WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 2 - N° 88 - 4 de Janeiro de 2009 

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br
Matão, São Paulo (Brasil)

 

Cláudio Luciano Oliveira Lins: 

“É preciso dar uma maior ênfase aos estudos das obras de Kardec, porque ainda existe muito achismo por aí” 

O criador do Portal Garanhuns Espírita, que estreou em junho de 2001 com a proposta de divulgar a Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto, fala sobre suas atividades e o movimento
espírita em sua cidade 
 

Funcionário da Justiça Federal, Cláudio Luciano Oliveira Lins (foto) nasceu e reside em Garanhuns, Estado de Pernambuco, onde desenvolve intenso trabalho de divulgação espírita pela internet, além de dedicar-se também a atividades cênicas e a palestras.

Vice-presidente e fundador do Centro de Estudos Espíritas Maria de Nazaré – CEEMAN, o confrade tornou-se espírita aos 16 anos, levado pela curiosidade do conhecimento.

Na entrevista a seguir, ele revela detalhes importantes de sua atuação e do movimento espírita em sua cidade natal. 

O   Consolador:    Quando   e   como

surgiu o Portal Garanhuns Espírita?

Garanhuns Espírita – www.garanhunsespirita.com.br - surgiu em junho de 2001 como um site com a proposta de divulgar as Casas Espíritas de Garanhuns e divulgar a Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto. 

O Consolador: Qual a prioridade do site? Além da divulgação espírita, qual o foco principal do site: entrevistas, notícias, reportagens ou artigos? 

Com o sistema de Portal, ampliamos o leque do site incluindo diversas matérias e tópicos, contanto hoje com os seguintes tópicos: artes, articulistas, Doutrina Espírita, entrevistas, eventos, GACE – Grupo de Apoio aos Centros Espíritas de Garanhuns, GEPE, mensagens, notícias gerais, pérolas e curiosidades, PHP Nuke, preces Espíritas e vultos Espíritas. Temos ainda enquetes, downloads de livros espíritas, mais de 200 web links, um módulo com os endereços dos Centros Espíritas de Garanhuns e incluímos um módulo CODIFICAÇÃO, com os livros de Allan Kardec on line. 

O Consolador: Quais as repercussões do site em termos de acesso pelo Brasil? 

O número de acessos, que em 2007 atingiu uma média diária de 745, foi de 1.100 acessos por dia em 2008, o que indica um aumento contínuo na quantidade de pessoas que acessam o Portal. As informações que recebemos mostram que o Brasil todo tem acessado o Portal e, internacionalmente, temos tido muitos hits e até recebido alguns e-mails vindos de países da América Latina. 

O Consolador: Fale sobre os acessos no site em busca de atendimento fraterno.        

Isso tem me preocupado, pois, como você já deve saber, não existe uma equipe na manutenção do Portal: é uma equipe de “um só”. O objetivo do FALE CONOSCO está bem definido na página de acesso, mas percebo que na hora de desespero as pessoas se agarram àquilo que lhes pareça uma tábua de socorro e buscam na internet algo ou alguém que possa ajudar.

Agora também recebo coisas um pouco estranhas. Já recebi mensagem para pedir orações para melhorar a vida conjugal, acabar com a impotência, melhorar os negócios que vão mal, sem falar de algumas mensagens de crítica azeda. Outro dia recebi uma assim: “Seu webmaster, quando vai parar este trabalho sujo?”. “Vocês estão perdidos e Chico Xavier está ardendo nas chamas do inferno.”  Pode?

Quando são casos mais simples, eu mesmo procuro dar uma resposta com base no Evangelho, na Codificação e na minha experiência pessoal. 

O Consolador: Cite as principais conquistas e dificuldades de se manter um site no ar.        

A primeira delas é justamente a financeira. No caso de Garanhuns Espírita não é alto o custo, mas, quando perdemos o emprego, ficamos a ponto de tirar do ar o Portal porque não tínhamos condições sequer de pagar a mensalidade de hospedagem, que nem é tão alta assim (R$ 22,80). Anualmente, o registro custa R$ 30,00. Graças a Deus, um companheiro espírita hoje patrocina o Portal.

Fora esta questão, temos o lado da manutenção propriamente dita, pois quando um site na internet atinge dezenas de pessoas faz-se necessário estar atualizando constantemente o conteúdo, embora o Portal tenha conteúdo suficiente para pesquisa.

No meu caso pessoal, ainda tenho a vantagem de ser webmaster amador, então eu mesmo faço a atualização tanto de conteúdo, quanto técnica, não precisando pagar a ninguém para fazer isso.

Em termos de conquista, vejo o número crescente de pessoas se registrando no Portal e a satisfação de informar sobre a Doutrina Espírita de forma coerente os internautas. 

O Consolador: E suas atividades cênicas? Comente-as, por favor.        

Sou ator de teatro desde 1994 e hoje, além de participar de encenações como ator, faço também iluminação, co-direção e ainda escrevo textos, tendo realizado alguns esquetes e peças, como ator e diretor, tanto sobre a temática espírita, quanto sobre outros assuntos, tendo participado de cursos e oficinas, além de leituras dramatizadas.

Já recebi dois prêmios de melhor ator em 1999 e 2000, na Mostra de Artes Cênicas de Garanhuns, a primeira interpretando Édipo Rei e a segunda num texto de Nélson Rodrigues: A Mulher sem Pecado

O Consolador: Situe Garanhuns dentro do Estado de Pernambuco e sua atuação espírita no contexto do movimento espírita estadual.        

Minha querida e amada cidade, na região do agreste de Pernambuco, conta hoje com quase 130.000 habitantes, estando a 842 m acima do nível do mar, chegando a quase 1.000 no Alto do Magano, onde fica o Cristo do Magano e onde é realizada a Paixão de Cristo de Garanhuns – Jesus Alegria dos Homens.

Aqui em Garanhuns iniciou-se o INTECEPE – Integração dos Centros Espíritas de Pernambuco, organizado pela Federação Espírita Pernambucana.

Quando comecei na Doutrina, Garanhuns tinha apenas 4 Centros Espíritas. Hoje conta com 9 Centros e dois programas de Rádio, além de ter sido criado, recentemente, o GACE – Grupo de Apoio aos Centros Espíritas de Garanhuns e Região, com o objetivo de dar suporte às atividades dos Centros.

Este ano a maioria dos Centros, através do GACE, realizou a 1ª Feira do Livro Espírita, com a disponibilização de 1.000 livros espíritas ao público, além de DVDs, CDs, tendo sido um sucesso total. Consideramo-la a primeira, apesar de há 10 anos ter sido realizada uma outra feira. 

O Consolador: Como palestrante, você tem viajado pelo Estado? Quais as experiências colhidas?        

Ultimamente não tenho participado de palestras, porque tive de dar um tempo para estudar para as provas de concursos que estou fazendo, mas, em termos de viagem, fui muito ao vizinho estado das Alagoas realizar palestras em Arapiraca e Palmeira dos Índios. Quando o tempo me permitia estava também viajando a Angelim (PE) chegando a realizar palestras e cursos sobre passes.

O que tive oportunidade de observar é que é preciso dar uma maior ênfase aos estudos das obras de Allan Kardec, porque ainda existe muito achismo por aí afora. Evidentemente não podemos esquecer as obras subsidiárias. 

O Consolador: Como você tem visto as questões polêmicas em nosso movimento? 

Como discussões bizantinas, que não levam a lugar nenhum. Outro dia achei, em um fórum, uma discussão sobre a sexualidade de Chico Xavier. Francamente! Temos coisas mais importantes a fazer e a primeira delas é promover e união para conquistar a unificação, não de comportamentos, porque cada cabeça é um mundo de per si, mas de ideais. E qual o objetivo da Doutrina? Reformar o homem para transformar o nosso mundo em um mundo melhor. 

O Consolador: E as questões polêmicas da sociedade? 

A sociedade, representando o ser coletivo, evolui da mesma forma que o ser individual. À medida que desenvolve suas potencialidades, vai deixando para trás o primarismo de suas concepções e marcha em busca do amor e da perfeição. É natural dessa forma que, ruindo o edifício do passado, e não encontrando ainda pronto o edifício do futuro, pela incúria de alguns, encontre-se neste choque de princípios.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita