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Clássicos do Espiritismo
Ano 2 - N° 80 - 2 de Novembro de 2008

ANGÉLICA REIS
a_reis_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

Cristianismo e Espiritismo

 Léon Denis

(Parte 17)

Damos continuidade ao estudo do clássico Cristianismo e Espiritismo, de Léon Denis, conforme a 6a edição publicada pela Federação Espírita Brasileira com base em tradução de Leopoldo Cirne.

Questões preliminares  

A. Léon Denis afirma que muitas passagens do Novo Testamento foram modificadas pela Igreja. Há provas de sua assertiva na obra em estudo?

R.: Sim. Celso e Leblois foram alguns dos estudiosos que apontaram tais fatos. “Vimos – diz Leblois, pastor em Estrasburgo – na Biblioteca Nacional, na de Santa Genoveva, na do mosteiro de Saint-Gall, manuscritos em que o dogma da Trindade está apenas acrescentado à margem. Mais tarde foi intercalado no texto, onde se encontra ainda.” (Cristianismo e Espiritismo, Nota complementar n. 3, pp. 271 e 272.)

B. Os fariseus eram reencarnacionistas?

R.: Sim. Em suas obras o historiador judaico Josefo faz profissão de sua fé na reencarnação e refere que era essa a crença dos fariseus. O padre Didon, em sua “Vida de Jesus”, o confirma. Segundo o sábio beneditino Dom Calmet, em seu “Comentário” sobre as Escrituras, muitos doutores judeus acreditavam que as almas de Adão, Abraão e Finéias animaram sucessivamente vários homens da sua nação. (Obra citada, Nota complementar n. 5, pp. 273 a 275.)

C. A expressão Espírito Santo aparece no original grego dos evangelhos?

Não. O qualificativo sanctus, em seguida à palavra espírito, que deu origem à expressão Espírito Santo, não existe no texto grego, uma vez que o Espírito Santo, como terceira pessoa da Trindade, foi imaginado apenas no fim do século II. (Obra citada, Nota complementar n. 6, p. 277.) 

Texto para leitura

218. O Antigo Testamento é o livro sagrado de um povo – o povo hebreu. O Evangelho é o livro sagrado da Humanidade. As verdades essenciais que ele contém acham-se ligadas às tradições de todos os povos. (P. 268)

219. A essas verdades, porém, muitos elementos inferiores vieram associar-se. Assim, o Evangelho pode ser comparado a um vaso precioso em que, no meio da poeira e das cinzas, se encontram pérolas e diamantes. (PP. 268 e 269)

220. Os Evangelhos não estão concordes sobre os fatos mais notáveis atribuídos a Jesus, como sua primeira aparição após a crucificação: só Marcos e  João assinalam Maria Madalena como testemunha do fato. (PP. 269 e 270)

221. Com a Ascensão dá-se o mesmo: Mateus e João dela não falam. (P. 270)

222. Sobre os Evangelhos apócrifos, segundo Fabrícius, havia trinta e cinco. Embora desprezados hoje, não eram, contudo, destituídos de valor aos olhos da Igreja, que se baseou num deles para estabelecer a crença na descida de Jesus aos infernos, admitida no concílio de Nicéia, da qual não fala nenhum dos Evangelhos canônicos. (P. 270)

223. Os manuscritos originais dos Evangelhos desapareceram, sem deixar qualquer vestígio. Foram provavelmente destruídos por ocasião da proscrição geral dos livros cristãos, ordenada pelo imperador Deocleciano em 303. (PP. 270 e 271)

224. Celso, desde o século II, no  “Discurso verdadeiro”, lançava aos cristãos a acusação de retocarem constantemente os Evangelhos e eliminarem no dia seguinte o que havia sido inserido na véspera. (P. 271)

225. Depois da proclamação da divindade do Cristo (século IV) e da introdução no sistema eclesiástico do dogma da Trindade (século VII),  muitas passagens do Novo Testamento foram modificadas, a fim de que exprimissem as novas doutrinas (ver João, I, 5 e 7). “Vimos – diz Leblois, pastor em Estrasburgo – na Biblioteca Nacional, na de Santa Genoveva, na do mosteiro de Saint-Gall, manuscritos em que o dogma da Trindade está apenas acrescentado à margem. Mais tarde foi intercalado no texto, onde se encontra ainda.” (P. 272)

226. Sobre  o sentido oculto contido na Bíblia, diz Orígenes: “As Escrituras são de pouca utilidade para os que as tomem como foram escritas. A origem de muitos desacertos reside no fato de se  apegarem à sua parte carnal e exterior”. (P. 272)

227. E o grande pensador cristão nos recomenda: “Procuremos, pois, o espírito e os frutos substanciais da Palavra que são ocultos e misteriosos”. (P. 272)

228. Em suas obras o historiador judaico Josefo faz profissão de sua fé na reencarnação e refere que era essa a crença dos fariseus. O padre Didon, em sua “Vida de Jesus”, o confirma. (P. 273)

229. O sábio beneditino Dom Calmet, em seu “Comentário” sobre as Escrituras, diz que muitos doutores judeus acreditavam que as almas de Adão, Abraão e Finéias animaram sucessivamente vários homens da sua nação. (P. 274)

230. De  todos os padres da Igreja, foi Orígenes quem afirmou, do modo mais positivo, a reencarnação. (P. 275)

231. A preexistência da alma e a reencarnação explicam as aparentes anomalias da vida. Os sofrimentos, segundo Orígenes – que adotara a esse respeito a opinião de Platão – seriam curativos da alma, correspondendo à necessidade simultânea da justiça e do amor, não nos sendo imposto o sofrimento senão para nos melhorarmos. (P. 276)

232. Após a Vulgata, tradução latina do grego, há expressões relativas à ação dos Espíritos a que foi acrescido o qualificativo sanctus que não constava do original grego. Surgiu assim a expressão Espírito Santo, inexistente no texto grego, pois que o Espírito Santo, como terceira pessoa da Trindade, foi imaginado apenas no fim do século II. (P. 277)

233. A “Didaquê”, pequeno tratado descoberto em 1873 numa biblioteca em Constantinopla, apresenta um quadro da Igreja primitiva, em que se vê que os cristãos daquele tempo conheciam perfeitamente as práticas necessárias para se entrar em comunicação com os Espíritos, e não perdiam ocasião de a cultivar. (P. 279)

234. O autor relata dois fatos de escrita direta ocorridos com o papa São Leão e com os bispos reunidos no concílio de Nicéia,  nos quais os Espíritos do apóstolo Pedro e de dois bispos católicos deixaram registradas suas mensagens. (PP. 279 e 280)

235. Embora muitos padres atribuam as manifestações espíritas à ação do demônio, nem todos na Igreja pensam assim. O mesmo se dá no seio das igrejas protestantes. Léon Denis menciona a respeito vários depoimentos. (PP. 281 a 285)

236. Em Londres, o reverendo Hawis pregava recentemente a “doutrina dos mortos” na igreja de Marylebone, e convidava seus ouvintes a passar pela sacristia, após o sermão, para examinar fotografias de Espíritos. (P. 282)

237. O autor transcreve  o famoso artigo em que o Sr. Savage, pastor da Igreja Unitária de Boston e emérito escritor muito conhecido nos Estados Unidos, narra de que modo foi levado a acreditar nos fatos espíritas. (PP. 283 e 284)

238. Nesse artigo, o Sr. Savage declara: “eu descobri fatos que provam que o eu não morre e que, depois do que chamamos morte, ainda é capaz, em certas condições, de entrar em comunicação conosco”. (P. 284) (Continua na próxima edição.) 
 


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita