WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 105 – 3 de Maio de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Wanderlange Melo (West Yarmouth, MS, Estados Unidos)
Quinta-feira, 23 de abril de 2009 às 12:45:17
Parabéns pelo site e pela divulgação da Doutrina Espírita tão merecida! Amei as orientações.
Estou procurando um site com educação infantil espírita para evangelização dos meus filhos. Se vocês souberem de algum, me informem.
Obrigada.
Wanderlange
 

Resposta do Editor: 

O Grupo Espírita Seara do Mestre, de Santo Ângelo (RS), mantém uma página sobre evangelização infantil na internet -- www.searadomestre.com.br/evangelizacao -- em que aproveita o material preparado pelo grupo de evangelizadores e disponibiliza sugestões de aulas em português, espanhol e alemão, atividades, histórias de cunho moral-espírita e material destinado à capacitação de evangelizadores. O trabalho realizado pelo Grupo foi objeto de uma reportagem publicada na edição 97 desta revista, a qual pode ser vista acessando-se a citada edição por meio deste endereço: http://www.oconsolador.com.br/ano2/97/especial2.html.

 

De: Hugo Barboza (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 20 de abril de 2009 às 20:20:37
Gostaria que me informassem onde na Bíblia está a frase :"vós sois Deuses, podereis fazer tudo que eu faço e muito mais".
Hugo
 

Resposta do Editor: 

Conforme estudo feito pelo confrade Marlio Lamha, do Grupo Rita de Cássia de Estudos Espíritas, localizado no Leblon, no Rio de Janeiro, a frase citada não foi pronunciada por Jesus, contrariamente ao que muitos pensam e dizem.

Eis o que o confrade escreveu a respeito do assunto: “Encontramos em: Salmo 82,6: ‘Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo.’ E em João: ‘34 – Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? 35 – Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), 36 – àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?’ Uma leitura atenta ao texto de João leva a perceber que Jesus não faz a afirmativa (ainda que não a desminta) “Vós sois Deuses” e sim que usa a afirmativa do salmo 82,6 (que é parte do Velho Testamento, portanto da Lei judaica) como contra-argumento aos doutores da Lei que o acusavam de blasfemar por se dizer Filho de Deus. Quem faz a afirmação é o salmista e não Jesus, ele apenas a utiliza para mostrar aos seus perseguidores como estavam sendo contraditórios ao acusá-lo de blasfemo.” O artigo do confrade pode ser visto na internet neste endereço: http://www.espacoespirita.net/marlio9.htm

O mesmo pensamento encontramos numa entrevista de Therezinha de Oliveira, que assim se referiu ao assunto: “Seguiu-se um debate e Jesus acabou por afirmar: ‘Eu e o Pai somos um’. Com isso, ele queria dizer que estava inteiramente unido a Deus, pois só fazia a Sua vontade. Seus adversários, porém, acharam que ele blasfemava; que, embora homem, queria se fazer igual a Deus. Foi então que Jesus lembrou-lhes o salmo de Davi (82:6): ‘Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.’ Não temos o poder criador de nosso Pai, mas Ele permite que trabalhemos sobre o que criou, promovendo desenvolvimento e mudanças.” A entrevista pode ser vista na internet neste endereço: http://www.omensageiro.com.br/entrevistas/entrevista-17.htm 

 

De: Janduir Araújo (Parnamirim, RN)
Sábado, 25 de abril de 2009 às 23:24:36
Gostaria de saber qual a relação que existe entre o processo de reencarnação (que acredito e aceito) e a população da Terra, que está sempre crescendo, apesar dos diversos processos de controle de natalidade (nem sempre afinados com os princípios religiosos). Outro dia um evangélico me perguntou como justificar isso diante da doutrina reencarnacionista, se os espíritas afirmam que os Espíritos, via de regra, existem desde tempos remotos. Porque só agora eles estão aparecendo em quantidade crescente, gerando descontrole populacional em diversas regiões da Terra? Me expliquem, por favor este processo, pois eu passei por um grande vexame por ainda não ter resposta adequada pra ele. grato.

Janduir.

Resposta do Editor: 

O crescimento geométrico da população da Terra tem sido utilizado pelos que combatem a ideia da reencarnação, mas essa é, em verdade, uma crítica infantil à palingenesia. Lembremos que em 1964, em mensagem publicada no Anuário Espírita, André Luiz (Espírito) informou que a população desencarnada da Terra andava perto de 21 bilhões de Espíritos. Como o planeta registrava na época cerca de 3 bilhões de pessoas, a oitava parte da população total, não é difícil entender que a margem de crescimento populacional entre os encarnados é muito grande. Há, além disso, um fato que os espíritas conhecem bem, que é o processo migratório que se verifica entre os inúmeros planetas, de tal modo que podemos comparar nosso globo a uma universidade de determinada localidade que recebe periodicamente novas levas de estudantes provenientes de diferentes cidades e estados. É claro que o aumento do número de encarnados guarda relação com as possibilidades de subsistência que o globo apresenta, mas isso um dia chegará a um limite, quando o percentual dos nascimentos será, então, equivalente ao percentual dos falecimentos, com o que a população na Terra se tornará estável.  

 

De: Roque Souza (Portugal)
Sábado, 25 de abril de 2009 às 18:34:08
Prezados Irmãos: Gostaria que me ajudassem a encontrar a revista onde está inserido o texto completo do artigo a seguir transcrito: PERDÃO E ESQUECIMENTO DEVEM CAMINHAR JUNTOS.
E Emmanuel? N'O Consolador, q. 340, define o perdão: "Para a convenção do mundo, o perdão significa renunciar à vingança, sem que o ofendido precise olvidar plenamente a falta do seu irmão; entretanto, para o espírito evangelizado, perdão e esquecimento devem caminhar juntos, embora prevaleça para todos os instantes da existência a necessidade de oração e vigilância. Aliás, a própria lei da reencarnação nos ensina que só o esquecimento do passado pode preparar a alvorada de redenção".
Roque

Resposta do Editor: 

Não conseguimos localizar nesta revista o artigo citado, que deve ter sido publicado provavelmente por outro periódico.

 

De: Ana Maria Cortez Arrabal (Belo Horizonte, MG)
Sexta-feira, 24 de abril de 2009 às 23:24:22
Gostaria de poder obter mais esclarecimentos sobre as perguntas 73, 74 e 75 do Livro dos Espíritos
Ana Maria
 

Resposta do Editor: 

As questões 73 a 75 d´O Livro dos Espíritos tratam do tema instinto e inteligência, assunto já examinado nesta revista no estudo intitulado “Inteligência e instinto”, publicado na edição 65, de 20 de julho de 2008, o qual pode ser lido acessando-se a referida edição por meio do seguinte endereço na internet: http://www.oconsolador.com.br/ano2/65/esde.html.

 

De: Jerônimo Flausino de Paula (Barretos, SP)
Quinta-feira, 23 de abril de 2009 às 14:03:27
Vocês não tem um índice do Evangelho segundo o Espiritismo onde a gente possa clicar e ir direto ao capítulo e assunto? Pelo menos eu não consegui fazer isso. Parabéns a vocês pela revista.
Jerônimo
 

Resposta do Editor: 

Na Biblioteca virtual que integra a parte fixa desta revista, o texto d´O Evangelho segundo o Espiritismo é apresentado no formato PDF, que contém uma ferramenta de busca com base em palavra chave. Digitada a palavra, aparece no vídeo o texto – ou os textos – em que o vocábulo figure. Fora isso, não conhecemos algo semelhante ao que o leitor deseja.

 

De: Eliel Silva (Londrina, PR)
Quinta-feira, 23 de abril de 2009 às 11:27:50
Lendo sobre a imigração dos sulistas americanos para a cidade de Santa Bárbara d'Oeste em 1867 me ocorreu uma dúvida: ao desencarnarem (os estadunidenses) em solo brasileiro, regressam às colônias espirituais de origem nos EUA? Ou são admitidos em colônias espirituais brasileiras? Ou ainda, inauguram colônia espiritual estadunidense no panorama de Pindorama, como se fosse uma filial ou base de colônias americanas?
Obrigado pela atenção e aguardo respostas esclarecedoras e edificantes.
Eliel
 

Resposta do Editor: 

Não conhecemos nenhuma obra confiável que trate especificamente do assunto referido pelo leitor. Considerando, porém, a informação trazida a nós por Ernesto Bozzano em seu livro “A Crise da Morte”, pp. 163 a 166, de que os Espíritos dos mortos gravitam fatalmente e automaticamente para a esfera espiritual que lhes convém, por virtude da "lei de afinidade", acreditamos que há Espíritos que retornam à pátria de origem e há os que por aqui ficam, como, aliás, se dá entre os encarnados que emigram para determinados países e jamais retornam para o país de origem.

 

De: Ana Cristina (Curitiba, PR)
Quinta-feira, 23 de abril de 2009 às 11:12:33
Preciso de muita orientação. Meu ex-namorado quer que façamos um juramento, eu em nome do meu filho e ele no nome de sua filha, falando a verdade de nossas traições. Ele diz que se eu falar a verdade tudo acontecerá de bom na vida do meu filho e se eu mentir acontecerá o contrário. Isso é verdade?
Ana
 

Resposta do Editor: 

Alteramos, por motivos óbvios, o nome da leitora que nos enviou a mensagem acima, a quem já dissemos que a proposta nela referida não tem relação alguma com o que nos é ensinado pela Doutrina Espírita. O sucesso ou insucesso do filho dependerá de diversos fatores, dentre os quais o mais importante será a conduta que ele tiver em face dos desafios da vida. Se tiver de enfrentar provas difíceis, é preciso ter em mente que as provas não surgem em nossa vida para nos abater, mas para serem vencidas.

 

De: Arnaldo Ramos (Santa Rita do Sapucaí, MG)
Quarta-feira, 22 de abril de 2009 às 22:46:42
Em relação aos estudos, achei de uma didática excelente, porém como proceder em relação aos mesmos, ou seja, a proposta é um estudo solitário para compreensão do texto ou pode-se trocar ideias e impressões com outras pessoas?
Arnaldo
 

Resposta do Editor: 

Os estudos apresentados em nossa revista, tanto na parte permanente como nas edições semanais, podem ser utilizados pelo leitor, individualmente, ou por grupos de pessoas, como muitas Casas Espíritas já vêm fazendo. As questões preliminares que existem em muitos deles visam exatamente à facilitação dos debates, como está dito claramente na introdução dos textos referentes ao Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Quanto à metodologia, o ideal é que haja uma variação dos métodos e que não se despreze jamais a leitura das obras, visto que os textos consolidados devem ser considerados somente como elementos de apoio ao estudo.

 

De: Márcia Furtado (Uberaba, MG)
Quarta-feira, 22 de abril de 2009 às 17:24:15
Amigos, agradeço poder contar sempre com este trabalho maravilhoso, que sempre tem muito à acrescentar. Venho também, indicar um excelente trabalho, que, com certeza, muito tem colaborado com meus estudos e pesquisas desta abençoada Doutrina Espírita. Entrem e conheçam o site espírita www.bibliadocaminho.com.br e depois façam a caridade de divulgar.
Abraços e fiquem com Deus.
Márcia Furtado.

 

De: Marcel Silva (Pindamonhangaba, SP)
Terça-feira, 21 de abril de 2009 às 22:21:58
Irmãos de ideal espírita, por favor, solicito um grande auxilio. Caso alguém conheça algum livro do Divaldo Franco ou Chico Xavier onde esclareça a seguinte situação: Em uma reunião pública na casa espírita, onde o Evangelho é lido e comentado em seguida por um expositor, o dirigente pode levantar em seguida e "consertar" de público algo que o expositor tenha comentado e que em seu ponto de vista ele não concorde. Por favor, se alguém puder me recomendar um livro sobre o assunto eu agradeço, muito obrigado, fiquem na Paz de Jesus.
Marcel 

Resposta do Editor: 

Não conhecemos livros que tratem do assunto, mas em muitos Centros Espíritas prevalece o entendimento, a nosso ver correto, de que é dever do dirigente da reunião pública fazer os reparos necessários caso o palestrante transmita alguma informação que contrarie os ensinamentos espíritas. Se ele assim não agir, o público sairá com a impressão de que a ideia veiculada na palestra esteja correta.

 

De: Luciana B. W. (São Paulo, SP)
Terça-feira, 21 de abril de 2009 às 19:12:27
Fui recomendada a fazer uma cirurgia espiritual no Centro Espírita Itupiara, mas moro em SP e este fica no Rio. Onde posso encontrar ajuda em SP? Tenho uma alergia no rosto (boca e lábios) há três anos, não melhora e nada foi detectado.
Grata.
Luciana

Resposta do Editor: 

Os trabalhos espirituais realizados pelo Centro citado são geralmente realizados a distância, sem necessidade da presença da pessoa enferma. Dessa forma, residir ou não no Rio de Janeiro não tem nenhuma importância. Quanto à existência de instituições que prestam semelhante ajuda em São Paulo, sugerimos à leitora que mantenha contato com a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, cujo site na internet é este: http://usespbr.ning.com/

 

De: José Francisco de Lima (Pitangueiras, SP)
Terça-feira, 21 de abril de 2009 às 15:54:56
Gostaria de saber como adquirir mensagens. Essas mensagens é para serem entregues aos frequentadores da casa. Pode me mandar por e-mail ou mandar para Chiquinho Lima: Cxp 48
14750-000 Pitangueiras/SP
José Francisco

Resposta do Editor:

Não temos a informação solicitada pelo leitor, a quem sugerimos manter contato com as Distribuidoras de livros espíritas, que certamente poderão informá-lo.

 

De: Ana Maria Hernandez Tsichlias (São Paulo, SP)
Terça-feira, 21 de abril de 2009 às 14:05:12
Preciso que me mandem la direcion en la Argentina de una casa espirita en la provincia de EL HOYO o en EL BOLSON para unos amigos que estan viviendo ahi y quieren continuar en la doctrina
Ana Maria

Resposta do Editor:

Não dispomos da informação solicitada pela leitora, a quem recomendamos manter contato com a Confederación Espiritista Argentina (Sanchez de Bustamante 463, Buenos Aires), telefone (54) 11 4 8626314, e-mail  confespirarg@speedy.com.ar  e site www.spiritist.org/argentina/.

 

Da: Confederación Espiritista Argentina (Buenos Aires, Argentina)Segunda-feira, 20 de abril de 2009 às 18:57:20
Les solicitamos quieran tener a bien cuando informen de actos, seminarios y/o hechos que patrocinen entidades afiliadas a la CEA, nos soliciten las misman que con mucho gusto les haremos llegar en forma personal los datos consernientes a tales hechos a fin que no se distorcionen direcciones, ciudades o instituciones. Ejemplo: la informaciòn vertida por ustedes al boletín del CEI Europa donde han confundido instituciones con ciudades, y no han sido avaladas por esta institucìon.
CEA

 

De: Marilene R. B. (Ponta Grossa, PR)
Segunda-feira, 20 de abril de 2009 às 17:28:15
Gostaria de saber o endereço do centro espírita em Guarapuava, os dias e horários das reuniões, porque tenho uma pessoa que mora em Guarapuava que está precisando muito de ajuda.
Obrigada.
Marilene

Resposta do Editor:

Para obter os endereços dos Centros Espíritas localizados no Brasil e em alguns países estrangeiros, basta consultar o site http://www.enderecocasaespirita.org.br/.

 

De: Bernardete Aparecida de Souza da Silva (São José, SC)
Segunda-feira, 20 de abril de 2009 às 01:13:13
O que é que uma médium espírita deverá fazer quando seu marido a agride com bofetões e palavras de baixo nível. Se for atendida agradeço-vos.
Bernardete 

Resposta do Editor:

O agressor é, geralmente, um indivíduo enfermo que precisa de orações e tratamento. A pessoa agredida, se quiser realmente ajudar o companheiro, procurará na própria Casa Espírita de que participa o apoio necessário. Não se deve jamais, à luz dos ensinamentos do Cristo, devolver agressão com agressão. Seria oportuno que a leitora lesse no cap. XII, itens 7 e 8, d´O Evangelho segundo o Espiritismo, um texto em que Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, trata diretamente do assunto.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita