WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 2 - N° 83 - 23 de Novembro de 2008

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br
Matão, São Paulo (Brasil)

 

Maria Aparecida Mazzo: 

“Somos responsáveis pelo que estamos colocando nas mãos de cada sócio” 

Fundado há 33 anos, o Clube do Livro Espírita “Cairbar Schutel”, de São Carlos (SP) é um exemplo de uma idéia bem executada, em prol da divulgação da Doutrina Espírita
 

Carinhosamente conhecida como Cidinha, Maria Aparecida Mazzo (foto) tornou-se espírita em 1983, após a leitura do livro Nosso Lar. Formada em Direito e funcionária pública do Judiciário, vincula-se à A.E. Bezerra de Menezes e também à União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de São Carlos, sendo atualmente vice-presidente da USE-São Carlos e coordenadora do Clube do Livro Espírita “Cairbar Schutel”. Na entrevista a seguir, Cidinha relata a vitoriosa experiência do clube do livro citado. 

O   Consolador:  O  Clube  do  Livro 

Espírita deSão Carlos é um dos maiores do Brasil. Quando foi fundado e quantos sócios possui? 

Foi fundado em 1975 por José de Almeida – confrade, hoje, atuante em outras áreas – e Miguel, que se mudou de São Carlos há muito tempo. Estamos atualmente com 1.980 sócios. 

O Consolador: Ele está vinculado a alguma instituição espírita? 

Está vinculado ao departamento do livro da USE Intermunicipal de São Carlos que, além do Clube, mantém Banca, Livraria e Feira do Livro Espírita coordenados por Cláudia Regina Manfrin, que é a diretora do Departamento do Livro. 

O Consolador: Quantos colaboradores trabalham para mantê-lo em funcionamento? 

Dispomos de aproximadamente 40 colaboradores de várias casas. 

O Consolador: Qual a modalidade de entrega dos livros? 

A grande quantidade de colaboradores que estão ligados ao nosso clube é em função da modalidade de entrega dos livros, que é feita por  entregadores-voluntários. Cada entregador-voluntário é responsável pela entrega  dos livros em um setor da cidade. 

O Consolador: O Clube atende apenas a cidade de São Carlos, ou estende-se a outros estados e países?  

A maior parte dos sócios é de São Carlos, mas temos também sócios por todo o país, na maioria dos estados, e alguns em Portugal, Espanha e Holanda. Temos também o que chamamos de "filhote", uma idéia em que uma pessoa de outra cidade é responsável pela quantidade de sócios que conseguir, fazendo a distribuição entre esse associados.  

O Consolador: Quais os critérios adotados para a escolha do livro a ser distribuído? 

Temos uma equipe que é responsável pela leitura dos livros e só depois de duas pessoas terem aprovado o livro é que fazemos a distribuição. Procuramos avaliar o conteúdo doutrinário, pois somos responsáveis pelo que estamos colocando nas mãos de cada sócio. 

O Consolador: O Clube recebe muitos lançamentos para análise? E como selecionar diante de tantas opções? 

Sim, recebemos muitos livros para análise. A seleção é muito salutar, pois nos dá a oportunidade de levar ao sócio bons livros, obras de conteúdo doutrinário, que vão acrescentar em muito o conhecimento  que buscam na doutrina espírita. 

O Consolador: Quais os livros de maior sucesso já distribuídos? 

Tivemos muitos livros de sucesso, entre eles Paulo e Estêvão, Evolução para o Terceiro Milênio, Renúncia e todos os romances da médium Yvonne A. Pereira. 

O Consolador: Atualmente quanto é a mensalidade paga pelos sócios? 

A mensalidade é de R$ 8,00 e para os sócios de fora há o acréscimo de R$ 2,00 como taxa de correio. Apenas para os sócios de fora do país a taxa de correio é diferenciada. 

O Consolador: Devido à experiência de anos e ao volume já distribuído, o CLE necessitou estabelecer um regimento interno de funcionamento? 

Não há um regimento formal. A experiência nos mostrou o que é melhor e como podemos aperfeiçoar o trabalho. 

O Consolador: Você tem anotações da quantidade de títulos e exemplares já distribuídos desde o início do Clube? 

Sim, temos anotado todos os livros que já distribuímos e a quantidade em cada mês desde o primeiro, que foi Sublimação, da médium Yvonne Pereira. Nesses 33 anos de funcionamento do Clube em apenas um mês não tivemos a distribuição dos livros. 

O Consolador: A Feira do Livro de São Carlos também é bastante expressiva. Isso chega a causar dificuldades mútuas entre o CLE e a FLE? 

Na verdade, a Feira do Livro ajuda muito o Clube, pois é durante os 15 dias de funcionamento da Feira que o número de sócios aumenta. 

O Consolador: Para quem quiser associar-se ao CLE, quais os contatos por fone e por e-mail? 

Os contatos para quem quiser ficar sócio podem ser feitos pelo fone (16) 3307-5495, pelo site www.usesaocarlos.com.br  ou pelo e-mail use.sao@itelefonica.com.br.
 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita