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Estudando as obras de Kardec
Ano 2 - N° 76 - 5 de Outubro de 2008

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)

A Revue Spirite de 1861

Allan Kardec 

(Parte 11)


Damos continuidade ao estudo da Revue Spirite correspondente ao ano de 1861. O texto condensado do volume citado será aqui apresentado em 14 partes, com base na tradução de Júlio Abreu Filho publicada pela EDICEL.

Questões preliminares

A. Que relação existe, segundo Kardec, entre o Espiritismo e o Cristianismo?

Depois de propor, em texto divulgado na Revue, que nós espíritas devemos pregar a doutrina pelo exemplo, Kardec diz que o Espiritismo assenta suas bases no próprio Cristianismo e no Evangelho, do qual é simples aplicação. (Revue Spirite de 1861, pp. 316 e 317.)

B. Na volta ao mundo espiritual, que é que nos será perguntado?

Ninguém, afirma Erasto, nos perguntará o que possuímos na Terra, mas o uso que fizemos do que aqui possuímos. (Obra citada, p. 320.)

C. As pessoas que nascem com retardamento mental, como os cretinos, percebem o que se passa ao seu lado?

Sim. Sua alma está aprisionada num corpo cujos órgãos impotentes não podem exprimir seu pensamento. Tais pessoas estão moralmente no estado dos letárgicos que vêem e ouvem o que se passa ao seu redor, sem poderem exprimi-lo. Assim, troçar, injuriá-los e maltratá-los, como fazem por vezes, é aumentar seu sofrimento. (Obra citada, pp. 327 e 328.)

Texto para leitura

187. Aludindo aos adversários do Espiritismo, Kardec disse: “Vendo os benefícios morais que ele proporciona, as consolações que dá, os crimes que já impediu, a gente se pergunta: quem tem interesse em o combater?” (P. 315)

188. E ele mesmo respondeu: os incrédulos, os ignorantes e os que têm interesses materiais a defender. (P. 315)

189. A terceira categoria de adversários é mais perigosa, por ser tenaz e pérfida: para defender interesses que possam ser feridos, combatem na sombra, e as flechas envenenadas da calúnia não lhes faltam. (P. 315)

190. Kardec então lhes propôs continuassem a pregar pelo exemplo e a fazer o Espiritismo compreendido com suas conseqüências salutares, e os próprios incrédulos seriam forçados a falar dele com respeito. (P. 316)

191. O Cristianismo, ao surgir, teve que lutar contra uma potência terrível: o Paganismo. O Espiritismo nada tem a destruir, porque assenta suas bases no próprio Cristianismo e no Evangelho, do qual é simples aplicação. (P. 316)

192. A moral que ele ensina é boa ou má? É subversiva? Eis a questão. Ora, desde que é a moral do Evangelho desenvolvida e aplicada, condená-la seria condenar o Evangelho. (P. 317)

193. Impedindo inúmeros suicídios, devolvendo a paz e a concórdia a muitas famílias, tornando mansos e pacientes homens violentos e coléricos, dando resignação e consolo aos que não os tinham, reconduzindo a Deus os que o desconheciam, o Espiritismo, longe de antagonista, é o mais poderoso auxiliar da Religião. (P. 317)

194. Em carta dirigida aos espíritas de Lião, Erasto se diz propagandista da liberdade individual, indispensável ao desenvolvimento dos encarnados, e afirma que a igualdade proclamada pelo Cristo é a igualdade ante a justiça de Deus, ou seja, o direito de subir na hierarquia dos Espíritos e atingir um dia os mundos onde reina a perfeita felicidade. (P. 320)

195. Igualdade diante de Deus é a verdadeira igualdade, assevera Erasto. Ninguém perguntará a nós o que possuímos na Terra, mas o uso que fizemos do que aqui possuímos. (P. 320)

196. Erasto disse ainda que, se o Cristianismo preconizou a igualdade e as leis igualitárias, o Espiritismo oculta em seus flancos a fraternidade e suas leis, obra grandiosa e durável, que os séculos futuros bendirão. (P. 321)

197. Na carta, Erasto sugere aos espíritas lioneses seguirem o exemplo dado pelos espíritas de Bordéus. (P. 322)

198. Ele aconselha também repelir a todos os Espíritos que pregam a divisão e o isolamento. (P. 323)

199. Advertindo sobre o perigo da fascinação, Erasto repetiu um conselho clássico dado por ele em Paris: “é melhor repelir dez verdades momentaneamente do que admitir uma só mentira, uma única teoria falsa”. (PP. 323 e 324)

200. Em mensagem dada na Sociedade Espírita de Paris, o Espírito de Eugène Scribe admitiu que, com os dons recebidos de Deus, deveria ter feito melhor para a humanidade, em sua última existência terrena. (PP. 325 e 326)

201. Pierre Jouty (Espírito) diz que os cretinos são seres punidos na Terra pelo mau uso feito de poderosas faculdades. “Sua alma – diz Pierre – está aprisionada num corpo cujos órgãos impotentes não podem exprimir seu pensamento. Esse mutismo moral e físico é uma das mais cruéis punições terrestres.” (P. 327)

202. Eles estão moralmente no estado dos letárgicos que vêem e ouvem o que se passa ao seu redor, sem poderem exprimi-lo. Assim, troçar, injuriá-los e maltratá-los, como fazem por vezes, é aumentar seu sofrimento. (PP. 327 e 328)

203. Um Espírito disse em Lião que o ciúme é o companheiro do orgulho e da inveja. Invejar o rico é, porém, ignorar que ele é apenas um intendente de Deus: se fizer mau uso de sua fortuna, ser-lhe-ão pedidas contas severas. (P. 330)

204. Também em Lião, foi recebida linda mensagem sobre a caridade. “A caridade, meus amigos, se faz de muitas maneiras. Podeis fazê-la por pensamento, palavras e obras”, afirmou o Espírito, que desdobrou a seguir sua idéia. (P. 331)

205. Concluindo a mensagem, seu autor diz: “Eu vos dou esta máxima do Cristo: Amai-vos uns aos outros. Praticai esta máxima; uni-vos em torno desta bandeira e dela recebereis a felicidade e a consolação”. (P. 332) (Continua no próximo número.)   


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita