WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 105 – 3 de Maio de 2009

CLAUDIA SCHMIDT
claudia2704@gmail.com
Santo Ângelo, Rio Grande do Sul (Brasil)
 

Quais são seus valores?


“Nenhum homem dispõe de faculdades completas. Mediante a união social eles se completam mutuamente, para assegurarem o seu bem-estar e progredirem. É por isso que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não isolados.” Comentário à questão 768 de O Livro dos Espíritos.

 

Cada indivíduo tem princípios que regem seu modo de ver a vida, seu comportamento, pensamentos e atitudes. Esses preceitos norteiam decisões e estão presentes em todas as pessoas, mesmo que de modo inconsciente.

 
Assim, cada um é responsável pelos valores que vivencia, e convivendo em sociedade influencia os outros, dando origem aos valores coletivos, que representam a soma dos valores individuais. Isso pode ser representado por um círculo, em que os valores que norteiam a sociedade influenciam, positiva ou negativamente, os indivíduos que inspiram, por sua vez, os outros, que juntos formam os valores de uma sociedade, reiniciando o círculo.

 
A escala de valores do Espírito imortal determina suas atitudes na sociedade, com a família, os amigos, no trabalho e consigo mesmo. É o que faz com que alguém valorize isto e não aquilo, ou considere determinadas coisas ou atitudes mais ou menos importantes.


Desse modo, o ser que valoriza excessivamente os bens materiais, o poder, o prestígio social pautará sua vida e objetivos em torno desses ideais. Por outro lado, da pessoa que coloca a espiritualidade e os valores morais em destaque, espera-se atitudes condizentes com sua crença. Para ela, a ética e a honestidade, por exemplo, são valores inegociáveis.


Os valores positivos de cada Espírito são conquistas desenvolvidas ao longo das reencarnações e fazem parte do patrimônio espiritual. Por isso, os valores eternos, aqueles que “as traças não roem e os ladrões não roubam” devem ocupar lugar de destaque ante aqueles transitórios.


Os princípios de um grupo só mudam quando há mudança nos preceitos norteadores dos indivíduos que o compõem. Dessarte, um mundo melhor inicia nas regras de proceder que cada um cultiva, pois o coletivo é apenas reflexo de muitos singulares.

 
A Terra será um mundo de Regeneração quando os Espíritos, que aqui habitarem, tiverem, a nortear suas existências, valores morais e éticos que são imortais, a partir da conscientização singular.

 
Quais são seus valores? Você já parou para pensar como você está influenciando seu grupo de convívio e seu planeta? Positivamente? Lembre-se: os valores que queremos no mundo começam em nós.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita