WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 2 - N° 77 - 12 de Outubro de 2008
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)
 

 

Dito e feito: esperantistas tomaram as ruas do Rio de Janeiro

 

As ruas do Rio de Janeiro assistiram a uma festa esperantista no penúltimo sábado. Dezenas de falantes e simpatizantes do esperanto dirigiram-se a praças e logradouros públicos, em diversos pontos do Estado, a fim de divulgar o idioma. A iniciativa inseriu-se nas comemorações do Ago-tago, expressão que pode ser traduzida como o dia da ação em

prol da língua internacional neutra. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas organizou manifestações no Largo da Carioca, no Centro da Capital fluminense. Montou-se, no local, uma pequena exposição de livros e revistas de todo o mundo. No Méier, na Zona Norte, distribuíram-se aproximadamente 300 panfletos de propaganda. Logo após, realizou-se um almoço de confraternização em um restaurante próximo. Em Bonsucesso, na Região da Leopoldina, houve atividades na Praça das Nações. Em Campo Grande, na Zona Oeste, a panfletagem ocorreu no calçadão do bairro. Na Ilha do Governador, os esperantistas concentraram-se nas adjacências do estádio da Portuguesa. Na Baixada Fluminense, os grupos locais reuniram-se em Queimados, junto à Estação Ferroviária. Membros do Niterói Esperanto Clube montaram uma barraca ao pé da estátua de Araribóia, em frente à Estação das Barcas. Liderados pelo presidente da entidade, o atleta Walter Fontes, os samideanos niteroienses distribuíram folhetos aos adultos e bolas de gás às crianças. O idealismo e a simpatia dos esperantistas venceram a desconfiança de alguns transeuntes, motivada pela intensa campanha eleitoral. Segundo especialistas, o Ago-tago 2008 pode ser considerado o maior da história, por causa da quantidade de locais onde aconteceram atos públicos.


Marca histórica para o rádio esperantista

 

A Rádio Vaticano atingiu a marca de quatro mil programas transmitidos em esperanto. O feito histórico aconteceu no último domingo, dia 5 de outubro. Desde o dia 17 de abril de 1976, o movimento esperantista católico tem a sua voz transmitida aos quatro cantos da Terra, pelas ondas da emissora. Atualmente, a produção e a locução estão a cargo de Carlo Sarandrea. As emissões são realizadas em ondas curtas, via-satélite ou pela internet, às quartas, quintas e aos domingos. Para ouvir em tempo real, basta acessar o endereço www.radiovaticana.org.

 

Confraternização na Fazenda Esperanto

 

Neste domingo, dia 12, a Fazenda Esperanto receberá cerca de cem pessoas para uma confraternização. Serão servidos café da manhã, almoço e lanche para os visitantes. O evento acontecerá de 9h às 17h. Obras recentemente realizadas trouxeram melhorias ao imóvel, proporcionando mais conforto e segurança ao público. A Fazenda Esperanto é uma propriedade da Cooperativa Cultural dos Esperantistas e está localizada na Estrada Guandu do Sena, 5720, em Bangu, no Rio de Janeiro. Informações e reservas pelo telefone 0xx21 2220-7486.

 

Esperanto divulga livro espírita no exterior

 

A versão em esperanto do livro Suicídio e Suas Conseqüências é destaque na edição de outubro da revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira. No artigo “Rússia: Espiritismo nas asas do esperanto”, o professor Affonso Soares aborda a crítica favorável que a obra de Gerson Simões Monteiro, traduzida por Givanildo Costa, recebeu no periódico La Ondo de Esperanto. Trechos da análise feita pelo articulista russo Nikolaj Penĉukov foram pinçados, a fim de corroborar a campanha de conscientização promovida pelo movimento espírita. Graças ao esperanto, o livro Suicídio e Suas Conseqüências vem conseguindo repercussão internacional.

 

Nova edição da Bíblia em esperanto chega ao mercado

 

Chegou às livrarias a mais nova edição da Bíblia em esperanto. A publicação foi feita pela editora Kava-Pech, da República Checa, sob a coordenação de uma comissão ecumênica, liderada pela União Católico-esperantista Internacional e pela Liga Internacional Cristã-esperantista. O Antigo Testamento foi integralmente traduzido por Lázaro Luiz Zamenhof, enquanto uma banca de catedráticos encarregou-se de verter o Novo para a língua internacional. A Bíblia em esperanto pode ser encomendada pelo site www.uea.org.

 

Portal de músicas começa a utilizar o esperanto

 

O portal Music Express publicou todo o seu conteúdo em esperanto. A página tem por objetivo principal divulgar e disponibilizar trabalhos de artistas de todo o mundo em arquivos MP3. Segundo a direção do portal, essa é uma boa oportunidade para mostrar o esperanto sendo utilizado na Internet para a divulgação de música popular. Dados recentes atestam que a homepage recebe cerca 300 mil visitas por mês. O endereço do site é www.musicexpress.com.br.

 

Criada associação de amigos da Fazenda Bona Espero

 

Esperantistas de vários países criaram a Associação de Amigos da Fazenda Bona Espero. Situada no Estado de Goiás, a propriedade destina-se a receber visitantes e promover iniciativas educacionais junto à comunidade local. A nova entidade tem como meta arrecadar fundos para a manutenção das atividades e recrutar voluntários que falem o esperanto para trabalhar com os alunos. A Associação de Amigos da Fazenda Bona Espero tem sede na França e é presidida pela esperantista Ewa Scourzice. Contatos pelo e-mail bonesperami@gmail.com.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita