WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 2 - N° 82 - 16 de Novembro de 2008

CLAUDIA SANTOS
claudia@cdicom.com.br 
São Paulo, SP (Brasil)
 
 


1,7 mil pessoas participam de eventos sobre Medicina e Espiritualidade nos
EUA e Europa

 

Medicina e Espiritualidade voltaram a ser a pauta, em outubro, de vários eventos promovidos pela Associação Médico-Espírita Internacional, em parceria com entidades locais. Eles aconteceram nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Portugal, Suíça e Bélgica e atingiram cerca de 1,7 mil pessoas. Segundo a presidente da AME-Internacional, Marlene Nobre, com esses eventos, houve avanços em relação à inclusão da espiritualidade na Medicina em ambos os continentes. “Apesar de terem pesos e características diferentes, por conta da cultura de cada país, os resultados foram os melhores possíveis. Conseguimos arrebanhar mais colegas multiplicadores do novo paradigma, que prevê a união definitiva entre a ciência e a alma. Um público maior do que nos demais anos compareceu aos eventos, o que também é um sinal de que estão tendo repercussão”, avaliou.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, cerca de 400 pessoas, provenientes de vários Estados norte-americanos, Porto Rico, Canadá e Brasil, além de representantes de comunidades médico-científicas da Suíça, Israel e Índia, participaram do 2° Congresso Médico-Espírita dos Estados Unidos, de 3 a 5 de outubro, nas dependências do Hilton Fort Lauderdale Airport Hotel, em Fort Lauderdale, na Flórida.

O evento, que também teve o apoio do Lar Fabiano de Cristo e do Conselho Espírita Internacional, foi aberto com saudações de Marlene Nobre, e o tema Interconectando Medicina e Espiritualidade foi desenvolvido, durante três dias, através de palestras proferidas por médicos de diversos países: do Brasil: César Geremia, Vanessa Anseloni, Fábio Nasri, Décio Iandoli Jr. e Julio Peres; dos Estados Unidos: Melvin Morse, Christina Puchalski, Dolores Krieger, o físico quântico Amit Goswami, sua mulher Uma Krishnamurthy e a presidente da AME-Estados Unidos, Sonia Dói; e Sabino Antonio Luna (Argentina), Fábio Villarraga (Colômbia), Maria da Graça de Ender (Panamá), e Peter Fenwick (Reino Unido).

“Tivemos conferencistas de várias áreas profissionais, de diferentes culturas e credos. Entretanto, apesar da diversidade dos palestrantes, a mensagem final concentrou-se numa mesma tônica: o ser humano tem uma natureza espiritual que precisa ser reconhecida e tratada adequadamente para que se obtenha saúde integral, ou seja, completo bem-estar físico, mental e espiritual. Todos esses profissionais se reuniram na busca de um novo paradigma para a Medicina, incorporando mente, corpo e espírito”, conta Maurício Cisneiros, de Miami, um dos coordenadores do evento em nome da entidade anfitriã, a Federação Espírita da Flórida. Para fortalecer a ciência espírita nos meios acadêmicos e nos sistemas de atendimento à saúde, a Associação Médico-Espírita dos Estados Unidos propõe-se a continuar a promover o congresso a cada dois anos. 

Reino Unido

Na seqüência dos EUA, Marlene Nobre, e os colegas membros da AME-Brasil Alexander Moreira Almeida, Décio Iandoli Jr. e Roberto Lúcio Vieira de Souza partiram para o Reino Unido, onde, em 8 e 9 de outubro, aconteceu, no Auditório das Indústrias Químicas na Belgrave Square, no Centro de Londres, na Inglaterra, evento realizado em conjunto com a British Union of Spiritist Societies (BUSS) e o Spirit Release Foundation. “Foi a primeira vez que se conseguiu realizarum evento desse porte, com a presença de 130 pessoas”, conta Elsa Rossi, secretária da BUSS.

Marlene Nobre na saudação inicial

Melvin Morse citando Kardec
na aula inaugural

Jean_Paulo Evrard, presidente da Union sprite Belge e da comissão organizadora
do Congresso

Sergio Lopes, presidente da AME-Pelotas, fazendo sua exposição

Alberto Almeida durante sua exposição

Confraternização do público no almoço

Na pausa do almoço: da esq p/ direita:
Paula Costa (AMEPORTUGAL), Sergio
Lopes, Marlene Nobre, Alberto
Almeida, Carlos Roberto de Souza,
José Roberto Pereira dos Santos

Confraternização dos oradores no
horário do almoço

O evento, que teve por tema Trabalhando com a Alma na Saúde e na Doença, foi coordenado por Frida Maria, David Furlong pelo Spirit Release Foundation (SRF); Elsa Rossi e João Vicente Dalledone, pela BUSS, e contou com a participação de Andrew Powell, coordenador da mesa durante os dois dias e fundador do grupo Psiquiatria e Espiritualidade do Royal College of Psychiatry de Londres, e os oradores ingleses Alan Sanderson, fundador do SRF; Serena Roney-Dougal, David Furlong e Tony Neate, presidente do SRF.

“A AME-Internacional, assim como os oradores ingleses, trouxeram brilhantes explanações sobre temas como a influência da glândula pineal no cérebro, trabalhos realizados em hospitais espíritas e processos de cura da alma e do corpo, entre outros. Eles foram muito apreciados pelo público”, conta Elsa.

Segundo ela, as conferências abriram novos caminhos para o entendimento dos distúrbios de comunicação corpo, mente e alma. “Foram tópicos muito relevantes para todos os terapeutas, ganhando maior claridade o sentido da vida”, disse. O evento foi encerrado já com planos para o II Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade, marcado para novembro de 2009. 

Realidade do espírito levada aos alemães 

Em 11 e 12 de outubro teve lugar em Bonn, na Alemanha, o 1º Congresso de Medicina e Espiritualidade da AME-Internacional. O evento, que contou com a participação de 150 pessoas, foi organizado pelo Grupo Alkastar - Grupo de Estudos e Trabalhos Allan Kardec (Allan Kardec Studien- und Arbeitsgruppe e.V.), que, com o apoio dos outros grupos espíritas alemães, ofereceu aos médicos psiquiatras, bem como aos psicólogos e demais profissionais de Saúde da Alemanha, a oportunidade de ouvir os médicos da AME-Internacional e também palestrantes alemães falando sobre a realidade do espírito.

Do Brasil, estiveram presentes Marlene Nobre, Décio Iandoli Jr., Julio Peres, Alexander Moreira de Almeida e Roberto Lúcio Vieira de Souza. Os palestrantes alemães foram o professor doutor Joachim Hornung, dr. Dorothea Fuckert, dr. Roland Brück, dr. Eberhard Kretzschmar e o engenheiro Dagobert Göbel. Hornung discorreu sobre O Aspecto Espiritual do Transplante de Órgãos, Dorothea Fuckert sobre Psicoterapia Combinada e Homeopatia Clássica, Eberhard Kretzschmar referiu sobre Soma e Psyche – a Cura da Alma sem Deus?, dr. Roland Brück sobre Espírito e Simillimum – Sistema Paralelo entre o Espiritismo e a Terapia Médica de acordo com o Princípio dos Semelhantes, e o engenheiro Dagobert Göbel apresentou o Modelo Organizador Biológico de Hernani Guimarães Andrade.

Segundo Fernanda Marinho Goebel, organizadora do evento e uma das dirigentes do Alkastar, a atmosfera foi de muita paz e harmonia, fraternidade e alegria, oferecendo a oportunidade de uma troca preciosa de informações entre os médicos brasileiros e alemães, possibilitando uma abertura nas áreas de Psiquiatria da Alemanha para a realidade da vida espiritual e para a evidência da reencarnação.

“Os médicos psiquiatras, psicólogos e demais profissionais de Saúde que assistiram ao evento adoraram as palestras, mostrando-se muito interessados em um trabalho cooperativo com os grupos espíritas alemães, no que diz respeito ao tratamento de desobsessão e passes para pacientes psiquiátricos, tendo-se, com isso, através da ajuda de Deus, atingido o objetivo do evento”, explicou. 

Êxito em Portugal  

Organizado pela Verdade e Luz – Editora e Distribuidora Espírita, em parceria com as Associações Médico-Espírita Internacional (AME-INT) e Médico-Espírita de Portugal, as 3as Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade ocorreram em Lisboa, em 18 e 19 de outubro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária.

Êxito total é a melhor maneira de resumir o evento, que teve por tema A Contribuição Espiritual na Medicina do Século XXI. Com um programa extremamente cativante, que prendeu a atenção dos espectadores desde o primeiro instante, as Jornadas cumpriram plenamente o seu principal objetivo: informar, ao mesmo tempo que desfazer equívocos, destruindo preconceitos.

Durante os dois dias, os 12 oradores (8 brasileiros e 4 portugueses) mostraram às mais de 800 pessoas que enchiam a sala as razões pelas quais a Medicina Espírita advoga a inclusão da vertente espiritual na prevenção e tratamento da saúde humana.

Foi abordada uma série de assuntos extremamente atuais e relevantes, tais como eutanásia, dor, Síndrome do Pânico, Doença de Alzheimer, depressão, suicídio, transtornos alimentares e também a verdadeira missão do médico.

Ao longo do evento, o público manifestou sempre a sua grande complacência, dando os parabéns aos membros da organização, e, no final da sessão de encerramento, levantou-se em bloco, para aplaudir prolongadamente os conferencistas e a organização, pondo assim de manifesto a sua enorme satisfação.

Não há dúvida que o Espiritismo tem uma contribuição para dar à Medicina – a qual nos parece ser fundamental – ao demonstrar, por um lado, que o espírito é uma realidade e que todos os processos mórbidos são de índole mental e comandados pelo espírito, e, por outro, ao fazer ver que os atos médicos devem ser executados pelos profissionais de Saúde com amor fraternal, a fim de porem em prática o mandamento que Jesus nos ensinou: “Amar o próximo como a nós mesmos”

Suíços e belgas motivados 

De Portugal, membros da AME se dirigiram à Suíça, onde também ocorreram eventos, no dia 22 de outubro, em língua alemã, e no dia 23, em francês, no auditório Le Phénix, em Fribourg, com a presença de 80 participantes. A seleção dos temas visava valorizar a vida e trazer novos argumentos contra a eutanásia e o “suicídio assistido”, eufemismo utilizado pelas clínicas da morte, que existem, sobretudo, na parte de língua alemã da Suíça.

“Notamos o entusiasmo da platéia, que acompanhou até o fim as palestras e manifestou gratidão e grande interesse por novos eventos. O comentário feito por muitos era que se sentiram ‘tratados com muito carinho’ e motivados a se informarem melhor sobre os temas enfocados, visto que receberam tantas referências para a pesquisa”, conta Nelly Berchtold, médica homeopata e psiquiatra brasileira radicada na Suíça.

Três médicos suíços reencarnacionistas, porém não espíritas, entraram na parceria e fizeram também conferências: François Moll (psiquiatra), Andreas Dönges (psiquiatra) e Rolf Henggi (médico naturopata).

A última etapa da programação foi cumprida em Liège, na Bélgica, onde encerraram a viagem no teatro Charles Rougier, no Palais de Congrés, com o 1º Congresso Belga de Medicina e Espiritualidade.

Organizado pela Union Spirite Belge, com o apoio da Associação Médico-Espírita Internacional, ele contou com a presença de 150 pessoas – 80% da audiência era de médicos que viram a divulgação em jornais locais da Bélgica.

Participaram como oradores Jérémie Philippe e dr. Jean-Jacques Charbonier, da França; dr. Melvin Morse, dos Estados Unidos; dra. Paula Costa e Silva, de Portugal; Nelly Bertchold, da Suíça; Marlene Nobre, Irvênia de Santis Prada, Carlos Roberto de Souza, Sérgio Lopes, José Roberto Pereira dos Santos e Alberto Almeida, do Brasil.

À exceção de Portugal, todos os eventos foram transmitidos, on-line, pela TVCEI (www.tvcei.com), do Conselho Espírita Internacional.

 

 

O texto acima, cuja redação teve a participação de inúmeras pessoas, como Maria do Rosário Caeiro, editora da Revista Espírita Verdade e Luz, é destaque na edição de novembro da Folha Espírita, de São Paulo (SP).

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita