WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Brasil
Ano 3 - N° 103 – 19 de Abril de 2009

ANGÉLICA REIS
a_reis_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
 


Comunhão Espírita Cristã de Londrina, 22 anos de vida

Localizada numa das regiões mais carentes de Londrina, a Comunhão Espírita segue firme no seu projeto de ajudar, por meio da promoção social e da evangelização, jovens e adultos da periferia da cidade
 

Fundada no dia 17 de abril de 1987, sob a inspiração do Espírito da saudosa médium Yvonne A. Pereira, completou 22 anos de existência, na última sexta-feira, dia 17, a Comunhão Espírita Cristã de Londrina, sociedade civil de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, com instalações próprias localizadas em dois endereços: Rua Tadao Ohira, 555 - Jardim Perobal e Rua Guararapes, 331 - Jardim Higienópolis, esta situada bem próximo da região central de Londrina (fotos).

A administração da Comunhão é confiada a um presidente – o atual é o confrade Francisco Ontivero – coadjuvado pelos seguintes confrades que compõem a diretoria atual da instituição: Antonio José Saviani (Secretário Geral), Célia Maria Cazeta de Oliveira (diretora da Escola-Oficina  “Pestalozzi”), Ilza Maria Luíza Braga (diretora do Departamento de Divulgação e Difusão Doutrinária), Adervaldo Roberto Patta (diretor do Departamento de Promoção Social “Vô Olympio”) e José Cesário da Silva (diretor do Núcleo de Estudos Espíritas “Yvonne  A. Pereira”).

Participam atualmente da instituição 42 trabalhadores voluntários, além da equipe de professores e funcionários administrativos, com destaque para o trabalho que vem sendo realizado por Helena Ornellas Vargas, coordenadora geral da Escola-Oficina "Pestalozzi".

A ênfase dos trabalhos doutrinários se dá nos
finais de semana

A instituição funciona como uma Casa Espírita semelhante às demais, com estudos, palestras, evangelização infantil, biblioteca, livraria, com a diferença de que é nela muito forte a preocupação social, tarefa que é desenvolvida por dois departamentos, com destaque para a Escola-Oficina “Pestalozzi”, que completará em maio próximo 12 anos de existência.

A Escola-Oficina, como se sabe, foi construída com recursos vindos da Alemanha e sua manutenção é garantida por três diferentes fontes: subvenção municipal, contribuições mensais de padrinhos e doações de pessoas situadas no Brasil e na Alemanha.  

No tocante às atividades doutrinárias, a ênfase dos trabalhos se dá nos finais de semana, com reuniões de estudo, palestra, passes e evangelização infantil no sábado à tarde e no domingo de manhã, na sede localizada no Jardim Perobal, além de palestras e passes, no domingo de manhã, no prédio situado na Rua Guararapes.

Destaca-se nessas atividades o setor de Evangelização Infantil, com turmas no sábado à tarde e no domingo de manhã, que perfazem no total cerca de 110 crianças, todas residentes nas imediações da instituição.

As reuniões do Círculo de Leitura Anita Borela de Oliveira, fundado em 1996, são também atividades ligadas à instituição, embora suas reuniões se realizem nas residências dos próprios participantes.

Em suas 14 Oficinas, a instituição atende no
momento 280 alunos

Dia da inauguração da
Escola-Oficina Pestalozzi

O público adentra a quadra no dia da inauguração da Escola

A Banda Municipal prestigiou o evento

Flagrante da quadra no dia da inauguração da Escola-Oficina

No dia da inauguração, o auditório
não comportou todo mundo

Aspecto parcial do público presente no dia

Um grupo de crianças no dia de estreia
da nova quadra coberta

Flagrante da conclusão de um dos
cursos de cabeleireiro

Outro trabalho importante da instituição realiza-se às terças-feiras à tarde, no Jardim Perobal, voltado para o atendimento às gestantes, uma das primeiras atividades realizadas pela instituição desde os primórdios de seu funcionamento. Nos cursos para as gestantes há a assistência espiritual, composta de palestras e passes, além das atividades específicas destinadas à preparação das novas mães, jovens residentes nas imediações da instituição, que abrange, como já foi dito, várias comunidades socialmente carentes.

A atuação da Escola-Oficina Pestalozzi, voltada principalmente para a formação profissional e cultural de jovens carentes, realiza-se de segunda a sexta-feira, em dois endereços – na Rua Tadao Ohira, 555 - Jardim Perobal, e na Rua Guararapes, 331 - Jardim Higienópolis.

Ao todo, a Escola mantém no momento 14 Oficinas em que são atendidos 280 alunos, 181 na sede do Jardim Perobal e 99 na Rua Guararapes. A participação nas Oficinas é inteiramente gratuita, como são, aliás, todos os atendimentos prestados pela instituição.

No Jardim Perobal são 7 Oficinas: Trabalhos Manuais, Esportes de Quadra, Ginástica Rítmica, Capoeira, Música, Informática e Hora do Canto. As outras 7 Oficinas ocorrem na Rua Guararapes, 331: Oficina da Beleza (Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Manicuro e Pedicuro), Cidadania, Informática Básica e Avançada, Artes, Inglês, Espanhol e Marketing Pessoal.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita