ser preciosas e podem ser no tamanho de uma azeitona ou ovo de codorna, por exemplo. É interessante que a pedrinha tenha alguma relação com pessoas ou com lugares famosos e que venha indicado o local onde foi encontrada, o nome da pessoa que a enviou, o tipo de pedra etc. A campanha tem o apoio do prefeito de Herzberg am Harz, Gerhard Walter, e dos samideanos Peter Zilvar kaj Zsofia Kóródy, do Interkultura Centro de Herzberg (ICH), que está recebendo as contribuições.

Costa Verde fluminense tem agora seu primeiro grupo esperantista  

Foi inaugurada ontem, dia 23 de maio, a primeira instituição esperantista da Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Trata-se do Esperanto-grupo Edmond Privat, situado na cidade de Mangaratiba. O atleta Walter Fontes proferiu a primeira palestra da entidade. O Esperanto-grupo Edmond Privat funcionará nas dependências do Grupo Espírita Amor e Verdade, situado na Rua Moreira da Silva, 51, no Centro. O município de Mangaratiba, localizado a 100 km do Rio de Janeiro, é considerado o portão de entrada da Costa Verde fluminense.

Eventos na KKE do Rio de Janeiro em maio

A KKE promove nesta semana em sua sede, na Av. 13 de Maio, 47 sobreloja 208, no Rio de Janeiro (RJ), que fica na esquina com a Rua Almirante Barroso, próximo do Largo da Carioca, os seguintes eventos:

Data

Tipo do Evento

Descrição do Evento

Coordenador

25, segunda

Roda Literária

O Estilo de Zamenhof

Aloísio Sartorato

27, quarta

Clube de Conversação

Bate-papo em esperanto

Jair Salles

29, sexta

Festa dos aniversariantes

Participação especial do pianista

JEFERSON SAMPAIO NASCMENTO

Vozes de esperantistas ilustres disponíveis em CD 

Está à venda no site da Associação Universal de Esperanto o CD Prezidantoj de UEA (Presidentes da UEA). O disco contém discursos e declamações nas vozes de diversos dirigentes da Casa-Máter do esperantismo internacional. Segundo o produtor, Ziko Sikosek, a iniciativa visa a perpetuar a memória do movimento esperantista. Encomendas podem ser feitas no endereço www.uea.org.  

Biblioteca virtual do Ministério da Educação reúne livros esperantistas

Livros virtuais em esperanto passaram a fazer parte do portal Domínio Público. A biblioteca eletrônica do Ministério da Educação reúne, até o momento, 79 obras escritas na língua internacional neutra. Nela, os internautas podem ler gratuitamente pelo computador. O material disponível é vasto, abrangendo das clássicas traduções de Lázaro Zamenhof a textos contemporâneos. A coleção vem sendo aumentada com os títulos da antiga biblioteca INKO, coordenada pelos suecos Franko e Janko Luin.

Revista eletrônica de ciência em esperanto

Teleskopo - Internacilingva Scienca Revuo é uma revista eletrônica de ciência em esperanto que pode ser acessada gratuitamente por meio de qualquer computador conectado à internet em qualquer parte do mundo. A revista publica textos de diversos campos da ciência e também sobre epistemologia, história e filosofia da ciência. Pelo fato de conter as colaborações científicas de pesquisadores de vários países, que, como é de supor, escrevem em seus respectivos idiomas, todos os textos são disponibilizados em esperanto, língua internacional que não pertence a nenhum país específico. Idealizada por Dominique Vieira, doutorando em História Antiga pela Universidade Federal de Goiás, a revista é fruto de um trabalho de mais de cinco meses de pesquisas, tempo necessário para o processo de montagem do comitê editorial, escolha das diretrizes teóricas que sustentam o periódico, recolhimento, revisão e publicação dos artigos, elaboração do site e solicitação do ISSN junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita