WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 99 – 22 de Março de 2009

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br

Matão, São Paulo (Brasil)

 E quando o assunto é depressão?


O tema depressão é atualíssimo. Muitas pessoas enfrentam esse autêntico pesadelo, oriundo de diversas causas. Um livro lançado há dez anos atinge 100 mil exemplares vendidos, face à procura que o assunto provoca. Trata-se do livro Depressão, Causas, Consequências e Tratamento, de autoria do Promotor de Justiça Izaias Claro. Selecionamos abaixo algumas questões da entrevista publicada pela revista RIE, de Matão-SP, edição de fev/09, com adaptações.

1 - Por que esse tema atrai tanto e qual sua principal causa? 

Podem ser citadas inúmeras causas da depressão. À luz da Psicologia profunda (...) pode-se dizer que a causa primeira da depressão é o Espírito Imortal, que ao longo do esforço evolutivo acumulou – e não superou – experiências, emoções e sentimentos enfermiços, presentes no subconsciente, que emergem e influenciam o comportamento da criatura humana. Muitas outras causas podem ser citadas, várias abordadas no livro publicado. Segundo as estatísticas, são milhões os deprimidos.  

2 - E existe uma receita prática para superação desse mal? 

Mister identificar a causa profunda da enfermidade, para erradicá-la totalmente. Sendo o Espírito Imortal a causa primeira da problemática ora examinada, compete-lhe o indeclinável dever de auxiliar a si mesmo, empenhando-se na autossuperação, na estruturação psicológica e espiritual, objetivando a conquista de valores ético-intelecto-espirituais que o capacitem ao enfrentamento e superação das vicissitudes. 

6 – Em seus contatos com o público há muitos relatos dessas angústias humanas? 

Sempre me comove a aproximação e o envolvimento com as aflições humanas. Ao longo destes anos tenho atendido milhares de pessoas através do atendimento fraterno, de cartas e dos vários outros meios de comunicação. Não poucos abrem a alma e confidenciam-me suas dores, que me sensibilizam e enternecem profundamente. 

7 - E qual a principal carência do ser humano em sua visão? 

No último quartel do século XVIII, alguém afirmou que “o homem perdeu o endereço de Deus”. Nisto reside a causa maior das carências humanas, embora diversos outros fatores contribuam para as dificuldades. Enquanto o ser não se conscientizar de que é um Espírito imortal, permanecendo indiferente quanto à sua origem e destinação, e viver centrado nos valores imediatistas e utilitaristas, permanecerá desencontrado e infeliz. Quando educarmos os valores que trazemos em nós, filhos de Deus que somos todos, atingida a plenitude, as carências e os conflitos passarão para sempre. 

11 - O que está realmente faltando na convivência humana? 

Para uma convivência humana saudável, indispensável a aplicação de diversos valores éticos, que podem ser sintetizados no amor. Este sentimento é tão poderoso que é com ele que Deus administra e equilibra o Universo. Como por vezes podemos não compreender bem a extensão deste sentimento, direi que amar é o jeito como trato o próximo. Se aprendermos a nos tratar bem e respeitosamente uns aos outros, respeitando e auxiliando-nos reciprocamente, estaremos de maneira pragmática e simples aplicando a regra áurea consubstanciada no Amor.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita