WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 106 – 10 de Maio de 2009  
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Darcy Molina Lopes Cabral (Mogi das Cruzes, SP)
Segunda-feira, 27 de abril de 2009 às 10:37:02

Gostaria de assinar esta revista, como fazer?

Obrigada.
Darcy
 

Resposta do Editor: 

A revista O Consolador não faz assinaturas. Redigida exclusivamente para circulação na internet, o acesso ao site da revista é livre, sem custo algum, sem inscrição prévia e, evidentemente, sem necessidade de senha. As edições da revista são semanais e geralmente postas na rede mundial de computadores nas tardes de sábado. 

 

De: Luiz Ernesto (Ananindeua, PA)
Terça-feira, 28 de abril de 2009 às 12:55:31
Gostaria de saber o conceito de prova e o conceito de expiação. No Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, está escrito que toda expiação é uma prova, mas prova não é uma expiação.
Luiz

Resposta do Editor:

Uma das seções que compõem a parte fixa deste site, conforme pode ser visto à esquerda da página inicial, é o Vocabulário Espírita, em que encontramos a explicação solicitada pelo leitor. Eis, transcritos diretamente do Vocabulário, os dois conceitos:
Prova(s)
 [do latim proba] – São as vicissitudes da vida corporal, pelas quais os Espíritos se purificam segundo a maneira pela qual as suportam. De acordo com a Doutrina Espírita, o Espírito desprendido do corpo, reconhecendo sua imperfeição, escolhe ele próprio, por ato de seu livre-arbítrio, o gênero de provas que julga mais próprio ao seu adiantamento e que sofrerá em sua nova existência. Se ele escolhe uma prova acima de suas forças, sucumbe, e seu adiantamento retarda.
Expiação
 [do latim expiatione] – Segundo a Doutrina Espírita, é a purgação purificadora do mal que infeccionou o Espírito. Até que os últimos vestígios da falta desapareçam, a expiação consiste nos sofrimentos físicos e morais que lhe são consequentes, seja na vida atual, seja na vida espiritual após a morte, ou ainda em nova existência corporal. Ela serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, entretanto, são sempre sinais de relativa inferioridade do Espírito. 

 

De: Sandra Castilho (Porto Alegre, RS)
Quinta-feira, 30 de abril de 2009 às 14:33:27

Solicito informações se vocês fazem cirurgia a distância.

Sandra
 

Resposta do Editor:

Nas instituições espíritas de que participamos não existe essa modalidade de cirurgia, mas apenas as chamadas vibrações em favor de pessoas que estejam enfermas ou impossibilitadas de comparecer à Casa Espírita.

 

De: Mario Arias (Porto Alegre, RS)
Quinta-feira, 30 de abril de 2009 às 14:47:15

Olá, meus amigos.

O site de vocês é realmente bom, mas tem algumas obras que não acho em lugar nenhum e gostaria muito que vocês me ajudassem. As obras são: a Reencarnação de Segismundo, e a trilogia do livro Legião. Gostaria muito de fazer o download do seu site. Se puderem me ajudar agradeço desde já.

Mario
 

Resposta do Editor:

Não conhecemos as obras citadas. Quanto a copiar, imprimir ou transcrever as matérias constantes deste site, nada há em contrário, porque nosso objetivo é a divulgação da Doutrina Espírita, podendo, pois, o leitor utilizar referidas matérias da forma que lhe for mais conveniente.

 

De: Alberto Durão Coelho (Campos do Jordão, SP)
Quinta-feira, 30 de abril de 2009 às 18:01:56
Sobre as traduções do Delanne. Creio haver um equívoco no levantamento das traduções efetuadas. Que eu saiba, a primeira tradução do primeiro livro do Delanne foi feita pelo meu avô, do qual sou homônimo, se não me engano ainda no século XIX. Há pelo menos um exemplar na biblioteca da FEESP.

Aliás, tenho a maior curiosidade em descobrir por que necessárias outras traduções. Alguma coisa de errado na tradução do Comte. Alberto Durão Coelho? (na ocasião, ele ainda um guarda-marinha)

Alberto

 

De: Jademir de Andrade Câmara (São Luís, MA)
Sexta-feira, 1º de maio de 2009 às 04:28:29

Tomei conhecimento da Revista, nesta data; não havendo assinatura, como proceder para recebê-la com regularidade e frequência? qual o dia da semana em que é divulgada a edição atualizada?
Agradeço a atenção.

Jademir Câmara

Resposta do Editor:

Redigida exclusivamente para circulação na internet, o acesso ao site da revista é livre, sem custo algum, sem inscrição prévia e, evidentemente, sem necessidade de senha. As edições da revista são semanais e geralmente postas na rede mundial de computadores nas tardes de sábado, mas para lê-la é preciso que o leitor acesse nosso site. Não existe outra forma de fazê-lo. 

 

De: Janaina Falcão (Fortaleza, CE)
Sexta-feira, 1º de maio de 2009 às 10:59:09
Olá amigos, gostaria da opinião de vocês sobre a venda de bebida alcoólica em festas espíritas beneficentes. Eu creio que o Espiritismo não aconselha, que os fins não justificam os meios, mas gostaria de confirmar se meu pensamento está de acordo com a Doutrina Espírita, ou se estou sendo severa na minha opinião(baseada no que tenho ouvido de espíritas sérios). Obrigada pelo esclarecimento.
Muita paz!
 
Janaina

Resposta do Editor:

A leitora tem razão. Não se concebe que num evento espírita se venda bebida alcoólica. Os fins realmente não justificam os meios. Igual postura aplica-se aos jogos de azar, assunto a que André Luiz se referiu expressamente no livro Conduta Espírita.

 

De: Ilza Almeida de Andrade (Londrina, PR)
Sexta-feira, 1º de maio de 2009, às 16:48
Vimos pelo presente solicitar a divulgação do 1269° Encontro Fraterno Auta de Souza neste conceituado veículo de comunicação a serviço da Doutrina Espírita.
Seguem as informações:

Encontro Fraterno em Londrina - 2009

A Sociedade de Divulgação Espírita Maria de Nazaré, da cidade de Londrina, promoverá nos dias 23 e 24 de maio o Encontro Fraterno Auta De Souza, com o tema  Honrai a Vosso Pai e a Vossa Mãe. O evento visa a troca de experiências, reciclagem e formação de trabalhadores com interesse comum de exercerem atividades de natureza assistencial e de promoção humana à luz da Doutrina Espírita, levando o evangelho de Jesus nas camadas mais carentes, consolando e descobrindo os infortúnios ocultos.
Local: Lar Anália Franco (Av. Anália Franco 33, Brasília, Londrina - PR, CEP 86039-560).
As inscrições custam R$10,00 para adultos e jovens a partir de 12 anos, e crianças até 11 anos são isentas (incluso material, alojamento e alimentação).
Informações: efaslondrina@gmail.com ou pelos telefones: (43) 3357-2022, 3347-0545, 9997-0186 (Silvia) ou 9989-0492 (Ilza).
Inscrições antecipadas no blog: http://efaslondrina.blogspot.com.
Fraternalmente,
Ilza A Andrade

 

De: Ricardo Baesso de Oliveira (Juiz de Fora, MG)
Domingo, 3 de maio de 2009 às 17:04:31
Contundente o pensamento de Odalis Franco, espírita cubana, radicada em Barcelona, na ultima edição da revista, referindo-se ao movimento espírita brasileiro: "Temos um sentimento de certa perplexidade ante a supremacia das obras mediúnicas de estilo novelão sobre as obras de estudo e análises da doutrina."
 
A entrevistada refere-se as inumeráveis obras mediúnicas de péssima qualidade, publicadas recentemente no Brasil. A vaidade de seus autores (encarnados e desencarnados) ao lado do interesse financeiro das editoras tem sido responsáveis por esse fenômeno que depõe contra a cultura espírita, afastando pessoas inteligentes de nossas hostes. Competem aos órgãos de gerenciamento e as lideranças do movimento espírita um posicionamento mais efetivo em relação a isso.

Abraços

Ricardo

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita