WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Brasil
Ano 2 - N° 93 – 8 de Fevereiro de 2009

FERNANDA BORGES
fsilva81@gmail.com
Londrina, Paraná (Brasil)
 
 

Jovens se preparam para
a CONMEL 2009

 

Mais de 2.000 mil pessoas já passaram pelo evento promovido pelo Departamento de Infância e Juventude (DIJ) nos últimos 15 anos;
este ano, encontro deve reunir dezenas de jovens no Lar
Anália Franco de Londrina
 
 

“Vida: Desafios e Soluções”. Este é o tema que dezenas de jovens de Londrina e região irão trabalhar durante os quatro dias em que estarão reunidos para participar da 15ª CONMEL - Confraternização da Mocidade Espírita em Londrina. O evento, que já reuniu mais de 2 mil jovens e adolescentes durante os 15 anos de existência, vai ser realizado este ano nos dias 21 a 24 de fevereiro, na sede do Lar Anália Franco, localizado no Bairro Aeroporto. (Veja ao lado algumas fotos da CONMEL de 2008.)

Durante o evento os jovens participarão de oficinas culturais e artísticas, além de poderem confraternizar com o grupo, o aprendizado da Doutrina Espírita por meio de palestras voltadas exclusivamente para o público jovem. De acordo com a diretora do Departamento de Infância e Juventude (DIJ) da 5ª URE, Magali batista de Almeida, a partir deste ano o evento passará a contar com a participação das 4ª e 6ª UREs, concentrando então, além dos trabalhadores de outras regiões, ainda mais jovens e adolescentes que deverão viajar até Londrina para participar do evento.

“Analisamos todos esses anos de evento como algo que vem servir como um multiplicador para o jovem espírita. Quando o evento termina e os jovens deixam a CONMEL, têm tudo para multiplicar o aprendizado que obteviram durante os dias que participou do evento. No dia a dia, o jovem passa a mostrar-se ser um jovem-espírita a todo momento, dentro da doutrina e também fora dela”, enfatizou Magali.

Um dos principais objetivos de se realizar o evento durante os dias do carnaval se deu, ao longo dos anos de organização do evento, justamente para se evitar as mazelas que o carnaval apresenta, como é mostrado em inúmeras obras espíritas. Um movimento dessa natureza realizado exatamente nos dias conturbados do carnaval ajuda a amenizar, de alguma forma, os malefícios de ordem espiritual ligados aos festejos de Momo.

Ainda segundo a diretora do DIJ, durante esses anos todo de CONMEL, já passaram mais ou mesmo cerca de 2 mil  jovens nas atividades realizadas em Londrina. Hoje, segundo ela, houve uma queda no número de participantes, mas isso não se deu,  de  acordo  com  ela,  pela  falta  de

credibilidade do evento, mas sim porque outras iniciativas voltadas ao público jovem têm sido organizadas também por outros setores do movimento espírita. "Durante as primeiras versões da CONMEL, não havia outros encontros no Estado do Paraná e a maioria dos jovens participavam da CONMEL. Hoje em dia já existem outros encontros com os mesmos objetivos, pois, ao mesmo tempo que está acontecendo a CONMEL, estão ocorrendo encontros de mocidades em outras regiões, proporcionando assim um grande número de eventos e então uma certa distribuição do número de participantes em cada um deles”, comentou.

O evento deste ano, que conta com uma comissão doutrinária formada pelas evangelizadoras Jenai Cazetta, Kátia Cilene e Elaine Martini, começa no sábado (dia 21) a partir das 10h30 com a recepção e chegada dos participantes e em seguida o almoço. Durante toda a tarde será realizada uma série de atividades, entre elas, às 13h30, a abertura oficial do evento, às 13h45 uma integração com músicas, às 14h um momento de prece e em seguida uma palestra com o tema “Em favor da Vida”. A partir das 15h15, a comissão programou um coffe break com todos os participantes e depois das 17h30 as atividades serão suspensas para que todos possam tomar banho e se preparar para um jantar temático que deve ser servido por volta das 19h.

Segundo a comissão organizadora, a noite servirá para que os jovens possam vivenciar um momento bastante construtivo de aprendizado e de trocas de informações. A partir das 20h haverá um momento de “papo aberto” e também será realizada uma palestra com o tema “O Olhar Adolescente”. Logo às 23h30 todos participarão de um culto doo Evangelho no dormitório antes de irem dormir.

O domingo (dia 22), também será repleto de atividades. Todos os jovens se levantarão às 6h45 para escutar o programa de rádio “Despertar” e em seguida tomarão um café da manhã. A partir das 8h eles passarão por momentos de integração com músicas, preces, palestras até a hora do almoço, que será servido por volta do meio-dia. Durante a tarde haverá mais integrações, músicas, gincana e, depois de um jantar temático, o grupo de jovens assistirá à apresentação do programa “Altas horas” com Célia Xavier Camargo. Antes de dormir eles farão a higiene pessoal, tomarão um chá e realização o culto do Evangelho nos dormitórios.

O terceiro dia de evento concentrará praticamente a mesma rotina de atividades com a diferença de que durante a noite, ao invés de palestra, os jovens participarão de um “luau”. No último dia de CONMEL, o grupo concluirá as atividades da gincana, passará por momentos de integração com músicas, mensagens e preces até que por volta das 9h será feita a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas. Uma palestra com o tema “Vida: Desafios e Soluções” encerrará a CONMEL 2009 e a partir das 13h todos estarão liberados para retornar para suas casas.

SAIBA MAIS

A CONMEL é um evento confraternativo entre diversas juventudes espíritas, realizado nos quatro dias de carnaval, em Londrina,  e conta com o apoio da FEP (Federação Espírita do Paraná) e da USEL (União das Sociedades Espíritas de Londrina).

Objetivos

Estudo da Doutrina Espírita

A confraternização entre os Jovens

A troca de vivências

Convívio fraterno

Histórico

A CONMEL realiza-se desde 1994 e sempre contou com a presença de jovens de todo o Paraná e de outros estados. Os temas desenvolvidos pela CONMEL no período de 1994-2008 foram os seguintes:

1ª CONMEL – 1994 – “Estudar Kardec para viver Jesus”;

2ª CONMEL – 1995 – “Seguir Jesus”;

3ª CONMEL – 1996 – “O amor sempre falará de mansuetude e paz, alegria e doçura.” (Joanna de Ângelis);

4ª CONMEL – 1997 – “Se conheces Jesus, tens muito a fazer.” (Joanna de Ângelis);

5ª CONMEL – 1998 – “A fé guiará o homem e o homem em se encontrando consigo mesmo herdará a Terra.” (Joanna de Ângelis);

6ª CONMEL – 1999 – “A lagarta que teme a metamorfose jamais plainará como borboleta leve no azul do ar.” (Joanna de Ângelis);

7ª CONMEL – 2000 – “A vida vai e volta numa balada de nascer, renascer e progredir, como a expressar que ir, é voltar à vida, e chegar é voltar ao berço para viver.” (Eros);

8ª CONMEL – 2001 – “E a vida desafia o cristão, quando lhe aponta o Cristo e o Mundo.” (Joanna de Ângelis);

9ª CONMEL – 2002 – “Livre, é o Espírito que se domina e se conquista.” (Joanna de Ângelis);

10ª CONMEL – 2003 – “Jesus é o teu divisor de águas. Kardec é o condutor do teu amanhã.” (Joanna de Angelis);

11ª CONMEL – 2004 – “A vivência cristã é o retorno à simplicidade na sua expressão mais simples.” (Joanna de Ângelis);

12ª. CONMEL – 2005 – “Sê tu quem optas pelo bom, pelo belo, pelo nobre, pelo que  felicita.” (Joanna de Ângelis);

13ª CONMEL – 2007 – “Podes mudar o teu destino conforme agires no teu dia a dia.” (Joanna de Ângelis);

14ª CONMEL – 2008 – “O homem do mundo é mais fraco do que perverso.” (Humberto de Campos).

Na 15ª CONMEL o tema será “Vida: desafios e soluções” (Joanna de Ângelis).

Atividades

Estudos em grupo

Palestras e seminários

Reflexões sobre temas atuais

Estudos do Evangelho

Gincanas Culturais

Música

Teatro

Oficinas

Colaboradores

A CONMEL sempre contou com a colaboração espontânea de confrades valorosos e dos próprios participantes, sob a forma de doações, porém nem sempre suficientes para cobrir os gastos naturais de um evento deste porte. Por esse motivo, a comissão organizadora solicita a colaboração de quem puder ajudar. Conforme palavras de Divaldo Pereira Franco: “É necessário nos conscientizarmos de que a tarefa da evangelização Infanto-Juvenil é mais do que um dever”.

O que é preciso para participar da CONMEL?

Ter 13 anos completos até a data do encontro;

Ter no mínimo 6 meses de freqüência em alguma Mocidade ou Casa Espírita;

Conhecer e estar de acordo com os itens do Regimento Interno do encontro.

O pagamento da taxa de inscrição.

 

Serviço – Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones 3341-1292 ou 3321-7276 e também pelo e-mail ure5.fep@gmail.com. Outras informações e também a programação geral do evento serão divulgadas nesta revista na seção Eventos Espíritas no Paraná.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita