WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 2 - N° 95 - 22 de Fevereiro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 
De: Roberto Assis Machado (Rio Grande, RS)
Domingo, 15 de fevereiro de 2009, às 09:06:48
Gostaria de saber onde e como posso adquirir a pomada vovô Pedro distribuída pela Sociedade Espírita Amor e Caridade. Sei que é em Cascavel. Desde já grato.
Roberto Machado.

Resposta do Editor:

A Sociedade Espírita Amor e Caridade localiza-se na Rua Visconde de Guarapuava, 1663 - Caixa Postal 187, em Cascavel/PR - CEP 85.801-290, fone: (45-223-0755). No site http://www.marianunes.org.br/pomada.htm  o leitor encontrará outras informações sobre a pomada vovô Pedro, sua origem e os endereços em que ela é produzida no Brasil. 

 

De: Alonso Bezerra Lima (Várzea Paulista, SP)
Domingo, 15 de fevereiro de 2009, à 00:11:31
O fluido cósmico universal e o fluido vital existente nos animais e nos homens são a mesma coisa?
Alonso

Resposta do Editor:

Fluido vital é o princípio orgânico que, tendo por fonte o fluido universal, tem a propriedade de animar os seres vivos. Segundo o Espiritismo, fluido vital, fluido magnético e ou fluido elétrico animalizado são termos equivalentes. Fluido universal, ou plasma divino, hausto do Criador, é o elemento primordial em que vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres. Desempenha ele o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, que é por demais grosseira para que o Espírito possa exercer ação sobre ela. Desse modo, respondendo diretamente à pergunta do leitor, podemos dizer que o fluido vital seria uma das formas pelas quais o fluido cósmico universal se apresenta.

 

De: Mariana Ferrari (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 14 de fevereiro de 2009, à 00:04:08
Gostaria de saber onde fica o centro de vocês aqui no Rio. Quais as sessões abertas? Algo me chama para o estudo! Espero muito a resposta de vocês!
Obrigada
Mariana

Resposta do Editor:

A sede desta revista fica em Londrina, Paraná, mas temos correspondentes nas principais capitais do Brasil. No Rio de Janeiro, nossa Correspondente é a companheira Christina Nunes, que poderá prestar à leitora a informação de que ela necessita. Eis o seu e-mail:  cfqsda@yahoo.com.br

 

De: Leila C. F. de Jesus (Itabaiana, SE)
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009, às 15:15:04
Olá, tenho um dúvida mas não sei se vocês vão poder me responder: Como o Espiritismo vê o santíssimo sacramento que a Igreja Católica tem em suas capelas de adoração? Estou errada se eu passo e não entro? Pergunto, porque sou espírita, mas ainda estou estudando, mas penso que se eu tenho a minha crença não preciso está dividida entre duas coisas.

Obrigada! Fiquem com Deus.
Leila

Resposta do Editor:

Não há motivo de natureza doutrinária para que o espírita continue apegado aos rituais e às tradições de uma religião que tenha professado anteriormente. O exemplo de Cairbar Schutel nesse sentido merece ser lembrado. Logo que Cairbar tornou-se espírita, ele decidiu doar a uma pessoa adepta do Catolicismo o pequeno santuário que ele, quando católico, mantinha em casa. Se para ele aquilo nada mais significava, poderia servir a outros. Nada contra alguém dar valor aos sacramentos que a Igreja ensina, mas o espírita de verdade não pode continuar cultuando-os, visto que tem sobre esse tema um conceito bem diferente.

 

De: Paulo Nannini Azevedo (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009, às 16:51:57
Estou impressionado com as informações contidas no site, e com a agilidade de navegação. Quero apenas parabenizá-los pelo belíssimo trabalho que está sendo oferecido gratuitamente a todos nós. Espero que vocês continuem sempre.
Um forte abraço.
Paulo

 

De: Antônio Sergio Félix Guimarães (Poços de Caldas, MG)
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009, às 02:08:58
Gostaria de saber se podem me falar alguma coisa sobre a "Doutrina das Penas Eternas”.
Antônio
 

Resposta do Editor:

O assunto penas eternas foi tratado nesta revista em diversas ocasiões, como, por exemplo, na edição 77, de 12/10/2008, na seção “Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”, que o leitor pode acessar clicando neste endereço:  http://www.oconsolador.com.br/ano2/77/esde.html.  

 

De: Monique Carvalho (João Pessoa, PB)
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009, às 01:22:15
Boa noite! Gostaria de saber se há como recebermos os informativos por e-mail?!
Obrigada pela atenção. Que Jesus e os Espíritos de Luz iluminem todos vocês!Monique
 

Resposta do Editor: 

Não temos por norma enviar textos desta revista aos leitores. A única maneira de lê-la é acessando nosso site, que não exige inscrição, senha ou pagamento de qualquer espécie. A revista também não possui formato impresso e, por isso, não faz assinaturas.

 

De: Fabiane Marciano da Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2009, às 20:26:38
Olá, boa noite a todos vocês de O Consolador! Gostaria de parabenizar a todos vocês pelas edições do periódico, que conheci hoje. Já mergulhei nas páginas cheias de luz para nossas mentes. Que vocês tenham muita força para continuar!
Obrigada
Fabiane

 

De: Leonardo Machado (Recife, PE)
Domingo, 15 de fevereiro de 2009, às 15:07
Com relação ao e-mail de Cláudio Luis Mota da Silva, divulgado na edição 94, tenho o conhecimento de uma frase semelhante, embora com algumas outras especificidades, de Emmanuel. Transcrevo o contexto em que esta se encontra inserida: "Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus-Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade - a caridade da sua própria divulgação". Este texto se encontra no livro "Estude e Viva" de Emmanuel/André Luiz por Chico Xavier/Waldo Vieira, no capítulo 40, mensagem intitulada "Socorro oportuno", editado pela FEB. Pelo que eu deduzi, a outra, citada pelo Cláudio Luis ("A maior caridade que se pode prestar ao Espiritismo é a sua divulgação"), seria uma adaptação desta frase de Emmanuel, pois igualmente não tenho conhecimento de um livro no qual a frase mencionada estivesse escrita desta forma literal. O sentido, porém, acredito, é bastante parecido. Conversando com alguns outros amigos espíritas mais experientes, obtive a mesma informação da minha dedução.  Talvez seja por aí... Se conseguir outras informações no futuro, por favor, gostaria de saber.
Obrigado.
Leonardo

 

De: Rosária R.Canaan Abreu (Mercês de Água Limpa, São Tiago, MG)Terça-feira, 10 de fevereiro de 2009, às 01:26:16
Meu sobrinho, um jovem saudável de apenas 21 anos teve uma morte violenta: foi assassinado, esfaqueado. Gostaria de uma explicação por que isso ocorreu.
Rosária
 

Resposta do Editor: 

Ensina o Espiritismo que, chegado o momento da morte, de uma forma ou de outra ela se dará, excetuados os casos de moratória, que são raros. A duração de uma existência corpórea está relacionada com a programação reencarnatória da pessoa e a lei de causa e efeito. O que podemos dizer sempre, em tais casos, é que não existe acaso e que a experiência revela, pela palavra dos próprios Espíritos desencarnados em condições semelhantes, que ninguém retorna ao mundo espiritual antes da hora, salvo os suicidas voluntários e involuntários. 

 

De: Neli de Napoli Lunardi (Santo André, SP)
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009, às 11:37:49
Bom dia. Já tive o prazer de participar das palestras na sede de Santo André, na Rua do Bosque,  mas atualmente não tenho podido ir. Tenho uma filha com 34 anos, médium, e bastante problemática pois não quer ir mais às palestras, dizendo que não a estão ajudando. Ajudem-me por caridade.
Jesus os abençoe.
Neli

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita