WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 99 – 22 de Março de 2009

GERSON SIMÕES MONTEIRO 
gerson@radioriodejaneiro.am.br
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

A vida é o maior bem que
o homem possui

 
Como você pode ver, comecei a nossa coluna afirmando que “A vida é o maior bem que o homem possui”, porque de fato ela é a coisa mais sagrada que Deus nos deu. Por isso mesmo, só Ele tem o direito de tirá-la. Esta afirmativa, aliás, extraí da monografia que trata de medidas preventivas ao suicídio, apresentada pelo major Crispiniano Quintela, em sua tese de mestrado defendida perante banca da ECEME, tratando do tema “Fatores Relacionados ao Suicídio no Exército Brasileiro”, divulgada pela Folha Espírita em dezembro de 2008. 

Diz Quintela em sua monografia que podemos afastar a ideia do suicídio a partir do momento que atentarmos para os nossos pensamentos.

Por isso ele adverte: “Cuidado com os seus pensamentos, pois eles poderão se constituir em palavras; cuidado com as suas palavras, pois elas poderão se transformar em atos; cuidado com os seus atos, pois eles transformarão o seu caráter... E cuidado com o seu caráter, pois ele formará o seu destino”. 

Portanto, por mais que você sofra, cuidado para não pensar em sair da vida pela porta falsa do suicídio, pois a vida não termina com a morte do corpo. Afinal, se a alma é imortal, é claro que a vida continua com ela.

Cuidado também para não deixar o desespero tomar conta de você, pedindo sem demora o socorro a Deus pela prece, pois a ajuda divina nunca falha nas maiores dificuldades. Deus sempre possui estradas onde o homem não tem caminhos! 

Vale a pena você ler, também, o livro “Suicídio e suas Consequências”, de nossa autoria, disponível na Livraria do CEERJ (2224-1244), no qual demonstramos com muita clareza o que acontece ao suicida após a sua desencarnação. Também mostramos o amparo que ele recebe no mundo espiritual com vistas à sua recuperação, para, depois disso, reparar o erro cometido contra si mesmo através de um corpo enfermo, numa futura reencarnação. 

Caso você precise desabafar, ligue para o CVV (141). Agora, se você perdeu parentes ou amigos através do suicídio, conte com o apoio psicológico do Projeto ComViver (2246-5656). Por fim, lembre-se sempre de que “a vida é o maior bem que o homem possui”.  


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita