WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Brasil
Ano 3 - N° 108 - 24 de Maio de 2009

CLAUDIA ROJAS
claudia@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)



Representantes da Comissão Regional Sul reúnem-se
em Curitiba

Com dirigentes da Federação Espírita Brasileira e confrades do Chile e do Uruguai, o evento reuniu 105 pessoas dos estados do Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
 

A Federação Espírita do Paraná sediou, no período de 24 a 26 de abril, mais uma reunião da Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional, evento patrocinado pela Federação Espírita Brasileira que congrega representantes das federativas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A reunião, realizada a cada ano em um dos estados participantes, desta feita realizou-se em Curitiba e contou também com a participação dos representantes das federativas dos países vizinhos convidados, Chile e Uruguai, totalizando aproximadamente 105 participantes (fotos).

As Comissões Regionais são constituídas por representantes de cada Entidade Estadual participante do Conselho Federativo Nacional, que integra a região correspondente – Norte, Nordeste, Centro ou Sul – e mantém sua diretriz de apoio às atividades dos Centros Espíritas através da ação federativa.

O trabalho das Comissões Regionais vem se desdobrando em várias áreas, tais como: Atividade Mediúnica e Atendimento Espiritual no Centro Espírita; Comunicação Social Espírita; Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita; Infância e Juventude; e Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita.

Os participantes e convidados foram saudados na noite da sexta-feira (24), nas dependências do Teatro da FEP, pelo diretor da FEB, secretário geral do CFN e coordenador das Comissões Regionais, Antonio César Perri de Carvalho e pelo presidente da FEP, Francisco Ferraz Batista.

No evento prestou-se uma justa homenagem ao valoroso confrade José Virgílio Góes

Durante a abertura do evento foi noticiado o lançamento do projeto “Centenário de Chico Xavier”, que envolve a organização do 3º Congresso Brasileiro de Espiritismo, a ser realizado em Brasília no ano de 2010, além de outras iniciativas que promovam perante a sociedade as ações do notável médium.

Logo depois, o maestro e arranjador Plínio Oliveira encerrou a noite com uma apresentação musical, entremeada por textos que convidavam todos a refletir sobre o amor.

No sábado seguinte, dia 25, o dia inteiro foi dedicado às reuniões setoriais, onde os participantes se dividiram em diferentes grupos, conforme a área de atuação – atividade mediúnica e atendimento espiritual no Centro Espírita; comunicação social espírita; estudo sistematizado da doutrina espírita; infância e juventude; serviço de assistência e promoção social espírita e administrativo –  e discutiram variadas questões atinentes ao movimento espírita, com troca de experiências enriquecedoras entre os participantes.

A atividade foi entrecortada logo após o almoço por justa homenagem ao valoroso cooperador do Movimento Espírita Brasileiro José Virgílio Góes, radicado em Curitiba, que, além de já ter presidido a Federação Espírita Amazonense, presidiu também a paranaense, passando a partir de então a ter seu retrato fixado na galeria de ex-presidentes desta última.
 

Flagrante da mesa que dirigiu os trabalhos

Francisco Ferraz Batista na
abetura da reunião

Nestor João Masotti em sua
fala aos presentes

A homenagem a José Virgílio Goes

Francisco Ferraz, José Virgílio Goes e
Antônio César Perri de Carvalho

Flagrante de uma das reuniões setoriais

Enrique Baldovino, que abrilhantou
com sua música o evento

Como será o Centro de Treinamento
em Balsa Nova

Ainda no sábado os participantes tiveram aoportunidade de acompanhar uma curta e rica apresentação de piano realizada no auditório da sede histórica da FEP, pelo confrade Enrique Baldovino, da região de Foz do Iguaçu, colaborador da FEP e da FEB. Baldovino emocionou os participantes executando algumas das mais conhecidas composições de Chopin, Beethoven, Bach e Mozart, acompanhado de narrativas de sua origem e/ou de seus autores.

A FEP constrói em Balsa Nova o Centro de Treinamento Lins de Vasconcellos

À noite, durante o jantar de confraternização, o presidente da FEP apresentou, aos representantes das diversas Federativas o projeto do Centro de Treinamento Lins de Vasconcellos, destinado a facultar aos lidadores espíritas instrumentalização para atuarem em suas diversas atividades no campo da divulgação da mensagem espírita.

A obra está em construção, numa área de 10 alqueires, recém-adquirida pela FEP, no município de Balsa Nova, Grande Curitiba, e será disponibilizada às instituições espíritas a fim de que possam, ali, desenvolver e treinar os seus cooperadores.

No domingo pela manhã a equipe da área de Atendimento Espiritual da FEP - sob a coordenação de Maria da Graça Rosetti e do confrade Marlon Reikdal - apresentou, a todos os participantes da Comissão o seminário “Atendimento Espiritual no Centro Espírita: Uma Abordagem Psicológica”, tratando do autoconhecimento, na tentativa de demonstrar como o Espiritismo pode contribuir para um mais dilatado entendimento a respeito dos conflitos intrapessoais e seus desdobramentos no campo das relações interpessoais.

Logo depois deu-se o encerramento das atividades, com o depoimento dos representantes de Federações presentes, acompanhado de justa homenagem ao quase cinquenta dedicados servidores e voluntários da FEP que colaboraram sobremaneira para o êxito do evento.

Os participantes despediram-se levando na bagagem bastante trabalho, conjuntamente proposto, a ser desenvolvido em suas regiões e cujo resultado será apresentado em reunião a realizar-se em 2010, precedendo o 3º Congresso Espírita Brasileiro, quando novamente em clima de harmonia e paz os representantes se reunirão em Brasília, dedicando-se à grata tarefa de colaborar para a reforma moral da humanidade, através do Movimento Espírita organizado.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita