WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 2 - N° 91 - 25 de Janeiro de 2009

CAROLINA VON SCHARTEN
carolinavonscharten@yahoo.com
Londres (Reino Unido)

 

Rita Foelker leva a arte do origami a Londres

Em dezembro último, a escritora brasileira fez na Europa uma
série de palestras sobre o tema família, valores morais e
evangelização da criança, além de um workshop sobre a arte
do origami e sua aplicação à evangelização infantil
 

A escritora Rita Foelker (foto) esteve na Europa para uma série de palestras no último mês de dezembro. Com o trabalho focado na área da educação, especialmente para os mais jovens, ela, que já escreveu e colaborou na produção de mais de 50 livros, visitou Londres, levando sua experiência aos diversos grupos espíritas da capital inglesa.

Nascida na cidade de Jundiaí (SP), em 1965, Rita Foelker é escritora e ilustradora de livros infantis, tendo também trabalhos no âmbito da literatura para adultos, seja como capista e ilustradora, seja escrevendo ou psicografando obras mediúnicas.

No Brasil, tem concentrado seu trabalho em obras de cunho educacional e dirigidas ao público infantil. No tocante à arte de origami, coordena cursos e oficinas para crianças e adultos.

Professora de origami, Rita dirigiu um workshop para 20 pessoas no dia 6 de dezembro das 2 e meia da tarde até as 5 e meia, na sede da Quakers Meeting House em Wandsworth. Origami é uma antiga arte japonesa que envolve a dobradura do papel. O único pré-requisito do origami é um pedaço de papel, fazendo com que essa arte seja uma das mais acessíveis a serem feitas.

No evento de Londres, o trabalho foi focado em como utilizar essa ferramenta em favor da evangelização de crianças, ocasião em que recomendou alguns sites bem interessantes:
 http://www.britishorigami.info, http://rfoelker.sites.uol.com.br/  http://dev.origami.com/diagram.cfm.

No dia 7 de dezembro, um domingo, ela falou em dois grupos espíritas. Durante a tarde, no Sir William Crookes Spiritist Society, e à noite no The Fraternity Spiritist Group. A primeira palestra focalizou o tema Jesus & Kardec – A didática naturalística. Rita colocou a necessidade de observarmos, dentro de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, os diferentes exemplos que Jesus nos deixou relacionados à natureza. A palestrante teve presente uma audiência de 40 participantes, que puderam fazer perguntas relevantes sobre educação, em especial sobre adolescentes.

Na palestra da noite, no grupo The Fraternity   Spiritist   Group,   falou   sobre

 

Rita Foelker

 

Rita Foelker durante a palestra

 

Joca Dalledone, Rita Foelker e Zezé Barbosa

 

Participantes da oficina de origami

 

Uma amostra do que é o origami

Família e Como Criar valores, quando recomendou também diversos sites para pais e educadores: http://www.edicoesgil.com.br/ (em português) e http://www.seedshome.com/ (em inglês).

No dia seguinte, 8 de dezembro, Rita viajou até a Suíça e voltou na quinta-feira da mesma semana para fazer uma palestra no Solidarity Spiritist Society, em Wandsworth, sobre o tema “Crianças Índigo: A Visão Espírita”. Ela também explanou sobre ‘Formas de entender e ajudar Crianças em casa e na escola’ na sexta-feira, dia 12, no Friends Meeting House, em Nigel Playfair Avenue, Londres.

No domingo, dia 14 de dezembro, Rita esteve novamente no grupo Sir William Crookes Spiritist Society falando sobre ‘Pais e Filhos – Uma jornada de Companheiros’. Esse encontro foi focado na relação entre filhos e pais, e como estes podem atingir os objetivos principais de educá-los moralmente.

À noite foi ao The Spiritist Psychological Society, das 7h15 noite até as 9hs, falar sobre Família, Disciplina e Liberdade. Nessa palestra ela expôs a necessidade de entendermos o significado dessas três palavras. Liberdade, por exemplo, deve ser lida como um conceito a ser usado quando em acordo com a nossa moral interior, seus valores, pensamentos, e sentimentos.

A comunidade espírita da Inglaterra agradeceu imensamente à palestrante os ensinamentos e a grande contribuição deixada sobre educação infanto-juvenil e espera recebê-la novamente em 2009.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita