WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 2 - N° 81 - 9 de Novembro de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 


A emoção e o sucesso
do I Congresso Belga de
Medicina e Espiritualidade

 
Liège reúne pela primeira vez médicos de diversos países, espíritas e não-espíritas, para tratarem dos vínculos existentes entre a medicina e a espiritualidade, perante um público numeroso

Após extremas dificuldades e problemas, Liège transformou-se nos dias 25 e 26 de outubro último no centro das atenções, quando profissionais da área da saúde, espíritas e não-espíritas, se encontraram para o I Congresso Belga de Medicina e Espiritualidade (fotos).

Por ser um evento jamais realizado até então na Bélgica e por tratar de assuntos ainda pouco conhecidos, a União Espírita Belga precisou vencer inúmeros desafios para que ele fosse aprovado pelas autoridades da cidade de Liège. Mas, para a alegria de todos, o evento tornou-se uma realidade, graças à determinação do presidente da União Espírita Belga, Jean Paul Evrard.

Liège está localizada na região da Valônia e é a terceira maior cidade da Bélgica. O Congresso ocorreu no Palais de Congrès de Liège, situado no centro da cidade. Essa maravilhosa construção destina-se a todos os eventos oficiais realizados na cidade, como Congressos, Seminários etc. e conta com uma estrutura perfeita, tais como hotel, restaurante e salas de conferência.

O cenário não poderia ter sido mais perfeito, já que o Palais de Congrès está localizado numa região muito bela, margeada pelo rio La Meuse, que atravessa Luxemburgo e chega até a Alemanha, tendo ao fundo uma maravilhosa paisagem em que as árvores e o colorido das flores dão um toque especial.

Estiveram presentes em torno de 150 participantes, dentre eles Charles Kempf, Coordenador Europa do Conselho Espirita Internacional (CEI), Claudia Bonmartin, presidente do CESAK, Paris, Elsa Rossi, 2ª Secretária do CEI, Luc Moussu, presidente do Conselho Espírita Francês, a pianista Mariléia Conde, da Suíça, bem como os representantes dos Grupos Espíritas CESAK – Bruxelas, Camille Flammarion – Bruxelas, União Espírita Belga e Centro Espirita Allan Kardec – Luxemburgo, além dos conferencistas vindos de países diversos.

A abertura das atividades ficou a cargo de Pol Jacob, da União Espírita Belga que convocou Jean Paul Evrard, presidente da União Espírita Belga, Dra. Marlene Nobre, presidente da AME Internacional, e Elsa Rossi, 2ª Secretária do Conselho Espírita Internacional, para comporem a mesa diretora.

A AME Internacional apoiou e participou do evento 

A abertura foi um momento de especial emoção em que Jean Paul agradeceu a presença de todos, enfatizando a importância deste evento para cada um em particular e também para o avanço da Doutrina Espírita na sociedade e, em seguida, Dra. Marlene Nobre agradeceu em nome da AME Internacional a realização do evento, aproveitando a oportunidade para enfatizar a importância

Público

Alberto Almeida

Marlene Nobre

Elsa Rossi e Marlene Nobre

Participantes do evento

Almoço

Palais de Congres

desse fato, sobretudo para diferenciar a medicina praticada até hoje, “medicina do corpo”, do ponto de vista material, da medicina proposta pela filosofia espírita, “medicina integral”: corpo e espírito - alma e matéria – razão e sentimento.

Os conferencistas deste primeiro dia foram:

Dr. Melvin Morse (USA) - Médico especialista em pediatria no hospital na Universidade da Califórnia em São Francisco e no Hospital de Crianças de Seattle. Fundador do Centro de Recuperação Intermediaria Pediátrica. O tema tratado por ele foi: ONDE HABITA DEUS? AS ZONAS CEREBRAIS COMO INTERFERÊNCIA BIOLÓGICA COM UM UNIVERSO INTERCONECTADO.

Dra. Marlene Nobre (Brasil) - Médica ginecologista especializada na prevenção do câncer. Membro do Instituto Nacional para Assistência e Segurança Social (INAMPS), presidente da Associação Médico-Espírita Internacional - AME Internacional e Associação Médico-Espírita do Brasil. Possui inúmeros livros publicados. O tema abordado foi: INTEGRAÇÃO CÉREBRO – MENTE - CORPO - ESPÍRITO. Vale ressaltar que a Dra. Marlene realizou duas conferências neste primeiro dia, sendo o outro tema abordado: OBSESSÃO E PATOLOGIAS PSICOFÍSICAS. 

Dra. Irvênia di Santis Prada (Brasil) - Médica veterinária formada pela Universidade de São Paulo, professora titular em NEURO-ANATOMIA na Faculdade de Medicina Veterinária de São Paulo, autora dos livros A Alma dos Animais e a Questão Espiritual dos Animais. Foi também presidente e, mais tarde, assessora da comissão bioética da faculdade de medicina veterinária .  O tema abordado pela Dra. Irvênia foi O CÉREBRO COMO ÓRGÃO DE EXPRESSÃO MENTAL: funções locais da consciência. 

Dr. Sergio Luis da Silva Lopes (Brasil) - Médico formado em psicoterapia psicanalítica e psicologia transpessoal. Fundador e presidente da AME – Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil. Diretor do Departamento de Solidariedade Humana da AME-Brasil e ex- diretor clinico do Hospital Espirita de Pelotas. Escritor e autor do livro As Leis Morais e a Saúde Mental. Abordou o tema: ESQUIZOFRENIA E MEDIUNIDADE. 

As perguntas do público serão respondidas via e-mail

Dra. Paula Costa e Silva (Portugal) - Licenciada em medicina pela faculdade de Medicina de Porto, em 1989. Especialista em medicina física e reabilitação no Hospital Geral de Santo Antonio, Porto. Fez sua pós-graduação sobre a dor e é assistente hospitalar no Instituto Português de Oncologia (IPO) no Porto. Membro da AME - Portugal. O tema abordado pela Dra. Paula Costa foi: A DOR, SUA PERCEPÇÃO E MODELAGEM. 

Prof. Jeremie Phillippe (França) - Professor de física, autor e tradutor de artigos sobre  O Espiritismo e a Ciência. Co-fundador e membro do comitê diretor do Conselho Espirita Francês. Foi membro do comitê de redação da Revista Espirita Francesa. Abordou o tema: O PERISPÍRITO E AS DOENÇAS. 

Dr. Carlos Alberto de Souza (Brasil) - Médico anestesista  e especializado em acupuntura. Presidente da AME - Campina Grande - Paraíba - Brasil. Tema abordado: O VALOR TERAPÊUTICO DA ORAÇÃO. 

Dr. Jean-Jacques Charbonier (França) Médico anestesista reanimador. Medico especialista em reanimação,Toulouse, França. Membro da Sociedade Francesa de Reanimação e presidente de conferência desse estabelecimento. Escritor e conferencista. Tema abordado: A MEDICINA FACE O ALÉM. 

Dr. Alberto Almeida (Brasil) - Médico e terapeuta formado em homeopatia,  transpessoal, dinâmica de grupo, terapias de vidas anteriores, terapia familiar e programação Neurolingüística ( PNL). Abordou o tema: TERAPIAS DE VIDAS PASSADAS E A OBSESSÃO. 

As perguntas e dúvidas dos participantes foram recolhidas pela organização do evento e serão respondidas posteriormente pelos conferencistas e enviadas por e-mail. 

Após um dia de muita aprendizagem, intensa confraternização e muita alegria, as atividades encerraram-se às 19hs, sendo todos brindados com um maravilhoso jantar, no qual o clima era de extrema harmonia e paz. 

O domingo amanheceu trazendo mais animação e alegria pelo reencontro e pela oportunidade de mais um dia de aprendizagem e troca de experiências. A mesa diretora foi composta por Jean Paul Evrard, Luc Moussu, presidente do Conselho Espírita Francês, e Monique Roemans, membro da União Espírita Belga e encarregada da apresentação dos conferencistas.

Durante todo o evento foi mantida uma livraria que oferecia CDs, livros espíritas variados, assim como livros dos respectivos conferencistas. 

Os conferencistas deste segundo dia foram: 

Dr. Melvin Morse (USA)  - Tema: EXPERIÊNCIAS NAS FRONTEIRAS DA MORTE. 

Dr. José Roberto Pereira dos Santos (Brasil) - Médico especialista em reumatologia e medicina intensiva. Presidente da Sociedade de Reumatologia do Estado do Espírito Santo - Brasil. O tema abordado foi: EXPERIÊNCIAS NAS FRONTEIRAS DA MORTE: transcendência e transformação. Na segunda parte das atividades deste dia, o Dr. José Roberto proferiu outra conferência abordando o tema: REPERCUSSÕES ESPIRITUAIS NOS CASOS DE COMA E EUTANÁSIA. 

As conferências foram vertidas na hora para o francês 

Dra. Marlene Nobre (Brasil) – Tema: O DESPRENDIMENTO DA ALMA: anatomopatologia do processo da morte. 

Dr. Carlos Alberto de Souza (Brasil) – Tema: CONSEQUÊNCIAS ESPIRITUAIS DA UTILIZAÇÃO DE DROGAS. 

Dr. Sérgio Lopes (Brasil) – Tema: O SUICÍDIO – PERTURBAÇÕES DEPRESSIVAS. 

Dra. Nelly Bertchold (Suíça) - Médica homeopata, especializada em saúde pública e doenças infecciosas. Fundadora do Centro Espirita ESTESIA, em Berne – Suíça e vice-presidente da União dos Centros de Estudos Espiritas da Suíça. Representante da AME Internacional. Abordou o tema: HÁ CASOS SEM ESPERANÇA? 

DR. Alberto Almeida (Brasil) – Tema: AUTO-PERDÃO COMO CAMINHO PARA A SAÚDE. 

A conferência de encerramento foi proferida pelo Dr. Sérgio Lopes que, com muita propriedade e sabedoria, abordou o tema “ALZHEIMER, AS LEIS MORAIS E SAUDE MENTAL”. 

As conferências foram traduzidas para o francês por Charles Kempf e Claudia Bonmartin. 

O evento estava chegando ao fim. Emoção, cansaço, sentimento do dever cumprido, laços de amizade fortalecidos...  

Após a brilhante apresentação de todos os conferencistas, o trabalho árduo e amoroso da organização, a participação alegre e interessada dos presentes, a beleza do Palais de Congrès, as refeições saborosas, o que ainda estaria faltando para o marcar o sucesso do evento? 

Faltava ainda a apresentação da pianista Mariléia Conde que, tal qual na abertura do evento, emocionou a todos com belas canções ao piano.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita