WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 2 - N° 93 – 8 de Fevereiro de 2009
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)
 

 
 

Divulgado o calendário esperantista da Ilha do Governador

 

A direção do Grupo Esperantista da Ilha do Governador divulgou o calendário letivo de 2009. As aulas terão início no dia dez de março, a partir das 18h. As atividades irão ocorrer nas dependências do Governador Iate Clube, situado na Praia da Rosa, 1350, Ilha do Governador, Rio de Janeiro. O curso será coordenado pelos radialistas  Givanildo  Costa  e  Renaud Hetmanek

(foto).  


Confirmada para março oficina de preparação de professores de esperanto

 

A cidade de Barra Mansa vai ser o palco do próximo Treinamento Preparatório de Instrutores de Esperanto. As atividades acontecerão no dia 28 de março, a partir das oito e meia da manhã. O evento terá lugar na Rua São Sebastião, 105, sala 1153, Edifício Garagem, no Centro de Barra Mansa. A Associação Esperantista do Rio de Janeiro e o grupo de esperanto local apóiam a iniciativa.

 

Cursos de esperanto sucedem-se em Volta Redonda       

 

Notícias vindas de Volta Redonda, no sul fluminense, dão conta de que se encerrou mais um curso básico de esperanto no Centro Gerontológico J. M. Taylor. As aulas foram ministradas pelo professor Alberto Flores. Nova turma está prevista para ter início em março, às quartas-feiras, das 8h30 às 10h. O curso será gratuito e irá durar sete meses. Outras informações no telefone 0xx24 2102-0902.

 

Carro de som faz propaganda do esperanto em Três Rios

 

Esperantistas de Três Rios, no interior fluminense, vem divulgando a língua internacional neutra em carros de som. Com o apoio de aproximadamente uma dezena de comerciantes locais, a diretoria do clube de esperanto da cidade produziu duas mensagens publicitárias. A primeira anuncia cursos do idioma, ministrados na sede da entidade. A segunda saúda os ouvintes por ocasião das festas de fim de ano. O objetivo da iniciativa é atingir as milhares de pessoas que transitam pelas ruas do município. Três Rios tem-se destacado no movimento esperantista brasileiro como uma das cidades onde há mais atividades de uso e difusão do esperanto.  

Mudando a América por meio do esperanto 

Está ocorrendo algo interessante e inusitado no site change.org. O esperanto virou tema de pesquisa e está conquistando espaço entre as temáticas mais significativas e importantes para serem apresentadas ao presidente americano Barack Obama como propostas para implementação. No caso do esperanto, a proposta é a introdução do estudo da língua como base propedêutica, facilitadora para o aprendizado de outros idiomas, nas escolas secundárias dos Estados Unidos. Os esperantistas do mundo inteiro estão votando para que Obama considere o esperanto como uma ideia válida.

Divulgada lista de logradouros em homenagem ao esperanto 

Está em circulação na internet uma lista de logradouros públicos brasileiros com nomes relativos ao esperanto. O levantamento dos dados foi feito por José Saraiva de Matos, da Bahia. São, ao todo, 96 ruas, praças, avenidas e outros que foram batizados em homenagem à língua internacional neutra ou ao seu criador. 

Liga Brasileira de Esperanto reativa assessoria de comunicação 

Notícias vindas de Brasília dão conta de que a Liga Brasileira de Esperanto reativou o Informservo (Serviço de Informações). O objetivo da iniciativa é fornecer, de modo sistemático, artigos sobre a língua internacional neutra para periódicos nacionais. Os textos devem ter, no máximo, 50 linhas, apresentando argumentos favoráveis ao idioma. A princípio, a meta da instituição é distribuir o material para a maioria dos semanários brasileiros. Os artigos serão colocados na página da Liga em português e em esperanto, a fim de que outros interessados possam traduzi-los com o mesmo objetivo.  

Liga Brasileira de Esperanto investe no crescimento da comunidade esperantista 

A Liga Brasileira de Esperanto (BEL) solicitou aos professores de todo o país que enviem meios de contacto com os alunos que completarem o curso básico do idioma. A iniciativa tem como objetivo estreitar laços com os novos esperantistas, retendo-os no movimento. Após o recebimento dos dados, a BEL remeterá uma correspondência convidando os alunos ao engajamento nas atividades relativas ao esperanto. Outras informações na página www.esperanto.org.br.  
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita