WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 2 - N° 78 - 19 de Outubro de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 

Amsterdã sedia o 7º Encontro Espírita Nacional

Promovido pelo Conselho Espírita Holandês, o encontro reuniu participantes de vários grupos espíritas radicados no país, num total de 55 pessoas; paralelamente, realizou-se o I Encontro Espírita Infantil da Holanda 
 

A cidade de Amsterdã, Holanda, foi a escolhida para a realização do 7º Encontro Espírita Nacional, ocorrido no último domingo, dia 12, numa promoção do Conselho Espírita Holandês (fotos).

O evento realizou-se na bonita Ocumenische Bassischool Elout (Escola Básica Ecumênica Elout). Essa escola recebe crianças de várias nacionalidades e todas são tratadas com o mesmo carinho, respeito e atenção. A beleza da escola, com seus dois andares totalmente decorados com os trabalhos das crianças, impressiona!

Vale ressaltar o carinho e a solicitude com que o diretor da Instituição, o holandês Jan Verlaan, nos recebeu e o fato de que ele permaneceu conosco durante todo o evento, auxiliando-nos em nossas necessidades e também observando as atividades. Ao final do encontro, ficamos emocionados com o reconhecimento dele em relação ao nosso trabalho, já que, sorridente e grato, colocou a escola à nossa disposição para quando precisássemos.

A movimentação para a realização do 7º Encontro Nacional começou bem cedo, quando o frio e a escuridão ainda delineavam a manhã, mas os trabalhadores dedicados já se encontravam a caminho, preocupados em arrumar tudo com amor e dedicação, visando preparar a estrutura para que tudo saísse perfeito.

O leva-e-traz de cadeiras, mesas, a arrumação das sacolas onde seriam colocadas as delícias para o almoço, o encher dos balões para decorar o local que abrigaria as crianças... tudo isso punha todos em movimento.

Aos poucos os participantes foram chegando, num clima de entusiasmo e expectativas.

Dando início às atividades do dia, Matheus Heezen, do Grupo Espírita Léon Denis, da cidade de Enschede, proferiu a prece de abertura e Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês, agradeceu a presença de todos.

Estiveram presentes em torno de 55 participantes, sendo oito holandeses e também Juliano Sofiati, que veio do Brasil acompanhando Francisco do Espírito Santo. A tradução ficou a cargo de Matheus Heezen, Edneia Lima e Dalva Marçal da Cruz.

Os seguintes grupos participaram do evento: Grupo Espírita JG Plate, Amsterdã, Vereniging Allan Kardec, Hoorn, Grupo Espírita Emmanuel, Dan Haag e Grupo Seara de Luz, Roterdã.

A conferência de abertura foi realizada por Francisco do Espírito Santo Neto, carinhosamente conhecido por Kiko, que brilhantemente abordou o tema “Assumindo o controle da sua própria vida – uma visão sobre o livre-arbítrio”.

As pessoas ficaram encantadas com a apresentação de Francisco do Espírito Santo Neto

Para quem não conhece esse querido confrade, Francisco veio da cidade de Catanduva (SP), onde mantém a Boa Nova Editora e Distribuidora de livros espíritas, bem como uma importante instituição social que engloba o Internato Boa Nova, atendendo em torno de 130 crianças semi-internas, o abrigo para velhinhas Lar Esperança e o Clube de Mães Maria de Nazaré. Essas atividades são mantidas com a venda dos livros psicografados por ele e também pelas diversas obras espíritas oferecidas pela Boa Nova Editora. 

As pessoas presentes no 7º Encontro ficaram encantadas com a clara e precisa apresentação de Francisco, que enfatizou o comprometimento  dos espíritas  com  os

Francisco do Espírito Santo Neto

Público

Apresentação das crianças

Crianças trabalhando

Apresentação das crianças com Samuel, responsável pelos arranjos musicais

Helen, Claudia, Priscila e as crianças

Jan Verlaan, Maria Moraes e Claudia

Livraria

Francisco, Dalva, Maria Moraes,
Claudia e Matheus

estudos e a participação nas tarefas da Casa Espírita. Na véspera, dia 11 de outubro, Francisco estivera na cidade de Roterdã, no Grupo Seara de Luz, onde brindou os presentes com o tema “Auto-Obsessão, uma análise dos nossos pontos fracos”.

O almoço foi servido de uma maneira muito especial, ou seja, pequenas sacolas brancas recheadas de apetitosas saladas, sanduíches variados, sucos, frutas, preparadas carinhosamente sob a coordenação de Janaína Gabriela Falcão.

Após o almoço reiniciaram-se as atividades, ficando sob nossa responsabilidade uma pequena apresentação acerca da evangelização infantil, sua finalidade, objetivos e importância. Neste momento, foram distribuídos aos presentes folhetos em português e holandês contendo esclarecimentos importantes acerca da Evangelização Infantil.

Durante o almoço e os intervalos para o café, o público podia escolher livros oferecidos pelos trabalhadores do Vereniging Allan Kardec, Hoorn, responsáveis pela banca de livros. Também foram vendidos livros psicografados por Francisco do Espírito Santo, entre eles Renovando Atitudes, A Imensidão dos Sentidos  e muitos outros.

Dando prosseguimento ao trabalho, Francisco do Espírito Santo abriu espaço para perguntas sobre o tema apresentado na primeira parte do evento e com solicitude respondeu a todos.

A seguir, os participantes formaram pequenos grupos de estudos que discutiram sobre os seguintes temas:

·                   Metodologia de estudos e atividades

·                   Estudo Sistematizado, Estudo e Educação da Mediunidade, Evangelização Infantil – Capacitação do Trabalhador Espirita

·                   Divulgação da Doutrina Espírita

·                   Tradução, Palestras, Seminários - meios de comunicação.

·                   Movimento Espírita

·                   Cooperação entre grupos, unificação

O I Encontro Infantil Holandês ocorreu de forma
simultânea ao evento principal

Após a discussão em cada grupo, foi escolhido um representante por grupo para apresentar em plenário as conclusões a respeito de cada tema, tendo como parâmetro as seguintes questões:

a)                 O que já está sendo feito nesta área?

b)                 O que podemos aprender com outros grupos e outras iniciativas?

c)                  Quais as áreas que devemos priorizar no ano de 2009 para um maior progresso da Doutrina e uma maior efetividade?

Para encerrar este dia de tantas alegrias, confraternização e aprendizagem, as crianças participantes do I Encontro Infantil foram convidadas a apresentar um pequeno resultado das tarefas realizadas durante o dia. Elas cantaram a música “Começo por Mim”, letra e música de Daniella Priolli F. Carvalho, Feb. Foi o momento mais emocionante e marcante do evento, pois as crianças contagiaram a todos com sua alegria, simplicidade e dedicação. Ao final, a letra da música foi distribuída aos presentes e todos foram convidados a cantar junto com as crianças. Ressaltamos aqui o belo trabalho do jovem Samuel de Alencar Rodrigues, que durante semanas treinou a referida música no violão para tocar em conjunto com as crianças. Sua participação foi fundamental para o sucesso da apresentação.

Simultâneo ao 7º Encontro Espírita Nacional realizou-se o I Encontro Infantil Holandês que teve como prioridade e objetivo principal divulgar o trabalho de evangelização para pais, trabalhadores e dirigentes espíritas presentes. Não ficamos preocupados com a baixa freqüência, pois sabíamos que não seria diferente, já que infelizmente as pessoas não estão ainda despertas para a grande importância dessa atividade na construção de um mundo novo, bem como para a continuidade do movimento espírita. Mas, temos certeza de que atingimos nossos objetivos, pois, ao se encerrar o 7º Encontro Nacional, era nítida a emoção de todos em relação à apresentação das crianças e ao entusiasmo com respeito ao evento de 2009.

Durante o dia, trabalhamos com as crianças conceitos de Deus Criador e respeito à vida. Para uma melhor assimilação destes conceitos, desenvolvemos atividades de interpretação, música, brincadeiras e trabalhos manuais. Estas atividades foram realizadas com a colaboração de Priscila e da confreira holandesa Helen, que trabalharam com muita alegria e dedicação.

Não precisamos dizer que as crianças adoraram a experiência e, para nós em particular, foi um momento muito especial e emocionante quando ao falar às crianças: – Agora chegou a hora de irmos para casa, elas responderam:

– Mas nós não queremos ir embora!
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita