WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 2 - N° 84 - 30 de Novembro de 2008
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 
De: Leda Flaborea (São Paulo)
Quarta-feira, 26 de novembro de 2008, às 12:22  
Olá pessoal, boa tarde!
A FGV está oferecendo cursos gratuitos on-line, vale a pena dar uma olhada.
Segue abaixo o link de acesso:
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
Beijos,
Leda
 

De: Denise Carlin
Segunda-feira, 24 de novembro de 2008, às 12:25
Como o Espiritismo vê a questão da terapia de vidas passadas, ou terapia de regressão? Eu já fiz e tive muitos esclarecimentos do porquê da minha covardia,
medos e indecisões!
Denise 

Resposta do Editor: 

A terapia de vidas ou vivências passadas não surgiu no meio espírita, mas é praticada por
vários terapeutas espíritas. Os especialistas, no entanto, a recomendam em casos específicos
em que esse tipo de terapia possa de algum modo auxiliar no tratamento. É óbvio, porém, que
é de todo inconveniente utilizar a regressão de memória para a simples satisfação da curiosidade.

 


De: Valério Weber (Curitiba, PR)
Quinta-feira, 20 de novembro de 2008, às 22:46
Médium Sr. Paulo Neto:
Gostaria de saber do endereço desse querido médium (de Campinas). Se possível, o telefone também ou e-mail. Uma amiga minha de São José dos Campos (SP)
necessita, para levar o marido dela até ele para participar dos trabalhos dele.
Muito obrigado.
Valério 

Resposta do Editor: 

Não conhecemos o médium mencionado. Caso algum leitor saiba o que foi solicitado, pedimos
por favor que entre em contato com a direção da revista

 


De: Leonardo Machado (Recife, PE)
Terça-feira, 25 de novembro de 2008, às 19:02  
Caros(as) amigos(as),
Já está no ar a página do Alberto Almeida, o qual já esteve por diversas vezes aqui
em Pernambuco. Agora, podes levar para casa, sem sair do computador, palestras e seminários ministrados por ele em Cd. Conheça e ajude, ainda, a obra social "Jardim das Oliveiras", a qual ele ajuda a manter, através das vendas destes CD's,  no bairro das castanheiras em Belém - PA.
Igualmente, conheça um pouco mais da história dele e acompanhe sua agenda de compromissos na oratória.
Eis o endereço na internet: www.albertobelem.blogspot.com/.
Abraços fraternos,
Leonardo Machado

 


De: João Cabral (Aracaju, SE)
Segunda-feira, 24 de novembro de 2008, às 15:48
Amigos, a revista Época esta elaborando uma edição especial para o fim de ano, lançando a 2a edição especial com os 100 brasileiros que mais se destacaram em
2008, pelo poder, pelo talento ou pelo exemplo moral. A lista será elaborada pela redação com base nas sugestões de leitores e de personalidades influentes.
Então iniciemos esta campanha em prol da indicação de Divaldo Pereira Franco, para que conste um nome espírita, como exemplo de moral.
Abaixo o link da revista:  http://editora.globo.com/pesquisas/pesquisa_epoca_250908.htm.
Vamos todos votar em Divaldo Franco por ser um Homem Integral no Amor ao Próximo... Um Homem que dedicou a sua existência em Educar. Consolar e Instruir
o semelhante... Um  Homem que Ensina e faz a Caridade nas suas obras assistenciais em Salvador-Bahia... Um Homem que inspirou a centenas de Instituições Filantrópicas e Assistenciais em muitos países... Um Homem que já realizou em torno de 12.000 conferências em vários continentes falando da Paz. Saúde e a Esperança... Um Homem que já escreveu mais de 200 livros de Auto-Ajuda e de Educação Espiritual... Um Homem, simples, funcionário público, aposentado, desapegado dos bens terrenos... Um Homem que norteia a Humanidade neste momento das crises: Moral. Espiritual e Familiar.
Portanto, pedimos que clique no link acima, e dê o seu VOTO para o nosso DIVALDO
a fim de que ele esteja nesta lista dos 100 brasileiros que mais se destacaram em 2008. As pessoas e os Brasileiros residentes em outros países podem também votar...
DIVALDO MERECE... E NÓS O APOIAMOS POR SER UM ATO DE RECONHECIMENTO PELO QUE ELE TEM FEITO POR TODOS NÓS E A HUMANIDADE...
João Batista Cabral
Presidente da ADE-Associação de Divulgadores do Espiritismo do Estado de Sergipe

 


De: Gilberto Pinheiro (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 25 de novembro de 2008, às 15:10
Senhores e senhoras, precisamos sempre reavaliar o que é ensinado, levando em consideração o tempo em que houve o acontecimento e, principalmente, a tradução literal do francês para o português, onde, às vezes, pode ocorrer equívocos.
O professor Kardec, no Livro dos Espí­ritos, faz um registro pertinente à sua época, mas que, hoje em dia, precisa literalmente ser revisto, haja vista a evolução dos tempos à luz da Ciência, da sociologia e da antropologia, no caso específico que citarei abaixo:
SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS
Pergunta 688 - Há, neste momento, raças humanas que evidentemente decrescem. Virá o momento em que terão desaparecido da Terra? Resposta: "Assim acontecerá, de fato. É outras lhes terão tomado o lugar, como outras um dia tomarão o da vossa”.
BREVE COMENTÁRIO IMPARCIAL E À LUZ DA ANTROPOLOGIA:
A expressão raça humana refere-se a conceito antropológico em desuso desde a década de 1950, que classificava populações ou grupos populacionais. Baseia-se em cor da pele, conformação do crânio, rosto e cabelo. Este conceito, hoje em dia, é totalmente descartado, desacreditado nos círculos científicos. Nos meados do século XIX assim pensava-se, segregando seres humanos, mas perdeu o interesse
heurístico por razão do desenvolvimento da genética, já na metade do século XX.
Hoje em dia são considerados conceitos genotí­picos e fenotí­picos.
Na verdade, foi um nobre francês (Conde de Gabineau) em meados do século XIX que criou esse conceito, dando um novo significado em relação à  desigualdade das raças humanas, entre 1853 e 1855. Já na década de 50 (1950) a UNESCO recomendou que o conceito de “raça humana” fosse substituído por grupos étnicos. Não há dúvida de que Kardec expressou-se de acordo com os valores de sua época, o que é perfeitamente natural, mas nós, espíritas e espiritualistas contemporâneos, precisamos ficar cientes dos fatos acontecidos, atualizando-os, interpretando-os, de acordo com os valores e terminologias léxicas atuais.
OUTRO ASSUNTO: À medida que o tempo passa, nós, humanos, temos condições naturais de evoluirmos em amplo espectro. Por isso, virão novas gerações com mais condições de se desenvolver, de avançar tanto no entendimento social, no sentido humanístico amplo e literal da palavra, como cientificamente. Mas, sinceramente, não creio que as "raças decrescem" como alude o emérito  professor Kardec.
Todas as espécies humanas fazem-se presentes no planeta Terra e crescem em contingente populacional, o que é muito positivo. Os índios, por exemplo, hoje no
Brasil vivem em reservas e muitos são aculturados, ou vivem de acordo com os valores das pessoas que vivem no mundo moderno e nos grandes centros. Os índios americanos também, embora ainda haja tribos e reservas que são amparados e protegidos por lei, na manutenção de suas culturas.
Hoje em dia, no mundo atual, todas as etnias têm seus valores preservados, estimulados e estudados, inclusive, em escolas e universidades, graças ao desenvolvimento social e antropológico no contexto dos valores atuais, dimensionados no desenvolvimento humano.
Por isso, não creio, sinceramente, que outras etnias desaparecerão, substituídas por outras futuras que, na verdade, serão sempre o desenvolvimento das atuais.
Com todo o respeito ao nosso professor Kardec, entendo que devemos interpretar as suas palavras de acordo com os valores e expressões léxicas atuais, para não abrir espaço para mais interpretações.
Por isso, faz-se mister levarmos em conta os valores da época em que os estudos foram sistematizados, trazendo-os à atualidade.
Um respeitoso abraço a todos,
Gilberto Pinheiro

 


De: Maria Inês A. Braga (São Joaquim de Bicas, MG)
Terça-feira, 25 de novembro de 2008, às 23:32.

Agradeço de coração a todos vocês que fizeram orações pelo nosso amigo e associado Guinlly David Shalom.
Comunico-lhes que ele está se recuperando e já de volta a Jerusalém.
Com muito carinho, meu beijo a vocês,
Maria Inês

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita