WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 79 - 26 de Outubro de 2008

CLAUDIA SCHMIDT
claudia2704@gmail.com
Santo Ângelo, Rio Grande do Sul (Brasil)

Saiba mais sobre
mediunidade


1 - O que é mediunidade?

Mediunidade é a faculdade de sentir e transmitir a influência do Mundo Espiritual, possibilitando a comunicação entre Espíritos encarnados e desencarnados. Essa faculdade tem origem orgânica, e independe da condição moral do médium, de suas crenças e do seu desenvolvimento intelectual.

2 - Todos somos médiuns?

Sendo uma faculdade inerente ao ser humano, pode-se dizer que todos somos médiuns, pois toda pessoa que sente, em algum grau, a influência dos Espíritos é médium. Porém, esse termo é mais comumente utilizado para designar as pessoas que têm a faculdade mediúnica mais ostensiva, como, por exemplo, a vidência (ver os desencarnados), a audiência (ouvir os Espíritos), a mediunidade de efeitos fiscos e a psicografia (escrever sob a influência dos desencarnados).

3 - O que é uma sessão mediúnica?

É um momento pré-estabelecido em que um grupo de pessoas se reúne para a comunicação com Espíritos desencarnados. A reunião inicia-se com uma prece, seguida de um momento de leitura de uma prece ou trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo. Depois são oportunizadas as manifestações mediúnicas, quando Espíritos manifestam-se, sendo um momento de auxílio e esclarecimento a encarnados e desencarnados. A reunião não deve ser muito longa e, cessadas as manifestações, há um diálogo fraterno, a fim de compreender e analisar as comunicações. O momento de intercâmbio mediúnico é encerrado com uma prece.

4 - Podem ser realizadas reuniões mediúnicas fora do Centro Espírita?

O Centro Espírita é o local adequado para a prática mediúnica, pois nesse local a espiritualidade mobiliza os recursos adequados e a proteção necessária para a realização do intercâmbio. Se a reunião for realizada em outro lugar, Espíritos em desequilíbrio podem permanecer no local e influenciar negativamente os participantes da reunião. Não há, porém, restrição para que grupos se reúnam em residências para estudar a Doutrina Espírita, sendo, contudo, desaconselhável transformar a reunião de estudo em uma sessão mediúnica. Caso ocorram manifestações nessas reuniões de estudo, o médium deve procurar um Centro Espírita, onde será orientado à luz da Doutrina Espírita.

5 - Qual a importância do estudo da mediunidade?

É muito importante conhecer e compreender os fenômenos mediúnicos para desenvolver (exercitar com disciplina) a mediunidade. O Livro dos Médiuns deve ser o manual de todos os médiuns, sejam iniciantes ou não. É interessante o estudo desse livro em grupo, a fim de facilitar a compreensão do conteúdo e esclarecer as dúvidas que possam surgir. Há muitas obras espíritas que também esclarecem acerca da mediunidade e dos fenômenos mediúnicos, porém, o leitor iniciante, que ainda não tem uma base doutrinária e condições de "separar o joio do trigo", deve se ater aos autores e médiuns consagrados como Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira, Yvonne Pereira, Léon Denis, Hermínio Miranda, Gabriel Delanne, Herculano Pires, entre outros.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita