WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 2 - N° 87 - 21 de Dezembro de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 

Congresso Espírita Nacional reúne na Espanha 450 congressistas 

O XVI Congresso Espírita da Espanha ocorreu em Calpe nos dias 6 a 8 de dezembro, com transmissão ao vivo pela TV do Conselho Espírita Internacional (CEI). Divaldo Franco fez as conferências de abertura e encerramento do evento, que contou também
com a participação de Raul Teixeira
 
 

O Movimento Espírita Europeu fechou as atividades deste ano com chave de ouro, pois fomos brindados no início de dezembro com a brilhante realização do XVI Congresso Espírita Nacional da Espanha (fotos).

Com 12 andares e fachada de vidro, o moderno Hotel Diamante Beach recebeu a todos com extrema hospitalidade e competência. Este hotel está localizado na praia de Levante, no município de Calpe, e desfruta de uma localização soberba.

Calpe localiza-se na província de Alicante, que fica no sudeste da Espanha, na parte oriental da Comunidade Valenciana, localizada na Costa Branca, mar Mediterrâneo.

O evento ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, contou com a participação de 450 congressistas e abordou o tema “Espiritismo - Passado, Presente e Futuro”.

Apesar do intenso frio que estamos enfrentando na Europa, o clima na recepção do Diamante Beach no dia 5 de dezembro era de muito calor humano e alegria, pois espíritas oriundos de várias partes da Europa, como também de Itália, Áustria, Brasil, Portugal, Bélgica, França, Colômbia, Inglaterra e Guatemala, chegavam com muita emoção e expectativa pelo importante evento que se aproximava. Abraços, sorrisos, apertos de mão... delineava um belo e emocionante fim de semana.

Após os registros obrigatórios, recebimento da identificação e do material, um delicioso jantar foi servido e, mais uma vez, a alegria e a fraternidade tomou conta dos corações.

Contrastando com dia anterior, o dia 6, sábado, amanheceu com um sol radiante e um céu azulado, apesar da baixa temperatura. Para nós isso significava o aceno da Espiritualidade Superior como a nos dizer: “Vão em frente. Há muito trabalho a fazer!”

Depois do delicioso café da manhã, fomos convidados a nos instalarmos no excelente salão de reuniões, que estava muito bem arrumado para receber com conforto os 450 congressistas. Ressalte-se desde logo o primoroso e exemplar trabalho de Joaquim Huete, coordenador técnico do evento, que cuidou pessoalmente e incansavelmente para que tudo saísse perfeito.

Já passava das 10 horas quando o mestre de cerimônias do XVI Congresso Espírita Nacional, Juan Miguel Fernandez, presidente da Asociación de Estudios Espíritas de Madri, convidou nosso querido Raul Teixeira para proferir a prece de abertura.

A seguir, Salvador Martin, presidente da Federação Espírita Espanhola, foi convidado ao palco, para as boas vindas e as palavras iniciais.

Salvador Martin, com emoção, agradeceu a presença de todos e nos convidou a uma reflexão a respeito da urgente necessidade de nos unirmos e nos amarmos em nossas Casas Espíritas, pois do contrário não seremos como um feixe de varas e nos separaremos facilmente. 

O tema da conferência de Divaldo foi “Espiritismo, iluminação interior e saúde integral” 

Dando continuidade ao evento, Nestor Masotti, presidente da Federação Espírita Brasileira e Secretário Geral do Conselho Espirita Internacional – CEI, manifestou a imensa alegria do CEI pela realização de mais este Congresso Nacional e convidou os presentes para o VI Congresso Espírita Mundial, que ocorrerá em Valência, Espanha, em 2010, o qual terá como tema “Somos Espíritos Imortais”. Este evento será organizado e produzido pelo CEI e realizado pela Federação Espírita Espanhola. Informou ainda que o CEI está reunindo esforços para permutar informações visando divulgar ainda mais a Doutrina Espírita, pois é preciso colocar o Espiritismo ao alcance de todos a fim de construir o Mundo Novo.

Foi apresentado a seguir um DVD com imagens sobre Valência e o Centro de Convenções onde será realizado o Congresso Mundial, cujas inscrições já estão abertas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.consejoespirita.com/6cem

Durante todo o fim de semana, realizaram-se também várias reuniões da Comissão Executiva do Conselho Espirita Internacional e, logo após o encerramento do Congresso, essa mesma comissão realizaria uma visita a Valência a fim de conhecer  a  cidade que sediará  o  próximo

Salvador Martin, presidente da FEE

Edwin Bravo

Raul Teixeira

Nestor Masotti

Yolanda Duran, Nair Andrade, Elaine Lettiere e Claudia Werdine

Teatro com jovens

Crianças durante a avangelização

Crianças e adolescentes participando do evento

Momento de autógrafos

Feira de livros

Feira de livros

Almoço de confraternização

Congresso Espírita Mundial.  

Divaldo Franco foi o responsável pela conferência inaugural, bem como a conferência de encerramento do Congresso, quando abordou o tema “Espiritismo, iluminação interior e saúde integral”.

Após a conferência inaugural de Divaldo Franco, mais emoções ainda estariam por vir, já que, em seguida, Raul Teixeira proferiu uma impecável e esclarecedora conferência sobre o tema “Uma visão do Espiritismo em tempo presente”, na qual Raul destacou o grande equívoco dos espíritas que se preocupam somente com a mediunidade e com os fenômenos das manifestações esquecendo-se de que o Espiritismo não veio para os desencarnados. A mediunidade, esclareceu o conferencista, é importante ferramenta para ajudar os dois lados – encarnados e desencarnados –, mas ferramenta não é objetivo principal. O objetivo maior do Centro Espírita é a transformação moral de seus trabalhadores, dirigentes, freqüentadores, já que transformar a todos em homens de bem é a maior finalidade da Doutrina Espírita.

Ainda extasiados pelas palavras de Raul Teixeira, fomos convidados para uma outra atividade também importante: a hora do almoço, que é também hora de rever os amigos, debater a respeito dos conhecimentos adquiridos nesta primeira parte do evento, visitar a Feira de Livros, prestigiar os trabalhos das crianças nas classes de evangelização etc. 

Uma Feira de Livros foi montada no corredor
principal do hotel
 

No corredor principal de acesso ao salão e dependências do hotel foi montado uma Feira de Livros em que podíamos encontrar uma vasta oferta de obras em espanhol, CDs, revistas etc. Estavam ali representados os seguintes Centros Espíritas, todos da Espanha: 

·                 Centro Espírita La Luz del Camino

·                 Sociedad Espiritista Alicantina

·                 Federação Espírita Espanhola

·                 Centro Espírita Manuel y Divaldo

·                 Editora Espírita Allan Kardec

·                 Asociación de Estudios Espíritas de Madrid. 

Vale ressaltar que a Asociación de Estudos Espíritas de Madrid, na pessoa da esposa de seu presidente, Maria Jesus Albertus, promoveu neste primeiro dia de atividades uma sessão de autógrafos com Divaldo Franco, para a alegria de todos.

Retornando às atividades após o almoço, continuamos com as excelentes apresentações feitas pelos seguintes conferencistas: 

·                   Jesús Gutiérrez Lucas

Centro Espírita La Luz del Porvenir – Alicante

Tema: Espiritismo, da potência à ação, uma breve reflexão histórica. 

·                   Alfredo Alonso

Centro Espírita Nuestro Hogar – Madri

Tema: A Psicologia do Futuro. 

·                   Ernest Cortés – Ana L. Norena

Sociedade Espiritista Alicantina – Alicante

Tema: O Despertar da Consciência à Luz do Espiritismo. 

·                   José Moreno

Asociación Estudios Espíritas de Igualada – Barcelona

Tema: Reencarnação e a Evolução do Espírito. 

Ao findar estas atividades, seguiu-se a hora do jantar e, em seguida, os participantes deste evento puderam esclarecer suas dúvidas com alguns dos conferencistas do dia, pois houve um breve momento para perguntas e respostas. 

Conferencistas espanhóis participaram
ativamente do Congresso
 

Antes de nos recolhermos, extasiados pelas informações recebidas neste primeiro dia, ainda nos foram oferecidas atividades específicas em mesas redondas, com moderador para as discussões.

O domingo chegou um pouco frio, discreto, nublado, mas mesmo assim nosso estado de ânimo se mantinha inabalado e, desde cedo, o restaurante já abrigava nossos companheiros e irmãos de caminhada. A alegria e a animação contagiava aqueles que ainda estavam um pouco sonolentos. Iniciava-se mais um dia de trabalho e aprendizagem.

Os conferencistas deste dia foram:

·                   Jordí Marti

Centro Espírita Juana de Angelis – Tarragona

Tema: E depois do Espiritismo, o amor. 

·                   Ana Maria Sobrino Talavera

Centro Espírita entre el Cielo y la Tierra – San Martin de Valdeglesias

Tema: O Espiritismo Científico. 

·                   José García Abadillo

Centro Espírita Camino del Luz – Ciudad-Real

Tema: Espiritismo, identidade e futuro.

·                   Juan José Torres

Centro de Estudios Espíritas San Carlos de Valle – Ciudad-Real

Tema: O Centro Espírita. 

·                   Liliana Durasevic

Tema: Os arquétipos e a expressão artística do Espírito. 

·                   Félix Reyes

Centro Espírita Bezerra de Menezes – Alicante

Tema: O caminhar do Espiritismo em todos os tempos. 

·                   Juan M. Fernández

Asociación de Estudios Espíritas de Madri

Tema: O progresso do Espiritismo. 

Uma dramatização sobre o tema “O Suicídio” foi
o destaque do momento artístico
 

Como nos congressos anteriores, havia jovens que vinham acompanhando seus pais e, aproveitando a presença destes jovens, Ana Vilar resolveu organizar um grupo de teatro, que se apresenta em cada novo congresso. Para este ano, estes jovens apresentaram com dinamismo e dedicação uma pequena dramatização sobre o tema “O Suicídio”, oferecendo a todos importantes informações que fazem parte do Livro dos Espíritos. A apresentação foi muito aplaudida e, ao final, eles apresentaram uma bela canção convidando os presentes à paz e à união.

Nesta noite, após o jantar, também houve mesas redondas e debates com alguns conferencistas.

Para a tristeza de todos nós, a segunda-feira chegou e, com ela, o íntimo sentimento de saudade já habitava os nossos corações, pois vivemos em Calpe momentos de muita união, confraternização, troca de experiências, conhecimentos, etc.

A primeira conferência deste dia ficou a cargo de Santiago Gené, do Centro Espírita Juana de Angelis – Tarragona, que abordou o tema “Proposta para a Felicidade” e a seguir Divaldo Franco proferiu a última conferência deste grandioso evento, cujo tema já foi informado no início desta reportagem.

Antes da prece de encerramento, os representantes dos Centros Espíritas e Federações foram convidados para manifestarem suas despedidas.

Os últimos momentos chegaram e com eles a emoção da prece de encerramento. Todos foram às lágrimas com as bonitas e emocionantes palavras de Edwin Bravo, coordenador da América Central e Caribe e representante da Federação Espírita da Guatemala.

Bem, o fim de semana terminou, o Congresso também e chegou a hora de retornarmos aos nossos lares, para colocarmos em prática todos os ensinamentos recebidos nestes dias, principalmente os que dizem respeito ao amor e à união. Vamos nos preocupar menos com os estudos e mais com o que estamos fazendo, pois já nos disse Jesus: “Meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem” e Allan Kardec reforçou estas palavras ao dizer: “Será pela Educação, mais do que pela Instrução. que se transformará a Humanidade”.

A infância e a juventude também tiveram
seu espaço no evento

Numa brilhante e importante iniciativa da Federação Espírita Espanhola, tivemos a oportunidade de oferecer aos pais neste XVI Congresso Espírita Nacional classes de evangelização infanto-juvenil. Esta atividade vem sendo gradativamente inserida nos grandes eventos espíritas aqui na Europa e este ano, além da Espanha, a Holanda também realizou pela primeira vez atividades infantis durante o seu 7º Encontro Nacional Espírita.

Em uma de nossas visitas à Espanha para realizar os seminários sobre Evangelização Espírita Infantil, Salvador Martin, presidente da FEE, nos abordou com relação a esta idéia, perguntando qual seria nossa opinião a respeito. Como não podia deixar de ser, adoramos a idéia e imediatamente começamos a imaginar por onde começar.

Yolanda Duran, diretora do DIJ da Federação Espírita Espanhola, também se entusiasmou com o projeto e demos continuidade a ele, formando uma equipe composta por Elaine Lettiere e Nair Andrade, de Madri. Há alguns meses estamos trabalhando neste projeto e, com muita alegria e entusiasmo, colhemos os melhores frutos durante o Congresso, pois as crianças gostaram muito das atividades e algumas, para nossa surpresa, já queriam fazer suas inscrições para o próximo Congresso.

Nossas atividades com as crianças foram muito importantes para divulgarmos corretamente aos pais, dirigentes e trabalhadores espíritas, o trabalho realizado dentro da Evangelização Espirita Infanto-Juvenil, já que esta atividade ainda é vista na Europa com algumas reservas, devido à falta de informações corretas com vistas a esclarecer que não se trata das mesmas atividades infantis existentes em outras religiões cristãs tradicionais.

Os temas abordados foram:

·                   Vamos nos conhecer melhor?

·                   Deus Criador

·                    Relações Familiares

·                    Relações Sociais

·                   Jesus e o Natal

Na ocasião do encerramento do XVI Congresso Nacional Espanhol, antes das despedidas dos dirigentes dos Centros Espíritas, Yolanda Duran, diretora do DIJ da Federação Espírita Espanhola, informou os congressistas sobre os resultados das classes de evangelização que ocorreram simultaneamente ao Congresso e apresentou a equipe de trabalho composta por Elaine Lettiere, Nair Andrade, e nós. Também nos foram concedidos alguns minutos para que, como coordenadora geral deste trabalho, apresentássemos os objetivos programados e as atividades realizadas.

Para nós, realmente este Congresso foi extremamente importante e inesquecível, pois nosso sonho de abrigar crianças e pais num mesmo evento se tornou realidade. Agora já estamos animadíssimas e cheias de idéias para as classes de evangelização que realizaremos no XVII Congresso Nacional Espanhol.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita